Cor Não Tem Gênero

Cor Não Tem Gênero Cínthia Zagatto

Resenhas - Cor Não Tem Gênero

Marina 05/05/2020

Cor não tem gênero é uma coletânea de contos que nasceu como uma resposta a uma fala da ministra Damares, em 2019. O livro traz diversos personagens e histórias que questionam e desafiam os papéis de gênero estabelecidos pela sociedade, assim como a própria concepção de gênero.

Os contos são curtos e de leitura fácil. Em apenas alguns minutos dá pra ler o livro todo. Justamente por ser curto, e provavelmente ter sido escrito às pressas (como uma forma de protesto pela fala da ministra), alguns contos são um pouco superficiais. As ideias estão todas mastigadas, simplificadas, e as críticas são bem óbvias e nada sutis.

Apesar disso, é um bom livro, alguns contos são gostosos de ler, e sempre vale a pena apoiar autores independentes e leitura LGBTQ+, principalmente com a dificuldade desse tipo de literatura ganhar espaço no mercado. Por isso indico e recomendo.

nemlanency 29/07/2020

Histórias com temáticas e formatos diversos, mas uma só mensagem.

Panda38 26/07/2021

Livro LGBT+ muito bom mesmo, cheio de contos que são simplesmente perfeitos! Super recomendo o livro!

Milena 04/11/2021

uma coletânea de conto, sobre resistência, visto que a diferença não é bem "aceita" pela nossa sociedade
Não sou muito fã de contos, mas esses aqui me pegaram de jeito. Claro que alguns conversaram mais comigo do que outros, mas isso não deixou a leitura em nenhum momento ruim, pelo contrário, até os contos que não tiveram uma ligação muito grande comigo, foram novos pontos de vista e novos aprendizados...

Recomendo a leitura, já que cada conto tem uma história pra contar, uma reflexão pra ser tirada e uma pessoa pra conquistar...

Luísa 13/10/2019

Boa ideia, execução mediana
"Cor não tem gênero" é uma coletânea de contos com temática LGBT publicada neste ano como resposta à declaração da ministra Damares sobre meninos usarem azul e meninas usarem rosa.

Os protagonistas de todos os contos questionam os estereótipos de gênero de alguma forma, seja por sua orientação sexual ou pela sua performance em termos de vestimenta e demais características físicas.

As histórias são todas bastante curtas e muitas delas fazem referência direta e explícita ao governo Bolsonaro e a seus ataques à comunidade LGBT, o que foi interessante de ver representado em livro, mas, ao mesmo tempo, tenho minhas divergências em relação à forma como as críticas ao governo foram apresentadas.

De todo modo, considerando a importância da literatura LGBT, recomendo a leitura no sentido de ampliar as visões da comunidade LGBT que estão presentes na literatura.

Clara.Pamponet 29/02/2020

Um livro muito bom
No livro Cor não tem gênero, eu me tirei da zona de conforto para ler uma coletânea de contos LGBTS.

A principio achei que detestaria e com isso procrastinei a leitura pelo tempo que pude, mas quando comecei a ler não conseguir parar.

Cada conto tem sua particularidade e perfeição. Nos tocando da melhor forma possível.

É um livro para ser lido com calma, para entender nas entrelinhas algumas criticas que são feitas.

Adorei a leitura e todo o meu medo de não gostar foi suprido por um prazer ao ler.

Keka_ 30/04/2020

Alguns contos são bons e outros nem tanto, mas quando se fala da temática LGBTQ+ sempre é dolorido ler sobre o processo de aceitação, preconceitos e os julgamentos que os indivíduos sofrem.

"...você pode ser quem quiser, ter a aparência que quiser o que importa é quem é por dentro, a sua essência."

"E chegamos em tal nível de preconceito que pessoas muito influentes na vida de todos os brasileiros se acham no direito se falar que azul é cor de menino, e tosa é cor de menina. Pois bem... No meu mundo as cores são maravilhosas. Elas não possuem um pinto ou uma vagina. Elas não possuem seios ou barba. Elas não possuem sequer testosterona ou progesterona. Elas são apenas isso que sai em seus conceito: cores."

