A fabulosa história do hospital

A fabulosa história do hospital Jean-Noël Fabiani




Resenhas - A fabulosa história do hospital


38 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Maximiliano 12/02/2024

Que livro péssimo!
Primeiro ponto: O nome deste livro está errado, deveria ser: "A SIMPLISTA história do hospital NA FRANÇA: As memórias de um médico". Que livro terrível.

Primeiro porque os aspectos históricos são poucos e rasos, uma informaçãozinha aqui e outra ali, mas a pior parte é que ele usa o livro para escrever suas memórias, citando quando ele se sentiu humilhado por não saber nada em uma palestra do Lacan e, anos depois, se sentiu vingado ao receber o psicanalista em uma emergência e poder explicar algo para ele.

O único motivo para não dar apenas 1 estrela foi pela história de como os barbeiros se tornaram os primeiros cirurgiões. Único ponto que valeu a pena no livro. Mais ou menos uns 4 capítulos, de 28!!

Devemos parar de normaizar livros ruins. Existem livros que valem a pena ser lidos e livros que não. Este não vale.
comentários(0)comente



Ju Rocha 08/01/2024

Eu gostei da leitura, apesar de ser a história dos hospitais na França e não no mundo. Mas é uma leitura boa pra elucidar o mundo antes da revolução da medicina e do cuidado médico.
comentários(0)comente



Marcelha.Leone 09/07/2023

Muito bacana conhecer a história da medicina, a origem no Clero e o curioso papel dos barbeiros. Pena que fica concentrado na França, porque fiquei muito curiosa em saber como foi a evolução da medicina no Brasil.
comentários(0)comente



celestx 27/05/2023

?
A leitura é bem tranquila de ser feita. Vale ressaltar que é uma leitura informativa, o autor aborda na obra diversos fatos interessantes, o que traz para o enredo um conteúdo muito bom.
Digo que foi ótimo ler sobre isso nesse período (cursinho pré vestibular), fiquei mais tranquila com a minha de decisão.

??Por causa dessa modesta experiência, independente dos cantos das sereias, eu me apego à ideia de que o mais importante é fazer aquilo que a gente gosta, sem se preocupar demais com previsões e perspectivas profissionais, e - acima de tudo - não escolher nada pior do que ter uma profissão que não traz uma motivação verdadeira, mesmo que a gente seja nomeado professor-doutor rapidamente. A não ser, é claro, que o objetivo principal de alguém seja o título de professor-doutor. Mas isso é outra história??
?pg 160
comentários(0)comente



Maria6697 22/04/2023

Um livro bem fácil de ler para quem é da área de saúde. Fabiani sabe narrar de forma bem lúdica até os marcos da história da medicina e dos hospitais. Obviamente, como todo bom francês, atribui tudo de bom sendo obra unicamente da França.
comentários(0)comente



Laíssa 06/04/2023

Divertido
Que delicia ler esse livro..extremamente fácil e rápido de ler..foi possível daralgumas risadas com a escrita do autor! Recomendo para os profissionais da saúde!!
comentários(0)comente



nifontana13 02/04/2023

Para quem espera uma história geral da evolução dos hospitais pelo mundo será um pouco frustrante, pois o autor traz a história da França, seu país, com pinceladas sobre outras situações. No geral é muito interessante.
comentários(0)comente



Paulo Silas 22/03/2023

"A Fabulosa História do Hospital" é um livro divertido e envolvente, voltado para qualquer tipo de leitor - do leigo ao versado no tema da medicina - e que oferece um bom panorama sobre o que e como foi a a medicina hospitalar ao longo dos séculos. Não apenas isso, pois em que pese o título mencione que a história contada é a do hospital, o autor vai além, narrando fatos históricos temáticos curiosos a sobre pesquisas acadêmicas, métodos cirúrgicos, organização hospitalar e muito mais. É assim um livro, em que pese curto, bastante amplo em sua abordagem.

