Três contos

Milton Hatoum

Resenhas -

Carlos Nunes 25/07/2022

Indiscutivelmente, uma obra-prima
Depois de me maravilhar com a escrita de Flaubert em MADAME BOVARY, a experiência se repetiu com os três contos desse livrinho, que pode ser ao mesmo tempo uma ótima porta de entrada para conhecer a obra do autor como um tira-teima para quem não gostou de MADAME BOVARY (que não não são poucos, principalmente os que se prendem apenas à trama). Em UM CORAÇÃO SIMPLES, acompanhamos a vida de uma criada, simples, ingênua, mas dona de uma imensa necessidade de amar - seja os filhos da patroa, parentes aproveitadores ou um simples papagaio. A LENDA DE SÃO JULIÃO HOSPITALEIRO é uma biografia de um santo medieval - inspirada pelos vitrais da catedral da Rouen natal do escritor - mas tão rica e vivamente narrada que pode causar bastante incômodo aos amantes de animais, pelas cenas de caçada. A jornada de transformação de um nobre cruel em um eremita que tem seu amor ao próximo testado até o limite é maravilhosamente narrada e tem um dos finais mais sensíveis que eu já vi. Por fim, a tão conhecida história bíblica da morte de São João Batista é recontada magistralmente em HERODÍADES, mas inserida em um contexto sociopolítico que traz toda uma nova visão da situação. Um trio de contos que faz jus totalmente à fama do autor como um dos precursores do realismo francês.

Leila de Carvalho e Gonçalves 05/08/2019

Trois Contes
Com apenas 144 páginas, "Três Contos" é considerado um importante registro da carreira literária de Flaubert. Publicado em 1877, três anos antes de sua morte, o livro levou cerca de dois anos para ser escrito, mas as narrativas que dele fazem parte foram gestadas durante boa parte da vida do escritor.

Conforme afirma Leyla Perrone-Moisés no texto de orelha que acompanha a edição, à primeira vista, não parece haver qualquer conexão entre as histórias, inclusive, elas acontecem em períodos distintos da História: o século XIX, a Idade Média e a Antiguidade. Entretanto, uma análise mais acurada comprova um interessante elo, são histórias de santos, respectivamente, uma santa ignorada, um santo assassino e um santo profeta.

Resumidamente, a primeira narrativa é ?Um Coração Singelo?. Nela, Flaubert conta a vida de Felicidade, ambientada sua Normandia Natal. A protagonista é uma reles criada que, alheia a qualquer pecado, ama tudo e a todos com o mesmo virtuosismo que um spalla toca seu violino. Colocando em pauta a devoção religiosa, no desfecho quem brilha é uma das mais conhecidas personagens do escritor, Lulu, um papagaio. A ave também serviu de inspiração para o livro "O Papagaio de Flaubert", escrito por Julian Barnes, outra boa indicação de leitura.

O segundo conto, "A Legenda de São Julião Hospitaleiro? foi inspirado nos vitrais da Catedral de Rouen, cidade onde o escritor nasceu, entretanto também é produto de uma extensa pesquisa hagiográfica no qual desponta "A Legenda Áurea" obra de Jacobus de Voragine, sendo que história é brutal. Ela enfoca a remissão dos pecados através da prática da contrição e caridade a partir da vida de um parricida e sanguinário caçador. Nas últimas páginas, quem rouba a cena é um leproso, mas há outro aspecto que merece registro: um sonho de São Julião sobre a vida dos mitos fundadores da Cristandade, trazendo à baila o Jardim do Éden e a Arca de Noé.

Já a última narrativa, ?Herodíade?, é uma releitura da decapitação de São João Batista na qual o escritor ameniza o tom religioso do episódio, a fim de revelar uma história absolutamente humana, envolvendo vingança, desejo e o valor da palavra. Discorrendo sobre a vinda de um novo Messias em meio às agitações e intrigas políticas, seu protagonista é Herodes, rei da Galiléia, um homem pressionado por Roma por conta do permanente estado de guerra da região. Se não bastasse, ele ainda precisa conter o clamor dos seus súditos, indignados por ele ter desposado sua cunhada cujo nome intitula o conto. Escrever essa narrativa deve ter sido um desafio para o escritor, pois o caráter histórico relembra ?Sallambô?, um de seus fracassos literários.

Quanto ao livro, ele reflete o cuidado que a edição mereceu da Editora 34. Em capa dura, foi impresso em papel Munken (80g/m2) e com confortável diagramação, veio acompanhado de seis cartões com ilustrações referentes às narrativas. Uma delas é a mesma da capa e exibe Lulu, um papagaio de origem brasileira.

Para finalizar, ?Três Contos? foi traduzido por Milton Hatoum e Samuel Titan Júnior, possuindo uma Fortuna Crítica que não deve ser deixada para trás. Além do texto de orelha já mencionado, destacam-se a ?Apresentação?, que coube ao Samuel, e ?Os Contos nas Cartas?, um texto de autoria de ambos os tradutores, além da história de São Julião, tal qual é apresentada na Legenda Áurea.

Eloisa 18/12/2021

A arte pode causar os mais diversos efeitos, um dos mais nobres é o uso do belo para elevação da alma humana até o transcendente, o bom e o verdadeiro. Acho que é possível afirmar que é isso que Flaubert alcançou com o seu Três Contos.

