Dramalhama

Dramalhama Larissa Rumiantzeff

Resenhas - Dramalhama

Clara T 03/04/2021

Um bom Titulo
Julia mora em Cabo Frio e frequenta a mesma escola desde 5 anos. Mas começa a ter dificuldades de relacionamentos aos 17 anos e é aconselhada a considerar um intercâmbio. Essa era uma possibilidade na vida de Julia que ela tentou descartar algumas vezes. Mas com todo o drama da sua vida, resolve tentar.
Com muito drama Júlia chega em Portland-Oregon e conhece sua família anfitriã que inclui 5 lhamas, três cachorros, gato, coelho e uma cabra. E cuidar dos animais, recolher feno e construir cercas faz parte de suas tarefas domésticas.
Por ser muito trabalho, a família anfitriã costuma receber mais de uma aluna de intercâmbio e neste momento estão com 3.
Júlia encara o desafio de superar suas inseguranças e viver plenamente a experiência nos EUA, com direito a baile de formatura, assistir aos jogos de futebol e torcer, participar dos clubes e comer fast food.
Mesmo o seu Crush na nova escola vem cheio de dramas. Mas Júlia é uma boa menina, gentil e otimista. Faz amizades com certa facilidade embora não perceba.
Fiquei grudada no livro até terminar. Gostei das personagens e do enredo. A escritora desenvolveu com cuidado a história e chegou num bom resultado. Surpreendente.

Thamiris 22/09/2020

Júlia tem a chance de fazer um intercâmbio nos Estados Unidos e viver uma vida nova por um ano. Ela esperava que seriam mil maravilhas, com ônibus amarelos, líderes de torcida, e até um crush para chamar de seu.
Acontece que, a sua família anfitriã, cuida de Lhamas em uma fazenda e acaba que ela é mais duas intercambistas que moram com ela, tenh que fazer trabalhos braçais.
Confesso que, quando li a sinopse e o início do livro, achei que seria idêntico a Fazendo meu filme da Paula Pimenta e acabou que não foi, o plano de fundo de viajar em um intercâmbio é igual mas a história que se forma aqui nesse livro, é totalmente diferente. Recomendo para quem quer um livro nacional, fofo e divertido. Tenho certeza que vai gostar muito da história da Júlia e sua vida que é quase uma novela mexicana ?

site: https://www.instagram.com/p/CFhcup1D3vB/

Giovana | Blog Dei um Jeito 02/08/2022

Um retrato bem interessante da vida de intercambista
Júlia nunca teve lá muito interesse em fazer intercâmbio nos Estados Unidos, mas mudou de ideia no final do ensino médio, precisando mudar até o foco dos seus estudos, já que ela sempre preferiu estudar o espanhol do que o inglês.

Senti que o formato de Dramalhama faltou muito pouco para ser em diário, pois vamos acompanhando muitos pontos da jornada da Júlia, além de em boa parte os capítulos serem pequenos, e na história estão presentes trocas de e-mails, bilhetes e algumas cartas.

A história se passa em 2002 e é bem rica em referências da cultura pop (em especial de cantores e filmes), sendo que até estão presentes muitas referências da década de 90, incluindo nas influências do que a protagonista gosta de vestir.

Aproveitando a onda de referências aos anos 90, só consegui enxergar o boy da Júlia como o Jordan Catalano de My So-Called Life (meu xodó de série teen que revelou a Claire Danes e o Jared Leto), pois ambos são mega enrolados e as mocinhas sabem que são feitas de trouxas e o coração continua insistindo.

Para mim o ponto alto do livro foi a jornada da protagonista nos Estados Unidos não ser um mar de rosas com unicórnios saltando no meio, pois meio que virou um clichê as histórias de intercâmbio nos Estados Unidos/Inglaterra o país ser um exemplo de perfeição e a protagonista ser mimada, coisa que a Júlia não é, pois as reclamações dela eram bem válidas e ela não estava sozinha na bagunça que foi a família que a abrigou nos EUA, em que tinham vários animais em pouco espaço e as pessoas eram nada agradáveis.

