Arquitetura Limpa

Arquitetura Limpa Robert C. Martin

Resenhas -

Rodrigo 21/08/2021

Muito bom material, porém a tradução para o português deixa muito a desejar, por vezes parece que usaram o Google Translate para fazer o trabalho de tradução.

Beto 19/03/2023

Sobre o livro
"Arquitetura Limpa" é aquele livro que todo dev deveria ler se quiser saber como criar sistemas decentes e fáceis de manter. O livro apresenta uma forma de projetar a arquitetura de software que pode ser facilmente adaptada às mudanças nas necessidades do negócio e às evoluções tecnológicas.

O livro começa explicando os princípios fundamentais da arquitetura de software, tipo como separar as responsabilidades e minimizar as dependências. Em seguida, o autor apresenta vários padrões de arquitetura, como a Arquitetura em Camadas e a Arquitetura Hexagonal, que podem ser usados para criar sistemas que aguentem muito tranco.

O autor sempre enfatiza a importância da simplicidade, da clareza e da manutenibilidade na criação de arquiteturas de software de alta qualidade. Ele apresenta várias técnicas e práticas que podem ajudar os devs a atingir esses objetivos, incluindo a aplicação de padrões de projeto, a utilização de testes automatizados e a adoção de práticas ágeis de desenvolvimento.

Como disse os livros do Uncle Bob são obrigatórios para quem trabalha na area. E esse aqui não seria diferente.

Thiago 11/08/2020

Um pouco complexo, mas extremamente importante
O Livro aborda diversos aspectos de como manter uma arquitetura de software limpa e flexível. Explica também os prós e contras de tais arquiteturas, como complexidade e custos.
O ponto que achei mais interessante, é sobre o cuidado com a utilização de frameworks, onde muitos destes, acabam nos obrigando a seguir determinadas arquiteturas e a misturar as nossas regras de negócio a classes correlacionadas ao framework, isso é um problema, pois acaba gerando um grande acoplamento que pode causar problemas futuros para evoluir ou até mesmo abandonar tais frameworks.

Victoria.Bispo 25/11/2022

Muito boooom
Acho que é bom mas é massivo, dava pra resumir tudo em 200 páginas tranquilamente . Mas mesmo assim muito conteúdo bom.

Tiago Silva 04/02/2021

Esperava algo diferente
Sem dúvidas a abordagem é interessante. Robert C. Martin é um gênio, mas acho que o livro tem algumas visões ultrapassadas. Sem dúvidas muitas origens são importantes de se conhecer, mas alguns conceitos já evoluíram. Também achei que faltaram mais demonstrações reais e menos historinhas, mais exemplos concretos.

Dan 14/01/2023

Livro muito bom, aborda de maneira "simplificada" um assunto que pra mim é um dos mais densos e complexos na área de desenvolvimento. É um pouco cansativo se a leitura for feita de forma contínua como eu tentei fazer, alguns assuntos precisam de conhecimento prévio de alguns tópicos. Sinto que comecei a entender melhor as motivações e as propostas que o livro traz depois que fiz um curso de clean code e clean architecture (do Rodrigo Branas, muito bom inclusive, ele usa esse livro de base e explica bastante coisa do livro de uma forma mais prática, acho que é até melhor começar por ele e depois partir pro livro). Sinto que esse vai se tornar um livro essencial pra mim, principalmente nos próximos anos que vou começar projetos novos totalmente do zero e já vou partir com essa visão de desacoplamento e boas práticas.
Thiago.Koch 23/01/2023minha estante
Obrigado pela dica do curso, mano.

BiellBatista 03/05/2021

Livro de cabeceira
Este é um dos livros da trilogia "Limpa".

Antes da leitura do livro, eu seguia a estrutura "limpa", mas seguia sem saber todos os motivos daquilo tudo. Claro que eu sabia sobre código limpo, SOLID, design patterns, etc. Porém, eu não sabia sobre as camadas e atuava mais como braços do que mente em um projeto.

Este livro abriu meus olhos para a arquitetura do projeto e me ajudou a ser mais pensante na hora de exercer a minha profissão.

Lucas.Santos 24/10/2022

Leitura obrigatória
É papel fundamental para todos desenvolvedores atentar para os princípios de um código limpo, isto deve ter um cuidado especial para arquitetos durante o design das bases e ferramentas, para o desenvolvimento e sustentação da aplicação

Thiago Rios 07/03/2021

Esse é talvez o livro mais "difícil" escrito por Martin. As noções e conceitos sobre arquitetura de software são bem difíceis de serem assimilados e aplicados nas rotinas de trabalho. Somente com o tempo e a experiência conseguimos entender os conceitos trazidos pelo livro. Ao terminar a leitura, ficou a sensação de que há muito mais coisas a serem exploradas para absorver tudo o que a obra propõe.

aleecardosoo 11/06/2021

Um excelente livro para desenvolvedores de software que estão procurando aprimorar suas técnicas na arquitetura dos sistemas. Recomendado para mim por desenvolvedores de alta senioridade (e sendo, muita das vezes, um dos livros favoritos deles), é definitivamente um manual de como projetar suas aplicações de forma mais inteligente, facilitando a manutenção do código e até mesmo o desempenho da aplicação.
Por mais que ele tenha uma linguagem simples, indico esse livro para desenvolvedores um pouco mais avançados (a partir do pleno) por conter termos e conceitos mais avançados e complexos (o que na minha opinião, um desenvolvedor júnior não deve se preocupar agora).

Peterrsm 27/03/2022

Bem didático
Conceitos bem explicados e bem exemplificados com exemplos reais, dificuldades reais.

Recomendo a quem já é da área e quem esteja começando também não ficará sem entender nada.

Leandro.Lopes 31/03/2023

Esperava mais do livro!

Metade do livro é falando sobre os problemas que a arquitetura limpa busca resolver, quais são as soluções que já foram criadas e por que não funcionaram.

Achei essa parte bem repetida, longa e cansativa, poderia ser bem mais objetiva e direto ao que interessa.

Não é um livro prático, contém poucos exemplos de como implementar os conceitos ensinados no mundo real.

Como eu já tinha um conhecimento sobre arquitetura limpa, serviu para entender mais a fundo sobre o assunto e também me ajudou a ter alguns insights interessantes.

Se você já tem um conhecimento prévio e quer aprender mais sobre arquitetura limpa, principalmente sobre a história e o que ela busca resolver, recomendo a leitura, pois vai te fazer ter insights importantes.

Bruno.Carvalho 01/05/2023

O livro que mais impactou em meus codigos
Preciso ler e reler este aqui, código limpo você aprende em curso online, as boas praticas, não tudo, mas uma boa parte você aprende. ser um Codificador limpo você aprende por bem ou por mal, famoso no amor ou na dor ou a vida ensina e por ai vai. Agora arquitetura meus amigos, ninguem tem ensina tanto como este aqui. Cursos online vão te dar base e muitas pessoas (tal qual eu) não aprendem simplismente vendo o código dos outros, eu acho dificultoso demais, porem este livro abriu minha mente para muitas situações arquiteturais as quais eu devo tomar cuidado, situações as quais eu tento colocar em pratica no meu dia a dia, esse guia eu diria que é o MAIS obrigatorio de todos, o mais essencial, ele te mostra muitos exemplos e muitas situações que são interessantes de você conhecer antes mesmo que ocorra com você.

Ggarro 29/12/2023

Um dos melhores livros de arquitetura de software
A arquiteta de software em seus princípios mais básicos e importantes, uma leitura de complexidade média, recomendo que leia depois de pelo menos um ou dois anos como dev