Largo pétalo de mar

Largo pétalo de mar Isabel Allende

Resenhas - Largo pétalo de mar

Isadora 04/02/2024

Padrões e aulas de história
Por ser minha quarta leitura de Isabel Allende, identifiquei imediatamente padrões em sua escrita o que me parece um fato negatativo na leitura. Porém, me recusei a abandonar o livro.

Ainda bem que me recusei! Largo Pétalo del Mar é uma aula de história sobre a Guerra- Civil espanhola, campos de concentração na França e ditadura chilena (sobre essa última- quando acho que já sei de tudo, Allende vem e me empurra mais mil fatos desconhecidos por mim).

Adorei a história ser mais focada em Victor e Roser do que nos Del Solar, essa é uma das repetições que me cansam da escrita de Isabel: a presença da elite chilena em suas obras.

Por fim, me trouxe várias reflexões sobre o amor maduro ( aqueles que não perde tempo com ?coisas pequenas?- como a própria escritora descreve) e, que se ? uno vive lo tiempo suficiente, todos los círculos se cierran.?

sofisauda 16/01/2024

Envolvente desde a primeira página. Impressionante a escrita de Isabel Allende, o quanto a narrativa dos personagens, tão viva, se mescla com a história da Espanha e do Chile.
Ler em espanhol foi muito interessante para mergulhar de fato nesse universo. Amei.

Andrea340 22/02/2023

Visceral
Um romance histórico que nos ajuda a conhecer mais sobre a Guerra Cívil Espanhola (1936 - 1975), quando o ditador Francisco Franco implanta a ditadura militar na Espanha (que durou quase 40 anos), e conhecer também sobre o golpe militar no Chile (1973 - 1990), comandado pelo general Augusto Pinochet contra o governo de Salvador Allende (primo do pai da autora desse livro).

O livro intercala fatos históricos com a vida das personagens e seus dramas familiares em meio a todo o caos de guerra: fome, morte, exílio...

O que achei mais impressionante é a similitude entre as formas para se implantar um golpe militar (tanto na Espanha quanto no Chile) e a semelhança com o que vinha ocorrendo no Brasil com o desgoverno do "Chernobiroliro" (aquele que não quero
NUNCA MAIS nomear). As táticas são sempre as mesmas!

A importância de livros como esse da Isabel Allende, que retratam momentos históricos repressores, é justamente fazer com que a gente reconheça atitudes semelhantes; nos servem de alerta para que passamos identificar e nos previnir. O passado recente do nosso país mostra o quanto a democracia é frágil, por isso a importância de conhecer a história e saber o que fazer quando ela tenta reviver o que deve ser abolido e jamais repetido.

Não dei 5 estrelas porque a partir da metade do livro a Allende deu uma corrida na narrativa e fez saltos temporais que não foram bem trabalhados, muitas coisas foram simplemente jogadas no meio da trama.

GabrielTh 27/11/2021

Soa como casa dos espíritos e ainda é bom
A história começa maravilhosa e nova é fecha da mesma forma. Personagens humanos que evoluem sem deixar de ser o que sem foram. Isabel Allende escreve muito bem e explora ao máximo o contexto histórico.

Minha única crítica é que, tendo sido leitor imprecionado de casa dos espíritos, encontrei no miolo desse livro a mesma história e os mesmo personagens. Um pouco deformados e com outros nomes, mas essencialmente os mesmos.

Luciana.Siqueira 08/11/2021

Largo Pétalo Del Mar
Depois de ler El Plan Infinito, da mesma autora, como meu primeiro livro lido em espanhol, tive um pouco de receio de começar outro livro, porque achei a leitura não muito fluida pra mim.

Surpreendentemente, em Largo Pétalo Del Mar, a autora trata de uma ficção histórica, um dos meus generos preferidos, em uma linguagem mais coloquial e com muitos detalhes fieis da história e política do povo hispano/latino.

Isabel é uma renomada autora com muitas obras importantes culturalmente e este livro me fez querer ler e conhecer mais e mais.

Fat212 11/05/2021

Entre lutas e fugas prevaleceu a vontade de viver...
...de ajudar, prosperar e se reinventar. Um livro que te faz querer esmiuçar um pouco mais a história dos países citados. Um belo romance, onde o improvável passa a ser a única solução.

Ivan Leite 13/03/2021

Largo Pétalo de Mar Isabel Allende
De arrepiar... marcante... inesquecível...

Guerra Civil Espanhola... Segunda Guerra Mundial... Golpe Militar no Chile...

Um a viagem pela história do século XX, de mãos dadas com alguns personagens inesquecíveis que descobriram que numa única vida cabem muitas outras, e às vezes o difícil não é fugir, mas voltar.

Ahh... você irá desfrutar de momentos ao lado de Pablo Neruda.

Boa leitura... boa viagem...
@biblioteca.giratoria
@cult.artes