Manipuladores de Sombras

Manipuladores de Sombras Cassandra Clare
Daniel José Older

Resenhas - Manipuladores de Sombras

Joao.Pedro 20/11/2021

Definitivamente um dos pontos altos do livro é todo o universo que o autor criou, que é muito rico e novo, tem muitas formas de ser explorado. É muito bom como o autor aborda a ancestralidade e cultura Latina de um modo geral. Mas fora isso, é só um livro ok, mas valeu ser lido

Kai 11/07/2020

Muita arte, cores e músicas
Esse livro foi uma experiência muito aconchegante pro meu estado de espírito tenso.

É uma leitura suave, nem um pouco exigente com a trama ou seja você não precisa se atentar a todos os detalhes e sim apenas curtir pois ela vem com uma história simples mas direta, apresenta um novo universo muito naturalmente e conforme vc se aprofunda na história vc começa a entender seu mundo, assim como a protagonista.

Ela traz questões atuais misturadas com a aventura de um grupinho de jovens. A Sierra a princípio pode não despertar simpatia pelo seu jeito de ser, mas desde o início eu me senti de alguma forma representada por ela, não só pelas suas características físicas mas sim com a sua visão do mundo e dúvidas sobre o mesmo.

Foi muito gratificante ler sobre ancestralidade, espiritualidade e arte todos juntos e mesclados numa versão juvenil. Os mais críticos podem não classificar como inovador ou surpreendente mas eu classifico como especial.

Lore.Figueiredo 04/10/2021

Blé
Todo o drama principal era algo novo para mim, o universo mágico que o autor criou achei algo bem original, porém o lado positivo da leitura foi apenas esse. A escrita não me cativou, algumas frases e falas presentes no livro achei muito esteriótipos da cultura latina e negra. O desenvolvimento dos personagens não foram bem construídos, e o que mais me irritou foi a construção do vilão que só tem duas falas praticamente e você nem sabe qual é a real motivação dele, pois o autor cria umas desculpas esfarrapadas para justificar o motivo do vilã. Acredito que se dessem a ideia da história e até o roteiro para um outro escritor que soubesse criar desenvolvimentos melhores a história teria um grande potencial de ser maravilhosa, porém foi totalmente desperdiçada nesse livro, na minha opinião.

Maria Clara 14/11/2021

Esse livro sem dúvida é um dos melhores que eu li esse ano. A personagem principal é uma garota forte pra krl. Esse livro entra tudo, um leve romance, aventura, herança familiar, arte.
Tem um clima super gostosinho e é super leve de ler.

Ivy (De repente, no último livro) 26/07/2019

Resenha do blog "De repente, no último livro"
Esse livro foi difícil de entender num primeiro momento. É que conceito todo que ele apresenta é tão novo e original que eu não conseguia captar como funcionava esse universo de manipuladores de sombras. Espíritos que habitam em murais e se sentem mais livres e poderosos? Jovens capazes de criar conexões com estes espíritos e ajudá-los nesta travessia até os murais? Era difícil visualizar tudo isso até certa parte do livro, principalmente porque a própria Sierra inicia a história totalmente à cegas então o leitor só começa a desvendar os segredos conforme a personagem vai adentrando nessa nova realidade, o que toma um certo tempo. O universo criado por Daniel José Older é bem dinâmico, colorido, vivo. A gente sente com Sierra tudo o que a garota vivencia porque as descrições e sentimentos são bem nítidos. Eu demorei pra me apegar a Sierra. No início eu não sentia nada de interessante na personagem. Ela é a garota descolada e bacana, e nos primeiros capítulos parecia que ficaria apenas nisso. Sierra só começa a evoluir conforme a trama vai ganhando forma diante do leitor, conforme a gente descobre exatamente o que a garota é e o que ela é capaz de fazer. Quando cheguei ao final já estava bem envolvida e li a segunda metade do livro praticamente em horas, pois foi uma leitura bem rápida, com aquela narrativa simples e ágil onde um monte de descobertas vão chegando e a gente simplesmente esquece das horas passando, só quer mesmo conhecer o desenlace do conflito todo.