As três estórias aqui reunidas funcionam perfeitamente em um conjunto quase que indissociável. Acompanhamos a vida simples e devota de uma empregada, de fé singela que acredita ver o Espírito Santo em um papagaio de estimação empalhado. Em seguida, vemos um nobre medieval amaldiçoado encontrar sua redenção na caridade. Por fim, revisitamos a famosa história da morte João Batista por uma perspectiva bem diferente.

Três santos em momentos e lugares diferentes apresentam a condição da natureza humana, mas sem cair no ceticismo desesperador. Pelo contrário, as narrativas apontam para o poder da fé e de outras virtudes que a fazem companhia.

Fato é que estou até agora extasiada com a beleza da obra. É perceptível que cada palavra conta para Flaubert, o trabalho detalhista com a obra é perceptível e o resultado extremamente prazeroso.

Mario Miranda 14/02/2020

Flaubert foi um escritor renomado pela morosidade de sua escrita. A busca pela perfeição levava o autor a escrever muitas vezes uma única linha ao longo de noites inteiras dedicadas à escrita. Três Contos, ao contrário, denotam que o autor foi capaz de realizar sua escrita em um tempo razoavelmente veloz, comparando-se com as demais obras do autor (apesar das ideias materializadas na obra terem ficado em sua mente por diversos anos).

Um Coração Simples narra a história de uma empregada que tendo sido abandonada as vésperas do seu casamento, sente uma necessidade incontrolável de apegar-se efetivamente a qualquer coisa, qual seja os filhos de sua patroa, um sobrinho distante ou um papagaio.

Legenda de São João Hospitaleiro retoma um tópico abordado três anos antes em seu livro mais conturbado, As Tentações de Santo Antão, que é a recriação de passagens da Igreja Católica (o que ele também retornará no último conto deste livro). São João Hospitaleiro foi um homem capaz de ascender ao Paraíso, apesar de ter cumprido a profecia de ser o assassino dos próprios pais. Divergindo do livro sobre Santo Antão, aqui Flaubert adota uma postura menos crítica e realista, trazendo à obra algo próximo ao que usualmente cultua-se sobre São João Hospitaleiro. Talvez a mais profunda e bela passagem da obra sejam as páginas finais, onde o Santo sobe aos Céus após acolher um Leproso.

Herodíade fecha o livro, recriando a história da morte de São João Batista. Herodes Antipas, esposo de Herodíade, recusa-se a matar São João Batista, neste momento já prisioneiro, apesar das sucessivas interpelações de sua esposa. Em uma festa, Herodíade coloca sua filha do primeiro casamento, Salomé, para dançar perante ao público e ao padrasto. Este é tomado por um êxtase, oferecendo qualquer coisa a dançarina, que solicita a Cabeça de São João Batista, ofertada logo em seguida diante de todo o público.

Apesar da obra ser uma coletânea de 03 contos, estes, ao contrário do que usualmente encontramos, são contos extensos (30 - 40 páginas) o que torna a obra com bastante substância. A escrita clara, preocupada com cada linha, torna o livro primoroso.

site: https://www.instagram.com/marioacmiranda/?hl=pt-br

Danny 04/08/2021

Pequeno e com potencial
Este livro tem uma escrita ótima afinal é do mesmo autor de Madame Bovary.....
Livro rápido com três ótimos contos

chbmoura 17/09/2021

Eis aqui um artista em pleno domínio de seu ofício. Nada está fora do lugar, sobra ou falta. E pensar que Flaubert estava em crise criativa quando resolveu se pôr à prova e criou esses três ótimos exemplos de narrativas perfeitas...

gi 20/12/2023

Três contos
Primeira coisa que leio do autor, pretendo ler madame bovary ano que vem e já estou animada.
O primeiro conto eu amei, fui super imersivo e tocante, mesmo sendo curto a história fica fixa em você.
O segundo conto eu gostei, achei bem interessante tudo o que nos propõe a refletirmos, é realmente muito diferente do que geralmente leio.
Já o terceiro não sei se fui eu que comecei meio distraída, mas não me prendeu e acabei não dando a atenção necessária, pretendo voltar nele outra hora para reler atenta, pois a escrita do autor me cativou muito e vale a pena, é fluida e bem construída.

Alberto 26/12/2021

Flaubert no auge da técnica
Três histórias curtas, passadas em épocas, lugares e contextos muito distantes, mas relacionadas vagamente pelo tema da figura crística. Mas às histórias são talvez só pretextos para o autor demonstrar sua perícia no domínio da narrativa. Não se acha uma palavra supérflua ali, uma descrição que não tenha função no estabelecimento do ambiente psicólogico ou no desenvolvimento do personagem. Deixe o primeiro conto para ler por último, é o mais fácil de ler e difícil de esquecer. O terceiro conto fica melhor se você pesquisar um pouco sobre o fato histórico e seus personagens.

Marconi Moura 10/01/2022

8,5
São três pequenos contos, os últimos do autor. Muito interessante e muito bem elaborados. A edição é caprichada, o livro é muito bonito.

Lua 03/11/2023

Livro incrível
Com exceção da última novela, que achei um pouco arrastada (isso pode ter sido só pelo meu cansaço mesmo), o restante do livro é incrível.
Agora, a novela que sem dúvida, me ganhou foi "Um coração simples". Felicité marcou minha vida para sempre. Belíssima construção dessa personagem. Inclusive, gostaria de encontrar um livro físico só com ela. ?