O xangô de Baker Street

O xangô de Baker Street Jô Soares

Resenhas - O Xangô de Baker Street

Karol 21/04/2024

Jô soares
Vi o filme tantas vezes que "via a piada vindo" mas as sacadas são tão boas que mesmo assim não perdem a graça.

Leitura rápida e divertida, vale muito a pena!

RosanaFraga 27/03/2024

Um livro muito divertido!
Não podia esperar mais de Jô Soares neh...
O Xangô de Baker Street, é um livro fantástico, com personagens hilárias.
Leiam e se deliciem na investigação junto a Charloc Holmes e seu elementar caro Watson.
É uma leitura super gostosa, pra quem tá saindo de uma ressaca literária, é ideal.
Fica a dica!

Medau 17/03/2024

Divertido e leve
Completamente engraçado, sagaz, ironico e cheio de alfinetadas inteligentes.
Nem eu e nem Sherlock poderíamos imaginar quem era o assassino.

Muitas partes divertidas, achei o máximo a caipirinha ter sido "inventada" pelo próprio Watson.

Renatita 15/03/2024

Sonífero
Não gostei. Foi muito difícil de eu conseguir alcançar um bom ritmo de leitura. É nítida a forma de humor ao longo o livro, infelizmente, não foi o suficiente para me cativar.

Lilian 28/02/2024

Um livro que dá gosto de ler
Que incrível a escrita do Jô.
Tem tudo: drama, mistério, romance, comédia... Sempre na medida certa.
Só não dou 5 estrelas porque, se eu fosse autora, meu pior pesadelo seria ter meus personagens apropriados e modificados da forma como aconteceu aqui (mesmo que o resultado tenha sido muito bom).
docinhocababa 28/02/2024minha estante
Esse livro é ótimo! Jô Soares era um artista completo e esse livro é um retrato disso. Nos envolve, nos diverte e nos leva a reflexões. Um leitura que nos absorve do início ao fim.

Wolsey 18/02/2024

Deveria ter escolhido este há 29 anos.
Na feira do livro de 1995, ao invés de adquirir o livro do Jô, lançamento do ano, número 1 na lista dos mais vendidos, optei por O Povo Brasileiro do Darci Ribeiro.
Foi uma escolha preconceituosa e, obviamente, equivocada. Não pelos livros, mas por mim. Eu não estava preparado pra o Darci Ribeiro, tanto que só agora me atrevo a recomeçar a lê-lo. A melhor escolha teria sido, sem sombra de dúvida, O Xangô de Baker Street. Agora eu reconheço.
Divertido, leve, hilariante e temperado com boa dose de suspense, além de referências absurdamente divertidas e improváveis. É um livro fácil de ler, pois o autor conduz a trama de forma magistral.
Nada fica solto. Qualquer narrativa ou referência non sense que apareça vai ter uma ligação ou explica algo engraçado que acontecerá mais adiante.
O mais interessante é que o final, apesar de lógico e perspicaz, surpreende por ser o oposto do que se espera de um suspense policial.
Me diverti muito.

Aline221 05/02/2024

Romendo super
Engraçado, cenas de crimes ótimas (nem tão pesadas pra dar enjôo, mas tmb nem tão leves ao ponto de serem chatas), muito bem escrito.

Depois desse livros eu quero ler tudo que o Jô Soares já escreveu em vida.

E eu acho que a Thais vai adorar esse livro (espero que vc leia veja resenha Thais)

Clio0 04/02/2024

A sátira em sua enésima potência.

Neste livro, Jô Soares fez o que fazia de melhor: debochou de tudo e de todos, com especial atenção àqueles que se julgam defensores-de-alguma-coisa.

O roubo de um violino Stradvarius leva o imperador D. Pedro II a contratar Sherlock Holmes e Dr. Watson para recuperá-lo. E aqui já começam as piadas...

Todo o processo de investigação é tresloucado, de um personagem que não fala fluentemente a língua local á suas deduções mirabolantes - algo que funciona muito bem com Conan Doyle e sua lógica pautada na cultura inglesa, é digna de chacota em terras tupiniquins.

A narrativa é essa: mostrar a incongruência de importar soluções europeias para o Brasil. Parece exagero? Vale lembrar que todo o nosso sistema educacional atual é baseado em recortes do sistema francês e de teorias russas.

Fora isso, Jô dá um show em pegar pequenos detalhes do famoso detetive e aloprar em cada capítulo, são dívidas de jogo, cocaína e sexo alegremente polvilhados no texto. Outros personagens históricos dão o ar de sua graça como Olavo Bilac, Chiquinha Gonzaga e Sarah Bernhardt. Alguns laudados, a maioria ridicularizados.

São tantos os detalhes e piadas em cima deles que se torna quase impossível listá-los. O destaque fica para a resolução do enigma - uma piada entre a língua inglesa e o português.

Recomendo.
preta velha 04/02/2024minha estante
li este livro há dois anos e adorei; "as esganadas", está na minha meta deste ano.

Bual 04/02/2024minha estante
Foi um dos primeiros livros que li. Bateu até uma certa nostalgia e vontade de reler.

gabrrelaa 04/02/2024minha estante
meu Deus quero muito ler

Vania.Cristina 05/02/2024minha estante
Li esse, mas já faz uma eternidade. Preciso reler.

Pri 02/02/2024

O início da minha paixão pelo True Crime
O livro que marcou minha adolescência, centrado em crime e suspense, moldou minha preferência literária para sempre. A trama envolvente e os mistérios intricados capturaram minha imaginação, estabelecendo as bases para um amor duradouro por histórias envolventes e cheias de suspense. Desde então, minha busca por livros que despertem esse mesmo fascínio tornou-se uma constante na minha jornada literária. Mesmo se tratando de ficção, foi o início da minha paixão pelo True Crime (quando esse termo ainda nem existia) e pelo suspense em geral.

Shiyuku 27/01/2024

O Xangô de Baker Street
CARA
CARA
VCS N TAO ENTENDENDO
esse livro eh simplesmente incrivel, achei (honestamente) melhor do que os livros do arthur conan doyle, a historia foi muito bem elaborada e em momento nenhum eu consegui ter ideia de quem era o assassino, tudo muito bem descrito(até demais), por isso achei um pouco enrolado, mas trás pra história muito mais realidade.
gostei desse novo ponto de vista sobre o sherlock holmes, onde ele é menos endeusado e tratado mais humanamente, é um jeito em que a gente consegue imaginar ele sendo uma pessoa real e não apenas um personagem.
SIMPLESMENTE incrível.

Nana 26/01/2024

Nem Sherlock conseguiu? imagina a nossa polícia!
Foi só eu ou os outros leitores também perceberam a crítica à sociedade que o Jô fez?!
O livro é envolvente, os personagens existiram mesmo (são personagens presentes na história do Brasil), apesar de serem fictícios suas personalidades e papel na história do livro. Nunca imaginei que o Jô escrevesse tão bem! Estou curiosa por mais leituras como essa.
A crítica estampara no livro é tanto ao Brasil como a Europa e a forma como eles retratam os brasileiros, o branco, os mestiços?.
Recomendo muitíssimo a leitura!

amarxhi 25/01/2024

O mistério que Sherlock Holmes não conseguiu desvendar.
Ambientado no Brasil império do século 19, o roubo de um violino Stradivarius e uma série de assassinatos traz o detive mais queridinho dos livros as terras brasileiras. Recheado de informações históricas, assim como grandes figuras, o Xangô de Baker Street faz grandes referências à cultura brasileira. De uma simples feijoada ao candomblé. Leitura obrigatória para fãs de suspense e humor e é claro do brilhante Jô Soares.
AliJu 25/01/2024minha estante
Parece bem interessante, já pensei em ler e sempre esqueço kkkkk

amarxhi 25/01/2024minha estante
Leia, você não irá se arrepender ??

Phil.Surniche 24/01/2024

Jô Soares, com teu humor único, ambienta o famoso detetive inglês dentro dos trópicos do Brasil Imperial. O livro retira a capacidade de dedução de Holmes e o coloca em momentos engraçados e constrangedores. O mistério, o único não resolvido por Holmes, faz sentido quando se chega no final do livro.

Everton.Paulo 20/01/2024

Engraçado e surpreendente
Segundo Jô que leio. O primeiro foi "As esganadas" e na época gostei muito. Esse é o seu maior sucesso e foi adaptado para o cinema.
Na histórias, jovens moças são assassinadas por um homem misterioso que corta suas orelhas e deixa uma corda de violino de forma bem peculiar na cena do crime.
É bem interessante a interação entre personagens reais e fictícios na obra, inclusive alguns consagrados, como o detetive inglês Sherlock Holmes e seu assistente Watson.
Além da trama principal marcada pelo suspense, o livro traz momentos cômicos. Duas cenas são bastante interessantes: a criação do termo "serial killer" e a cena da pinga no bar que vira uma caipirinha.
E o final realmente nos traz algo diferente no gênero, quebrando expectativas.
Agora, a diagramação, que pecado. Letras pequenas e muito espremidas. A Cia das Letras pisou na bola e isso atrapalha um pouco a experiência, princupalmente de quem gosta de ler à noite, como eu.

ketyziinhaa 18/01/2024

ACHEI QUE ERA RUIM, MAS É HORRÍVEL
Fiquei um ano pra ler esse livro horrível, eu tentava e tentava, e a droga da leitura não fluia 🤬 #$%!& , achei a idéia do livro sensasional, super interessante, mas a escrita parece que era cortada...