Hilda Furacão

Hilda Furacão Roberto Drummond

Resenhas - Hilda Furacão

Val Barbieri 09/01/2010

Sou uma leitora compulsiva que sempre se decepciona com as adaptações de livros para cinema e TV. Hilda Furacão me surpreendeu, pois pela primeira vez, a adaptação televisiva superou, e em muito a literária. Os diretores da minissérie realmente fizeram um trabalho primoroso, extraindo um enredo envolvente de um livro tão cansativo e desconexo. Leitura enfadonha, que não recomendo.
Netunus 10/10/2013minha estante
Discordo.

Uiara 25/03/2015minha estante
Concordo

Ricardo 15/11/2015minha estante
São duas abordagens e objetivos bem diferentes! A obra televisiva romantizou e sentimentalizou a história, que não possui tais características. Mas concordo que a adaptação pra TV trouxe mais vida e mais sabor ao livro de Roberto Drummond.

Estevam 14/04/2018minha estante
GLÓRIA PEREZ tirou leite de pedra com a adaptação desta obra! O livro desenvolve a personagem HILDA sendo uma coadjuvante e dá mais o protagonismo para o próprio autor-personagem ( ROBERTO). A GLÓRIA teve que ampliar e estender mais a história da HILDA e de outros personagens nessa SUBLIME adaptação! A minissérie conseguiu dá mais BRILHANTISMO e PROFUNDIDADE às personagens. E a escolha de ANA PAULA ARÓSIO para o papel... foi a mais ARREBATADORA! Sua BELEZA iluminou a história com IMPACTO! Obra-prima em nossa teledramaturgia! Ainda extasia mesmo 20 anos depois!?

Livroseliteratura 25/07/2020minha estante
Faço das suas palavras, as minhas!

Raquel 02/09/2020minha estante
O que mais gosto do livro é a abordagem política. Já a série foi mais focada no romance.

jurdangf 29/01/2024

LOBA
Hilda furacão a maior loba que já existiu, quem dera eu fosse igual ela aos 18 anos. quero saber por que no livro (pq n minha continuação e na série eles tão juntos) ELES NAO ACABAM JUNTOS?
DITADURA DESGRAÇADA nunca odiei tanto a opressão, morram todos que tiveram participação nisso!
enfim amei o livro, hilda sempre icônica e amo ela fazendo oq da na hora, pensou agiu, linda! e amo eles, amor verdadeiro?

lis 10/12/2023

EU TO CORINGANDO SO DEUS SABE COMO TA A MENTE DO PALHAÇO serio que livro bom!! roberto drumond se consagrou como um escritor com a gloriosa hilda furacão, diferente da novela o romance é menos picante mais cru e real, também infeliz, seguirei levando que o da novela foi verdadeiro e eles se reencontraram no final, não aceito que o destino e deus foram tao cruéis de unir e separar eles (mesmo sabendo que é pura ficção) hilda furacão nunca existiu, nem sua paixão por frei malthus, mas se chegou a existir assim como à ditadura esse foi uma mal feito a nação que afetou a mim e vai afetar todos que lerem.

Benicio 14/10/2022

Esse livro é uma jornada pela ascenção do conservadorismo no Brasil pelos olhos de uma prostituta, Hilda aq funciona como uma belíssima metáfora para a liberdade e como a hipocrisia reina nesse país, uma leitura que recomendo a todos

Rodrigo 24/05/2020

Furacão, Hilda
Mistério, amor, sexo, política, boemia mineira e Hilda são os ingredientes que permeiam esse livro que conquistou-me abruptamente.

Paty 21/01/2009

Curiosidade!
Eu li este livro depois de ler uma matéria de jornal... já tinha ouvido muitas história de familiares que juravam ter conhecido a Hilda Furacão!heheh...antes e depois de se tornar uma mulher da vida. Então posso dizer que a curiosidade foi o real incentivo para esta leitura.

Enfim,ser mineira é isso, é apreciar as histórias do nosso povo, é poder escutar seus avós falando sobre como eram as tradições e como as coisas mudaram...

Foi muito legal ver a minissérie depois, porque o cenário foi lindo, o Rodrigo Santoro trabalhou muito bem,e além disso é ótimo ver a nossa cidade tão bonita na televisão.

Gostei muito do livro...

Séh 29/03/2024

Não tanto sobre Hilda
O livro inicialmente me causou estranheza por quão pouco se traz sobre a personagem que dá nome a obra, porém a medida que se compreende que é mais um recorte sobre a vida do próprio autor durante a transição da democracia para ditadura as minhas expextativas se realinharam. No final, é um livro autobiográfico bom e interessante, só não se vá esperando Hilda Furacão como trama principal, ela é mais o plano de fundo misterioso da história

Beatriz Aparecida Nogueira 05/12/2020

Quando o inacreditável acontece... Glória Pérez salvou Hilda Furacão de Roberto Drumond!

Thais645 25/07/2021minha estante
Eu já assisti a essa minissérie, adaptação do livro. Ana Paula Arósio no auge da beleza.

Priscilla 25/07/2021minha estante
Oi Rogi, tudo bem?

Eu criei um grupo no whatsapp pra rifar todos os meus livros para ajudar a arrecadar fundos para concluir minha faculdade de Massoterapia, em Curitiba-PR. Tem livros de vários estilos diferentes a partir de 2,00 o número. Se quiser participar, entra lá que tá rolando sorteios super legais! Me chame no chat ou no whatsapp 41997098290 que te mando o link do grupo. Obrigada!

Ah, o livro que está sendo rifado neste momento é o Tereza Batista cansada de Guerra, do Jorge Amado.

ensaiodelivros 19/01/2024

WE ARE THE CHAMPIONS, MY FRIEENDS ??

TERMINEI O LIVRO depois de 1 mês perturbada, e que ódio desse livro pqp, bom em umas parte e decepcionantes em outras. No geral foi uma leitura muitooo arrastada e dando spoilers aqui: a Hilda não fica com o Malthus no final ??, torci tanto por eles, que raiva viu. Sinto que nadei, nadei e morri na praia..

Thais.Carvalho 18/08/2021

Romance muito bom. A trama traz situações cômicas e prende a atenção. Também é situada em um momento da história brasileira muito hostil e cruel, a ditadura.

Lorena Tostes 30/06/2020

Livro cheio de humor e uma curiosidade angustiante para descobrir quem era Hilda furacão... o fim da trama condiz com o tema brincalhão, nos deixa de "calças abaixadas". Rsrs

Fabby 06/05/2020

Fui visitar Minas
Olá pessoas, que por algum motivo me seguem nessa rede social! Tudo bem com vocês?
Comigo está tudo bem, na medida do possível. Estou aqui hoje para contar a vocês, que durante está pandemia tenho viajado bastante e ontem fui até o nosso estado vizinho, Minas Gerais.
Estive lá ontem entre meados de 1959 e o comecinho do golpe militar em 1964 ( ou seria 2020? Agora fiquei um tanto confusa, será que voltei para a época certa?). Sim prezadxs, fui até lá atraída pelo Mal de Hilda Furacão e não fugi a regra, me tornei uma adimiradora obcecada também, tanto que consegui um dia inteiro em sua ilustríssima presença, assim como na presença de tantas outras ilustres personagens que tanto amei conhecer.
O Francis (Robert Francis Drummond) me conquistou na primeira linha de seu romance, sua escrita criativa, sem floreios, cheia de alegria, leveza e fatos históricos, me levou pelo romance quase platônico entre o Santo e a Prostitua e por um Brasil em meio à crise política que seria estopim para o golpe de 64, vivenciei esse momento junto aos bastidores e pasmem, por um momento fiquei esperando aparecer o nome do atual presidente ?
Entre encontros e desencontros, entre tanques de guerra, entre o "se-me-dão", entre tia Ciana com seu fiel companheiro doguistico, Jolie e tia Çãozinha e o drama do Adão nu, Emecê e sua vida dupla, entre os Três Mosqueteiros, dei muita risada, que foi gratamente acompanhada pela risada de mainha já que compartilhei a leitura com ela, aprendi um pouco mais sobre a história política de nosso país e sobre a vida, com suas certeza incertas e sobre a força de uma mulher Furacão.
Para quem acha a literatura brasileira um saco, ahh prezadx vc está redondamente enganado!

ingrid 09/08/2023

A minissérie supera em muito o livro. Assisti antes de ler e me decepcionei com o desenvolvimento dos personagens no livro. Acredito que havia muito mais para explorar de uma personalidade tão interessante como era Hilda, que, aliás, realmente existiu. A sensação que fica após a leitura é que o autor se utilizou de uma pessoa interessantíssima para discorrer sobre acontecimentos ordinários de sua própria vida. Se a leitura não vale tanto, assistir a minissérie é fundamental.

Cristian Fontoura 15/04/2024

Batidas na porta da frente... é o tempo.
Li Hilda achando que o livro seria muito pior que a série da TV Globo de 1998, já que esse era comentário recorrente acerca da obra. Confesso que a série é um primor que conquista qualquer um quase que instantaneamente, considerando o carisma das personagens que movimentam Sant'ana do Ferros e Belo Horizonte dos anos 60. O livro, porém, é narrado do ponto de vista do autor, que apesar de também narrar a minissérie, tem bem menos destaque na adaptação do que a personagem-título. A história de amor impossível entre Hilda e o "Santo" Malthus é muito interessante e complexa. "Hilda" é mais do que uma Gata Borralheira brasileira dos anos 50/60, é uma história que mexe com o imaginário político, social e religioso do nosso país. Vemos aqui um povo em polvorosa frente a "ameaça comunista" e em "defesa da família cristã", ao passo que são confrontados pelo furacão que é Hilda, a ex-garotinha de família exemplar transformada na cortesã que movimenta a economia e gera falatório por toda Minas Gerais. Um livro bárbaro - recomendo!