Sabá, O País Das Mil Fragrâncias

Sabá, O País Das Mil Fragrâncias Roselis Von Sass

Resenhas - Sabá, o país das mil fragrâncias

Daiana 28/01/2024

A rainha de Sabá
O livro retrata a história do povo de Sabá. No início dos tempos, antes de Cristo ainda.
Mostra toda a infância e criação de Biltis a jovem princesa que irá assumir o trono no lugar de seu irmão Tabari, que opta por se tornar um sacerdote.
Conta uma história e uma luta de um povo que ainda idolatrava vários deuses.
Quando Biltis assume o trono, ela começa a liderar em favor da adoração a único Deus, buscar seguir os mandamentos deixados a Moisés e seguir a profecia de um Messias que virá.
Ela viaja até Israel, o povo escolhido, os que irão receber o Messias, e tenta alertar o rei Salomão, que assumiu o trono após a morte de seu pai, o rei Davi, que estava deixando tudo preparado para a vinda do Messias. Mas Salomão, se nega e prefere continuar vivendo a sua vida e cultuando os seus deuses.
Se vê como é difícil e como há muitas contradições, mas ali já se iniciava a devoção a um único Deus.

Vinicius Borges Martins 25/07/2020

Salmos 81:13 - Ah! Se o meu povo me escutasse...
O livro trata da história da Rainha de sabá, de como foi sua infância e sua criação...

Uma história que se tornou desinteressante no decorrer pela falta de incoerências bíblicas e questionamentos meus de valores, como ela ter um filho do seu mestre, não ter reconciliação amorosa (de esposa) com o mesmo e isso ser enaltecido pela autora no final do livro. Mas isso são meus princípios, que os tenho mediante a Palavra de Deus, a Bíblia.

O livro enaltece a figura de Biltis, a rainha de sabá, como sabia desde criança. Com uma vocação a ser rainha pois tinha em seu coração o anseio em exortar o rei de Israel Salomão...

Minha visão, não sou nenhum estudioso da Bíblia, mas pelo simples fato de já tê-la lido, me fez encontrar incoerências. Algumas delas mais abaixo.

Salomão significa ?O Senhor é Paz?, Salomão foi um homem que buscou de Deus sabedoria, e no livre arbítrio de pedir o que quiser ao Senhor, pediu por Sabedoria. A Bíblia diz que não havia pessoa mais sabia do que Salomão. No entanto, Roselis Von Sass trata Salomão como ?sábio?, que de sabedoria, só havia em sua fama.

Na verdade, o reino de Salomão prosperou, na agricultura, no comércio, na prosperidade... não graças ao próprio Salomão, mas a obediência às leis do Deus de Israel.

Salomão era matemático, filósofo, que entendia das ciências de um modo geral, e a Bíblia mostra como ele possuía sabedoria para julgar as decisões com o povo de Israel.

A Fama de da Sabedoria de Salomão correu mundo afora. Todos queriam conhece-lo e prova-lo se realmente ele era tão sábio assim.

2 Crônicas 9:1-9 diz: ?Tendo a rainha de Sabá ouvido a fama de Salomão, veio a Jerusalém prova-lo com perguntas difíceis, com mui grande comitiva... compareceu perante Salomão e lhe expôs tudo quanto trazia em sua mente. Salomão lhe deu resposta a todas as perguntas, e nada lhe houve profundo demais que não pudesse explicar.?
Na verdade, ao contrário do que diz Roselis Von Sass, a rainha de Sabá foi para testar Salomão. Uma viagem longa, custosa e cara.

Na verdade, o que a rainha de Sabá buscava, era a verdade sobre o Reino de Deus. Algo que ela não sabia o que era.

Exatamente o que ocorre com a maioria das pessoas no mundo, que só descobrirão o que é a verdadeira paz e o coração leve, quando conhecem a Jesus, sendo transformadas pelo Espírito Santo.

Ainda em 2 Crônicas 9 1-9 diz: Vendo, pois, a rainha de Sabá a sabedoria de Salomão, e a casa que edificara, e a comida da sua mesa, e o lugar dos seus oficiais, o serviço dos seus criados, e os trajes deles, seus copeiros, e os seus trajes, e o holocausto que oferecia na Casa do Senhor, ficou como fora de si e disse ao rei: foi verdade a palavra que ao teu respeito ouvi na minha terra e a respeito da tua sabedoria. Eu, contudo, não cria no que se falava, até que vim e vi com os próprios olhos.?

O templo de Salomão era uma das 7 maravilhas do mundo antigo.
Salomão tinha acesso direto ao templo.

Segundo a Bíblia, a rainha de Sabá ficou maravilhada com os Holocaustos. Roselis Von Sass no livro diz o oposto, que ela se horrorizava disso.

Você escolhe acreditar em Roselis Von Sass, ou no próprio Senhor Jesus, que diz em Mateus 12:42: ?A rainha de Sabá se levantará, no juízo, com esta geração e a condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis aqui está quem é maior do que Salomão.?

Entregue seu coração a Jesus. Diz que você quer conhecê-lo. Entregue sua vida a Ele, e tudo lhe será acrescentado.
Você verá quão maravilhoso Ele é.

Eu, Vinícius, sou servo do Senhor Jesus. Tenho Sua Palavra como verdade sobre todas as coisas em minha vida. A Sabedoria Máxima está em Cristo Jesus. Não em espíritos desconhecidos, como a autora relata de dchins da natureza, pois estes a Palavra de Deus os trata como espíritos enganadores.

1 Timóteo 4.1-16 diz: ?mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostarão alguns da fé (no Senhor Jesus), dando ouvidos a espíritos enganadores... Porque toda a criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças...?

João 8:32 - ?E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará?.

Inlectus 31/08/2010

Interessante.
Um história interessante que vai de Sabá a Israel, da rainha de Sabá caída nos braços de Salomão e outras tantos mistérios.

Livro que livra 21/12/2022

Quase desisti ?
O que me levou a ler este livro foi a curiosidade sobre a viagem da rainha de Sabá em visita à Salomão, rei judeu.
Porém, a narrativa demorou para empolgar, custou a me prender, penso que focou muito nos demais personagens, com passagens longas... confesso que quase desisti, seria a primeira vez a abandonar um livro antes do fim... não me permiti!

Da metade para o final ficou mais interessante, despertando novamente a curiosidade e gosto de tudo o que nos conta sobre a antiguidade.

No geral, foi válida a leitura, algumas passagens que levam à reflexão, há sempre o que se extrair de uma leitura, tudo é aprendizado.