Equipes brilhantes Daniel Coyle

Resenhas - Equipes brilhantes

Zeno.Carneiro 11/05/2023

Mto babado e fofoca corporativa em forma de cases, amei! gosto de como foi construído e ambientalizado para que os ensinamentos sejam internalizados

Pucca.Farion 08/03/2023

No livro o autor trata de organizações bem-sucedidas em diversas áreas para descobrir como elas funcionam e porque elas funcionam tão bem.

O autor explica como habilidades-chave como confiança, vulnerabilidade e propósito geram a coesão e cooperação trazendo exemplos práticos de como a mudança de algumas atitudes da liderança pode mudar a realidade de uma equipe.

A leitura é clara e simples, de forma que o autor consegue traduzir bem conceitos e ideias. Foi uma leitura bem prazerosa e que me deu várias ideias. Acredito que qualquer um que esteja em um papel de liderança (ou almeje esse papel) pode aprender muito.

Tarso 25/01/2021

Compartilhar as fraquezas para cultivar as fortalezas
Muito interessante a visão de que uma equipe forte é formada ao se compartilhar os pontos fracos para que se tenha ciência dos mesmos e então investir nos pontos fortes. Em uma equipe realmente voltada ao crescimento é preciso o entendimento claro do objetivo, não pode ser algo vago ou subjetivo, deve ser claro e nítido, onde todos os componentes da equipe consigam verificar a todo instante se estão no caminho correto. O livro mostra exemplos de unidades de muito sucesso e o que há de comum entre eles, não indica uma receita pronta para se obter sucesso mas indica as bases para que consigamos identificar o caminho a seguir.

Marcus 03/02/2022

Equipes brilhantes
"Não deixa as coisas ficarem pouco claras, nem quando são desconfortáveis. Especialmente quando são desconfortáveis."

"Há uma mudança acelerada no relacionamento que se passa quando se torna capaz de ouvir de fato, de ficar incrivelmente presente com a outra pessoa. É como um passo à frente: "Somos assim, mas agora vamos interagir de modo diferente e nós dois compreendemos o que aconteceu".

"Desenvolver hábitos de vulnerabilidade em grupo é como desenvolver a musculatura. Requer tempo, repetições e uma disposição para sentir dor a fim de obter resultados."

"Ser um bom ouvinte é mais do que assentir com atenção; também se trata de acrescentar percepções e criar momentos de descoberta mútua".

"...os ouvintes mais eficientes se comportam como trampolins. Não são esponjas passivas. Reagem ativamente, absorvendo tudo o que o outro lhes fornece, apoiando-o e acrescentando energia para que a conversa ganhe velocidade e altitude".

"Se você mencionar que é seu aniversário ou uma data importante, o restaurante vai lembrar. Se preferir o pão crocante nas bordas, ele vai lembrar. A tarefa é registrar cada preferência, desempenhada pela gerência e pelos garçons e atrelada ao sistema de reservas, não é simples, pois depende de uma cadeia ininterrupta de atenção e ação".

Essas são algumas passagens do livro que fiz questão de anotar....É um ensaio sobre o mundo dos negócios, equipes e liderança. Ao final a ideia que fica é que tudo gira em torno de pessoas e relações. DESTAQUE para dicas de leitura ao final do livro - Fornece a possibilidade de ampliação e aprofundamento. Massa!

Carla.Zuqueti 26/07/2022

Equipes brilhantes
?Por que certos grupos se tornam mais fortes do que a soma de suas partes, enquanto outros se tornam mais fracos??

Essa é a pergunta a ser respondida por Daniel Coyle no livro Equipes Brilhantes.

Por que algumas equipes caminham em sincronia e crescem nas adversidades, enquanto outras sucumbem a qualquer marola?

O autor traz uma série de exemplos, desde os mundialmente estudados Seals da marinha norte-americana à equipe de criativos diretores de arte da Pixar, levantando algumas características comuns que equipes de sucesso carregam.

