Super Interessante

Super Interessante Abril

Resenhas - Super Interessante

Alana 18/08/2023

Esperava mais dessa versão. Mais possui aspectos muito esclarecedores e que ajudam muito a compreender mais sobre a temática principal da revista.

z..... 07/11/2022

Superinteressante 223 (Fevereiro de 2006)
"O mistério dos templários"
A impressão gerada é de grupo fanático que acreditava em ideais que consideravam nobres, nada a ver com a essência do cristianismo, com realidade prática de massacrar e usurpar povos e terras, onde impunham poder independente de outros pré-existentes (com quem passa a rivalizar). Em sua metodologia, cultivavam fake news, representadas por relíquias místicas, o que resignificava importância e talvez necessidade deles ante a visão popular, provavelmente instigando adesões.
A reportagem, subjetivamente, produziu essas conclusões. No final das contas, um exemplo de ideologias controladoras para fins escusos que hoje ainda se mostram presentes.

"Sangue no mar"
Sobre a luta entre navios baleeiros e instituições de proteção aos cetáceos (como Greenpeace e Sea Shepherd). O embate muitas vezes é visceral.
Tal qual a reportagem anterior é também exemplo de metodologias manipuladoras para fins escusos. Caso de certas nações que, na desfaçatez de pesquisa científica, favorecem a caça anual de espécies de baleias em risco crítico de extinção, onde além dos "importantes estudos motivacionais", aproveitam para fatiar, enlatar e ganhar com a venda. Ainda dizem que é consumo sustentável...
Mas tu não comes o boi? Oras, aí é uma cultura de criação.

"5 mil anos de viagem"
O destaque na reportagem vai para o histórico de como várias drogas passaram ao consumo. Invariavelmente, o uso inicial nasceu de conceitos equivocados. Exemplo no Freud, que chegou a indicar a cocaína como antidepressivo para seus pacientes... até descobrir o erro...

A seção Retrô trouxe "Os velhos baianos", um recorte temporal da música baiana entre os anos 80 e 90, período considerado pela revista de ascensão na mídia, determinando os rumos atuais.
O recorte inicia em 1985 com o Fricote de Luis Caldas, cita outros destaques na música, culminando com as coreografias nos anos 90 (onde despontou É o Tcham).
Acredito que a segunda metade dos anos 80 deveria ser mais explorada, quando certas músicas tinham conteúdo mais elaborado, com viés histórico e filosófico, caso da Banda Reflexus e Mel (que nem foram citadas). Depois preponderou o desbunde e futilidade. Vejo os anos 90 como um marco consumista que descaracterizou vários estilos musicais de sua raíz em prol da vendagem que explodia com a mídia globalizada e mais evidente nos novos tempos. É ou não é verdade?

z..... 07/08/2022

Superinteressante 212 (Abril de 2005)
"A ciência da felicidade"
A reportagem destacou a busca por ela, que se tornará satisfatória e realizadora se envolver três aspectos: prazer, engajamento e significado.
Outro ponto importante é o desapego ao egoísmo, pois nele os elementos se tornam materialistas e ilusórios, condicionando frustrações.
O texto, em sua essência, mostrou a felicidade como razão existencial que dê prazer e envolvimento no presente, numa vivência atenta a valores diversos e desfrute sem deturpar estes ou o caminho para eles (o que caracteriza egoísmo e seus desdobramentos).
A reportagem não se resume nisso, foram os pontos que se destacaram em minha leitura.

"O futuro do telefone"
O legal foi perceber, no contexto atual, que estamos na vivência de projeções sonhadas (ou temidas, no caso, o fim da hegemonia telefônica tradicional no contato entre as pessoas).

"Pelo furo da agulha"
Sobre as câmeras pin hole, relativamente fáceis de fazer e que podem ser tornar uma brincadeira prá lá de bacana, aliás, superinteressante. Acredito que tem podencial de estimular a arte nas escolas. Rapaz! Nas minhas aulas de Educação Artística, por exemplo, se um professor tivesse surgido com uma ideia dessas, teria sido muito maneiro... Rum! Melhor que aquelas atividades (que tive) de enfeitar desenhos com arroz, feijão e sei lá mais o que...

"Wataaaaaahh!"
Reportagem sobre o kung fu no formato de infográficos maneiríssimos, sobre a origem, alguns estilos e armas. Os ilustradores capricharam, por conta também de premiação mundial que a revista tinha ganho recentemente sobre infográficos.

"A (indiscreta) história da pornografia"
Destacou a visão cultural sobre o sexo em alguns povos e momentos da História. O que achei interessante foi a referência a certos livros que foram impactantes em seu contexto. Gostaria de conhecer... Vou registrar alguns:
"A arte de amar" - Ovídio; "Decamerão" - Boccaccio (já li); "Os 120 dias de Sodoma" e "Os crimes de amor" (Sade); "Páginas de sensação" - Alessandra El Far (o que mais me instigou no momento, sobre a literatura pornô no Brasil entre 1870 e 1924); entre outros.

A edição trouxe também referências a duas personalidades importantes, falecidas naquele ano (preferia que fossem homenageadas em reportagens biográficas...):
"César Lattes" - maior físico brasileiro, injustiçado no prêmio Nobel pela descoberta da partícula subatômica meson pi. Foi apresentado no Super-Papo, onde falou sobre a partícula e sobre pensamento polêmico que tinha sobre Einsten (a famosa teoria da relatividade seria plágio do trabalho de outro cientista);
"Will Eisner" - para muitos, o maior quadrinista que já teve, com graphics em estilo pioneiro sobre histórias do cotidiano em visões bastante humanizadas. Que eu lembre, até hoje li só uma obra dele (adaptação de Moby Dick), que não gostei por cortar detalhes e centrar apenas Acab e a baleia (agora percebo que essa era a pegada dele, as relações em seus dramas peculiares). O artista foi mostrado na seção Super-Cult, que apresentou algumas de suas obras, com destaque para "Fagin, o judeu" (graphic novel que mostra mais facetas, humanizando, o personagem do título, que aparece em "Oliver Twist", de Charles Dickens). Deu vontade de ler todas... Nova meta...

z..... 03/06/2022

Superinteressante 202 (Julho de 2004)
"Casamento gay"
Sobre direitos civis, negados aos homossexuais no contexto, listados em mais de 30 na edição, como o casamento reconhecido com legitimidade constitucional e desdobramentos associados (pensão, herança, declaração no imposto de renda, entre outros aspectos).
Concordo que todos devem ter direitos assegurados, com o estado não fazendo acepção, em contexto de respeito entre os cidadãos. Isso é civilidade.
Não entendo disposições do homossexualismo como normais, nem sou favorável, mas a questão não é sobre opiniões individuais e sim de direitos legais que devem ser inerentes aos cidadãos. Como cristão creio no que O Senhor ensina biblicamente e como cidadão desse mundo sei que existe livre arbítrio e, concordando-se ou não, devem ser respeitados. Deus é Deus, é o Reto Juiz, não podemos querer nos colocar nesse papel, enquanto cristãos, apenas de testemunhas do que ensina, respeitando o livre arbítrio de cada um.
O que foi dissertado também sobre casamento na visão religiosa foi pejorativo no texto, com parecer equivocado, limitando-o à procriação, como se esse fosse resumo bíblico.
As opiniões podem divergir, mas os direitos devem ser unânimes para todos, assim como o respeito entre divergentes.
O que o texto dissertou.

O Superposter foi duplo, homenageando a saga Star Wars: um só com as principais personagens e outro com os veículos que já deram as caras. Tudo acompanhado de breves descrições e muitas curiosidades.

"De que somos feitos?"
Visões históricas sobre o surgimento dos elementos químicos.

"Somos todos alienígenas"
Entrevista com Chandra Wickramasinghe, pesquisador do Sri Lanka que defende a teoria da ascendência cósmica (sobre o surgimento da vida, que teria chegado à Terra através de cometas ou outros corpos celestes).
O que há de curioso é que o surgimento da vida é algo tão complexo que teria ocorrido apenas uma vez, não se descartando uma mente criadora, a partir daí se espalhando pelo universo em condições extraordinárias. O que os cientistas chamam de sopa primordial, que favoreceria a vida, é receita falha para que se repetisse várias vezes.

"Prêmio Superecologia 2004"
Vários projetos ambientais, principalmente sobre consumo sustentável e proteção à espécies ameaçadas (o vencedor foi o de proteção ao raro e quase extinto mico-leão-preto).
Em meus devaneios penso num projeto de valorização ao pau-brasil... Seria tão legal se alguém (ONG, município, estado, governo federal, instituição de ensino ou cidadão) desenvolvesse projeto que plantasse com destaque um pé da histórica árvore em pelo menos uma praça em todas as capitais estaduais... Poxa! Seria fantástico.... Tem gerações que conhecem só de ouvir falar ou de imagens sem vida dos livros e net...

A seção Super Retrô trouxe séries japonesas pioneiras no Brasil, sejam Sentais (esquadrões heróicos) ou Tokusatsus (com um herói). Assisti todas, mas minhas preferidas fotam Changeman (chegava voado da escola para assistir no final da tarde na extinta Manchete) e Jaspion (a mais legal, no meu caso, principalmente por conta da Anri, coisa que talvez adolescentes bobos da minha geração entendam... mas a série era paidégua mesmo!).
Senti falta do Black Kamen Rider, merecia referências, invocado também...

z..... 05/06/2022minha estante
"Honrado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; pois aos devassos e adúlteros, Deus os julgará." (Hebreus, 13)

z..... 27/05/2022

Superinteressante 200 (Maio de 2004)
"Tróia"
No contexto do lançamento do filme em 2004 a reportagem destacou aspectos históricos, mitológicos, literários e curiosos sobre a Guerra de Troia. Sempre curti o insight da revista para o cinema em evidência.
Na mitologia, a lenda foi descrita em resumo e os principais personagens tiveram breves informes (rapaz! quem assistiu depois deu para notar que o filme deturpou muito a narrativa lendária).
A representatividade histórica enfatizada foi a supremacia grega no comércio em que os troianos, até então, tinham hegemonia (o que se desdobra no pensamento sócio-político-cultural grego que passou a disseminar e influenciar o contexto). A cidade foi apresentada em gráfico que mostrou pelo menos nove reconstruções de Tróia (a da guerra corresponderia à VI reconstruçâo, a mais esplendorosa).
Na questão literária, comentários para Homero (há quem diga que não existiu) e suas obras "Ilíada" e "Odisseia" (mano, para leigos como eu, a melhor leitura é em adaptações em prosa, pode crer!).
Acho curioso que os filmes para a Ilíada tentam ficar só com a historicidade e assim eliminam, ou tentam, a parte mitológica (o que aconteceu com o filme de 2004), enquanto na Odisseia viajam no realismo fantástico sem medidas. Oras! As duas narrativas são visões romanceadas e querer separar da lenda é sacrilégio (por isso não gostei do filme, superprodução, mas de adaptação ruim... falar de Aquiles, Helena e Cia é falar de lendas... então conta direito como são!).

"Esquadrilha maluca"
O super pôster da edição, com um desfile de aviões estrambólicos. São curiosos, até mesmo engraçados. Por outro lado, se prestarmos atenção, a maioria projetada no contexto da guerra (máquinas de morte).
As engenhosidades para o mal parecem receber (não quero ser afirmativo) mais atenção e investimentos...

"O sentido marginal"
Reportagem sobre o olfato. Destaque para fragrâncias bizarras, tem odores obtidos por meios politicamente incorretos, como crueldade com animais - exemplificada com o "castóreo do castor" e "almíscar do veado-almiscareiro" (mortos para retirada de determinada glândula).