Esse ponto fez com que Dramalhama se tornasse uma leitura que serve de aviso ao cuidado do que se deve fazer ao realizar uma pesquisa para fazer um intercâmbio, em especial quando é menor de idade e faz o do modelo high school (estudar um ano do ensino médio fora do Brasil), e as autoridades enxergam mais as reclamações como birra ou apenas uma adaptação, por serem feitas por alguém de menor do que verem como algo realmente prejudicial para o dia-a-dia do intercambista.

*E-book cedido em parceria com a autora.

site: https://deiumjeito.blogspot.com/2022/08/livros-dramalhama-larissa-rumiantzeff.html

Jully.Suarez @jullysbookland 30/03/2020

Gostoso de ler e divertido!
Júlia decide que quer passar seu último ano do ensino médio fazendo intercâmbio de High School. É assim que ela sai de uma cidade pequena para...outra cidade pequena. O ensino médio nos Estados Unidos não é nada como ela (ou como todos nós) pensamos. E ao mesmo tempo é. Existem as líderes de torcida e os atletas, mas eles não são malvados e desvirtuados, pelo contrário. Existem os bailes e jogos, mas não tem aquelas festas que fica todo mundo louco depois igual os filmes mostram. Lá eles são a mesma coisa que são aqui: adolescentes normais, com regras, cobranças e obrigações.
Eu gostei muito que o livro mostra esse lado menos “hollywoodzado” do intercâmbio. Ele expõe os dramas reais, a saudade, o choque de culturas, a alegria, a euforia e a dor de passar por tudo isso. Os personagens são cativantes, principalmente as três intercambistas principais e os professores americanos. Eu me identifiquei muito com alguns dos sentimentos da Júlia, pois independente de que lugar do mundo você seja ou esteja, todos passamos por essas etapas. Crescer e amadurecer é assim. E como o livro se passa durante um ano inteiro da vida dela, passamos por muitos momentos e nos recordamos de que já tivemos essa idade e esses questionamentos. Os únicos motivos para eu não ter dado 5 estrelas para essa leitura é que o livro começa um pouquinho arrastado, demora umas 100 páginas pra gente começar a se envolver e querer andar com a história. Além disso eu senti que alguns pontos não ficaram bem amarrados ou finalizados. Algumas coisas que eu queria ter entendido ficaram em aberto e me deixaram com dúvidas que poderiam ter sido solucionadas.
Outra coisa que tem seu lado positivo e negativo, é que o livro aborda um assunto muito delicado e de muita importância (o que é bem legal). Porém só chegamos nele muito no final do livro, e eu senti que ele poderia ter sido mais explorado. Da forma que foi feito ficou um pouco raso e não sei se poderia servir de ajuda ou alerta para leitores que estão passando por isso, pois ele é somente mencionado como resolução para um problema. Eu gostaria de ter visto esse assunto tratado mais a fundo, com responsabilidade, é claro.
Mas mesmo com os pontos negativos é uma leitura muito gostosa, fluida, divertida e cativante. Fiquei com vontade de saber mais sobre os rumos da vida dos personagens depois que o livro terminou. Tem minha recomendação! 💕🦙

site: https://www.instagram.com/p/B-YAQgeDw7t/

Marriete 02/05/2020

Dramalhama ? Resenha Autora: Larissa Rumiantzeff
Júlia é uma adolescente como tantas outras, cheia de vida, tem suas amigas fiéis, sua rotina e uma família que a ama. Após um incidente escolar, para não sofrer represálias ela é orientada pela diretora a fazer intercâmbio. Depois de alguns percalços ela finalmente consegue, e lá vai nossa protagonista viver uma aventura nós States.

