O Santo

O Santo César Aira




Resenhas - O Santo


2 encontrados | exibindo 1 a 2


@biaentreleituras 07/08/2019

Durante a Idade Média, um monge já em idade avançada sentiu que seus dias estavam chegando ao fim e decidiu retornar para a sua terra natal. O monge era conhecido pelos milagres que operava, pessoas de todos os lugares viajavam para fazer suas preces, ele se tornou um santo e, como tal, trazia – ainda que involuntariamente – lucro para o monastério e para a região. Quando o monge anunciou a sua partida o abade previu a falência da localidade e tentou, em vão, fazê-lo mudar de ideia.

Se o santo fosse para a Itália e morresse lá, o local de sua morte seria altamente lucrativo, então as autoridades locais se reuniram para encontrar um meio de fazer com que o santo não partisse, após discutirem todas as possibilidades eles chegaram a um acordo, a única saída para manter o corpo do monge no monastério e continuar atraindo visitantes seria encomendar a morte dele.

Para o serviço, um assassino profissional foi contratado, na Idade Média só se culpava pela morte de alguém o autor do crime e não o mandante, sendo assim, o abade e as demais autoridades estavam com as suas consciências tranquilas, pensavam que fariam algo ruim pelo bem de todos, para a comunidade continuar com seu lucro. E assim começou uma série de desencontros que salvou a vida do monge.

Sem saber de nada, o santo teve um pesadelo e acordou no meio da noite, se levantou para ir ao banheiro e escapou da primeira investida do assassino. Misteriosamente, ele despertou no dia seguinte a bordo de um navio grego e dali em diante viveu as mais variadas peripécias, dia após dias sua vida mudava de curso e aquele monge abatido que achava estar perto de morrer começava, novamente, a viver.

O santo passou por muitas situações que o fizeram perceber a vida com outros olhos, ele já não se sentia mais abatido e tão cansado, a vida no monastério começou a parecer tão distante, não era mais o mesmo. O santo conheceu muitas pessoas e ao longo do caminho deixou a sua marca por onde passou. Foi vendido como escravo e comprado por um senhor que tinha muito dinheiro e muitos escravos, mas continuava comprando para manter a economia do país girando. Comprou o santo sem ter nenhuma tarefa para ele e quando viu que ele já era idoso resolveu enviá-lo em uma missão que imaginava ser sem volta.

E nessa nova jornada o santo experimentou pela primeira vez prazeres até então inimagináveis para ele, viu que não estava tão perto assim da morte como pensava. O santo dedicou-se e viveu intensamente no mais puro êxtase. Mas o que fará depois? Com o passar do tempo as coisas foram mudando para ele novamente, o que lhe revigorava já não o agradava tanto e até o preocupava. Parecia estar estagnado e queria sair dessa situação. Mas como? A resposta para isso ele teria em breve.

*Resenha completa lá no blog > http://bit.ly/2yItnij

site: http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br/
comentários(0)comente



Sayonnara 16/02/2020

Podia ser mais
Foi uma história que não envolveu, faltou algo que não sei descrever. Mas vai ter quem goste.
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR