O Xangô de Baker Street

O Xangô de Baker Street Jô Soares

Resenhas - O Xangô de Baker Street

Adlya.Gazio 12/11/2023

O Xangô de Baker Street - Jô Soares
O livro é ótimo! Delicioso, me arrancou grandes gargalhadas.
Adorei a forma como o Jô foi crítico e cômico ao escrever essa "aventura" de Sherlock no Brasil, zombando dessa característica impecável do detetive e também da síndrome de vira-lata do brasileiro.

Mateus Souza 06/11/2023

Razoavelmente bom!
Pra quem é fã do detetive e das histórias originais de Sherlock Holmes, de Sir Conan Doyle, vai encontrar o personagem um pouco diferente aqui. Jô Soares desconstrói e reconstrói o detetive tornando-o mais dado a sentimentalismos e a falhas humanas, deixando nele apenas uma ou outra característica que lhe são originais. Fiquei com a impressão de que Jô ficou com preguiça de bolar deduções lógicas e inteligentes para que aos poucos, os misteriosos assassinatos fossem aos poucos solucionados. A única coisa que me prendeu até o fim, foi querer descobrir a identidade do assassino de prostitutas. Houve capítulos preenchidos com informações históricas e descrições de detalhes que deixou a leitura um pouco tediosa para mim. Mas o final não deixa de surpreender, onde fica claro para o leitor a genialidade, astúcia e inteligência do Jô. Não gostei muito da obra como um todo, porque queria ter visto aquele Sherlock Holmes sagaz, ultra observador, frio e calculista que vemos nas histórias que se passam em Londres, embasbacando sempre o leitor e os próprios personagens com as suas deduções acertadas e observações geniais. Para aqueles que estão conhecendo o personagem por meio desse livro, talvez a obra lhes pareçam um pouco mais encantadora. A história me prendeu, e não é absolutamente ruim. Apenas porque senti falta de um pouco mais de genialidade e astúcia do mundialmente conhecido detetive, Sherlock Holmes.

Quel.Perina 02/11/2023

Prá quem gosta de infindáveis detalhes a perder a linha de raciocínio, o livro é um prato cheio. Apesar da escrita repleta de descrições, a história não é nada ruim, pelo contrário. O desfecho foi realmente surpreendente a trama me prendeu a atenção. Não é atoa que era um dos mais disputados na biblioteca, na época da minha adolescência. Só depois de muito tempo entendi o motivo kkkkkk envolvente, com humor ácido e sarcástico. Muito bom.

Mauro101 02/11/2023

Caipirinha
Excelente suspense com grandes pitadas do humor clássico de Jô Soares. O trecho que conta a origem da "Caipirinha" é o melhor!

gabs <3 25/10/2023

O Xangô de Baker Street
Não gostei! Li por leitura obrigatória e achei chato, a leitura foi bem arrastada e eu achei o final bem ruim. Eu já tinha lido um livro do Sherlock Holmes que é ?Um estudo em vermelho? e quando li o Xangô de Baker Street achei o Sherlock meio bobo. Achei chato e cansativo.

gabrielsbr 18/10/2023

Que final...
Apesar de eu ter lido bem lentamente, a leitura foi bem gostosinha. Fazer rir por texto e, obviamente, sem timing é uma tarefa complicada que Jô sempre fez com maestria.

Assim como As Esganadas, tem escrita elegante, extensa pesquisa histórica, mas acredito que ele deveria ter pesquisado mais sobre o personagem principal, pois quem lê as histórias de Conan Doyle sabe exatamente o que o personagem faria e o que não faria.

A história se desenvolve principalmente girando em torno dos "reacts" de Sherlock e Watson diante da cultura "dos trópicos" e isso fica cansativo. O enredo vai avançando lentamente, até culminar em um final pífio, como um traque que deu xabu, daqueles que você fica achando que ainda falta um capítulo para terminar a história. Uma pena.

gabrielsbr 18/10/2023

Que final...

Célia 25/09/2023

Elementar, meu caro Watson!
Uma história de leitura agradável, satírica, bem ao estilo do Jô.
Muito bom livro se você quiser se deliciar com uma comédia satírica.

Catarina410 15/09/2023

Não é um livro de grandes mistérios
Leitura divertida e descontraida.
Muito bacana ler os retratos ficcionais estabelecidos por Jô de personalidades brasileiras.

Maria 12/09/2023

Olha...
Sinceramente não foi pra mim a leitura, achei que seria algo mais sobre investigações mas senti que o livro é só fofoca e sátira.

Monalisa.Costa 08/09/2023

Um livro divertdo!
Além da estória em si, o divertido é que essa narrativa traz elementos da história do Brasil misturados às imaginações do autor. Essa parte é muito interessante. Ao mesmo tempo em que apresenta fatos reais, muitas vezes o Jô Soares acrescentava ideias próprias aos detalhes pitorescos do nosso país.

O livro é fácil, engraçado e interessante. É uma boa pedida pra se divertir num fim de semana.

Paola 04/09/2023

Eu sei que o livro gira todo em torno do Sherlock vindo ao Brasil e isso torna ele bem legal... Mas não pude deixar de imaginá-lo sem o Sherlock e Watson, acho até que poderia ter sido melhor, até porque todas as deduções do Sherlock estavam erradas, o crime não foi solucionado (provando que o detetive não é infalível)... Adorei os personagens brasileiros e a investigação de qualquer maneira.

Regina 01/09/2023

Muito bom livro
Jô Soares criou uma história baseada na satirizacao de Sherlock Holmes. Gostei da forma como foi escrita. Percorre toda a cultura brasileira, de comidas a religião. Recomendo a leitura.

Bialokin. 25/08/2023

Eu amei esse livro Jesus Cristo
Esse livro é incrível, engraçado, divertido e cheio de referências à cultura brasileira do começo ao fim poderia passar o dia inteiro falando deste livro mas se tem uma coisas que me fez rir que nem uma hiena descontrolada e tudo isso graças a minha mãe ( te amo mãe) . É uma pena que não tem uma continuação porque é sensacional esse livro leiam ele pelo amor de Deus!