Em Dramalhama vemos Júlia passar por um dos momentos mais importantes de sua vida, a adolescência, aquele momento de passagem da vida em que estamos batendo a porta da vida adulta, mas, que ainda não somos tão responsáveis assim. Há os medos, as inseguranças, a vontade de ser protegida. E justo nesse momento é que ela viaja para longe de tudo e todos que conhece, para falar um idioma ao qual não domina, para viver com pessoas que ela nem sabe se gostarão dela.

Nesse livro você, leitor, encontrará todos os dramas típicos de uma adolescente em formação. Você vai rir muito das tiradas e das loucuras da Júlia, das suas conversas interiores, dos seus surtos. Vai se comover com os medos e vai aplaudir as suas vitórias. Tudo isso escrito de forma leve e divertida. O enredo é envolvente e você nem vai notar quando o livro estiver chegando no final. Esse livro foi uma grata surpresa. Recomendo demais!

#Dramalhama#LarissaRumiantzeff#Resenha#MarryAquinnah#AutoraNacional#LireraturaBrasileira#LiteraturaNacional#Amazon#AmazonBrasil#AmoLer#Instabooks

gab 27/06/2022

me senti num intercâmbio
Não sabia que precisava ler um livro sobre intercâmbio até conhecer esse tesouro. A escrita é muito fluída e parece que tá acontecendo com vc e que vc e a pp tão numa conversa. Amei saber que a autora se inspirou na experiência que ela teve fazendo intercâmbio pra escrever esse livro. Recomendo muito.

Aline Cristina Moreira 07/07/2019

Adorei!
Ótimo livro! Adorei participar da leitura coletiva! 💜
Júlia é uma jovem brasileira que vai fazer intercâmbio em Oregon, nos Estados Unidos e passa por inúmeras situações inusitadas e, como o próprio nome do livro já diz, algumas vezes dramáticas.
A vida nem sempre funciona como queremos e o livro nos traz muitas lições sobre isso.
Gostei muito da escrita da autora de das aventuras e dos percalços no caminho da Júlia. Acho que a maior lição desse livro é que precisamos passar por dificuldades pra evoluir, pois elas nos fortalecem.
No começo desse livro nos deparamos com uma jovem insegura e no fim, apesar de ainda existirem inseguranças, temos uma Júlia mais confiante de si e de suas decisões.
Recomendo bastante a leitura!
Carine.Onorio 29/03/2020minha estante
Como eu faço pra ler ele ?

Aline Cristina Moreira 30/03/2020minha estante
Tem disponível em e-book na amazon e se encontra à venda no site da editora Sinna.

Aline Cristina Moreira 30/03/2020minha estante
Estava à venda na amazon. Não sei se ainda está.

Thaynara 15/03/2023

Legal
FINALMENTE EU TERMINEI ESSA LEITURA!!!

Gostei da escrita da autora e se eu tivesse lido 10 anos atrás, teria amado a história. Hoje em dia, tramas assim não me conquistam tanto. Porém, não muda o fato que é um bom livro, mas esperava um final melhor.

P.S: detestei o Sebastian desde o primeiro instante.

Samantha 27/06/2019

?Como o próprio nome já diz. Tudo com Júlia a personagem principal do livro é um grande drama.
Na adolescência parece que tudo toma proporções apocalípticas, e com Júlia é exatamente assim.
Durante todo o livro vamos acompanhando a Júlia no seu ano de intercâmbio, vemos o quanto muito do que ela imaginou aconteceu totalmente ao contrário.
?Questões adolescentes como responsabilidade, amizade, descobertas, depressão, amores, são tratados no livro, e postos de forma bem trabalhada na história.
Mas achei que ela é uma adolescente de 17 anos focada demais no corpo e em peso e calorias de tudo o que come (ao decorrer do livro percebi que a influência da preocupação dela com a beleza parte muito da mãe).
E isso me fez pensar no quanto a sociedade impõe padrões, que desde cedo às meninas vão aceitando e se cobrando cada vez mais.
?Um livro super adolescente, que vale muito a pena ser lido, linguagem simples e bastante fluida.
Dramalhama tem doses certas de uma leitura adolescente.