Daniel Older se arrisca bastante. Além de ter criado um universo bem novo e complexo, ele também revela a identidade do vilão sem fazer muito alarde, e o que mais deixa o leitor imerso acaba sendo todos os outros detalhes que o autor vai adicionando em cada capítulo.

Eu gostei bastante da escrita de Older. É simples, é envolvente e tem um toque meio sombrio e meio trágico que faz a gente entender porque urban fantasy é um gênero tão viciante. As cenas de maior ação e grande clímax do final me lembraram bastante outros livros do gênero que eu adoro, e o final, aliás, conseguiu ser bem planejado, fechando todas as pontinhas soltas da história.

Eu adorei que embora seja uma série, essa primeira parte tenha tido um final completamente fechado. Todos os conflitos da primeira parte finalizam neste livro, deixando em aberto o que virá na sequência, Shadowhouse Fall, que promete toda uma nova trama e novas descobertas.

Esse livro tem bastante de cultura latina e eu curti isso. Sierra é descendente de porto riquenhos e no seu dia a dia, com a família, tem muita referência aos costumes latinos que os personagens conservam. Além de latina, Sierra também é negra e eu gostei de encontrar em Sierra uma garota bem resolvida, orgulhosa de quem é e que sabe bem o que quer.

Daniel Older expõem sutilmente alguns dos conflitos e dificuldades vivenciados pela comunidade latina/afro na América, mas o autor o faz sem permitir que seus personagens se tornem vítimas do sistema, sem cair no drama. Ele nos apresenta um grupo forte, que mantém suas raízes e sobrevive ao dia a dia de maneira digna e achei bacana notar esse paradoxo no livro, pessoas que vivem uma realidade mais dura, marginalizadas pela sociedade americana dominante, mas que ainda assim contribuem com sua cultura e legado, permitindo-se evoluir mesmo diante das dificuldades maiores e tornando suas raízes uma fonte de orgulho a ser mantido para as gerações.

Manipuladores de Sombras conseguiu me impressionar por apresentar uma abordagem totalmente nova e inusitada. A trama possuí um toque obscuro e uma ambientação bacana que me fisgaram completamente e, apesar de ter demorado pra conectar com os protagonistas, no final terminei as páginas bastante envolvida com a trajetória e evolução de cada personagem e ansiosa para conferir o que trará a próxima continuação dessa trilogia cheia de espíritos ancestrais e personagens jovens que se revelam cheios de facetas a cada novo capítulo.

site: www.derepentenoultimolivro.com

Gramatura Alta 08/08/2019

Daniel José Older trabalhou, até 2014, como técnico de emergência médica em Nova York, e utilizava as horas de folga das madrugadas, para escrever. Ele é contra a falta de diversidade racial e cultural nas maiores obras literárias, e uma de suas maiores decepções nessa área, aconteceu com a escalação de uma atriz branca para o papel de Katniss na adaptação para o cinema do livro JOGOS VORAZES.

Em 2014, Daniel iniciou uma petição para mudar a estatueta do World Fantasy Award de um busto de H. P. Lovecraft, conhecido por seu racismo e preconceito para com as minorias, para o da autora afro-americana Octavia Butler. Em 2010 já havia ocorrido uma controvérsia sobre o assunto, quando vários autores também se opuseram à escolha de Lovecraft como símbolo do prêmio. Em 2015, finalmente, os administradores do prêmio anunciaram que o busto de Lovecraft não seria mais usado a partir daquele ano. Hoje, a estatueta é uma árvore sem folhas com uma lua atrás.

