Piteco: Fogo

Piteco: Fogo Eduardo Ferigato

Resenhas - Piteco: Fogo

Luísa 26/01/2024

Releitura de Piteco - Fogo
Sempre retorno e sempre retornarei às releituras das Graphics MSP. Dessa vez é pra poder ler a segunda HQ de Piteco que foi lançada a algum tempo e adquiri recentemente.

grazi225 22/11/2023

Minha irmã comprou e chegou de surpresa aqui em casa.
Como todo quadrinho da turma da mônica existente esse recebeu minha afeição.

Tha_Reis 05/11/2023

O fogo mais difícil de domar é aquele que está dentro de nós
A segunda graphic do Piteco é muito superior ao enredo da primeira. Aqui o elemento fogo é o recurso narrativo usado para desenvolver pessoas, lugares e crenças. O fogo representa os laços familiares e o senso de comunidade, assim como a chama que acende nossa alma desde os primórdios da humanidade.

"Precisamos do fogo. Ele nos mantém aquecidos à noite e ajuda a preparar nosso alimento. Mas também pode ser perigoso, é uma coisa viva que se alimenta e cresce. Se fugir do controle, pode queimar tudo no seu caminho. Tivemos que aprender a domar o fogo e a respeitar sua força." (p.15)

Marieliton M. B. 24/09/2023

Onde há fogo...
O fogo é um elemento que, de uma hora pra outra, pode deixar de ser um aliado para os humanos e se tornar uma entidade incontrolável e perigosa. Piteco e o povo de Lem enfrentará um desafio no qual o fogo será o propulsor de tudo, seja para o bem como para o mal.

Piteco - Ingá é uma de minhas Graphic MSP favoritas. A roupagem o que Shiko deu ao personagem foi incrível. Fiquei feliz demais em ver que o Eduardo Ferigato não só deu continuidade ao que foi criado como foi além, introduzindo novas camadas e personagens legais (oi, Thala!).

Esse gibi ficou muito bom, tanto visualmente quanto narrativamente.

Cristiano.Cruz 04/08/2023

Universo Expandido
Uma ótima aventura que materializa o sonho de Thuga e amplia o universo do personagem. Acrescente a isso a bela arte de Eduardo Perigato acompanhada de belíssimas cores.

oariellucas 14/07/2023

O fogo que alimenta a alma
Nossa, que história envolvente. Cheia de ação, aventura e tudo que se tem direito. Tão gostosa de ler tão fluida que acabou rápido demais. Eh leria mais algumas dezenas de páginas com tranquilidade.

Mel V. 27/05/2023

Piteco: Fogo
Gostei muito mais desse novo ilustrador nas graphics do Piteco, a história ficou bem maneira, ver o piteco casadinho e com uma filha.

Tico Menezes 26/07/2022

Não há originalidade sem autonomia
Piteco agora é pai!
O outrora lobo solitário, que tinha na caça seu grande esporte, na solidão de seu talento o melhor momento da vida e nunca queria se amarrar, bem, aparentemente ele aprendeu muito em "Ingá".

Agora - imagino que essa história se passe uns 13 anos após Ingá - tudo mudou. Ele e Thuga são pais de Thala, uma jovem que quer seguir os passos do pai, mas aprende a duras penas que simplesmente não nasceu para ser igual a ninguém além de si mesma.
E o que temos aqui, além dessa jornada de aceitação, transformação e compreensão é uma aventura que começa quando a Tribo de Lem é invadida por um exército ameaçador que usa a violência em nome de um Deus opressor (como a História faz questão de mostrar que não é incomum).

É um quadrinho ágil, mas que não perde em nada no drama e no aprofundamento de personagens. A trama é comedida, então há ação, emoção e ótimas splash-pages sem que nada fique sobrando ou faltando.

Uma divertida revisita à Pré-História da MSP!

Rafa569 17/07/2022

Fogo!!
Ferigato conseguiu me cativar mais nessa HQ do que em Ingá, de Shiko, que também é um trabalho primoroso. Porém essa me ganhou, muito por conta do ritmo da história, que consegue nos envolver. Diferente da primeira, nesta o Piteco e a Thuga tem uma filha, Thalla, personagem fundamental para o desenvolvimento. Belo trabalho de Eduardo Ferigato, e dos artistas que colaboraram as demais etapas da arte.

Ricardo.Barroso 14/05/2022

Li pela segunda vez, agora depois de ler Ingá. Nessa HQ, Ferigato continua a abordagem iniciada pelo Shiko, mas vai mais a fundo na personalidade das personagens. Isso sem falar na Thala, muito bem construída, unindo o aprendizado que tem dos pais. Além dos conflitos e criaturas que eles encontram, o que mais importa no roteiro é a forma como eles se ajudam e sabem domar essas criaturas.

Bruno Olpor 18/03/2022

Uma aventura de pegar fogo
Mais uma graphic incrível, nessa temos um pega de aventura em um traço formidável, há uma evolução do processo de amadurecimento da filha do piteco que dá muito gosto de ler, assim como o próprio piteco que se depara entre sentimentos e dever.
Super indico.

Cris Paiva 30/12/2021

Gostei mais desse Piteco, apesar dele ter pego a história de onde Ingá terminou, achei ele mais "raiz", com uma semelhança maior com os quadrinhos do que o do Shiko, que também é uma ótima história. Esperando pelo lançamento de Presas.

Lorena 01/09/2021

É sobre respeitar as forças...
Força do fogo. Dominá-lo mas reconhecer sua grandeza. Força do tempo. E entender que cada coisa tem um tempo de maturação. Força interior. A mais difícil de dominar - como demonstra a história que nos é apresentada nessa obra.

jujamaia 18/02/2021

Ainda não li Ingá - deixei para ler fora de ordem, depois de Fogo - então não tenho muito comparativo com a última história do Piteco. Considero isso algo bom, já que são duas obras com autores diferentes e, provavelmente, com intuitos também.

Fogo foi uma Graphic muito divertida de se acompanhar. Deram mais personalidade para Piteco e para Thuga, além da criação da filha dos dois, Thala. O enredo foi além de todas minhas expectativas: foi leve, emocionante e nos fez sentir parte de uma grande aventura.

Não posso esquecer de comentar sobre as artes. Os traços são bem detalhados e um dos mais bonitos entre todas as Graphics. Além disso, as cores estão maravilhosas e as composições dos quadrinhos perfeitas. Não tenho nada além de elogios para falar dessa obra feita por Eduardo Ferigato, que conseguiu transformar um núcleo que não gosto muito em uma história envolvente do começo ao fim.

Raquel.Euphrasio 22/01/2021

Eu amo tanto essa coleção... é sempre uma viagem no tempo, no meu tempo com tantas reflexões do hoje!