O Rastro da Serpente

O Rastro da Serpente Larissa Prado

Resenhas - O Rastro da Serpente

Luana.Chuq 24/06/2021

Impactante
Eu há muito tempo procurava um livro de terror/horror que me deixassem tensa. Que surpresa boa essa. Li rapidamente e as sensações foram as melhores possíveis pra quem gosta do gênero.
Você fica preso na história da Kyra e a vontade é de salvar ela de toda a merda que tá acontecendo. Vale muito a pena ler!!

Geovana Rodrigues 16/08/2022

Sabe aquele tipo de narrativa que te causa ânsia, agonia e um incômodo na garganta?
“Rastro da Serpente” exalta todo tipo de sensações esquisitas, porém, você simplesmente não consegue parar de ler!

Kyra é uma personagem que irá habitar minha mente durante muito anos, com toda certeza! Como a própria sinopse menciona, esse livro não é simplesmente sobre uma possessão e acho que não há descrição melhor!

Não foi minha primeira experiência com a autora e já não é segredo para ninguém: quero ler tudo o que essa mulher públicar haha! Angustiante - descreve muito bem sua escrita!

Simplesmente não tem como parar a leitura, mesmo com toda a gastura proporcionada – tenho uma quedinha enorme por esse tipo de coisa! Rsrs

A personagem principal, Kyra, uma professora de jardim de infância é perturbada por lembranças traumáticas, e por questões aflitivas do dia a dia. Passando por um divórcio conturbado, começa a ter alucinações (insiro aqui toda a minha admiração porque eu nunca li cenas tão angustiantes e bem escritas em toda a minha vidaaa – sei que já estou ficando repetitiva, mas não existe definição melhor!).

Duvidei constantemente da sanidade de Kyra. Eram demônios? Espíritos? Entidades que a estavam perturbando? Ou eram questões mentais? Não sabemos se era falta de remédio, o passado miserável da coitada ou o próprio demo em forma de serpente! Só sei que foi eita atrás de vish o tempo todo!

Destaque para o pequeno Júlio Cesar, um garotinho que eu queria tacar fogo, mas ao mesmo tempo pegar e sair correndo para cuidar dele o mais longe possível de toda aquela loucura. 🤷

“O Mal não está apenas à nossa volta, Kyra, não é um ser com chifres e rabo pontudo te visitando à noite. Ele nasce por dentro. Você tem que tomar muito cuidado com sua mente, com o que ela pode fazer para te empurrar para o pior que há em nós. Ela pode te fazer abraçar tudo o que é ruim. Todos nós somos bons, filha, todos podemos alcançar o Bem. O Mal usa atrativos eficazes para nos corromper. Suas dores, traumas, seu ego e suas ambições, é difícil resistir a falsa sensação de poder que o Mal nos faz sentir.”

site: https://www.instagram.com/p/Cg2hI65P2Bu/

Joseane 16/08/2021

Tensão!
Primeiro contato com a autora Larissa Prado e já quero ler mais obras dela. Me prendeu bastante e quando vi já estava na última página.

Gárgula 08/11/2019

O Rastro da Serpente, de Larissa Prado
Estava em casa, quase indo dormir, quando resolvi ler O Rastro da Serpente, de Larissa Prado. Estou até agora sem chão. Sem dúvida alguma, ela é um dos novos talentos do horror nacional com suas histórias insólitas e muito perturbadoras. Um nome a ser lido, sempre.

No livro somos apresentados à Kyra, uma jovem professora, que está passando por uma fase conturbada da vida. Separação, queda do padrão social, dívidas e depressão se aliam a fatos nebulosos e terríveis de seu passado. Em meio a isso, o menino Júlio aparece, dando à personagem algo com que se preocupar. A criança acaba sendo um alívio à realidade da protagonista, que página a página, escorre de suas mãos.

Assim a história caminha e a autora brinca com o leitor numa dança entre os momentos lúcidos e perturbados da personagem principal. Se tudo aqui é real ou não, não temos como definir. Garanto apenas que a leitura é tão envolvente que não conseguimos parar de ler.

Não pude deixar de lembrar do filme O Bebê de Rosemary e do conto O homem que era Milligan, de Algernon Blackwood, no livro A casa do passado. Em ambos, os fatos apresentados, fica a dúvida se tudo não passou apenas de ilusão. Incrível ter entre nossos talentos nacionais uma escritora do nível de Larissa Prado, que nos inunda de referências, não só da literatura como também do cinema, entre outras.

