Fugindo do Caos

Fugindo do Caos Poul Anderson

Resenhas - Fugindo do Caos

Vinicius 06/02/2014

Surpreendentemente agradável
Comprei esse livro em um sebo, com a mínima das pretensões. Queria experimentar um novo tipo de ficção científica e me vi olhando para um livro do desconhecido autor "Poul Anderson". Observei os traços do desenho da capa, li a sinopse, observei a diagramação e fiquei satisfeito. Fiquei surpreso ao me deparar com um livro de contos, porém, contos conectados, separados pelo tempo.
Isso já me instigou a certo deslumbramento. O tema, em si, é bem interessante, apesar de um pouco clichê: As consequências de uma Guerra Nuclear.
Poul Anderson usa bem os conhecimentos científicos de sua época e extrapola levemente nos efeitos da radiação nuclear, mas, no todo, é um livro bastante coerente,da maneira que gosto: Respeitando o conhecimento científico, mas salpicando-o co generosas doses de imaginação.
A carga científica passa longe da de um livro de Asimov ou A. C. Clarke, assim como a profundidade da trama. Porém, ainda assim me fez pensar um pouco. O livro fala sobre a estupidez que cega os governantes, sobre alienígenas, sobre inteligências fora do comum e também sobre a exploração espacial. Não é um grande livro de FC, mas vale a pena perder algum tempo com ele.

Rita Nunes 29/12/2015

Este livro é fortemente influenciado pela guerra fria, e mostra um mundo pós guerra nuclear, e como essa guerra afetou a própria continuidade da humanidade como espécie. A narrativa atravessa pelo menos 3 gerações, e por isso eu achei que o livro deveria ser mais longo. Não há tempo para aprofundar os personagens e as relações entre eles. Poderia ser um grande livro se fosse escrito com mais calma.

Davi Corrêa 25/07/2023

Tema bem legal
No início tava parecendo que iria ser um livro clichê porém a trama em si começa a tomar contornos bacanas. A construção do trama em si não é algo tao incrível em si mas o enredo fica bom de ler com o decorrer.