Contos

Contos Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - Contos

lu 14/01/2024

Eu já tinha lido algums desses contos para a escola e sinto que é muito mais interessante ler e ir estudando o texto ao mesmo tempo. Gostei, é ótimo para passar o tempo e me sinto naquela época quando tô lendo.

Dan 04/01/2024

Da até medo de falar do mestre...
Mas sabe como é né... O espelho e A cartomante são top demais. Os outros achei meio paia. Foi mal mestrão!

Raianna 01/01/2024

O mestre
Não é novidade pra ninguém que ele é o pai da nossa literatura. Ele escreve com maestria e não deixa o sarcasmo e críticas de lado. Amo.

Karina599 14/12/2023

??
?? ? ? ? ? Ótima experiência! Essa edição é uma boa orientação para início de leitura dos contos.

Yasmim439 10/12/2023

Contos
"Os fatos explicarão melhor os sentimentos, os fatos são tudo."
pag 30

contos favoritos:
- O espelho
- O caso da vara

Alisson 09/12/2023

Muito bom ler as resenhas logo após a leitura de cada conto. Traz uma percepção diferente da história.

Leticia.Machado 28/08/2023

Um pequeno livro de contos que pode ser uma boa escolha para quem ainda não conhece a obra de Machado. Os contos são curtos, mas dão um boa noção de como é ler Machado de Assis.

Além disso o livro vem com breves comentários de professores após o final de cada conto apontando características do movimento literário ou da obra machadiana, ótimo para estudantes do Fundamental e Médio.

Maria19642 28/06/2023

Aquele que ninguém chama pelo nome
Machado de Assis merece muito os títulos que recebeu. Esses contos são irônicos, tem personagens bem construídos, traições e histórias que divergem muito da curva. Sobre os contos:

O enfermeiro - Um rapaz é contratado como enfermeiro por um velho rude. No início temos um pouco de pena dele, mas ao longo da história ele vai mostrando quem realmente é.

A causa secreta - Esse abalou o meu top 5 dos contos. O início é explicado no decorrer da história e o final no início. Aliás, Machado deixa algumas dicas no decorrer da história.

A cartomante - Perdeu o lugar do meu conto favorito para o alienista, mas continua sendo incrível. A única coisa que eu quero comentar é que a cartomante deve ser a mesma que fala com a Macabéia lá em A hora da estrela(Clarice Lispector).

Missa do galo - Eu não sei se a mulher não sabia flertar ou se o menino era muito besta, mas ao final não deu certo(leia novamente).

Um apólogo - Provavelmente o conto mais conhecido de Machado de Assis, estava nos meus livros de português do ensino fundamental. Não deixou de ser reflexivo com o tempo.

A teoria do medalhão - Conheço alguns medalhões por aí. Também me perdia no meio do diálogo e voltava ao início.

A causa da vara - Para mim, é um dos que mais mostram a ironia de Machado para a sociedade em que ele vivia. Também apresenta algo engraçado: não é necessário esconder as motivações dos personagens para que eles entreguem um desfecho surpreendente.

O alienista - Se tornou o meu conto favorito. Tem de tudo um pouco e, como sempre, personagens humanos, tendo virtudes e defeitos que encaixam bem em sua personalidade. Recomendo muito e cito: "Mas deveras estariam eles doidos, e foram curados por mim ou o que pareceu cura, não foi mais do que a descoberta do perfeito desequilíbrio do cérebro?" (Leia o conto e você vai entender)

Milla.Ribeiro 22/04/2023

Contos que valem a pena
Machado de Assis escreve divinamente bem, e dentre os contos do livro, os que mais gostei foi "pai contra mãe", a dualidade que o autor faz em você parar e pensar na moral, na integridade, na vida, onde o personagem principal precisa escolher entre seu filho e um filho de uma escrava no ventre. Abre um leque de questionamentos e o principal: Qual verdades você está buscando? A empatia e amor pelos outros, ou a busca e verdeiro amor pela sua família?

nala 11/04/2023

Prazerosa
Se a Alana de 10 anos atrás soubesse que hoje leria histórias do Machado de Assis como se estas fossem a coisa mais gostosa escrita na humanidade, com certeza não acreditaria. Realmente adoro, não acho cansativo, nem pelo fato de o português ser um pouco diferente e com a linguagem mais rebuscadinha. É simplesmente um livro de história romanceado e na visão de um exímio escritor.

Malu (Paradise edition) 28/03/2023

Alguns bons, outros nem tanto
Acredito que foi interessante para conhecer um pouco mais da escrita do Machado de Assis. Meus favoritos foram "A Causa Secreta", "A Cartomante" e "Uns Braços".

Maria17749 24/03/2023

Machado de Assis: contos
É um livro curto, porém demorado e cansativo de ler, principalmente pela linguagem de época que traz palavras desconhecidas ou empregadas com outro sentido.

Alguns contos me chamaram a atenção, outros não. O meu favorito foi o conto dO Espelho, ele traz uma reflexiva muito interessante, além de uma ideia completamente diferente do comum sobre a alma e a espiritualidade humana.

Já o último conto, A causa secreta, foi um dos mais perturbadores, este trouxe à tona imagens claras de sadismo com tortura e violência (me deixou possessa, xinguei até a quinta geração da personagem), e o jeito como o conto termina só mostra ainda mais isso.

No geral é um livro bom, não ótimo, mas isso porquê não é meu estilo favorito de leitura. A literatura machadiana, embora lotada de clássicos, não é a que mais me agrada.
(Porém eu tenho muitas opiniões sobre Dom Casmurro!! Só que isso ficaria em outra resenha kkkk).
felix enrique 24/03/2023minha estante
Já li alguns contos e o "Relogio de Ouro" foi um dos meus favoritos! O final é bem divertido, não sei se vc leu nessa edição.

Maria17749 24/03/2023minha estante
Nessa não li, mas vou procurar

Samuel.Kapus 09/03/2023

É um ótimo livro para quem não está acostumado com as obras de Machado (eu incluso), para se acostumar com a linguagem e com o estilo literário dele.

Não acho que seja um livro difícil, mas entendo quem o chama de cansativo - um homem célebre foi o mais exaustivo pra mim.

Missa do galo - 6/10
O espelho - 8,5/10
A cartomante - 7/10
Um homem célebre - 6,5/10
O caso da vara - 5,5/10
Pai contra mãe - 10/10

user120473918 01/03/2023

Clássico
Primeiro livro do machado de assis que leio e acho que comecei pelo mais simples,por ser contos são mais rápidos então por ser uma linguagem que normalmente não leio fica um pouco difícil mas não fica chato
gostei bastante das histórias e como ele sempre faz uma crítica à sociedade ou coisas do tipo,percebi que ele ama uma tragédia,as que mais gostei foram a ?cartomante?(fiquei um pouco confusa) e ?pai contra mãe?

Laura 02/02/2023

Ótimo para iniciar as leituras de Machado!
Apesar de este já ser meu quarto contato com o mais notável autor nacional, desejaria muito que tivera sido o primeiro! Machado usa de palavras simples e sucintas para contar-nos histórias envolventes através destes pequenos contos. Dentre eles, A Cartomante é, sem dúvidas, o conto com a melhor trama e o melhor desnvolvimento. O Enfermeiro também me agradou muitíssimo e o diálogo de A Teoria do Medalhão me impressionou. No geral, Machado de Assis manteve para mim a mesma impressão: gênio, mestre das palavras, rei das alusões e alegorias, alguém que deveria estar nos best-sellers para sempre.