Especial Ryan O'Connell

Resenhas - Especial

Markarroni 08/05/2020

Inspirador
Neste livro autobiográfico, O'Connell fala sobre sua vida como um homem gay deficiente (ele tem paralisia cerebral), sobre sua geração e o que aprendeu através da experiência de não deixar que as pessoas o limitassem e dissessem o que ele podia ou não fazer.

Eu eu esperava algo bem engraçado, pois a série na Netflix, me fez rir bastante. E devo dizer, Ryan O'Connell fez um belo trabalho, pois eu não me decepcionei. Você não se comove com a história porque Ryan é deficiente ou foi atropelado por um carro, mas porque ele diz coisas que nós, que nos sentimos tão especiais, não percebemos ou não tivemos alguém para nos dizer.

O'Connell é um autor muito autoconsciente, o que torna ele o escritor perfeito para dar voz à geração milenar, pois a autoconsciência nem sempre é um traço amplamente atribuído aos millenials.

Durante algumas das histórias, eu estava pensando: "Sim! Eu faço isso o tempo todo". E o melhor de tudo é que, diferente dos boomers, ele te faz se sentir bem em ser quem você é, afinal, nós somos a geração Y, a geração do milênio, a geração da internet.

Especial é um livro curto e delicioso para simplesmente mergulhar e relaxar. Ele tem um conteúdo adulto, então se isso te incomoda, pula pra outra. Caso contrário, eu recomendo sim, desde que você não tenha medo de rir de si mesmo (porque você vai se identificar com algo e/ou alguém do livro). Aliás, recomendo a qualquer um que queira se divertir enquanto também pensa sobre suas escolhas na vida.

Curiosidade: o autor deste livro é o mesmo roteirista da série Special, da Netflix. Além disso, ele interpreta o personagem principal: Ryan Hayes. A série é ótima, engraçada e faz você assistir ela toda de uma vez. E quando acaba, você sente vontade de xingar a Netflix no Twitter e pedir mais uma temporada o quanto antes.

site: https://www.instagram.com/marksreading
Altieris 09/05/2020minha estante
Gostei da resenha, bora ler o livro kkk.

Markarroni 10/05/2020minha estante
Uhuuu hahaha fico muito feliz quando instigo alguém a ler um livro \o/ 10 pontos para a Corvinal

Altieris 10/05/2020minha estante
Corvinal é a melhor casa mesmo. Sabia que por pouco Corvinal teve entre seus alunos ilustres a professora Minerva McGonagall e Hermione Granger kkkkk O chapéu seletor ficou na dúvida se mandava as duas ou para Grifinória ou para Corvinal.

Markarroni 11/05/2020minha estante
Hahaha siiim, tô lendo os livros e descobrindo que a Corvinal é a melhor casa mesmo hahaha grifinória só é superestimada devido aos protagonistas

Vênus_Alice 03/07/2023

Especial
O título faz pensar numa pessoa prodígio, que a sociedade teria orgulho e colocaria num pedestal. Logo na introdução todas as expectativas são quebradas, um personagem gay, com paralisia cerebral, nada educado segundo os parâmetros socias e que se afunda cada vez mais perdido na vida.
Eu fiquei surpresa e adorei o tom cômico da narrativa, a forma como Ryan vai contando da sua vida deixa tudo tão fluído que torna a leitura intensa e rápida.
Adorei a forma que ele não buscou enfeitar a vida, ela é feia, difícil e as vezes só piora.

@_leandropaixao 05/09/2022

Interessante
É um livro relativamente rápido de ser lido, a escrita não é muito atraente, possui poucos diálogo e acredito que isso cansa um pouquinho.
A história em si do protagonista regata bem as dificuldades de uma pessoa que sofre de paralisia cerebral e é gay, enfrenta as dificuldades de entrar no mercado de trabalho, a super proteção em determinadas situações e relatos de íntimos detalhado as dificuldades de se ter uma relação íntima bem como, conseguir encontrar um parceiro.

Tatiane.Costa 12/08/2023

Eu não entendi muito pois foi uma das leituras mas maçantes que já li, a proposta de colocar um deficiente como protagonista me chamou bastante atenção e gostei dessa parte, mas ele me encheu muito o saco desde o começo e por isso não gostei da história.

luanssantos 25/02/2022

Achei bem ok
Livro: Especial
Autor: Ryan O?Connell

No início me interessei mais, mas dps fui perdendo o foco e a vontade de continuar. No entanto, gostei da primeira temporada da série! A história de vida do autor é interessante.

Ana 28/07/2021

Tive curiosidade de ler o livro após assistir e amar a série na Netflix. Como é de se esperar, o livro e a série são bem diferentes, desde a constituição da família do Ryan até todos os eventos narrados. Em suma, é outra história com o mesmo personagem. O livro trás reflexões bem interessantes sobre a geração millenial e sua relação com o mundo e as redes sociais e a narrativa do autor é crua e sem muita maquiagem - interessante, mas um pouco chocante, principalmente para quem esperava algo mais parecido com a série, além de ser bem menos focado em sua condição de saúde e as limitações trazidas por ela do que narrado na série.

Gabs 24/07/2023

Vale a pena
Quase desisti da leitura desse livro por conta da nota dele. Ainda bem que insisti.
O livro, embora com uma linguagem desbocada meio exagerada, parece bem honesto. Achei super humano e me identifiquei com várias das reflexões e angústias do Ryan.
É uma leitura que vale a pena, especialmente pra quem, assim como eu, adora autobiografias.

Patricia 25/09/2023

?Autoestima é uma planta. Se você não a rega com frequência, se a deixa de lado por dias a fio, ela vai morrer.?

Emanuel 14/12/2023

@....
Uma biografia divertida, engraçada e cômico. Lendo aprendi muitas coisas da vida, como vergonha da PCD, ou de como isso é ruim pra sociedade. Tiver momento que eu queria rir, chora e que tudo no final der tudo bem pro ryan. Também teve o lado da homossexualidade que foi bem fundamental na história. Os problemas familiares do ryan. Mas olhando a escrita achei bem "mais ou menos", achei que não precisava toda hora usar a palavra "gay" ou "olha como eu sou gay", "eu sou gay e tenho PC". Achei desnecessário. Mas de resto, amei. Um livro memorioso. ??

(Recomendo bastante a série da Netflix, ela é bem diferente do que o livro, mas mesmo assim, não perde a essência do livro). ?

virttorr 27/05/2020

Leia esse livro com uma xícara de chá...(ou de corote)
Esqueça os diálogos brutos e o enredo delimitado. "Especial" trás a tona uma leitura dinâmica repleta de indagações pessoais e reflexões sobre o contato direto com a natureza juvenil, sexo, drogas e aceitação.

Patricia Lima 07/01/2020

Especial
O Ryan coloca comédia em todas as situações descritas no livro, por mais tensa e ruim que fossem, ele sempre procura levar na comédia esses acontecimentos, então o livro possui partes bem engraçadas.

Outra coisa também característica desse livro e que ele é meio que motivacional, em cada um desses acontecimentos o Ryan busca passar uma mensagem importante pra nós leitores sobre o que ele aprendeu com aquilo, e como nós também podemos levar isso pra nossa vida.

E eu achei isso bem bacana, você vai encontrar muitas reflexões no livro baseadas nas experiências dele.

Porém apesar de eu estar curtindo o começo do livro, depois da metade eu não fiquei tão interessada no que ele estava contando, então a leitura acabou sendo no geral bem entediante pra mim.

Na verdade eu estava com uma expectativa bem diferente pra esse livro, apesar de ler já sabendo que era uma autobiografia, eu pensei que era um romance, com uma historinha e tal, mas são só relatos, não tem diálogos no livro.

Outra coisa que me incomodou também, é que ele usa muitos palavrões ele é muito explicito em muitas coisas, e eu estava achando que o livro ia ser aquela história fofa e tal, então por isso me decepcionei durante a leitura.

E daí eu fui ver a série de tv que ele fez na Netflix, o Ryan é o ator que interpreta ele mesmo, e foi então que eu encontrei o que eu estava buscando.

Na série nós temos sim uma história, que acaba sendo fofa de certo modo, como eu esperava, ela é muito diferente do livro, tem personagens fictícios, e tem acontecimentos inventados também. Ela só é inspirada no Ryan.

Então por conta disso eu gostei muito mais da série do que do livro.

Raul 31/05/2020

Se você leu achando que seria algo parecido com a série, é melhor parando por aí. Apesar de se basear na vida do Ryan, o livro segue outra linha e é um pouco mais sério.

Por ser curto (220 páginas), da pra ler numa sentada só, o texto é bem fluido.

A história toda pode ser resumida em duas partes:

Primeira: todos os pensamentos que já se passaram e vao passar na cabeça das pessoas dos 20 aos 25 anos. E como isso as fizeram amadurecer.

Segunda: a relação da pessoa com as drogas. Essa parte nem todos vão se identificar, mas é interessante ver como isso afeta as pessoas da nossa idade

No todo o livro fala de amadurecimento, de ter auto consciência e controle da própria vida

Se você esperava rir, vai encontrar uma mini sessão de terapia.
thai 30/08/2020minha estante
meu deus que resenha cirúrgica, amei

Carolina.Souza 22/09/2020minha estante
não sabia que tinha livro :O