Discriminação e disparidades

Discriminação e disparidades Thomas Sowell

Resenhas - Discriminação e disparidades

Nany.Barth 18/03/2020

Excelente livro.
Que LIVRO, minha gente. Que obra prima!!
Poderia afirmar que este pequeno livro vale mais que muitos anos sentada numa cadeira em sala de aula. Considerando, inclusive, a minha limitada capacidade de compreensão dele como um todo.
FATOS, realidade, números apresentados e estatísticas reais dos acontecimentos, das teses e de boa parte de tudo que vivemos hoje como consequência da "força da palavra" sobre os fatos reais/dados estatísticos.
*Texto da contracapa: Muitas teses foram propostas para tentar explicar os motivos das diferenças - sociais, econômicas e de outras naturezas - entre indivíduos, grupos e nações. Há quem defenda que os menos favorecidos são vítimas da genética. Outros crêem que os menos afortunados são vítimas dos mais afortunados. Mas e se, na realidade, houver uma tentativa ignorante - ou intelectualmente desonesta - de interpretar dados estatísticos para que sirvam a agendas políticas e acadêmicas? E se existir o risco de que as ações tomadas para combater a discriminação acabem aumentando o problema?
Para entender os fatos é necessário examiná-los em seu contexto. Boas intenções nem sempre levam a bons resultados.
Um livro que, acima de tudo, nos ensina muito sobre a vida real, sobre compreender os fatos antes de sair defendendo ideias "bonitinhas" que nos são repetidas massivamente. Um livro que todos deveriam ler e ter em casa.
"Muitas pessoas não gostam de ouvir os economistas dizerem que não existe almoço grátis, mas isso não muda a realidade". Pág. 37 - (Ou seja, a realidade/verdade não está preocupada com os nossos sentimentos).
"Atitudes e crenças, por mais fortemente mantidas ou sonoramente proclamadas, não se traduzem automaticamente em resultados". Pág. 63
Olhando para o passado, há muito que inspira e muito que horroriza. Quanto ao futuro, tudo de que podemos ter certeza é que ele está vindo, estejamos bem ou mal preparados para ele. (Pág.149).
Poderia passar dias colocando as incríveis citações desse livro, mas não caberia aqui. Por isso, sugiro que leiam e aproveitem essa riqueza de conteúdo.

Rogerio.Flores 30/12/2022

Discriminação e disparidades
Thomas Sowell, economista americano negro altamente respeitado na comunidade internacional, faz aqui um tratado objetivo sobre um tema bastante polêmico e controverso. De forma clara, organizada e didática, faz uma análise pormenorizada sobre as discriminações e potenciais resultados de diferença de resultado e renda. Se quer compreender o tema de maneira racional, abrindo o espectro de raciocínio e sendo capaz de diferenciar o que é fato do que é falácia, este livre abre muitas portas. Tratando-se de um tema muito presente na atualidade e, com o objetivo de melhor resolver ou trabalhar com as consequências existentes, nada melhor do que conhecer verdadeiramente o assunto, entendendo-o sob diversos aspectos. Trata-se de um livro curto e conciso, para um tema tão amplamente debatido, mas nem por isso de coloca como pobre ou carente de maior abrangência. O trabalho demonstra um ponto de vista milimetricamente discutido e, com certeza, importante para a nossa vida social atual. Recomendo fortemente a leitura.

Renata Rezende 09/08/2020

Pra pensar fora da caixinha
Sowell usa inúmeros (às vezes, cansa) exemplos estatísticos para confrontar ações políticas reais (nos EUA e mundo) que falharam por interpretar 'discriminação' de uma única forma apenas. Para fazer isso, o autor separa a 'discriminação' em três significados distintos e mostra que nem sempre discriminação é racismo.

RALPH 16/05/2020

Um mestre da quebra de narrativas
Thomas Sowell é fantastico em alidar dados empiricos contra o senso comum. Nessa obra não foi diferente, considero este um dos melhores livros que li dele. Discriminação e disparidades é um grande livro, leitura fluida, envolvente e agradável um excelente texto.

Vinícius 19/06/2022

Um outro olhar sobre distorções sociais
As pautas sobre preconceito, disponibilidade de trabalhos e desenvolvimento intelectual das populações afrodescendentes são analizadas com dados estatísticos e experiência de quem viveu décadas difíceis do século passado. O economista Thomas Sowell é um dos grande nomes mundiais nesta temática. Odiado por parte da "beatiful people" que adora levar tudo de mau para as pautas discriminatórias. Foi o primeiro livro que li do autor, com certeza não é um dos melhores, a lista é longa publicou mais de 40 livros.

Teixeira 15/11/2020

Podia der batido uma nesse tempo
Se você por um acaso leu o original e inglês e viu a página do goodreads deve der notado o padrão do publico de Karens e sujeitos de oculos rainban. Sowell não é conhecido como token a toa.
Espere: várias materias de jornal mascaradas como pesquisas quantidativas, opnião mascarada de fatos e conclusões que vão contra a maioria das pesquisas quantidativas modernas. O autor não respondeu até hoje o porque da falta de qualquer estudo sendo citado no livro ou comparações posteriores. Ele até dá vez ou outra uma opnião moderada baseada em sua experiencia pessoal só pra te decepcionar logo em seguida. Nenhuma surpresa que não seja citado em cursos da área nem seja referencia pra nada se não um comentário breve. Li numa manhã que estava de saco cheio, ótimo exercicio de debate e provação. 10/10 pelo chaos que me garantiu.

Gabriel.Sabino 27/01/2021

Vale a leitura
Eu recomendaria este livro para as pessoas que já tem uma familiaridade com temas relacionados a estatística, economia, administração, áreas afins e que se interessem pelo universo das políticas públicas voltadas ao tema.

O início do livro prende bastante você, Thomas Solow consegue passar a sua visão bem acadêmica de uma forma compreensível e com exemplos claros, geralmente aplicados a realidade norteamericana.

Leandro.Vini 23/11/2022

Ótimo livro, autor escreve se forma simples, porém bem didática. Passa seu olhar sobre problemas de interpretação estatísticos, que em muitos casos, levam a interpretações se não errôneas, mas sim passionais.