Heitor

Heitor Thiago Limeira

Resenhas - Heitor

Guiliardo 22/05/2021

Um bom livro
O livro narra a história de uma personagem - uma moça - que passa pela estranha experiência de estar sendo visitada por uma "entidade" chamada Heitor.
A estrutura de texto do livro é definida por mensagens, aparentemente mensagens longas de MSN (antigo modo pelo qual os avós costumavam a se comunicar, crianças) de uma amiga para outra. Apenas lemos as mensagens de um personagem da qual, como já citado, narra sua experiência de contato com um "ser" sobrenatural, Heitor.
Apesar das 3 estrelas, eu gostei - e até que demasiadamente - do livro. Não pode ser comparado com nenhum clássico e acompanha certos furos na construção de identidade da personagem. As conversas relatas pela personagem para amiga são simplistas e apresentam um certo ar de presunção intelectual, há a menção de livros e autores clássicos, mas nunca um aprofundamento real do assunto, apenas menções que, levando em consideração a estrutura do livro, até que faz sentido, sendo que são mensagens "curtas" e, desse modo, a praticidade e rapidez é o meio de comunicação. Acredito que outra crítica justa seria dizer que o autor deveria nos apresentar mais dessa moça, da pessoa da qual acompanhamos todo o desenrolar da história, todavia, tirando esse fato, a história é boa e, até mesmo, ao final, te traz certa dose de divagação fazendo-o pensar que, ao lermos as últimas linhas, sejamos levamos a nos indagar se o que acabamos de ler é o que de fato está acontecendo.
Diria que foi semelhante - ainda que em muitíssima menor escala - ao terminar o "O Processo" do Kafka; sem as doses de ansiedade, é claro. Não entro em divações do que poderia ser o "algo mais" do fim pois estou ciente que o autor do livro possa ler essa resenha e me ache um completo imbecil pois, talvez, essa nunca fora sua intenção e a histótia apresentada nada mais seja do que uma história. Enfim.
Recomendaria? Sim, recomendaria. Não é perfeito, mas é uma história boa e acredito que se valha a pena ser lida.