By the Book

By the Book Amanda Sellet

Resenhas - By the Book

Marina 12/06/2023

Foi uma leitura fluida e rápida o livro não foca tanto no romance e sim nas outras relações da protagonista que e chata as referências de livros toda hora se tornam irritantes o pouco de romance que tem e bem sem graça e a história confusa nada a ver com nada um drama insuportável e a forma rebuscada que eles falam e sem sentido ainda mais para adolescentes.

Uma protagonista sonsa que se acha melhor que todo mundo e julga a todos não tem nenhum desenvolvimento o livro todo e tudo se resolve em dois capítulos no final do livro o resto do livro e pura enrolação sem graça.

*E meio chato como toda autora transforma uma leitora de clássicos em uma personagem "estranha" inocente e chata, e essa é sua única personalidade a sabe tudo que lê clássicos*

Ana 15/08/2021

Referências...
Temos aqui uma personagem principal leitora.
Mary assim como muitos de nós se espelha nas atitudes das suas heroínas para tomar decisões na própria vida (ou não tomar). A questão é que ela erra mais que acerta. (Rindo de nervoso).

Até uns 70% do livro eu achei chatinho e com muitas coisas que não tinham graça.
Li rápido pois era um áudiobook, se fosse um ebook certamente teria abandonado.

O final é legalzinho, ri em algumas partes e gostei do protagonista masculino.

Nem as referências de vários livros me fez dar uma nota maior..

É isso.

xoxoanalu 28/02/2023

Mesmo sendo um livro fluído de se ler, foi extremamente chato e uma luta para lê-lo. achei que seria algo mais bonitinho e bobinho envolvendo um romance, e bem, o livro é vendido como um ?romance de pros e contras? e ??comédia romântica fofinha?, e você pensa que será FOCADO no ROMANCE. mas não é.

a história é focada na amizade de mary com as meninas populares que querem ser suas amigas. esse aspecto não é ruim, mas assim, elas não querem ser amigas de mary porque acham ela legal, elas querem algo em troca. e sabiam que a protagonista conseguiria ajudá-las com isso.

as referências que tem ao longo do livro são muito boas, só que uma hora cansa. porque é só o que tem, é como se para o livro ficar ?bom? fosse preciso encher de referências literárias, principalmente de livros de época, porque é tudo o que mary lê. e aparentemente sua personalidade é apenas ?leitora de livros do século passado?, e de alguma forma acaba achando que como só lê isso, tem entendimento melhor para certas coisas, só que ela não tem! ela não sabe tomar uma decisão sozinha, e é completamente sonsa e um tanto irritante.

e mesmo que o livro seja vendido pelo ROMANCE, a autora quis mesmo mostrar o desenvolvimento da mary; como ela pode ser capaz de superar seus obstáculos e fazer amizade, parar de ser tão crítica com as coisas e as pessoas. no entanto, a história foi muito mal desenvolvida, então, os primeiros capítulos antes dos 70% do livro são uma enrolação sem fim e dramas sem sentido. depois dos 70% as coisas começam a acontecer de verdade, mas não consegui gostar depois.

não é um livro que recomendo.

Parceira Do Az 08/10/2022

Vamos lá as concessões!

Eu comecei achando que fosse um livro focado no romance, quando na verdade foi mais focado na amizade entre a protagonista e as amigas. O que foi bem legal, as meninas foram otimistas! O par romântico tambem foi ótimo, queria que ele tivesse aparecido mais, porque o pouco que ele apareceu eu já me apaixonei, tipo MUITO!

Então, seria um livro sobre o crescimento da protagonista. O que na verdade não foi, porque ela foi uma tonta e não sinto que cresceu muito não!! Inclusive o relacionamento da com o Alex vai realmente ter futuro, já que ela trava e foge sempre que tem um problema em vista?