Dividido em 28 capítulos, o livro traz exposições sucintas sobre cada um dos temas sobre os quais aborda e explana. A influência de De Gaulle para com os Centros Hospitalares Universitários, a descoberta da anestesia e a resistência encontrada para sua aplicação no procedimento do parto em uma sociedade religiosa que via que o ato deveria ser dolorido ao considerar a previsão bíblica nesse sentido, a influência da psicanálise para o tratamento de casos em que a medicina em um sentido puramente fisiológica não dava conta e diversos outros são os temas que o autor narra ao leitor ao longo das pouco mais de 200 páginas do livro.

O livro em geral pode ser considerado como uma espécie de guia de curiosidades sobre a medicina e como se deu sua evolução, o que é contado no decorrer dos capítulos não necessariamente em uma ordem cronológica ou de maneira linear. Cada capítulo pode ser lido de forma isolada, pois um determinado assunto é abordado em seu todo - de forma concisa - em cada um dos textos que recebe essa divisão capitular. Não se trata de um livro técnico, tão menos de uma minuciosa análise histórica do hospital ou da medicina. O próprio título (pelo termo "fabulosa") indica isso, tratando-se assim de uma excelente obra que instrui ao mesmo tempo em que diverte - e o tom adotado pelo autor contribui muito para isso.
comentários(0)comente



Henderson 18/02/2023

Esse livro não é para o público brasileiro. É para o público francês. Ele nem deveria ter sido traduzido em outras línguas ou vendido em outros países, mas as editoras, né...querem dinheiro. Apesar disso, tem algumas informações interessantes.
comentários(0)comente



Mia2108 27/11/2022

Mt bom
Cara é um livro q eu li a um tempo já alguns anos kkk, mas ele é realmente bom é pra quem gosta mesmo de medicina e história.
comentários(0)comente



Filipe 23/10/2022

Indico para quem deseja aprofundar seu conhecimento
No livro é falado sobre a história do hospital (como o próprio título já informa) com detalhes importantes, procedimentos médicos que envoluiram com o tempo, lugares marcantes para a história, nomes de médicos.

É realmente incrível ver como o conceito de "hospital" que conhecemos hoje mudou muito. Quando se falava em hospital no século 20, não era a mesma coisa que hoje e no próximo século também não será a mesma coisa que hoje em dia.

Um livro interessante, recomendo
comentários(0)comente



Júlia 30/07/2022

O livro é interessante, apesar de eu ter demorado meses para ler pois cada capítulo conta um pouco sobre a história da medicina e dos hospitais, fazendo com que a leitura não precise ser contínua. Conforme o livro foi avançando o autor foi se focando mais na construção do hospital moderno na França (é de se esperar, já que ele é francês), o que me causou desinteresse, porém é um bom livro e traz muitas curiosidades sobre a medicina através dos anos, além de esclarecer um pouco os ceticismos acerca do funcionamento da saúde pública em todo o mundo.
comentários(0)comente



EduardoCDias 15/07/2022

Hospitais e evolução
O título induz o leitor a pensar que se trata de história sobre a evolução dos hospitais mas, na verdade, conta sobre várias descobertas da medicina (penicilina, estetoscópio, viagra,?) e fala sobre a evolução e a criação apenas dos hospitais de Paris. Para mim, que trabalhei em um hospital nessa cidade acabou sendo uma leitura interessante.
comentários(0)comente



Lenon, André Lenon 22/05/2022

Um ótimo passeio rápido pela história da evolução do hospital (não da medicina), muito bom como introdução e para despertar interesse em se aprofundar.
comentários(0)comente



Tinúviel 14/05/2022

Alguns fatos bem interessantes, outros nem tanto. Teve alguns assuntos que não tinham muito a ver com a proposta do livro.
Maximiliano 12/02/2024minha estante
Finalmente uma resenha sincera sobre este livro. Acho que as pessoas tem a mania de endeusar todo e qualquer livro lido. Existem livros péssimos, e este é um deles.




38 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR