Blue Blues

Blue Blues Larissa Prado

Resenhas - Blue Blues

Lavigne 01/05/2022

o mundo deveria conhecer
O livro vai trazer histórias e o cotidiano de alguns personagens e, alternando entre si, essas narrativas vão mostrar um pouco de como a vida é um grande concerto de blues.
É uma leitura rápida e de final supreendente, mas o ponto interessante é de como a história de cada personagem está ligada por um estilo musical e um bar, o Yet. E a forma como cada um tem a música como seu próprio porto seguro é linda. Eles veem e ouvem o blues com a alma. Ler esse livro com a playlist pronta que autora disponibilizou no início torna tudo ainda mais gostoso.

Sei que houveram alguns poucos que acharam a história chata e monótona. Sinceramente, elas não leram direito. Esse livro é a vida em sua forma real e sem idealizações ou romantizações. É o que muitas pessoas precisam ler e analisar e refletir.
Nunca fiz tantas marcações em uma obra tão pequena. A cada trecho que lia era uma verdade que, muitas vezes, doía ou me fazia sorrir.

"Mas existe a música e ela cura tudo. Música e silêncio, os melhores antídotos para a tristeza."

Regina 10/11/2019

Tocante
O título já remete a um ritmo musical que embala, eu diria, 90% das pessoas, junte a essa melodia uma história poderosa e teremos algo que chega a ser por vezes doloroso, uma união de música e sentimentos profundos.
Logo no início do e-book Larissa disponibilizou uma playlist que ela mesma ouviu enquanto escrevia, a experiência da leitura é ainda mais potencializada com trechos dessas músicas no início dos capítulos.
Quando iniciei, não sabia exatamente o que ia encontrar pois que do "insólito", como está definido na sinopse, podemos esperar qualquer coisa.

A história é contada da perspectiva de 3 personagens:

Ícaro: trompetista do bar noturno Yet, que retorna a casa de sua infância após 20 anos longe e a descobre abandonada. Mesmo assim decide se estabelecer ali e tranformá-la em um lar novamente.

Bessie: garçonete do mesmo bar Yet, mora junto de 4 gatos e passou por um assalto que a marcou para sempre, deixando sequelas físicas e emocionais.

Gaia: adolescente apaixonada por Yan, surda e exatamente por isso se sente deslocada em seu meio. Desenvolveu uma capacidade inesperada que foi a gota d'água para o que já vinha vivendo até então.

Acompanhando esses três e seus embates existenciais, somos jogados num turbilhão de emoções e muitas vezes incorporamos o narrador, seja ele qual for e fazemos do seu diálogo, nosso. Foram quotes demasiados que selecionei e percorri esse caminho de uma só vez, aliás já li duas vezes e a cada uma tive uma experiência diferente, a intensidade do que li só aumentou e me proporcionou novas reflexões. Larissa ainda traz um final surpreendente e totalmente inusitado, o que só nos faz querer iniciar toda história novamente.
Um dos escritos mais punjentes e apaixonantes que já li, o toque depressivo foi o catalisador emocional de mim mesma.

Mais do que histórias para serem lidas, são para serem ouvidas, pois gritam a melancolia, a solidão, o abandono e a tristeza de cada personagem e nossa também, basta estar aberto a ouvir.

"Foi num desses momentos que tomamos consciência que estamos no mundo já há muito tempo e não percebíamos."

Scariot 04/07/2019

Blues, drama e surrealismo na medida certa
Blue Blues - Larissa Prado
Blue Blues é uma obra diferente de tudo o que Larissa já escreveu, mas que não deixa de ser impecável como todos seus trabalhos, e acabou se tornando meu favorito até então. É uma obra que mistura drama, realidade, surrealismo e blues, muito blues. Vivenciamos histórias que se passam ao arredores de um bar chamado Yet, onde temos a garçonete Bessie e o trompetista Ícaro. Acompanhamos o cotidiano desses personagens (e de mais alguns) e temos um final arrebatador eu diria.
Obs: escutem a trilha sonora desse livro também, é excelente.