A Song of Wraiths and Ruin

A Song of Wraiths and Ruin Roseanne A. Brown

Resenhas - A Song of Wraiths and Ruin

Paulinha Santos 12/02/2024

Demorei para ler mas achei muito bom. Tem algumas coisas que ja li em outros livros mas nada que prejudique a leitura e so achei 1 falha/furo na história. Me lembrou o ritmo acelerado de Chama na Escuridão da Saaba Tahir. Enfim, muito bom e ja estou animada para pegar o segundo.

bia prado 02/02/2024

Wow
Roseanne A. Brown conseguiu criar um mundo fantástico riquíssimo em seu debut. A autora colocou a medida certa de tensão, ação, romance e drama e eu amei a construção de mundo. Confesso que as primeiras cem páginas foram mais lentas e eu fiquei bem ansiosa pro momento em que os protagonistas iam se encontrar, mas no geral com o decorrer da história o livro só melhora. Também adorei a construção dos personagens, pois, sejam protagonistas ou secundários, a autora conseguiu trazer tridimensionalidade para cada um deles.

Como eu adoro romance, gostaria sim que tivesse mais cenas de interação entre os protagonistas, mas entendo que o foco do livro não é o romance e estou ansiosa pra descobrir como a relação deles vai progredir no segundo volume, pois este é *realmente* um enemies to lovers.

E o cliffhanger no final é de deixar os cabelos em pé!!!

site: instagram.com/trechosdelivros

Mariana 04/02/2023

O plot é interessante e tinha potencial, mas parece que a autora ficou perdida no meio do caminho, só lá pros 80% do livro que foi acontecer alguma coisa "grande" e foi tudo de uma vez, uma coisa atropelando a outra, podia ter só umas 300 páginas. O romance é completamente aleatório, eles se apaixonam instantaneamente quando se olham e aí ficam sofrendo como se já se amassem/conhecessem a anos, os personagens são rasos e a Karina é chata, mimada e egocêntrica, não consegui gostar deles.

Lorena.Souza 25/11/2022

Muito Bom!
Esse universo é construído com tanta riqueza, que fiquei admirada demais. Malik é um jovem pobre e refugiado que foi levado a acreditar que não seria o suficiente para sua família e ver o crescimento dele enquanto domina o próprio medo e aprende a usar isso a seu favor é bom demais. Já a Karina é uma princesa cercada de luxo e, mesmo assim, seus demônios e medos a fazem ter uma personalidade difícil. Seu crescimento também é muito bom de ver e a forma como ela lida com toda a perda ao escolher lutar pelo que acredita é FENOMENAL! São dois opostos que precisam desesperadamente um do outro.

Leo 01/07/2022

Um mundo completo
Você já se perguntou se você vive num mundo verdadeiro? Tudo ao seu redor poderia ser uma farsa? Poder, riqueza, classe social, tudo poderia, de uma hora pra outra, ser algo totalmente diferente? Pois esse romance acontece num mundo onde tudo está prestes a mudar. E o leitor precisa de fôlego para acompanhar as reviravoltas. A história de um plebeu e uma princesa. Não! É a história de muitos povos martirizados pelos preconceitos, revoltas e alternância de poder. Ou melhor! É tudo isso e ao contrário também.

Lauraa Machado 30/12/2021

Um dos melhores que li no ano
Eu não sei nem explicar o quanto eu amei esse livro, nossa. Aconselho começar o livro sem ler a sinopse antes, porque eu já tinha esquecido dela quando comecei e fui ficando surpresa com tudo que acontecia logo de cara. Foi incrível! Nem sei se vou conseguir descrever o quanto amei o livro, como ele é bom e como estou me segurando para não ler logo o segundo e guardar a história mais um pouquinho.

O enredo é uma das melhores partes do livro! Tem coisas importantes acontecendo desde o começo, e a autora não pareceu enrolar em nada. Até hoje, meses depois de eu ler, me pego pensando nas coisas que aconteceram, em algumas cenas específicas, e como tudo se desenrolou! A relação da Karina e de Malik é perfeita, mesmo que eles interajam menos do que eu queria. O final é espetacular e surpreendente, tão emocionante que nem dá pra respirar direito, ainda que tenha uma pequena reviravolta bem óbvia desde o começo.