Catarina 10/07/2019

Uma combinação de Intercâmbio e Amizade
À princípio Júlia me parecia apenas uma garota mimada que tinha tudo que queria e não se esforçava para nada. Mas com o passar o livro ela foi melhorando aos meus olhos, apesar de ter um jeito meio patricinha sim. No fim das contas ela foi uma personagem agradável e compreensível, que eu gostei de ter conhecido.

Todo o enredo do intercâmbio me prendeu e me divertiu demais durante toda a leitura, como eu esperava que acontecesse. Foi muito interessante acompanhar a jovem brasileira passando pela experiência do ensino médio nos EUA, e a maioria das pessoas que ela conhece são bons personagens que complementam muito bem a trama. Gostei muito de Karin, por exemplo, que mesmo sendo difícil e distante, se mostra uma amiga verdadeira e uma pessoa boa de coração. Torci muito por ela e no final só pensava em como a amizade dela e Júlia era linda.

Mas um grande ponto negativo pra mim foi Sebastian. Colocado como interesse romântico de Júlia, ele não é nem de longe o meu tipo favorito de personagem. Eu realmente não gostei dele e acho que o livro seria melhor sem a sua participação. O desfecho dele não me agradou, pois as desculpas dadas não me convenceram. Falando de um ponto de vista muito pessoal, eu não acho certo seu jeito, suas atitudes, tudo que aconteceu. Em alguns momentos até me senti mal lendo e pensando que aquilo era muito errado e, para mim, imperdoável. Eu prefiria ver com esse destaque Dom ou talvez até a amizade com Karin ou Saori. Com a aparição de Dom achei que o desfecho se voltaria para um outro lado, o que me surpreenderia positivamente, mas isso não aconteceu, o que me deixou até decepcionada e me questionando qual era o motivo de ele existir então.

"Dramalhama" é um livro interessante, que traz uma história muito boa de intercâmbio e amizade. Mas acho que é nesse ponto que ele devia ter parado. Sinto que ele não precisava de um viés romântico, mas se fosse para ter, que poderia ser melhor. Sinto que o livro precisava de uma revisão mais criteriosa, mas em geral ele me agradou conforme o que foi proposto.

site: https://www.instagram.com/bookishmorning

Anne S 10/07/2019

Nunca desista dos seus sonhos
Gente que livro gostoso de se ler, perfeitamente um aquelas histórias estilo sessão da tarde para ler em um dia, para curar de uma boa ressaca, a história é super fluida e tanto a história quanto os personagens são bem construídos. Através da história conhecemos um pouco de um país muito distante para muitas pessoas, conhecemos um pouco sobre o intercâmbio sonho de tantas pessoas e conseguimos ver como muitas vezes o planejado nem sempre acontece e temos que ter um lado B porém apesar de tudo nunca devemos desistir dos nossos sonhos apesar das dificuldades e devemos sempre sorrir e agradecer !

Thainá - @osonharliterario 10/07/2019

Uma nova escola, um novo país, uma nova vida.
Após um incidente na escola, onde Júlia é obrigada a ter uma conversa séria com a diretora, a garota decide que quer fazer intercâmbio nos Estados Unidos, convencendo assim a sua mãe a lhe mandar para fora do Brasil. Através de muito esforço e de muita correria em última hora, Júlia consegue uma vaga no programa de intercâmbio e viaja para Mount Hood, cidade de Oregon.

Na pequena cidade ela conhece a sua família anfitriã, os Webster, que são um casal com duas filhas. Além deles Júlia também conhece a outra estudante de intercâmbio que convive com a mesma família, a alemã de cara fechada Karin. Como se isso já não fosse um número suficiente de pessoas para se conviverem em uma casa, ainda há muitos animais para ocupar o espaço da residência – e o tempo livre da garota -, como cachorros, gatos, ratos e até lhamas.