Consegui enxergar alguns fatores comuns:

São equipes que sentem segurança no ambiente onde estão;
São equipes onde os indivíduos sentem pertencimento;
São equipes onde as vulnerabilidades são compartilhadas;
São equipes que tem um propósito comum.

Passando pela importância da cultura, ao fator de realmente cada um sentir-se parte da equipe e ao tão comentado propósito maior, o autor detalha com uma série de exemplos reais, cada um desses fatores, como foram observados e dá dicas para aplicarmos em nosso dia a dia.

?A segurança não é apenas o clima emocional, mas a verdadeira fundação sobre a qual se ergue uma cultura forte.?

Segurança, propósito são fatores que costumam ser encontrados em estudos sobre equipes, mas a vulnerabilidade foi algo que me chamou a atenção. Geralmente, associamos vulnerabilidade à fraqueza. Na visão do autor, ela traz uma conexão maior entre a equipe, reforça o pertencimento, estimula a empatia e estabelece a sensação de ?tribo? entre os membros da equipe.

É um ponto de vista interessante, pois realmente pode reforçar a cooperação, que é algo difícil de estabelecer em algumas equipes.

Gostei do livro, traz boas reflexões e discussões.

Natalia 27/12/2023

Reflexões legais sobre como motivar equipes
Usando bastante exemplos inusitados e diferentes, o autor passar por três princípios importantes em comum para equipes brilhantes: Segurança, Vulnerabilidade e Propósito

Ele me ajudou a refletir em vários pontos que posso melhorar e outros que já me considerado proficiente.

Adriele 20/06/2023

O que um líder deve saber
Existem muitos livros sobre liderança e gestão de equipes, mas em Equipes Brilhantes, autor consegue trazer novos pontos de vista sobre a criação uma cultura de desenvolvimento sustentável.
Ele traz inúmeros exemplos de casos reais de sucesso e isso nos faz acreditar que é possível trazer para nossa realidade.
Todo líder deveria investir tempo em saber como construir segurança, compartilhar vulnerabilidades e estabelecer propósito de seus liderados.

Gabi Rocznieski 20/01/2022

Para líderes e para a vida
Gosto de ler livros destinados a líderes muito por conta dos ensinamentos que podemos trazer para o nosso dia-a-dia. São livros que nos ajudam a ser pessoas melhores a cada dia. Espero conseguir colocar em prática.

Tamara 25/02/2023

Cultura
Livro muito importante para empreendedores e empresários que buscam extrair o melhor de suas equipes! Cheio de insight e inspiração!

Amanda.Pinheiro 25/05/2023

Muito interessante
Foi ótimo ver como comportamentos, deixas de pertencimento tem o poder de mudar s eficiência do grupo. O poder da unidade produz grandes coisas

Layziane 06/07/2023

Livro muito bom, leitura leve e rápida. Traz exemplos muito engrandecedores e com certeza ajuda qualquer gestor a montar uma equipe brilhante.

Maysa 03/01/2021

Prático
Leitura suave, com dicas práticas. Muitos exemplos e embasamento. Essencial aos líderes.

Mariane.Gonzales 15/02/2021

Prático
Linguagem simples e de fácil entendimento, essa leitura flui muito bem para quem enfrenta situações liderança na vida. Com muitos exemplos e cases de sucesso. Recomendo.

Tiago 07/04/2021

Sobre Equipes Brilhantes
Livro que traz diversas experiências sobre como criar grupos fortes e motivados.
Dividido em três partes, segurança, vulnerabilidade e propósito. Considerada pelo autos como as três características fundamentais para a construção desses grupos. Ao final de cada uma dessas três partes temos a possibilidade se por em prática através de algumas sugestões.

Mari Nardello 27/12/2021

Ótimo
Livro excelente! Abre nossos olhas para falhas na equipe e os motivos para não ter um time unido. Vale a leitura.