Da lama nasce o lótus

Da lama nasce o lótus Maria Camila Moura

Resenhas - Da lama nasce o lótus

Sol 62 21/04/2024

Minha dor não minimiza a dor do outro.
Maria Camila Moura descreve e reflete sobre sua experiência com o diagnóstico e tratamento de câncer de mama.

É um relato leve e ao mesmo tempo intenso, com potencial para encorajar mulheres, que estão passando pelo mesmo processo, ao enfrentamento.

Mostra que não é um processo fácil, mas que há possibilidades de vivencia-lo com menos desespero, principalmente se for possível contar com uma rede de apoio, com familiares e/ou amigos.

O capítulo 33 intitulado Aos familiares e amigos de pacientes oncológicos, me fez entender que muitas das frases que dizemos a uma pessoa com esse problema, apesar de toda boa intenção, mais prejudica do que alivia o sofrimento.

Indico a leitura pois, de uma forma ou de outra, entramos em contato com pessoas que estão enfrentando o tratamento do câncer, e esse livro nos ensina como ajudar!

Marcella.Spelta 20/06/2023

Bom livro!
Essa bonita obra fala um pouco do percurso da autora na travessia do câncer, desde o diagnóstico até o final das sessões de radioterapia. A narrativa é de fácil leitura e coloca em perspectiva muitos aspectos do adoecer, da cura e do processo tranforma(dor).

Andressa 03/08/2022

Leitura transformadora
Adoro a escrita da Maria Camila, e a verdade, a honestidade e o afeto presentes na forma como ela escreveu esse diário me tocaram profundamente.

Aline 03/03/2022

Resiliência
Um exemplo lindo, forte e comovente de quem venceu uma luta árdua contra o câncer!

O livro nos faz refletir bastante sobre como a saúde é o nosso bem mais precioso

Nat 22/06/2020

Aconchegante
O livro tem uma narrativa fluída e tem formato de diário de bordo no qual você acompanha a rotina da escritora em sua tragetoria de luta contra o câncer. A espiritualidade é algo frequente na história e ela mostra o processo de forma verdadeira, sem romantização ou vitimização e é com uma reflexão a cerca disso que a autora termina o livro.

Nandhy - @minhavidanapagina 15/06/2019

Da lama nasce o lótus
Vamos falar de câncer? Vamos...e vamos falar de vida

Livro: Da Lama nasce o Lótus
Maria Camila Moura
Novo século editora

Que título, não é mesmo? :)

*SINOPSE*

O livro ?Da Lama nasce o Lótus? conta a história da própria escritora. Com 26 anos, prestes a se divorciar, Maria Camila descobre um câncer de mama extremamente agressivo. Entre reflexões da alma e efeitos no corpo, ela relata como foi o tratamento, suas percepções e, principalmente, seu aprendizado.

*OPINIAO PESSOAL*

O que eu mais achei interessante deste livro, além de, é claro, toda a superação da escritora, foi ver o crescimento a cada página, o amadurecimento que ela sofreu durante todo o tratamento, a aceitação de que vivemos em um mundo que nos cobra demais e que devemos saber nossos limites.

O livro, leve em seu início, nos mostra momentos difíceis na transição e é um aprendizado sem igual no seu final.
As últimas páginas são ainda mais enriquecedoras.

Todos precisamos de empatia, de ?mais amor, sem favor!? e de coração leve...

*QUOTES*

?Hesito em perguntar a Deus ?o que foi que eu fiz??. Em vez disso, repito, como um mantra, uma passagem bíblica: ?Em tudo dai graças? (1 Ts 5:18)?

?Entregar-se, esperar a morte chegar, ruminar tudo o que poderia ter sido e não foi - isso é morrer com o coração batendo. Maldizer-se, intrigar-se, não perdoar, em tudo se questionar, isso é um leve morrer sem parar de respirar.?

?É preciso nos lembrarmos de que viver nem sempre é se permitir, mas saber escolher o que é melhor para si?