Hilda Furacão Roberto Drummond

Resenhas - Hilda Furacão

jmpearl 25/03/2024

Como vi a série há poucos meses, é muito difícil pra mim dizer o que penso do livro, já que a cronologia e as lacunas de informação foram corrigidas pela série e não sei dizer se teria ficado confuso por si só. não gostei do formato de narração porque não queria saber sobre santana dos ferros ou sobre roberto, queria ouvir sobre hilda, mas no livro ela tem uma participação muito, muito menor. acho que a série soube aproveitar muito bem o material de base e tornar ele melhor

Aninha 20/03/2024

Hilda Furacão
Quando começar a ler esse livro, trate ele como uma fofoca, que é exatamente o que Roberto Drummond faz nessa narrativa.
Hilda é mais um retrato de Belo Horizonte antes do golpe militar e sobre a vida de um jornalista do que uma história de amor entre uma prostituta e um santo.
Hilda é e continua sendo um mistério.

Selene.aahmas 18/03/2024

Escrita furacão
Fizeram milagre com a novela!
Sim é assim que eu começo essa resenha, li muitas outras resenhas, e todas falavam isso,acreditei? não. Mas agora depois de terminar de ler Hilda furacão, que fica com um final aberto, o enredo, achei muitas vezes bagunçado, e esse tal romance, foi apenas um relato.
Em contra partida, é interessante como o autor interage com os leitores, o livro é super fácil de ler, o que bagunça é essa ordem q ele conta.
Um pouco sobre os personagens, eu amei a personagem da Hilda, Cintura fina e Maria Tomba Homem, porém perguntas iniciais do livro, ficaram sem respostas e não me venha com papinho de 1 de abril.
Enfim o livro é bom, mas não acho que possa ser considerado uma obra maravilhosa, a adaptação cinematográfica consegue ser perfeita.

Darlan 17/03/2024

Hilda furacão era conhecida como "a garota do maiô dourado", uma garota doce e meiga, até se tornar a prostituta mais famosa da zona boêmia de belo horizonte. os anos passaram e o mistério continua do porquê de ela ter abandonado a vida de antes. a história, narrada a partir de um segundo ponto de vista, evidencia muitas coisas, como por exemplo a fervorosa paixão de hilda por malthus e o início da ditadura militar no brasil. é um livro que vale a pena ler. os capítulos, em sua maioria, são curtos, então são bem fluídos de serem lidos. a história si é interessante, marcada fortemente pela presença do simbolismo sexual de hilda furacão.

Aninha 16/03/2024

Uma fofoca das boas
Que livro bom!! Conheci a história através do TikTok e foi uma das melhores histórias que eu li nos últimos tempos. Atemporal, intrigante, engraçada e bem elaborada.
Uma grande fofoca, com personagens cativantes e únicos. Indico super!!

@thereader2408 13/03/2024

A furacão na literatura
Hilda Gualtieri Müller é uma personagem fictícia inspirada em Hilda Maia Valentim, imortalizada em um livro de Roberto Drummond. Hilda ficou realmente famosa devido à minissérie Hilda Furacão, escrita por Glória Perez em 1998, em que foi interpretada pela belíssima Ana Paula Arósio. Poucos sabem que Hilda existiu e a vida dela nem foi tão glamurosa quanto relatada no livro e gourmetizada na série. Na verdade, a história da Hilda real foi mais triste e solitária do que se apaixonar por um frade dominicano.

Drummond incrementou sua história quase toda juntando fatos históricos à sua narrativa: a construção de Brasília, o golpe de 1964, alvoroço político entre revolucionários e conservadores. E tudo isso deixou o livro ainda mais interessante. A história do livro se passa em Belo Horizonte no início dos anos 1950 e 60. Hilda, a Garota do Maiô Dourado, enfeitiçava os homens nos clubes da cidade. Recusou pedidos milionários de casamento e por algum motivo que se recusa a revelar se muda para o quarto 304 do Maravilhoso Hotel, na zona boêmia da cidade.

Seu nome de guerra virou Hilda Furacão, e logo se tornou a musa erótica da cidade, tirando o sono da família tradicional mineira. Sua história vai se cruzar com a de três rapazes vindos de Santana dos Ferros: Malthus, que queria ser santo; Aramel, o Belo, queria ser ator em Hollywood e o narrador da história, o próprio Roberto Drummond que queria ser revolucionário.

Mesmo que “Hilda Furacão” não seja uma obra de estrito rigor histórico. Drummond toma liberdade com a linha do tempo e os personagens, remodelando eventos históricos para atender às necessidades de sua narrativa. Embora esta abordagem possa levantar questões sobre a autenticidade do romance como relato histórico, também permite que Drummond se aprofunde nas dimensões psicológicas e emocionais das experiências de seus personagens.

"Hilda Furacão" desafia convenções, enquanto oferece uma reflexão sobre os conflitos dos personagens, além de uma análise perspicaz do contexto político da época. A escrita de Drummond e a profundidade de seus personagens garantem uma leitura cativante, consolidando a obra como um clássico da literatura brasileira contemporânea.

