Para Toda a Eternidade

Para Toda a Eternidade Caitlin Doughty

Resenhas - Para Toda a Eternidade

Leandro 07/04/2024

Um livro bom
Livro com certo teor histórico sobre o sepultamento e morte em alguns locais. Sem aprofundamento nos rituais e personagens. Leitura cansativa, apesar do livro pequeno. Não me prendeu muito na narrativa. Mas ainda sim é um bom livro.

Página 94 24/03/2024

O que quer que façam com seu corpo quando você morrer?
Ninguém quer falar ou pensar na morte, mas essa é uma certeza inevitável para todos. Nesse livro, a autora não nos traz um manual de como lidar com esse momento (afinal, cada pessoa lida de formas diferentes com seus sentimentos) e nem é esse o objetivo do livro.
Aqui, somos apresentados a como outras culturas ou localidades lidam com o ritual de passagem, enquanto nossa sociedade ocidental nos oferece apenas 2 opções "corretas": cremação ou enterro.
No livro, nos deparamos com cerimônias que podem parecer estranhas, bizarras ou até mesmo desrespeitosas. Entretanto, apenas não fomos ensinados a enxergar outras formas de passagem. E isso envolve, muitas vezes, questões religiosas e até capitalistas (afinal, as agências funerárias não querem perder vendas de caixões).
Acredito que esse livro funcione para todos, a título de curiosidade e de reflexão sobre a morte, mas quem está passando por um processo de luto pode tirar ainda mais camadas dessa leitura.
Fiquei com vontade de conhecer outras cerimônias, assim como ler os demais livros da autora, um sobre como funcionam as cremação e o outro respondendo perguntas feitas por crianças acerca da morte.

artemisia0 11/03/2024

Gostei bastante, é bem a mesma vibe de Confissões do Crematório, o livro anterior da autora; que trás histórias e fatos curiosos sobre a morte.
Para quem se interessa sobre o assunto ou quer deixar de ver a morte como um tabu, recomendo bastante esse e o já citado outro livro da autora.

@Jeh_Amorinha 21/02/2024

Uma viajem mórbida
Eu amo o conteúdo produzido pela Caitlin.
Esse livro proporcionou uma viajem ao redor do mundo e diferentes visões sobre a morte, costumes e luto.
E como sempre, fica a reflexão: por qual motivo nos distanciamos tanto da morte? Deixamos de falar sobre ela, com um pavor sobrenatural, mesmo sabendo que esse será nosso fatídico destino.

vodkacomiogurte 26/01/2024

Para Toda a Eternidade ???
Para Toda a Eternidade: Conhecendo o mundo de mãos dadas com a morte ???

??? Caitlin Doughty | ?p. 224 | ?Físico | 4.5 ??

"Em geral, as pessoas detestam funerais, e faz sentido que seja assim num tempo em que a morte e a tristeza perderam o direito de existir."

Admito que me interessei por esse livro pelos motivos errados. O que me fez querer ler era a ideia de que haveriam descrições de rituais funerários diferentes dos que eu conheço. A ideia do "exótico" me atraiu para uma leitura que foi muito mais do que isso e me trouxe reflexões importantes a respeito do luto, da perda e da ideia de comunidade.

No final, as curiosidades descritas e esse breve contato com culturas e tradições diferentes foram interessantes, mas não foram o principal na minha experiência.

Wandrovski 23/01/2024

Uma desconstrução
A morte é um assunto delicado para muita gente e aqui conseguimos enxerga-la com outros olhos através da visão da autora que já tem experiência no ramo funerário. É interessantíssimo ver como as pessoas ao redor do mundo lidam e têm maneiras diferentes de homenagear a vida de seus entes queridos.

Ryujinieshn0 06/01/2024

Eu gostei do livro, meu primeiro contato com esse tipo de narração. Achei muito interessante como ela aborda todos os rituais, a diferença de cada cultura, cada região.
Ela consegue descrever tão bem o sentimento das pessoas, eu achei incrível.
Me fez pensar bem nos laços que temos com quem gostamos, na vida e na morte, como lidamos uns com os outros.
Os julgamentos, para todo ritual, para toda cultura, tem um julgamento, achamos que podemos falar de algo que não conhecemos, não é porque é diferente do nosso, de como fazemos, que esteja errado, que seja desrespeitoso.

I.volner2 31/12/2023

A morte é o fim? Para a autora é um meio de conhecimento. De aprofundar nos mistérios e conhecimentos difundidos entre os povos de como a morte reflete o modo como encaramos a vida dos que ficam e a memória daqueles que se vão. Você sairá diferente depois desta leitura!

Afrodite Se Quiser 19/12/2023

Gostei desse livro até mais do que gostei do Confissões do Crematório, nesse ela fala sobre a morte em diversas culturas, seus rituais e processos de luto. Ainda com a abordagem de um final de vida mais sustentável, é um livro sobre morte, mas que faz pensar melhor sobre a vida.