No início o intercâmbio se mostrou como um sonho: um país novo, uma escola nova e até mesmo uma família nova. Mas não muito depois o sonho se tornou um pesadelo. Júlia começou a ser explorada fisicamente pela família Webster, sendo obrigada a dividir os trabalhos manuais pesados com a Karin e ainda receber ordens das filhas do casal. Mas o que fazer quando uma experiência, que deveria ser a melhor da sua vida, começa a rolar por uma colina abaixo? Para quem recorrer? À quem se agarrar?

Com uma narração em 1º pessoa, que faz com que a protagonista converse com o leitor, e uma ambientação nos anos 2002, a história é um misto de nostalgia com referências à cultura popular da época, nos relembrando como era ser um adolescente naquela década e nos arrematando com as roupas, os estilos e os pertences passados.

Mesmo que o foco principal seja a experiência de intercâmbio de Júlia, como as coisas boas e as coisas ruins e o choque cultural de outro país, também há a presença do cotidiano da adolescente – quase adulta – e as descobertas no último ano do Ensino Médio. Para Júlia essa viagem é uma maneira de recomeçar longe de sua antiga escola, a qual estudou por toda a sua vida. Essa é a hora de conquistar novas amizades, construir novas conexões e, quem sabe, se apaixonar pela primeira vez.

Percebi nessa leitura que histórias que tratam do cotidiano e dos problemas pessoais de adolescentes não me atraem mais, pois não sou o público alvo delas. Acredito que exatamente por isso a leitura se fez tão massante pra mim, ao invés de ter sido engraçada e leve.

Por isso espero que para os demais leitores essa história seja tocante e até inspiradora, arrancando muitas gargalhadas dos mais jovens e conquistando-os. Não foi escrito pra mim, mas sei que há muitas pessoas que irão adorar, como você que está lendo a resenha caso se interesse pelo gênero.

Resenha completa no blog Sonhando Através de Palavras.

site: https://sonhandoatravesdepalavras.com.br/2019/07/10/resenha-dramalhama-larissa-rumiantzeff/

Tati 10/07/2019

Livro incrível e cheio de aprendizado
Conhecemos Júlia, uma adolescente de dezesseis/dezessete anos que mora em Cabo Frio. Após ser mandada para a diretoria por discutir com o professor, a diretora da escola conversou com a garota, contando o exemplo de seu filho e dizendo que depois dele ir para um intercâmbio nos Estados Unidos ele mudou muito.
Júlia não tinha certeza que sua mãe deixaria ela ir para os Estados Unidos fazer intercâmbio, mas decidiu que pediria depois da festa que daria naquele dia(seu aniversário de dezessete anos).
Depois da festa, Júlia esperou sua mãe ficar sozinha, uma coisa que era bem raro para que pudessem conversar. Então ela tocou no assunto do intercâmbio.
Tentou convencer de todas as formas, sua mãe relutou um pouco, mas Júlia disse que conseguiria ficar até o final e que se controlaria. Aquela era uma oportunidade que ela não poderia perder, no próximo ano completaria dezoito e seria ainda mais difícil.
Sua mãe autorizou, agora elas tinham que correr contra o tempo para conseguir todos os documentos necessários, ela também começou a estudar inglês, logo chegaria o dia do embarque. Ela também teve que pedir uma autorização para o seu pai, e foi um estresse pra ele mandar.
A viagem foi antecipada uma semana, pois sua família anfitriã iria viajar em breve, então Júlia fez uma despedida com sua família e amigos. Sentiria muita saudade nesse tempo que passaria fora.
Chegando ao seu destino nos Estados Unidos ela conheceu sua família anfitriã, também conheceu Karin, a intercambista Alemã com quem ela moraria junto pelos próximos meses.
A casa era bem cheia, com toda a família e os animais entre eles lhamas, gatos, cachorros... Também teriam que ajudar nas tarefas de casa e não só isso, ajudar a buscar feno, entre outras atividades.
Logo seria o primeiro dia de aula na nova escola de Júlia, ela estava um pouco nervosa pois seu inglês ainda tinha muito o que melhorar, mas ela tentava acompanhar tudo o que era dito.
Conheceu Sebastian, o rapaz que sentava na cadeira ao seu lado, achou ele bem bonito.
Mais uma intercambista chegou na casa de sua família, o que estava lotado ficou ainda mais. Júlia não tinha tempo nem para fazer a sua lição de casa, de tantas tarefas que tinha para fazer em casa. Logo isso se tornou um problema. Sem contar também que a "irmã" de Júlia, era uma antipática que não gostava das meninas lá. Então Júlia tentou entrar em contato com a companhia que era responsável por sua estadia lá, mas Caroline disse que poderia ser um choque de cultura, que tudo ficaria bem, mas não foi isso o que aconteceu e logo tudo foi piorando.
Ela teria que conversar com sua mãe a respeito de tudo o que estava acontecendo, então sua mãe tomou as providencias, uma de cada vez as meninas conseguiram outras famílias anfitriãs, mas Júlia estava com medo da sua nova família ser igual ou pior a primeira.
Descobriu que tudo seria diferente, e que agora poderia aproveitar o seu intercâmbio de verdade, mas ela ainda vai ter muito o que conhecer e aprender nos meses que estiver lá.