O final, como aconteceu no livro O balé das aves mortas, ela nos tira o fôlego e nos surpreende. Dessa vez ela ainda vai além e te faz indagar apenas: onde diabos isso vai parar?

Larissa Prado ganhou mês passado, na Horror Expo 2019, o prêmio da ABERST de Autor Revelação de 2019. Prêmio mais que merecido dado o talento que ela possui! Parabéns minha amiga!

Essa resenha foi publicada no blog Canto do Gárgula em 07/11/2019

site: https://cantodogargula.com.br/2019/11/07/o-rastro-da-serpente-de-larissa-prado/

Talita.Chahine @cutucandoahistoria 30/01/2020

Fascinante
Uma história tensa do começo ao fim, que explora de maneira fantástica todos os aspectos da nossa mente.
Uma mulher amargurada, é capaz de tudo !

Thainá - @osonharliterario 27/05/2021

Insanidade, crueldade e tentações
Kyra é professora da educação infantil e nesse momento está passando por um divórcio difícil, sendo obrigada a entregar com urgência para o ex-marido a casa onde reside. Com tudo isso acontecendo, ela se vê em uma situação conturbada, estando instável, emotiva e suscetível a visões e perturbações inomináveis.

Como se essa situação por si só não bastasse, as memórias dos abusos e da violência vivida nas mãos do pai quando ainda era criança voltam de uma vez, pegando-a desprevenida e a sufocando. Mas, calma, tudo ainda pode piorar. Isso porque um novo aluno entra em sua turma, um garotinho chamado Júlio César que parece carregar um mal impiedoso dentro de si e que, talvez, tenha relação com as alucinações que Kyra está tendo por conta de um quadro que ela mesmo pintou (ou não?).

As relações familiares conturbadas mescladas as memórias impiedosas trarão loucura para a mente de Kyra. Será que ela é forte o bastante para encará-las sem se deixar cair em um precipício obscuro e sem volta? O Rastro da Serpente é uma novela de horror que brinca com os piores pesadelos da protagonista e do leitor, fazendo-os duvidarem do que estão presenciando, mas, ao mesmo tempo, deixando-os ainda mais curiosos por tal desenvolvimento.

TW: cenas de abuso e violência explícitas.

Confesso que estou bem dividida com essa leitura, pois ao mesmo tempo em que gostei eu também não encontrei o que eu esperava.

A escrita da Larissa é muito boa. A autora sabe brincar com a sanidade da protagonista e do leitor, e várias vezes me vi pensando se eu estava louca junta com a Kyra. E isso foi sensacional, pois eu senti a loucura da protagonista e comprei o seu sofrimento.

Por isso, eu recomendo demais para fãs de terror, principalmente para quando precisamos de algo mais curto, mas que não perca a intensidade e coragem por conta disso. Há muito sofrimento, muita agonia, e isso faz com que a leitura seja extremamente pesada, do jeito que eu, particularmente, adoro.

Resenha completa no blog Sonhando Através de Palavras.

site: https://sonhandoatravesdepalavras.com.br/2021/05/27/resenha-o-rastro-da-serpente-larissa-prado/

Ana Pereira 04/12/2022

Um livro de horror, com história pequena, mas pesada, onde a personagem Kyra sofre profundamente com um pai abusivo e uma mãe conivente e isso é apenas o começo só seu sofrimento.

André 13/07/2023

Angustiante, chocante e macabro, "O Rastro da Serpente" não é um livro para os fracos de coração. Trazendo todos os elementos característicos de sua literatura, Larissa Prado entrega, novamente, uma história perturbadora com alto poder simbólico e metafórico (a serpente, a maçã...) em que real e irreal se confundem numa trama que também joga luz em questões como depressão, culpa e saúde mental (ou a falta dela, nesse caso). No final (bem violento, gráfico e descritivo, importante avisar), é difícil saber o que de fato aconteceu e o que não passou de delírio, deixando o leitor tão "no escuro" quanto começou - talvez até um pouco mais.

Ainda que, pessoalmente, eu tenha gostado mais de "O Receptáculo", para fazer uma comparação com um livro parecido da mesma autora, não há como negar que "O Rastro da Serpente" cumpre o que promete - uma experiência que mexe com o psicológico e nos faz refletir sobre os temas subjacentes de que trata. Recomendo.

ixqwt 06/11/2023

Pra não me estender muito: amei a escrita da autora, como ela conduz a obra, as ideias inseridas e principalmente como ela introduz certos elementos do terror. tudo é bem intenso, mas sem soar corrido. gosto do final não explicativo e de como, mesmo assim, tudo faz sentido. enfim, maravilhoso