MANIPULADORES DE SOMBRAS, publicado em 2015, chegou ao Brasil este ano, e é um legítimo representante daquilo que o autor prega: muita diversidade e igualdade. Sierra é uma adolescente afro-latina que pinta murais pelo bairro do Brooklyn (mesmo bairro onde o autor mora). Em sua arte atual, que cobre quase todas as paredes da torre, um prédio abandonado, ela repara que algumas pinturas estão desaparecendo, ficando mais claras, como se fossem apagadas pelo vento. Quando ela menciona isso ao seu avô, Lázaro, que sofreu um AVC alguns anos atrás e não fala, ele fica aterrorizado e consegue soltar algumas palavras de que Sierra corre perigo, que ela deve procurar por Robbie, um garoto que irá ajudá-la, porque existe um inimigo atacando os Manipuladores de Sombras, todos correm perigo. Mas Sierra não tem ideia do que é um Manipulador de Sombras.

Robbie é um garoto negro que também faz murais, entre outras artes, mas que tem conhecimento dos Manipuladores de Sombras, um grupo de pessoas que possuem o poder de canalizar espíritos para dentro de desenhos, dando-lhes vida e movimento, da mesma forma que Sierra, só que ela não sabia dessa sua capacidade. Robbie é quem fornece parte das explicações, bem como treina Sierra no uso desse poder. Ele é um garoto que tenta fazer as coisas certas, mas da maneira errada. É até engraçado como isso acontece nas vezes em que os dois ficam em perigo, ou precisam enfrentar alguns dos inimigos.

Sierra é uma garota fiel às suas origens, ela se orgulha de ser latina, da cor da sua pele (e tem uma personagem, Rosa, sua tia, que é extremamente racista e preconceituosa, com quem Sierra bate de frente), dos seus desenhos, de quem ela é, e não deixa que ninguém diga o contrário. Mas ela também é uma representante da igualdade feminina, e fica com muita raiva por ter sido deixada de lado, de terem escondido dela o poder que herdou, apenas por ela ser uma mulher, enquanto os garotos da família, apenas por serem homens, eram treinados e ficavam a par de todos os segredos. Sierra é corajosa não apenas por essa posição, mas também por puxar para si a responsabilidade de impedir aqueles que estão atacando seus pares, que estão destruindo os murais do bairro.

Os poderes dos Manipuladores de Sombras não se limitam a dar vida a desenhos, mas eles também conseguem prender espíritos em pessoas que tenham falecido recentemente. Elas viram uma espécie de zumbis, de mortos que caminham, com a diferença de que obedecem a quem os reviveu. E isso foi revelado pelo vilão da trama, que não fica claro quem é no início, apenas após metade da leitura. Não chega a ser uma surpresa, mas é interessante descobrir quais foram suas motivações.

Existem vários outros personagens secundários, da turma de Sierra e de sua família, que possuem uma importância no desenrolar dos acontecimentos, mas que não são muito desenvolvidos. Até compreendo o motivo, porque como são muitos, o livro teria que ter o dobro de páginas, além de que realmente não senti falta dessas informações adicionais. Quando aparecem, fica bem claro qual a relação que têm com Sierra, bem como qual a função dentro da trama.

Vale um destaque para Nydia, uma garota que trabalha em uma biblioteca universitária, que Sierra conhece quando pesquisa quem seria o responsável pelo ataque aos Manipuladores de Sombras. A relação das duas é bem engraçada, ainda mais por Nydia ser impetuosa e tagarela, além de muito bonita. E isso também rende mais um momento de inclusão, quando ela é cortejada por uma das amigas de Sierra.

MANIPULADORES DE SOMBRAS é um livro de fantasia cheio de ação, com uma personagem, Sierra, completamente apaixonante, por sua força e suas convicções, além de possuir um caráter invejável. A leitura já valeria apenas por ela. Mas a isso, somam-se vários mistérios, muita magia, perseguições, lugares tenebrosos, zumbis, espíritos, combates entre criaturas criadas por desenhos em paredes, e até um romance bem fofo entre Sierra e Robbie. Acho que são motivos suficientes para você ler sem qualquer dúvida, não é?

site: http://gettub.com.br/2019/08/08/manipuladores-de-sombras/