@thereader2408

taissa 12/03/2024

A garota do maiô dourado
Na minha cabeça o final da série é o que realmente aconteceu e o Malthus e a Hilda ficaram juntos depois da ditadura e viveram uma longa vida juntinhos me recuso a acreditar no Roberto Drummond ME RECUSOOOO

maximoff.AJ 12/03/2024

Alerta de spoiler: a Hilda é um furacão
Apesar de ler esperando uma coisa, e acabar recebendo outra, Hilda Furacão não poderia ter me conquistado mais (não é atoa que a fila para o quarto 304 do Maravilhoso Hotel fazia voltas pelo quarteirão)

crislane.cavalcante 10/03/2024

"Hoje é 1° abril, cambada!"

Com esse trecho inicio refletindo sobre a verdade/inverdade sobre Hilda Furacão que se imortalizou em poucas páginas causando essa dualidade: ela realmente existiu tal qual o relatado? Finalizo com o trecho a seguir:

"- Por que você não diz aos leitores que, tal como contou no seu romance, eu, Hilda Furacão, nunca existi e sou apenas um 1° de abril que você quis passar nos leitores? Por que não diz isso?"

Poor Mary 08/03/2024

Li antes de assistir a minissérie. Apesar de não ter assistido a minissérie toda ainda, tenho noção de que ela soube muito bem explorar a obra e deixa-lá até melhor. É um ótimo livro, seu meio é um pouco cansativo, trazendo muitos enredos que se desprendem das histórias principais, e fala pouco na verdade sobre Hilda e Malthus. Mas no geral a leitura é muito fluída e recheadissima da história brasileira, as últimas cenas, com o desenrolar da história de Hilda e Malthus alternando com a realidade do estourar da ditadura, me emocionaram muito. Amei o livro

katharinearron 03/03/2024

HILDA FURACÃO FOREVER
Eu como mineira adorei demais esse livro!! principalmente quando citou uma cidade que é bem do ladinho da minha kkkk
vi uma pessoa falando que ler esse livro é como se tivessem te contando uma fofoca e realmente É!
única coisa que não gostei foi que no final a hilda e o santo não ficaram juntos??

Giovana.Brugnara 01/03/2024

Hilda Furacão
Esse livro tem uma escrita bem fluida, você mal sente o tempo passar ao lê-lo. Ele traz a jornada de Roberto como jornalista num período anterior à ditadura militar no Brasil, apresentando também Hilda e Malthus.

Apesar de eu ter ido ler esperando um romance entre os dois, a história de Roberto envolvendo jornalismo e sua relação com o comunismo, me surpreendeu bastante de forma positiva.

E mesmo já tendo visto a série, não pude evitar ficar desapontada ao ler o final?

adasgarden 29/02/2024

Esperava ler algo parecido com um romance picante meio brega, ou pelo menos mais próximo dos cortes no tt, e fui surpreendido con uma leitura interessantíssima e uma narrativa cativante sobre Minas Gerais durantena ditadura no Brasil.

Mey 28/02/2024

Eu já havia lido “Hilda Furacão” há alguns anos, quando ainda estava na escola, mas percebi que não me lembrava de absolutamente nada da história, porque totalmente influenciada pela rede vizinha, achei que leria um romance entre um Santo e uma prostituta.

Apesar de levar o nome “Hilda Furacão” , o livro de Roberto Drummond não é sobre a figura misteriosa que agitava as noites da Guaicurus, em Belo Horizonte. O autor vai fazer mais um retrato da sociedade da capital mineira, às vésperas do golpe de 64.

O autor tem uma narrativa bem coloquial, que segue o seu fluxo de pensamento, indo e voltando na história, contando detalhes de histórias paralelas, para preencher o pouco que se sabe sobre Hilda e Malthus, ela uma jovem rica que desistiu de tudo para se prostituir e ele um jovem candidato a santo, que pouco conhecia da vida.

Além de Hilda e Malthus, vamos acompanhar Arame, um jovem ambicioso que trabalha atraindo ninfetas para um homem poderoso e também, Roberto, o próprio autor do livro, um jovem comunista que trabalhava como jornalista.

O livro não é ruim, achei divertida a forma que o autor tem de contar a história, parecia que estava sentada numa mesa de bar, conversando com um amigo. E como mineira, que mora em Belo Horizonte, é encantador ver como tudo era antes do golpe e como caminhou para isso tudo.

Para os fãs de história e principalmente, para quem tem interesse em saber mais sobre o período da ditadura brasileira, vale a pena ler “Hilda Furacão”. Mas se quer ver uma história de amor, assista a minissérie da Globo. Aqui temos duas figuras enigmáticas, com histórias misteriosas e um romance com um triste fim (afinal, é a vida real).

site: https://www.instagram.com/p/C30zOjXPHlr/

zezinhaaa 22/02/2024

"sua madrasta vai ser sua vida."
Assisti a minissérie antes de ler o livro e posso afirmar que ela é muito mais interessante que o livro. na narrativa, só se fala da política e a personagem principal, que dá nome ao livro, fica de lado em sua própria história.
apesar disso, foi uma leitura até que rápida e bem fácil de ler.

"... e foi você quem abriu meus olhos, foi você quem me fez descobrir o povo e os trabalhadores do Brasil. foi você."