@umagarotaentrelivros 21/07/2019

Um YA leve e envolvente!
Sabe aquele tipo de livro leve, com escrita envolvente, que te prende do início ao fim, que aquece seu coração com toda a fofura e leveza que ele possui?! Então... Você acaba de encontrar!

De forma bem descontraída, o leitor se depara com várias referências cinematográficas, com capítulos com títulos de filmes; a Júlia também adora música, então as referências musicais também estão bastante presentes durante a trama. O livro, inclusive, te passa um sentimento de nostalgia pura, pois a trama é retratada no início dos anos 2000, nesta época, ainda existia discman, e Sandy e Júnior era a dupla mais falada na época... É totalmente nostálgico, né?! Foi o combo perfeito para se tornar um favorito, referências a filmes, músicas e claro, a narrativa de Larissa que me fez dar boas risadas!

Com personagens simpáticos, engraçados, bem construídos, com um enredo impecável, Larissa nos apresenta experiências e ensinamentos, que alguém pode vivenciar durante um intercâmbio; perrengues, traumas, o medo de não conseguir ir até o fim, as inseguranças... Uma narrativa leve, que envolve o leitor até o fim e que, com certeza, superou minhas expectativas!
larissa.rumiantzeff 02/10/2019minha estante
Amei a sua resenha!!! ?

Isa 22/07/2019

Com uma narrativa leve e sem rodeios, a leitura é fluída, com diversos momentos reflexivos e tira risadas do leitor em diversas cenas.
Júlia é aquela típica garota mimada da classe média, e nos perguntamos se ela realmente merece essa oportunidade do intercâmbio. Mas ao decorrer da história vemos o amadurecimento da personagem em diversas situações difíceis e no fim percebemos como a Júlia amadureceu, bem diferente daquela garota do início do intercâmbio.
Um dos principais focos do livro foram os paradigmas, principalmente paradigmas de beleza. Júlia se pergunta em várias cenas o por quê precisa se preocupar tanto com o seu corpo e seu peso, quando os americanos são tão à vontade com o próprio corpo e o aceitam normalmente mesmo sendo bem diferente do "padrão". Trazendo temas que precisam ser discutidos.
Como Júlia tem 17 anos, o livro tem muito humor! O que deixa aquela sensação de Sessão da Tarde, que foi exatamente como me senti lendo o livro.

site: https://www.instagram.com/p/BzvlVLRBp3r/
larissa.rumiantzeff 02/10/2019minha estante