As Melhores Aventuras Do Sítio Do Picapau Amarelo

As Melhores Aventuras Do Sítio Do Picapau Amarelo Monteiro Lobato

Resenhas -

Milena 14/09/2020

O programa de televisão Sítio do Pica-Pau Amarelo fez parte da minha infância inteira. Era inexplicável a sensação de viajar para o Sítio e viver tantas aventuras junto dos personagens que tanto amo. Mas ainda não havia lido, então resolvi conhecer o sítio real, criação de Monteiro Lobato.
Primeiramente, gostaria de falar sobre o racismo escancarado que há nessas histórias. Cada vez que eu lia uma expressão racista, eu precisava parar, respirar pra ter forças e concluir o livro. Me dói muito ler qualquer coisa do tipo. Mas mantive a paciência, afinal, precisamos levar em conta também a época em que foi escrito, a época de um Brasil que ainda saía da escravidão. É doloroso pensar que para a maioria das pessoas aquele racismo tão absurdo era normal. Mas não posso mentir: meu estômago embrulhou várias vezes durante a leitura.
Se um dia eu tiver filhos, não permitirei que eles leiam a obra de Monteiro Lobato. O motivo? Jamais permitirei racismo, e sendo uma mulher branca, meu papel nesse movimento é ouvir, respeitar e principalmente jamais permitir qualquer forma de preconceito. Além disso, temos uma Emília, uma Narizinho e um Pedrinho bem irritantes, que aprontam e são desrespeitosos, sem contar a violência aos animais.
Vale lembrar que essa edição da Nova Fronteira não traz a obra completa - algumas histórias estão pela metade. Indico para pessoas que como eu, queiram apenas relembrar um pouquinho a infância.
Esquecendo todos esses pontos citados, foi muito bom voltar ao Sítio, me senti em casa, pude reviver momentos únicos do meu tempo de criança e acredito que valeu a pena por esse motivo. Pude até sentir o cheiro do bolinho de chuva, da terra, do cafezinho novo na casa de vó. Apesar de tudo, foi sim, uma boa leitura!
Lari 28/08/2022minha estante
Obrigada pela resenha Milena, já vou atrás de outra edição pois quero as histórias integras! Sim, o racismo é escancarado pois Monteiro era membro da sociedade eugenista do Brasil quando isso era politica pública, não é apenas um reflexo da ''época'' (pois as consequências disso são bem vivas ainda, apenas adaptadas e as mudanças são lentas), o racismo do autor polui a obra pois fazia parte do seu instrumento de trabalho não sendo possível separar o autor da obra (frase adaptada de um texto de Igor de Aquino ). Nunca li nada do autor, quero matar a curiosidade de todo o reconhecimento que ele tem e também saber da fonte sobre a sua escrita e esses trechos racistas, para não ouvir só da boca dos outros. Concordo que não deva ser apresentado as crianças, elas ainda não tem sendo crítico desse nível para conseguir separar ou pensar sobre racismo e a violência que isso é, acredito que deva ser apresentado apenas para o publico adulto, algo como ''O Nascimento de uma Nação'', que sim, contribuiu e revolucionou a indústria cinematográfica mas ninguém nega o racismo presente fortemente na obra! Não se deve censurar ou negar as contribuições positivas da sua escrita mas também não se deve ''fingir'' ou diminuir essas problemáticas que refletem o autor acima do contexto da época, pois ele não era um simples individuo influenciado. Mais uma vez obrigada pela resenha, não acho que vou ter uma sensação nostálgica, assisti o sitio algumas vezes na globo lá nos anos 2000 mas eu preferia os desenhos do SBT kkkkkkkkkkkkkk, enfim, vale para criar uma opinião própria e não baseada no que os outros falam, vou atrás de uma edição mais completa.

Wallace 04/10/2023

Gostoso de ler, mas as histórias não foram bem selecionadas
Livro bonito e bem acabado. As notas são excelentes e bem necessárias pra contextualizar o leitor sobre a época em que o livro foi publicado. Minha única queixa foi sobre as histórias selecionadas, parecem meio desconexas?

Camila.Prioste 19/01/2024

A edição é linda e me levou diretamente para infância, assistindo as aventuras do Sítio do Pica Pau Amarelo na tv ao som de Gilberto Gil. Lembro aqui que é uma coletânea com algumas das histórias escritas por Monteiro Lobato e não a obra em sua completude, portanto, algumas histórias ficam um pouco sem contexto. Apesar de ter adorado a leitura e a sensação que está me trouxe, tem um ponto em especial que acho importante ser frisado. Ao longo do texto existem várias notas editoriais que são extremamente necessárias para contextualizar o texto racista de Lobato. Diversas passagens são difíceis de serem lidas devido a tratativa escravagista com nos deparamos. Lembrando que os textos foram escritos no início do século XX, poucos anos após a abolição da escravatura e, portanto, um diferente contexto social. É inimaginável, nos dias atuais, pensamentos e falas tais quais encontramos no decorrer da leitura, por esse motivo, acredito que os textos do autor não sejam mais adequados para leitura de infanto-juvenil.