Já disse que eu amei? Fico pensando na história e querendo repetir o quanto eu amei!

Amei as personalidades do Malik e da Karina principalmente. Ela é bem mimada como uma princesa deve ser, mas tem tanto conteúdo e tanta complexidade, que é muito legal quando ela está narrando! Seu desenvolvimento é perfeito e fica melhor ainda com tantas outras personagens mulheres complexas à sua volta! Seu final é incrível e só de pensar nele, minha vontade é de passar o segundo livro na frente de todos os outros na minha lista. O romance também é maravilhoso, feito devagar e com propósito, impossível de não torcer por eles!

Já o Malik é um amor, e eu desafio todo mundo a não querer protegê-lo do resto do mundo! Adorei o foco que a autora deu em sua saúde mental, porque muitas vezes em livros de fantasia, os autores se esquecem de incluir esse tipo de coisa. A mente de Malik é traiçoeira e a melhor parte foi ele usar isso como vantagem. Meu deus, como eu amo o Malik! Ele é perfeito e me surpreendeu demais no final! Estou louca para ver o que ele vai fazer no próximo!

Essa resenha só está servindo para eu ficar elogiando o livro, mas ele merece! O universo também foi super bem construído e eu não mudaria nada nele! Tem tantas camadas, história e cultura, que é bem fácil de acreditar que é real.

Preciso parar de ficar falando desse livro, que estou ficando cada vez mais curiosa para o próximo! Foi de longe uma das minhas melhores leituras desse ano. Recomendo demais e já estou planejando dar de presente para algumas amigas! Leiam esse livro!

bea @lemondebea 04/09/2021

nao amores mas o final desse livro akiiii puro entretenimento amei por malik e karina eu dou a minha vida!

Mariottoni 06/08/2021

Quero o segundo na minha mesa agr
Gostei mtt da construção de mundo desse livro e dos personagens, mas pra mim no começo foi meio lentp pra pegar na história (entendo q é pq é a introdução pra série) ent por isso eu tirei uma estrela, mas recomendo mt e estou ansioso pra ler o próximo

Giulia | @kit.catnip 29/03/2021

Sensacional!
Ai que livro maravilhoso! Ótimo desenvolvimento dos personagens, que são maravilhosos, história incrível e surpreendente... amei demais ??

Gus 20/03/2021

Impressionante!!!
Esse livro tem umas das mitologias mais originais que eu já vi. A forma como a magia se conecta com o mundo e os personagens é muito bonita. Os protagonistas , Malik e Karina, são fortes mas a autora explora muito bem a questão que todo mundo tem seus medos e inseguranças, e que podemos sim lutar contra eles. O plot principal por mais que não seja a primeira vez que eu tenha visto, me surpreendeu pela forma como foi executado. Os patron deities, a história da Bahia Alahari e dos descendentes dessa guerra que ocorreu há 1000 anos é muito bem desenvolvida. Ansioso pra continuação e torcendo muito pelo romance desses dois apesar de tudo ??.

Haida 24/01/2021

Terminei esse livro há poucas horas, ainda estou tentando equilibrar minhas emoções.

Sinceramente estou feliz! A alegria de um leitor é um livro desse calibre.
Foi baseado no folclore africano, um universo rico demais, cheio detalhes únicos e um sistema de magia que ainda estou descobrindo como leitora. Por isso ainda não tenho como explicar em detalhes, é bem melhor ir descobrindo durante a leitura.

São dois personagens principais: Malik e Karina. O caminho deles vai se cruzar no pior momento possível. Os capítulos vão se alternando, ora seguindo Karina, ora Malik.

Ambos são personagens com muitas camadas e a narrativa é muito envolvente. Logo no início já me senti jogada no meio da muvuca e amei!
Um livro sobre família, lealdade e desafios.

Pode ter gatilhos para temas como crise de ansiedade e pânico. A autora aborda os temas de saúde emocional de forma sensível, tem inclusive uma nota da autora no início do livro.
Vai chegar no Brasil ainda no primeiro semestre pela editora Literalize, e eu não vejo a hora de ter minha cópia na estante!

becka 06/01/2021

único motivo de não ser 1.5 e sim 2, é que eu não esperava umas coisas no final e os últimos 10% do livro foram realmente bons. Mas não recomendaria, o livro não é só ruim estruturalmente como... chato, por boa parte eu queria dormir de tão chato. Mas falando sobre ele em si, os personagens carecem de personalidade e sim eles tem objetivos, mas seus objetivos ? o do malik não faz muito sentido e a Karina foi por um caminho diferente do esperado, mas é um saco ? não constroem uma personalidade. Do nada tiveram interações românticas entre os dois, sendo que passaram literalmente 70% do livro sem nem olhar um pro outro, e eu não reclamo da falta de romance(gosto disso)e sim de por um por colocar, sem sentido nenhum. Não é uma história longa e mesmo assim daria pra tirar umas boas 250 páginas disso aqui, ou mais; já que em boa parte NADA acontece, literalmente. Eles só falam sobre, enquanto nada acontece e não tem tensão porque você sempre sabe exatamente como tudo vai acontecer ? menos uma parte do final, que apesar de ser outro clichê não vi chegando da forma como chegou, mas em geral sempre se sabe. E não me entenda mal, clichês podem não ser ruins dependendo da forma como são feitos e a falta de romance poderia ser um elogio a história, se tivesse de fato uma história e eu não tivesse sentido que as coisas foram realmente começar em 90% do livro, literalmente. E não é porque tem uma construção densa ou nada, você chega no final disso aqui sem saber como a cultura desse povo é direito ? sem ser pelas informações rasas feitas com muito infodumping ?, os personagens não tem personalidade, a pessoa que escreveu faz tentativas falhas de criar tensão dizendo o tempo todo o quanto ele tem que matá-la! E o quanto ela vai matar quem vencer! Mas não existe tensão, primeiro porque da pra notar que nada disso vai acontecer, segundo que... é só isso, só falar sobre durante o livro praticamente inteiro. Não digo que esperava muito, mas ainda conseguiu me decepcionar.

Ele é ruim, literalmente o único motivo de eu ter aumentado 0.5 foi porque os últimos 10% foram realmente legais e me fizeram PENSAR sobre ler a possível continuação.

Sabrina Castro 01/12/2020

Uma bela surpresa!
"Anyone who tried to take this city from her would soon discover that the Kestrel?s daughter had talons of her own."

Que delícia de livro, de escrita, de história. Uma das melhores leituras que fiz esse ano. Foi minha primeira experiência com uma fantasia de matriz africana e autora criou um universo com tanta mestria que, apesar das palavras difíceis e desconhecidas, você consegue se sentir como parte da história. É sentimento de proximidade que não sei explicar... Sabe quando você sente que se conecta com o livro?

É história repleta de luto, de tristeza, de lágrimas, mas também de sorrisos, força e superação. Fico muito feliz que no próximo ano ele será publicado no Brasil. Virou favorito!

Evelin 28/10/2020

"In this world, there is no thunder before lightning. No betrayal before trust, no dusk before dawn."

Esse livro foi fascinante e decepcionante ao mesmo tempo. É uma aula de escrita e de cultura, e aborda muito bem a questão do conflito racial. Além disso, o enredo é sólido e você acompanha o desenrolar da história com interesse.
No entanto, achei que os personagens deixaram a desejar. Tanto o Malik quanto a Karina, só consegui realmente me conectar com eles e torcer por eles depois da metade do livro; o início é bastante fraco. Os personagens secundários mais ainda: não têm quase nenhum desenvolvimento, estão ali apenas para cumprir seu papel de interagir com os protagonistas e só.
Como os personagens (e consequentemente, o leitor) não sabem como funciona a magia, ela se torna uma solução fácil para a escritora justificar qualquer acontecimento. Qualquer problema pode ser resolvido através de alguma misteriosa e inexplicável mágica antiga. Isso é bastante frustrante.
Considerando tudo, é um livro bastante atrativo, apesar de meio cansativo de ler.

Bru | @serialivros 24/09/2020

Vem ai
Fantasia que é fora da realidade em alguns aspectos, em outros foi previsível mas que não deixou de tocar meu coração