Quando a Lenda Ganha Vida

JUNIOR SALVADOR
Beto Oliveira

Resenhas - Quando a Lenda Ganha Vida

Alessandra825 15/04/2020

Quando a lenda ganha vida é uma antologia que reúne quinze contos mais sombrios do nosso folclore brasileiro. No livro são retratadas histórias sobre o Saci-Pererê, Lobisomem, Mula-sem-cabeça e muitos outras que, até então, eu não as conhecia. Dentre elas, citarei:

-Maus presságios – Um grupo de amigos se juntam para apreciar o eclipse lunar à beira de um lago. Com os minutos passando, um deles passa a contar uma história de terror que intrigam a todos. Mas até onde ela pode ser verdade?

-Paralisia – Caio chega em casa e logo depois de tomar um banho e fazer uma rápida refeição, cai em um profundo sono. Porém, este momento de descanso torna-se um cena de terror quando ele encontra-se paralisado em sua própria cama e algo assustador aparece na janela do seu quarto.

-Morto vivo Severino – Com um golpe de machado no peito, sua mãe não deixaria de jogar-lhe uma maldição antes de morrer. Agora, depois de ser violentado e morto pelas mãos da população pelo crime cometido, ele retornou à vida com uma nova aparência, e somente quando se tornar um bom homem poderá, por fim, descansar eternamente. Mas até quando essa maldição irá durar?

📌Desde pequena eu sou apaixonada pelas lendas que eram contadas na escola, e desta forma, apreciei cada uma das que foram narradas neste livro. Mesmo que algumas fossem mais atrativas do que outras, - como as que citei acima – todas possuem a sua importância por trazer críticas sobre o desmatamento de nossas matas brasileiras, as consequências pelo egoísmo e avareza, os abusos sofridos pelos índios no período da colonização, entre outros.

Possuindo ilustrações que enfeitam o início de cada conto, a leitura torna-se muito mais prazerosa e descontraída. Para quem gosta de breves narrativas e quer conhecer um pouquinho da cultura do Brasil, esta leitura é mais do que recomendada, afinal, toda lenda existe um pouco de verdade, não é mesmo?

Bjo,
Ale.

site: https://www.instagram.com/p/B9o3H8PDYrs/

Vinny Britto 08/08/2019

Ainda não foi dessa vez que acabei com meu trauma de antologias.

O grande problema é que é muito difícil manter a qualidade em todos os contos e com esse livro não foi diferente.

Tem alguns contos bem legais como o Taiaçu e o do Saci por exemplo, esses dois foram os que mais me agradaram e se destacam muito dos demais. Um ou outro que foi bom também mas o restante sem nenhum destaque.

Kelly @leitora_assidua_ 03/03/2020

Aquela diquinha rápida de leitura.
Vemos aqui, várias lendas que integram o nosso folclore, algumas retratadas no tempo atual, outras logo no descobrimento do Brasil.

Em forma de contos, o maior deles marca uns 15 minutos de leitura, alguns com um ar de suspense/terror bem forte, outras mais ameno, mas todos prendem bem a atenção.

Alguns deles, já sabia sobre de que “ser” se tratava logo de início, porém os que mais chamaram minha atenção, foram os que eu foi descobrindo aos poucos.

Estou amando ir conhecendo aos poucos a escrita de vários autores nacionais por meio de contos em antologias.

Bio 30/07/2019

Quando a Lenda Ganha Vida
"QUANDO a lenda GANHA VIDA"
Organizado por Wesnen Tellurian (@wesnen.tellurian) e Junior Salvador (@juniorsalvador85) da Editora Sinna (@editorasinna)

Uma sensacional antologia de contos sobre nada menos que a nossa mitologia! Isso mesmo: Mitologia Brasileira! O que pouco estudamos na escola como folclore e mal sabemos que é uma mitologia riquíssima!
Os autores e autoras capricharam: você vai se aprofundar nos mitos e lendas da nossa terra e seus muitos personagens: Caiporas, Curupiras, Lobisomens, Sereias, o Boto, Vampiros, Demônios, A Pisadeira, a Cuca, Boitatá, Zumbis, Saci Pererê, a Mula-sem-Cabeça Teiniaguá e outros.
Todos contos na nossa terra, com belíssimas paisagens com florestas, índios, cachoeiras e claro, lendas VIVAS!

Gostei muito de todos os contos, cada qual por um motivo mas em especial o conto "Maus Presságios" pela sua ambientação em meio à Floresta com cachoeira e pelos elementos surpresas e desenvolvimento do mito usado.
Parabéns a todos!

Super recomendo para quem gosta de terror, suspense e mitologia e até para conhecer mais a nossa própria cultura!

site: https://www.instagram.com/p/B0jQIJKDu2w/?utm_source=ig_web_copy_link

Jis Rocha 31/07/2019

"Toda lenda é baseada em fatos reais."
Quem conhece essa frase?.
Nosso país é rico em lendas, em cada lugar tem o seu folclore, o que sempre deixou os mais antigos cautelosos e até hoje ouvimos várias de suas histórias.
Eu mesma já ouvi do meu avô um dia em que o Curupira o atrapalhou durante uma caça noturna...mas essa é uma história para outro dia.
Amo nosso folclore,nossas lendas e quando vejo algum livro inspirado neste assunto já quero ler.
Foi assim com essa antologia da Editora Sinna.
Com 15 contos organizados por Junior Salvador e Wesnen Tellurian, vamos acompanhar a transformação de um lobisomem, os encantos de um boto,a diabólica Princesa do Rio, a ira da mula sem cabeça, a pisadeira nos atormentando a noite,a confusa cuca, e porque não ser ajudado por um saci?.
E muito mais.
As lendas antigas,contadas em situações recentes....
Gostei muito.
Livro está na pré venda no site da editora..

#editorasinna #instabook #lendasurbanas #folclorebrasileiro

Mari @enquadrandolivros 31/07/2019

#ResenhaEnquadrandoLivros
Quando a Lenda Ganha Vida é uma antologia publicada pela Editora Sinna e organizada por Wesnen Tellurian e pelo Junior Salvador. O livro reúne quinze contos de autores nacionais, tendo em comum o tema Folclore Brasileiro.

Por serem autores diversos, os contos não estão ligados entre si, a não ser pelo tom sombrio e cheio de suspense envolvendo as tradições e crenças da nossa cultura. Apesar dos contos curtinhos, achei que os autores souberam aproveitar e trabalhar bem os personagens em cima do tema. Pelos contos mexerem bastante com um lado mais sombrio, eu pensei que seria uma leitura bem pesada, mas me encanei completamente.

Trata-se de uma leitura envolvente, rápida e super fluída. A cada conto eu ficava mais ansiosa para saber qual criatura seria inserida no próximo conto. Desde a época da escola, eu sempre tive um certo encanto pelas lendas do Folclore Brasileiro, vendo como uma identidade nacional, acho que por isso, a experiência dessa leitura foi bem agradável para mim. Eu consegui me envolver e criar uma conexão com os contos.
Além dos famosos e temidos personagens como Saci Pererê, Lobisomem, Caipora, Curupira, Mula sem Cabeça, entre outros, eu gostei bastante da ambientação, as descrições, os diálogos e costumes reforçam a identidade brasileira.

Eu conheci o livro através de uma leitura coletiva organizada pela Editora Sinna, e fiquei bem feliz em participar, já que gostei muito do livro, além de relembrar algumas lendas que ficaram esquecidas conforme fui crescendo. O livro físico está disponível na loja da editora, mas também tem a opção em e-book na Amazon.
Quando a Lenda Ganha Vida é uma leitura envolvente e rápida que mescla suspense com terror leve, e que certamente recomendo aos leitores que curtem ou desejam conhecer nosso Folclore.

site: www.instagram.com/enquadrandolivros

Thainá - @osonharliterario 31/07/2019

O folclore brasileiro está de volta!
O livro é composto por 15 contos que se intercalam entre suspense e terror, todos escritos por autores e autoras nacionais. Mas para não me estender sobre todas as histórias e estragar a surpresa do desconhecido, irei comentar apenas sobre os meus cinco contos favoritos, aqueles que mais me deixaram apreensiva e roendo as unhas.

Névoa Branca, de Igor Moraes:
Sendo a descrição de um vídeo gravado pelo Dr. Vicente Góis, esse conto narra a experiência e a crença do Dr. perante o que ele viu no sítio arqueológico de Iracema e os acontecimentos em Minas Gerais, durante o ano de 2015, que se antecederam a isso. Os índios, também chamados como Névoa Branca, estão envolvidos em ambos os momentos, tornando-se assim os principais suspeitos das catástrofes. Além da narração, que me envolveu de uma maneira singular, a própria história me pegou desprevenida, sendo a primeira da antologia que me fez suar de apreensão e ficar curiosa para saber como tudo iria terminar.

A Lenda de Teiniaguá, de Márcia Medeiros:
Nesse a narradora irá compartilhar conosco uma lenda que seu avô lhe contava quando ainda era criança, a lenda de Teiniaguá. Essa lenda conta a história de uma salamandra em corpo de mulher que seduziu um sacristão e depois o conduziu a morte. É um conto estranho que mistura horror com religião, nos conduzindo assim a um jogo de sedução e morte.

Pecado, de John Elton:
Nesse conto uma jovem se apaixona por um padre e comete o pecado de se entregar sexualmente para ele. Quando revela ao homem – também considerado como santo – que está grávida, desperta nele uma reação inesperada e mortal. O problema é que a vingança está logo ali, e essa ação horrorosa do padre não ficará impune, sendo assim marcado e fadado à morte. Nessa história há a presença da mula sem cabeça, algo que me impressionou e me fez gostar ainda mais do conto.

Maus Presságios, de Bruna Corrêa:
Um grupo de amigos decide ir até uma floresta perto de uma cachoeira para assim conseguirem ver no céu limpo o eclipse lunar. Conversa vai, conversa vem, o grupo acaba por começar a contar histórias de terror ao redor da fogueira, um momento aparentemente propício para isso. Entretanto um deles consegue manter a atenção dos demais ao contar uma lenda sobre o demônio da floresta. Acredito que esse seja o meu conto preferido da antologia, já que mistura horror, sangue e brutalidade de uma forma única. Há apreensão, medo e clímax, tudo de uma maneira que cada característica se mescla e se complementa. Fiquei curiosa para ler mais coisas da autora.

Asas de Morcego, de Fernanda Miranda:
Guandira, uma cunhã-morcega, auxilia os deuses Tupã e Cy a manterem o equilíbrio na Terra e a salvarem os animais da floresta. Para isso – e para manter a alimentação em dia – a guardiã precisa matar os homens brancos que são maus para as índias e para a natureza. Tanto a mitologia como também a própria criatura feminina me chamaram bastante atenção, me deixando curiosa para saber mais sobre essa lenda em si. Eu também adorei as motivações da personagem e gostei de vê-la combatendo a maldade humana.

Um ponto que me chamou a atenção – e que apareceu na maioria dos contos – foi a presença do embate entre o homem branco e os sobreviventes da natureza, sejam eles índios ou animais. A natureza se colocando de pé e lutando pelo seu habitat. Isso abre portas para inúmeros debates e faz também com que o próprio leitor se conscientize sobre o assunto, nos fazendo indagar sobre quem realmente é o verdadeiro vilão da história.

Quando a Lenda Ganha Vida é uma ótima pedida para aqueles que, assim como eu, querem ter um gostinho a mais sobre as lendas da nossa terra. Além de ser uma indicação certeira para os fãs do gênero suspense, também é uma ótima forma de se trabalhar o folclore brasileiro com adolescentes e adultos, seja em sala de aula ou em debates por aí.

Resenha completa no blog Sonhando Através de Palavras.

site: https://sonhandoatravesdepalavras.com.br/2019/07/31/resenha-quando-a-lenda-ganha-vida-varios-autores/

Isa 31/07/2019

Contos sobre o folclore brasileiro de um jeito que nunca vi.
Alguns contos realmente dão medo e causam arrepios, com cenas bem descritivas, e os personagens do nosso folclore de um jeito que nunca vimos.
Cada conto tem uma história com um personagem do folclore, e a cada história é ainda mais assustador.

site: https://www.instagram.com/p/B0mDesjBhG-/?igshid=19pqpv8t194ee

Aline Cristina Moreira 31/07/2019

Surpreendente!
Eu já sabia que ia adorar essa antologia, mas não imaginava que fosse tanto!
Os contos falam sobre criaturas do folclore brasileiro, mas a maneira que essas lendas são apresentadas aos leitores é, realmente, incrível! Eu nem consegui escolher meu favorito porque todos tem alguma coisa que me conquistou.
Amo histórias obscuras e sombrias, mas confessor que nunca tinha pensado na questão abordada desta maneira.
Os autores e organizadores estão de parabéns pelo excelente trabalho e criatividade!
Acho que nunca mais vou enxergar o folclore nacional com os mesmo olhos!! Todo mundo tinha que ler esse livro!

Anne S 31/07/2019

Contos de arrepiar
Gente que livro maravilhoso, uma fantasia que vem nos falar sobre o nosso folclore brasileiro e que com uma narrativa espetacular nos mostra as lendas tão popularmente conhecidas porém ao mesmo tempo com suas belezas às vezes realistas e às vezes mito! O livro é composto porcarias contos aonde cada um traz uma ?lenda?! O livro é bem rápido e em alguns contos consegue dar um certo arrepio da espinha haha! Os autores conseguiram nos levar para dentro da história! Super recomendo

Leituras da Coral 01/08/2019

Quando a Lenda Ganha Vida é uma antologia que reúne quinze autores nacionais, onde cada conto traz a história de um personagem das lendas brasileiras, aqueles que aprendemos ainda na escola de maneira bem passageira e que muitos nem se lembram mais.

Dessa forma personagens como Saci Pererê , Lobisomem, Mula sem cabeça, Boto, Iara, Curupira, Boitatá, Cuca, Pisadeira, entre outros, ganham uma versão mais assustadora e macabra, deixando o leitor de cabelos em pé.

Achei a ideia da antologia voltada para a nossa cultura muito interessante além de enriquecedora, já que essas lendas estão sendo esquecidas e isso significa uma parte da nossa cultura que se perde e apesar de serem narradas de uma forma diferente e atual ocorre ainda o resgate dessas histórias.

Os contos são pequenos, permitindo uma leitura rápida e gostosa, sendo impossível largar o livro até ter terminado,

Todos os autores conseguiram me prender de alguma forma uns me deixaram arrepiada e outros me deixaram espantada com a criatividade.

Um conto que me chamou muito a atenção foi “Maus Presságios” que conta a história de um demônio da floresta me deixando realmente com medo, outro entre tantos que gostei foi “ O Mistério do Jesuíta” que conta a lenda do Boitatá se passando na época da colonização do Brasil pelos portugueses.

Uma ótima dica para quem gosta de lendas e quer conhecer ou se lembrar de um pedaço da nossa cultura.

site: @livrosartedo_saber

Syl 02/08/2019

Lendas cheias de mistérios e surpresas
Uma antologia que utiliza o folclore brasileiro como pano de fundo, traz os seus altos e baixos. Afinal, é impossível você juntar todas as lendas em um lugar só, e algumas deixam a desejar. Tratando de assuntos variados, até algumas com ponto de vista político, e outras lendas adaptadas aos dias de hoje. Alguns personagens dessas lendas estão bem óbvios, como o saci e o curupira, outros custamos a entender de quem se trata. A minha favorita foi a da cuca, que foi bem inesperada. Cada escritor tem suas ideias e seu jeito de interpretar o folclore. Essa antologia é muito boa para revisitar o folclore brasileiro, que muitas vezes é esquecido e deixado de lado. Uma experiência de leitura muito diferente que valeu cada minuto.
- Syl @DuendeLeitor

site: https://www.instagram.com/duendeleitor/

Letes 03/08/2019

Maravilhoso
É uma antologia voltada para nosso Folclore Brasileiro, por isso que eu topei participar da leitura coletiva e foram reunidos 15 contos. Adoro todos tipos de mitologia e sou fascinado nas estórias dos personagens do folclore.

Cada escritor desenvolveu sua estória de acordo com seu personagem escolhido e utilizou a criatividade para contar, recontar e ser inspirado e recriar o universo e ambientar a estória do seu jeito.

Os personagens utilizados foram: Saci Pererê; Mula sem cabeça; Curupira; Caipora; Sereia; Boto... Esse livro tem estórias fantásticas e super recomendo ler essa Antologia. ⠀⠀
⠀⠀
Eu pensei que ia ter medo das estórias e não senti esse medo e soube que o livro era para ser de terror e suspense, o livro foi conduzido por suspense para o terror. ⠀⠀

@umagarotaentrelivros 03/08/2019

Resenha na íntegra no Instagram @umagarotaentrelivros
O que você vai encontrar aqui, é uma antologia de contos maravilhosa onde são retratadas várias lendas do nosso folclore brasileiro.

Uma obra repleta de cultura, muito bem escrita, alguns enredos são de arrepiar, como por exemplo o conto Maus Presságios que me deixou com medo. E outros enredos não tão arrepiantes, pegando um pouco mais leve, como Nadadeiras e Barbatanas, que retrata sobre Sereias e Botos.

São 15 contos escritos por vários autores diferentes e organizado pelo @Juniorsalvador85 e pelo @weslen.tellurian, transformando essa antologia numa verdadeira obra de arte rica em cultura da mitologia do nosso país. São contos sobre o Boitatá, Saci Pererê, Mula-sem-cabeça, zumbis, lobisomens, a Cuca e vários outros.

Eu, particularmente, amo as lendas folclóricas e foi encantador para mim, ler essa antologia. Logo quando a @editorasinna abriu as inscrições para os autores serem selecionados, eu já fiquei ansiosa e com muitas expectativas, e elas foram atendidas com sucesso, meus caros!

Se você adora ler, aprender e se entreter com a cultura do folclore brasileiro, você irá adorar ler essa antologia também. E se está afim de ler contos que sejam curtos, que fluem bem, de leitura rápida e que te prende até o fim, este é o seu livro!

Com 142 páginas de pura fantasia, crenças e suspense de leve, eu posso dizer que, me surpreendi, porque conheci criaturas do folclore de algumas regiões do Brasil que eu não conhecia. E eu adorei!

Elanne | @LeiturasdaNanny 04/08/2019

Leitura agradável
Todo envolto no universo folclórico, cada um dos temas nos trás lembranças de lendas que ouvimos há muito tempo na escola.

Curupira, mula sem cabeça, caipora, Saci, sereias, lobisomens... são muitos. De inicio não sabemos o que eles irão aprontar mas é certo que pessoas iram sofrer e pagar por não respeitar a natureza e algumas crenças.

Confesso que iniciei a leitura sem ler a sinopse e me admirei com o enredo. Algumas dessas lendas, já nem lembrava mais seu desenrolar e de forma sutil e sombria os autores souberam tratar de cada uma delas.

Um livro cheio de aprendizado e lembranças sobre lendas e mitos, descritos de forma sinistra e tenebrosa; uns nos deixam surpresos, outros nos deixam assustados, cada qual com sua peculiaridade, recomendo tds.