A História Do Futebol Para Quem Tem Pressa

A História Do Futebol Para Quem Tem Pressa Márcio Trevisan

Resenhas -

Maykon Souza 27/03/2024

Entrega o que propõe
Livro bom. Leitura fácil, mas um pouco desorganizada. Às vezes parece que está sendo depositado informações e mais informações ao leitor. Mas entrega o que promete. Consegue em poucas páginas resumir a história do futebol.

Carlos.ParedAo 12/11/2023

A história do futebol pra quem tem pressa é muito bom pra quem não tem a menor ideia de como funciona, obs: depois que li esse livro comecei a gostar de futebol

Michel.Nascimento 19/09/2023

Livro simples e rápido, cumprido com o seu objetivo. Comenta sobre os melhores jogadores brasileiros e do mundo, as copas do mundo. Breve história do futebol brasileiro.

AndrA374 25/08/2023

A História do Futebol para Quem Tem Pressa, é um livro que oferece uma visão rápida e acessível sobre a evolução do futebol ao longo dos anos. Ele abrange os principais marcos, jogadores icônicos e momentos históricos desse esporte popular, tornando-o uma leitura interessante para quem busca conhecimento básico sobre o assunto em pouco tempo.

Mariana113 19/07/2023

Superficial
Poderia enfatizar outros jogadores importantes para a história do futebol brasileiro, só mostra de forma rasa as conquistas. Não gosto muito do assunto, mas achei que é uma leitura ruinzinha de acompanhar.

Gleid 11/07/2023

Trata se de um livro bem modesto.
O autor foi superficial em muitos aspectos, pra quem já tem familiaridade com o esporte, ele pouco agrega, nada que um curioso ja não saiba, a parte do livro que mais me agradou foi o capítulo de escalações táticas e sua evolução.
Senti que o autor deixou de fora muita coisa, como por exemplo, o tempo jogado dos 90 minutos, como e quando chegaram nesse tempo. Achei grotesco não mencionar George Best e Manuel Neuer no capítulo dedicado a grandes jogadores estrangeiros.

Lucasfhb 16/06/2023

Esperava muito mais
É um bom livro pois conta a histórias de diversos craques mundiais e nacionais e de diversos campeonatos pelo Brasil e pelo mundo. Por apresentar muitos dados e muitos números, acaba sendo um livro muito cansativo e repetitivo. Acho também que o livro citou apenas o futebol na região Sudeste, esquecendo completamente as outras regiões do Brasil. Como também ele falou poucos dos principais campeonatos europeus (Champions League, Europa League e Mundial).

Larissa266 02/06/2023

Gramado limpo até os 45
O livro flui que é uma belezinha. Demorei pra terminar porque sou marmota.
Mas a linguagem é muito tranquila, e conversa que nem mesa de bar.
É bem completo em estáticas e estratégias, é uma boa base pra iniciantes na bola e uma aula de Campo.

NatyNatalia 01/02/2023

Ele é bom, porém poderia ser melhor
Esse livro é muito bom. Tem vários pontos positivos, mas poderia ser melhor na objetividade. Muitos nomes, e poderia haver a foto dos jogadores.
Guilherme1654 25/07/2023minha estante
Como eu leio

NatyNatalia 26/07/2023minha estante
Eu li em e-book pelo skeelo

Leonardo.Goulart 10/01/2023

Achava bem melhor que focasse só no século 20, mas é uma série pra você ter um conhecimento basico e ler em pouco tempo. Vale mais pelos capítulos iniciais da origem do esporte, começo no Brasil e Copas do Mundo.

Juliani8 26/11/2022

Para ler em clima de copa
Não sou exatamente a maior fã de futebol do mundo, mas achei que a leitura deste livro viria a calhar com o clima de copa do mundo. Por incrível que pareça fui surpreendida e acabei gostando bastante, o autor soube condensar bem a história do futebol de um jeito interessante. Gostei principalmente da conclusão, achei o texto muito bom e emocionante. A única coisa que eu não gostei foi que o autor se estendeu muito nas histórias dos jogadores, essa parte foi um pouco cansativa. Mas o restante foi bom.

Samuel Valdevino 23/10/2022

É Gooooooollll
Em palavras simples, o livro pode ser resumido como um resumo sobre o futebol, com destaque para o futebol nacional.
Eu particularmente nunca fui muito fã do esporte, mas após a leitura desse livro (que apesar de massa te eu posso considerar como expetacular), tenho que dizer que passei a ter um outro olhar sobre o esporte.

vluiz 10/08/2022

Simples e rápido
Apesar de ser uma descrição superficial do futebol, achei que este livro nos dá uma visão bem interessante da origem do esporte. Principalmente no Brasil.
Aliás, achei que ficou muito focado em demonstrar como o esporte foi crescendo no país e não mostrou muito como essa proliferação foi acontecendo no mundo inteiro. Mas entendo que a ideia da série é resumir e focar em um ponto de vista.
Para quem tem interesse em conhecer uma visão geral do futebol, este livro é uma bela forma de começar.
Recomendo.