Sabrina758 05/08/2020

A mensagem foi entregue mas faltou emoção e profundidade. Acho que esse é o meu problema com contos,nem sempre a idéia do autor fica clara ali e não dá tempo você criar um laço com personagem/história por ser curta ou faltar mais detalhes.

rezendegio 25/04/2021

já tinha lido um livro parecido, inclusive aquele que tem a parte 1 de Multicor
gostei da maioria, mas achei-os curto
cumprem com o seu papel de garantir que cor não tem gênero, mas senti uma faltazinha de um romance um pouco mais desenvolvido

comentgabi 10/07/2021

"Qualquer maneira de amor vale a pena, qualquer maneira de amor vale amar". Oito contos que retratam a triste realidade que as pessoas sofrem na sociedade apenas por AMAR.

thay 07/12/2021

é um livro bom, mas tem alguns contos q parecem que foram escritos pelo quebrando o tabu, de tão--- que é
Elle 14/12/2021minha estante
HAHAHAHAHA

zoni 27/05/2019

Negro, branco, rico, pobre, o sangue é da mesma cor, somos todos iguais, sentimos calor, alegria e dor (...) seja o que tiver que ser, seja o que quiser ser.
Naturalidade e sensibilidade necessária para discutir os problemas e a beleza da liberdade de poder ser quem realmente somos.

Os contos são curtos e sem aquele ar didático que geralmente essas coletâneas escritas e lançadas por aqui tem. É sensível e sincero, não precisa forçar para narrar a vida de pessoas que já sofrem com tanto esteriótipos quase todos os dias. Acho que o que mais gosto aqui, é a forma como cada autor cria uma narrativa diferente dentro do seu gênero favorito/zona de conforto, sem deixar a ideia principal do livro de lado, que é mostrar histórias sobre pessoas que amam, sofrem, questionam o futuro e o sentido da vida, buscam se afirmar e viver, independente de raça, sexo, orientação sexual e identidade de gênero.

O livro está no Kindle Unlimited, então se você é assinante, pode pegar emprestado e ler a qualquer hora. É escrito por alguns autores independentes, e sério, deem oportunidade para autores independentes/iniciantes, deem suporte e os abracem com carinho, eles têm muita coisa legal para mostrar.

site: www.instagram.com/nomeiodatravessia
Luiz Gouveia 16/07/2019minha estante
Obrigado por ter lido o nosso livro. Um beijo!!!

Camila 07/07/2020

Tudo de bom!
Que surpresa maravilhosa essa antologia! São oito contos incríveis, cheios de diversidade, e com uma leveza enorme, mesmo tratando de temas difíceis e doloridos, como a LGBTIfobia.

É tão maravilhoso ler vivências e amores diversos sem que eles estejam encobertos nas entrelinhas! Por mais contos e romances e narrativas abertamente diversas e que mostrem que cor não tem gênero e que amar é lindo e puro, não importa a quem seja.

Super recomendo, é leitura jogo rápido, mas nem por isso menos impactante!

Tatah.Pissiali 04/08/2020

Pq amor é amor!
Amor é amor, ele não tem gênero, número ou cor! Mas dentro dele cabe respeito, carinho, empatia e resiliência. É isso que essas pequenas histórias mostram.
A segunda é um pouco confusa, mas ainda assim consigo capotar a mensagem.

Acho q é um livro que tds deveríamos ler.

Dutrinha 14/10/2020

Ótimo
Tudo na minha vida esses contos, achei todos maravilhosos, principalmente por ainda ler tão pouco narrativas com personagens não binários. Todas as histórias são muito bem escritas e mesmo curtas faz com que a gente se apegue aos personagens. Menção honrosa pro último conto que eu preciso que vire uma série pois amei fortíssimo.