Minha vida de menina Helena Morley

Resenhas - Minha Vida de Menina

Milenna.Pessoa 17/04/2024

Achei o livro bem educativo sobre a época e como os mesmos problemas afligem os adolescentes, independente da época, óbvio que né não é 100%, sempre tem suas diferenças, a leitura foi gostosinha, e bem relaxante.

booksdalaus 28/02/2024

Minha vida de menina
O diário de uma menina esperta descortina um painel sobre as transformações que aconteceram no Brasil na passagem para o século XX. Uma prosa deliciosa e cativante. Leitura obrigatória do vestibular da Fuvest.

Aclamado por escritores como Carlos Drummond de Andrade e João Guimarães Rosa, "Minha vida de menina" é o diário de uma garota de província do final do século XIX. Publicado pela primeira vez em 1942, antecipa a voga das histórias do cotidiano e dos relatos confessionais de adolescentes ao traçar um retrato vivo e bem-humorado da vida em Diamantina entre 1893 e 1895.
A pequena Helena Morley (pseudônimo de Alice Dayrell Caldeira Brant) compõe um painel multicolorido, desabusado e quase sempre inconformista do Brasil. De lambuja, o leitor é apresentado às inquietações típicas de uma adolescente espevitada e esperta às vésperas de um novo século.

InfinitaTBR- Jana 17/01/2024

Minha vida de menina
Um livro muito divertido. ?Minha vida de menina? é traz histórias dos diários da autora escritos entre seus 12 e 15 anos, em Diamantina - MG, no final do século XIX.
Seu pai vivia da busca de diamantes, mas na época, já não era mais possível fazer fortuna assim.
A família de Helena (pseudônimo de Alice Dayrell Caldeira Brant) era muito simples, embora o lado da família materna fosse abastado.

No livro, ela vai falar sobre a família, os vizinhos, nascimentos e mor tes, mas tudo com aquele frescor que só a infância tem.

Para não pegar ranço de certas coisas nas histórias, tive que me lembrar de vez em quando que a época histórica do livro é poucos anos depois da Lei Áurea. Entendeu? Mas não achei nada extremamente ofen si vo na narrativa, se o acima exposto for levado em consideração, claro.

Fazia muito tempo que um livro não me arrancava gargalhadas, pois bem, esse conseguiu. Além de uns momentos muito tocantes, especialmente entre Helena e vovó Teodora. O livro é tão bom que a leitura voa.

Helena é uma personagem interessante, cativante e muito engraçada. Uma menina sagaz, traquinas, meio pestinha e que deixou saudades.
A personalidade dela me lembrou muito Zezé, de ?Meu pé de laranja lima?.

Gostei demais.

Dandara98 26/11/2023

Um relato histórico real, muito revelador
Impossível separar o diário de Helena do contexto histórico em que ele se insere. Tenha isso em mente quando ler!! As passagens racistas são típicas de uma época marcada pela recém abolição da escravidão (e olha que Alice, nome verdadeiro de Helena, foi uma menina educada à inglesa, isto é, de forma protestante e liberal). O período foi marcado pela subjugação dos negros ao subemprego, e em certas maneiras, a vida de muitos deles não mudou, já que ainda eram dependentes economicamente de seus ex-proprietários, como é o caso dos negros na chácara da vó de Helena.

Por essas e outras, recomendo o livro pela sua riqueza histórica, não só dos aspectos que mencionei antes, mas também porque o livro mostra um pouco dos costumes e comportamentos da população provincial no século XIX.

Carol (@carolebiomed) 16/10/2023

Uma viagem ao passado!
Acabei agora mesmo a leitura desse livro e fazia muito tempo que um livro não me gerava tantos sentimentos como esse me gerou, desde risadas até um ódio imenso.

Minha Vida de Menina foi um livro que comprei em um sebo sem saber exatamente do que se tratava e fui surpreendida com um relato muito rico de um Brasil do passado. Relacionei muito as histórias contadas pela Helena com a minha vidinha no interior e com as histórias que minha vó contava. Mesmo com a distância de anos e com todas as mudanças, acaba que muito coisa permanece igual.

Eu gosto muito de relatos históricos, principalmente aqueles que são como esse, que surgem de forma natural e sem pretensão nenhuma. É um diário de uma menina, muito inteligente por sinal, que conta o seu cotidiano em Diamantina de uma forma muito humorada. Houve momentos que dei risada com as histórias malucas. É realmente como dar um passeio no Brasil de antigamente.

O que me amargou muito a boca enquanto lia esse livro, no entanto, foi o retrato da escravidão e do modo como pessoas pretas eram tratadas nessa época. Tem muitas passagens que são sim racistas. Eu entendo, foi um livro escrito em 1800 e tanto, mas mesmo assim é inevitável não se chocar com o modo como as coisas eram nessa época, com a desumanidade com que tratavam certos grupos de pessoas. É revoltante sim, não posso negar que cheguei a cogitar dar um tempo na leitura, mas fico feliz que continuei.

É necessário entender e contextualizar a obra na sua época e apesar dos pesares, é um livro maravilhosamente bem escrito por uma menina de 13 a 15 anos que nos permite conhecer o passado de uma forma tão detalhada. Gostei muito e acho sim que vale a leitura para quem desejar.

Su.livros 29/09/2023

Vida
"Vida de Menina" é como uma janelinha mágica que nos leva para a vida de Helena Morley, uma garota brasileira cheia de curiosidade em Minas Gerais lá pelos anos 1800. O livro é tipo um diário, onde ela conta suas histórias e pensamentos.

É uma leitura super legal para todo mundo, porque a Helena, que usava o nome de Alice no diário, é muito esperta e conta tudo de um jeito que você se sente amigo dela. Ela fala sobre família, sociedade e suas próprias descobertas de um jeito que dá vontade de ler mais e mais.

O livro também te joga lá no tempo antigo, com costumes diferentes e coisas que a gente nem imagina mais. A Helena escreve de um jeito que parece que você tá lá junto com ela, vivendo tudo.

"Vida de Menina" não é só um livro de história, é como se fosse um retrato mágico do passado, cheio de coisas legais e uma história que fica na cabeça depois que você lê. Eu recomendaria esse livro para quem quer uma leitura gostosa, cheia de histórias e que faz a gente viajar no tempo para descobrir como era ser uma menina no Brasil antigão.

Raiane166 09/08/2023

Nostalgia
Por mais que eu não tenha sido criada no sertão, esse livro traz uma sensação muito boa de nostalgia, infância e simplicidade. Gostei bastante e é bem legal de ler.

Kalinca2 22/07/2023

Li Minha vida de menina quando tinha de 13 pra 14 anos, pretendo reler ele futuramente, me faz recordar minha adolescência ??

Nanda5Oli 04/06/2023

É um diário que conta o dia-a-dia de uma pré-adolescente no interior de Minas Gerais e tendo como plano de fundo o Brasil que recém proclamará a república.

yocristhyan 01/06/2023

FENOMENAL
Me sinto órfão depois de ler esse livro. Quero mais! Quero que Helena Morley me narre 1896, 1897, 1898, 1899, 1900... que presente a literatura brasileira ganhou com esse diário tão bem desenvolvido, tão bem narrado. O que foram essas páginas? Vou reler com certeza.

Roberta.Beira 12/05/2023

Leitura simples, inocente e que tem como palco a linda Diamantina, em Minas Gerais! Delícia saber o que se passava na cabeça de uma menininha no fim dos anos 1800. Achei uma ótima distração!

Cecii.Dori 01/05/2023

Um registro histórico bem-humorado
O diário retrata o dia-a-dia de Diamantina entre 1983 e 1985. Vemos a sociedade brasileira após a escravidão, a época das minerações e as mudanças constantes na vida da protagonista. Um livro com um humor sincero e acontecimentos que parecem até inventados de tão cómicos, mas também um registro importante de um momento singular brasileiro.

Isa Riva 18/04/2023

Que decepção
Eu comecei a ler toda animada, protagonista de Diamantina, escritora mineira. Que horror. Livro cansativo, totalmente focado na religião católica. Esperava que, por ser um relato feito por uma criança, iria ser tranquilo e leve de ler. Que pena de mim

??????
Dandara98 26/11/2023minha estante
o que vc esperava de um livro do final do século xix situado no cotidiano da província? impossível separar a religiosidade desse contexto

Saru.Bryan 15/04/2023

Literatura clássica nacional.
Todos os personagens são racistas. O livro retrata a realidade da época fastidiosamente. Pela minha percepção, acredito que o livro tenha sido escrito quando a autora já estava na melhor idade.
nat 17/04/2023minha estante
como assim todos racistas ??

Saru.Bryan 17/04/2023minha estante
Nat, em quase todas as passagens que negros são citados, existe uma clara depreciação dessa etnia. Não só a narradora, como todos os personagens assumem protagonismo racista quando estão com negros, falam sobre negros ou pensam sobre os mesmos.

nat 17/04/2023minha estante
obrigado por responder, eu até coloquei ele na minha listinha, pq eu ainda tenho vontade de ler

Carol (@carolebiomed) 16/10/2023minha estante
É verdade! O livro é totalmente impregnado pelo racismo e quase desisti da leitura, me incomodava demais com a forma desumana que tratavam pessoas negras. É até revoltante, mesmo sabendo todo o contexto da época e tal.

Annynhah 17/01/2023

Resenha
Foi uma leitura interessante,que para quem gosta de ler diários ,dia a dia esse livro é perfeito.
Não é muito meu estilo de livro por isso 2 estrelas .
Mas pra quem gosta pode ser uma história bem interessante.