Clube do Farol 08/08/2022

Resenha por Elis Finco @efinco
Olá, pessoa do Clube!! Hoje, venho teclar sobre um livro que eu tinha uma grande expectativa sobre essa leitura, porque eu realmente queria conhecer mais da história desse esporte que desperta tantas emoções e que anda lado a lado com a história do mundo e de nosso país. Não é preciso ler as obras anteriores para conferir sobre A História do Futebol, mas acredito de todo coração que você vai se apaixonar tanto por essas 200 páginas de um conteúdo que, além de fazer parte da história de cada brasileiro, vai ser um clássico de primeira grandeza na estante de todo leitor, mesmo (vai saber) que não goste de futebol.

A narrativa desse livro tem gosto de gritar GOOOOOLLLL no mais alto e bom som, que em momento nenhum tem um tom "professoral", mas sim de alguém querido te contando uma história cheia de emoção e que, mesmo sem querer, você já ouviu uma parte ou outra durante a vida. Para quem não conhece a emoção a que me refiro, basta dizer que: a narrativa é super fluida e tem um tom envolvente e leve, que deixam a leitura informativa e fluida na medida certa. Não é escrita em um tom popularesco, mas sim com uma linguagem a qual o português se orgulharia, sem cair em um eruditismo desnecessário. Então prepare-se para ler um texto escrito em uma qualidade excelente, que beira a narrativa de uma partida em quem ganha é o leitor.

Nos primeiros capítulos vemos que futebol era algo que começava a nascer em vários locais do mundo de modos muito diferentes, porque me trouxe a certeza que era algo predestinado a acontecer. Adorei saber sobre porque é atribuído a Inglaterra a “paternidade” do futebol moderno e como algumas regras foram sendo “criadas” conforme a necessidade do esporte e não por vontade de algum “cartola” (dirigente, diretor ou presidente de time de futebol).

Claro que temos números e tabelas. Ah! Quem adora futebol ama tabelas, mesmo que não entenda nada sobre elas, basta ter seu time no topo para o mundo ficar um pouco melhor, risos, e já advirto que você, leitor(a)m vai se ver no mínimo procurando pelo nome BRASIL nelas. Outro ponto alto dessa história para quem tem pressa são os grandes nomes do esporte, dentro e fora de campo. Com certeza você vai abrir um sorriso ao ler os grandes nomes que você conhece e se emocionar com a data do fim de jogo para alguns desses nomes.

O autor coloca de forma precisa e informativa a história do esporte, e também porque ele ultrapassa em muito as linhas do campo e toca a vida de muitos. Com a história vamos vemos os atos de “Rebeldia” em ter negros pobres e operários no time, como as guerras e mudanças no mundo acompanharam as transformações desse esporte em algo mundial e porque uma criança em um campo de refugiados é um grito de esperança.

As formações do time em campo, nome das funções que cada jogador assume e também as mudanças de nomenclaturas ajudam tanto a quem sempre assiste aos jogos, quanto aquela pessoa que quer entender um pouco mais do jogo que mantém aquela pessoa querida presa à televisão, rádio ou internet por 90 minutos ou mais, e não entende muito a reclamação de um 5-3-3 ou fulano como ala e não centroavante.

Com parte do livro dedicada ao futebol no Brasil, vemos como saiu dos times do eixo Rio-São Paulo para ganhar os "campos" de todo o país. Futebol é algo que para muitos, como para mim, significa amigos, família e muito, muito amor envolvido. E independente do time, no Brasil é constantemente ligado à mudança de vida, do menino que começou no terrão e ganhou o mundo, mudando não só sua história, mas a de toda sua família. Se você parar por um minuto e começar a ver ESSE lado do futebol, vai entender porque nós torcemos tanto pelo jogo, que para alguns é uma ponte para uma vida melhor. E por mais que sejam poucos que alcancem o topo desse sonho, um que consiga e mude a vida de tantos já fez valer a pena a torcida.

A única nota que eu lamento que não tenha existido nesse livro é um extra sobre a perda lamentável, repentina e ainda dolorosa do time da Chapecoense no acidente (eu diria assassinato, mas enfim) aéreo que trouxe a maior dor que o futebol e os brasileiros já experimentaram. Ainda me recordo das palavras de Caio Júnior antes do voo: "Se eu morresse hoje, morreria feliz". Lamento que você tenha ido, mas não na lamento que tenha ido feliz.

A edição está linda, com tabelas, ilustrações e fonte e diagramação impecáveis. A encadernação é ótima e a revisão foi perfeita sem erros de ortografia ou digitação. Mesmo em páginas brancas a leitura não sofreu qualquer problema e as orelhas em tamanho maior, trazem mais informação, conteúdo e beleza ao livro.

site: http://www.clubedofarol.com/2019/10/resenha-historia-do-futebol-para-quem.html

Arthur.Marin 25/06/2022

Bom para quem quer entender mais o futebol
Livro bom. Resume bem a história do futebol, seus maiores gênios, recordes e feitos. É uma obra boa para quem quer começar a entender sobre ou aprofundar um pouco mais o conhecimento sobre esse esporte.
Porém, a única coisa que me incomodou um pouco nesse livro, é que o autor muitas vezes coloca sua opinião ao longo do texto, como por exemplo, chamar diversos clubes de pequenos. De resto, gostei do livro. Para quem quiser aprender sobre o futebol, recomendo!