"A economia vai devorar o planeta?"
Sobre economia ecológica, diante na necessidade de redução dos impactos crescentes ao meio ambiente, realidade nas políticas sem sustentabilidade, crescimento populacional, etc e tal. A ecoeconomia, em termos práticos, requer investimentos e mudança na produção de energia, de alimentos e na extração de bens para a manufatura. Tema importante, o texto poderia ser também mais pragmático em proposições. Foi essencialmente de alerta.

"O filósofo POP"
Entrevista com Peter Singer. Detestei e registro apenas pelas percepções provocadas. O filósofo defende ética utilitária para vida humana, o que seria o conveniente, tipo a morte em caso de sofrimento para as famílias (como nos nascimentos com malformações ou deficiência física). Papo que lembrou-me eugenia, nazismo. Sai fora!
Vê o título... O sujeito é POP!? Lá no pôster os aviões eram superfeios em sua finalidade para algo ruim, diferente de certas ideologias atuais, sedutoras com finalidade parecida...

A edição trouxe seção Retrô com quatro páginas sobre curiosidades na trajetória de 200 revistas da Super. Uma delas (banal, mas para quem é colecionador valeu) foi sobre o desaparecimento precoce da mascote que a revista teve nas primeiras edições (1987-1989). Mas olha, então foi esse o motivo, foi...

Ana 22/03/2022

Algumas coisas me pareceram absurdas aqui, mas uma ou outra matéria realmente me interessou, como o do escritor insistente cujo maior sonho era fazer parte da ABL, e a reportagem da capa. Assuntos referentes ao Brasil antes de Cabral muito me interessam.

Inlectus 25/06/2021

Bom.
Bom conhecimento básico de filosofia, bem escrito, a leitura tem prazer, é uma boa obra para consulta.

Lenon, André Lenon 04/06/2021

Veneno sútil
A matéria principal é bem interessante, afinal o açúcar é um dos venenos da modernidade e vem nos envenenando aos poucos durante anos sem que percebamos.

Francisco.RoberlAnio 16/08/2020

Nós aquarianos não acreditamos em signos, :)

de modo que li apenas por curiosidade. Gostei da abordagem

Jéssica Veneno 07/05/2016

Vikings A História Real - Dossiê Super Interessante
Guia completo que retrata de uma forma bem humorada a cultura Viking desde seus primórdios e como essa cultura influenciou livros, filmes e séries .

site: http://jessicavenenoofficial.blogspot.com.br/2015/04/vikings-historia-real-dossie-super.html

Erik 21/06/2015

Super indicada
Se você quer saber sobre a cultura dos Vikings, esse dossiê é um ótimo e resumido guia de iniciação para sua jornada nórdica, muito bom e super indicado.

Carol 22/10/2014

Reportagens pertinentes a atualidade
A revista vem com reportagens pertinentes ao acontecimentos, como a origem do Estado Islamico, a falta de água e em relação ao foco.

Traz também uma reportagem sobre o que pensam em fazer para erradicar os mosquitos quem transmitem dengue. Vale a pena ler!

Lidiane 02/09/2014

O guia da filosofia
Vide link do blog.

site: http://mentalidi.blogspot.com.br/2014/02/guia-da-filosofia-superinteressante.html

Lidiane 18/02/2014

Imperdível
A revista já começa bem logo no índice (gostaria de escanear e colocar aqui, mas acho que não posso fazer isso por conta de direitos autorais), ao invés de apresentarem aquela listinha chata ou aqueles quadrados com fotos e sinopses das matérias eles fizeram um infográfico (acho que é isso...) dividindo as seções e as reportagens em partes de uma meia lua (dependendo do tamanho da matéria ou seção era o tamanho de sua parte no infográfico). Além de ser criativo era colorido e não faltava nenhuma informação.
Como a revista traz muitas informações eu vou começar falando fatos curiosos e interessantes que eu aprendi nesta edição (no blog).

site: http://mentalidi.blogspot.com.br/2014/01/super-interessante-ed-328.html