Trabach0 19/11/2023

A morte em várias culturas
"A morte é inevitável. Lembrar que um dia morreremos ainda gera desconforto em muita gente; discutir as possibilidades para cerimônia de despedida, então, é impensável."
Nesse livro iremos conhecer um pouco mais sobre a "cultura da morte" e como vários cantos do mundo lidam com essa experiência.
É muito comum evitarmos falar sobre a morte ou qualquer um dos assuntos que a cerca, e pra nós brasileiros a morte é tida não apenas como algo assustador mas também como um tabu.
Porém nem todas as partes do mundo pensam assim, na verdade em alguns lugares as pessoas têm uma relação bem íntima com esse assunto, e veem a morte não como um assunto que deve ser evitado a todo custo.
Caitlin Doughty explora diversas culturas, e nos apresenta rituais super conhecidos como a "Fiesta de Los Muertos" que acontece no México, e outros nem tanto, como a "Festividad de las Natitas" que ocorre na Bolívia.
O fato é que cada região tem sua própria forma de lidar com a morte, e por mais diferentes que sejam umas das outras uma coisa é certa, todas elas têm muito a nos ensinar.
Principalmente quando o assunto é o respeito às diferenças.
Não importa qual seja a sua religião ou suas crenças, você deve respeitar aquilo que as outras pessoas escolhem acreditar.
"Para Toda a Eternidade" é um livro que não apenas nos presenteia com uma enorme bagagem cultural, mas também nos ensina sobre empatia, respeito, amor, amizade...
Em cada um de seus capítulos você terá um aprendizado diferente, mas no fim uma verdade é absoluta: A morte chega para todos, como você pretende lidar com ela é uma escolha que cabe somente à você.

Sxte 17/11/2023

Não há vergonha nessa dor
Caitlin desbrava o mundo em suas culturas pós morte e traz pra gente um compilado de rituais e costumes diferentes para se despedir de um ente querido e nos faz refletir como até o que sentimos faz parte de nossa cultura.

Um livro mega interessante e envolvente que aborda sem pudor esse tema tão mórbido, te familiaza com a morte.

Sem dúvidas um livro rico em conhecimento.

Tarquini 14/11/2023

Andando de mãos dadas junto com a morte
"Para Toda a Eternidade" é um livro fascinante que aborda a relação complexa e muitas vezes tabu que temos com a morte. Doughty mergulha na história da morte e dos rituais funerários ao redor do mundo, explorando diferentes culturas e tradições ao longo do tempo.

A autora traz à tona questões importantes sobre a morte e nos encoraja a repensar nossa abordagem e percepção da vida após a morte. Ela nos convida a confrontar nossos medos e desconfortos em relação à morte, abrindo espaço para discussões mais abertas e saudáveis sobre o assunto.

Com uma mistura única de pesquisa histórica, relatos pessoais e um toque de humor, Doughty nos guia por uma jornada reveladora e informativa. Ela desafia as normas culturais e nos encoraja a considerar alternativas mais naturais e respeitosas em relação à morte, como a cremação e os rituais de despedida personalizados.

"Para Toda a Eternidade" é um livro que oferece uma nova perspectiva sobre um tema muitas vezes evitado. É uma leitura cativante e provocativa que nos convida a refletir sobre a mortalidade e a valorizar a vida de maneira mais plena.

Recomendo este livro para aqueles que têm interesse em explorar o significado da morte, a história dos rituais funerários e a importância de abordar essa questão de forma mais aberta e honesta. Prepare-se para uma leitura instigante que pode transformar sua visão sobre a morte e a maneira como a encaramos como sociedade

charlie54 11/11/2023

Tenho tentado ler mais livros de não-ficção e esse foi uma boa escolha. Acho que a maioria das pessoas tem uma mistura de receio e interesse mórbido em temas que envolvem a morte, e os livros dessa autora são ótimos pra se aprofundar no assunto. Gostei muito dos relatos, com alguns preferidos e outros que passaram mais batido, e tive diversas dúvidas minhas respondidas. Acho importante falar sobre morte e e fazer com que esse tema deixe de se tornar um tabu, ou algo que as pessoas evitem de conversar sobre.

Tay 21/10/2023

Difícil
Comecei lendo esse livro com um interesse genuíno em torno do assunto sobre a morte e o luto em diversas culturas.

Mas após ler as diversas formas existentes de passar (viver) o luto, de aprender que existem opções para além da cremação ou enterro (que inicialmente me geraram uma estranheza), de saber que existem um para além do que a cultura ocidental oferta... começou a doer.

Começou a ficar íntimo e deixou de ser apenas uma curiosidade pelo tema. Me peguei muito emocionada com relação as maneiras de viver o luto, descobri maneiras não tão solitárias, descobri que quando vivemos isso em comunidade (seja recebendo apoio com tarefas ou apenas sentir que sua dor é compartilhada e que não precisa ir para um quarto chorar), essa dor se torna mais suportável. Imagina ter seu próprio tempo para se despedir do seu ente querido para além de 2h de velório cronômetrado pelas empresas?

Doeu pensar que um dia vou passar por isso sem, de fato, ter o direito de sentir e viver o luto da maneira menos pior possível. Doeu pensar que apenas terei 2h com a minha mãe e depois a existência (física) dela vai se resumir a uma placa. Como sentir, viver, aceitar, suportar os anos de vida ao lado de uma pessoa em apenas 2h? Como viver isso tendo dois dias "de folga" para voltar a "viver" produtivamente?

Ler esse livro me fez refletir se de fato tenho tanta escolha e autonomia para escolher como quero ser velada, enterrada e como gostaria que meus amigos e familiares passassem por isso (com tempo, respeito, calma, comunidade).

Doeu saber que maneiras menos doloridas de viver esse momento são realidades muito distantes da nossa cultura.

buritix 02/09/2023

A capa do livro me iludiu, achei que seria uma coisa e foi outra muito diferente. história chatinha e enjoativa, só terminei porque foi presente e me senti na obrigação de ler todo
Thefllyn 02/09/2023minha estante
Eu tenho e tava enrolando pra ler, agora fiquei mais desanimada ainda pra começar kkkk

charlie54 11/11/2023minha estante
é um livro de não-ficção, não uma história KKJKKKKK