Me lembrou muito a Lara Jean, de Para todos os garotos que já amei, mas não de uma forma boa já que eu também não sou muito fã da Laranjinha. Esse romantismo exarcerbado, essa coisa de ficar fantasiando sem ter coragem de enfrentar os fatos por medo da consequência... olha se cortasse a enrolação com certeza daria tempo de desenvolver o romance e algum verdadeiro crescimento da protagonista aí.

Enfim, as referências literárias foram ótimas e as amigas dela também foram. Senti falta de conhecer a Terry mais, mas é isso. Um livro de leitura rapida e bem fluida, mas esperava mais ?

thalaura 18/02/2021

referências literárias
Adorei o livro. É carregado de intertextualidade com obras clássicas, o que me incentivou muito a procurar sobre elas. Porém aquilo que mais me chamou a atenção foi que muitas das ações da protagonista são influenciadas pelos livros. Isso me fez refletir bem sobre como podemos continuar com ?tradições literárias? mesmo que sejam maléficas para nós mesmos. Enfim, leiam!
LuaTeresa 16/05/2021minha estante
Desculpa a pergunta mas pode me dizer se tem cena +18? Não gosto de hot

thalaura 18/05/2021minha estante
pelo oq eu lembro, não tem não, pode ler tranquila

LuaTeresa 18/05/2021minha estante
Que otimo. Obrigada por avisar

arabells 20/11/2022

se eu pudesse desler... porque sério, que livro CHATO. primeiro que ele me enganou: tudo nele diz que é voltado para romance, mas passa longe! na verdade ele é um livro sobre amizade e, nesse ponto, faz isso consideravelmente bem (apesar de eu não ver porque aquelas meninas tão legais gostariam de ser amigas da Mary, mas tudo bem). mas então a protagonista fica fazendo a referências de livros a cada maldita página, o tempo inteiro! eu não aguentava mais!

gglendo 10/07/2022

Se perdeu demais em um drama sem sentido
A ideia do livro era ótima, e eu amei as referências literárias. O modo como a Mary me representou, sendo a típica bookstan, me deixou feliz, apesar disso, a autora pecou quando deixou demais os dramas sem sentido da amiga da Mary ganharem mais tempo que a própria relação dela com o Alex.

Foi legal sim, ver as meninas se descobrindo e aprendendo sobre amizade, mas eu senti falta de voz ativa na Mary - tudo bem, ela basicamente faz 16 anos na história - só que a personagem, coitada, mal consegue tomar uma atitude com iniciativa própria. Queria ver mais firmeza nela, sabe? Porque potencial e vontade eu sei que tinha.

Apesar dessa chatice desnecessária, o romance é fofo, e a química entre a Mary e o Alex é muito gostosa de se acompanhar. Adorei também como a família principal ama livros, e baseia a vida deles nisso.

Em geral, é meio arrastado, mas não é um livro péssimo, só faltou mais ação.

lau 10/06/2021

YA dos bons
Esse young-adult traz Mary como uma forma muito de clara para leitores que nunca antes viveram amores que não foram em livros. A construção dos personagens na leitura é muito boa assim como das relações entre eles que é natural, inocente como um YA incrivel tem que ser. Amei o final e me apaixonei por Alex Ritter assim como Merrily!

Tawane 03/09/2021

Até agora eu não sei para quem é esse livro
Quando eu vi By The book eu tinha achado a capa tão maravilhosa que eu nem me importei em ler a sinopse e beleza até ai a culpa é minha que tava esperando uma historia mais adulta e acabou com algo que se passa no ensino medio.
Mas esse livro, ele é muito estranho.
Nossa protagonista não tem personalidade nenhuma tirando o fato que ele inocente e gosta de livros clássicos.
O livro tem muitos personagens, que tem horas que você se perde. E não sabe quem é irmão , quem é amigo ou interesse amoroso.
E nada acontece nesse livro,ele não é um romance, ele não é uma historia de amizade ou familiar,
Ele apenas existe.

thais 06/03/2022

odiei a história
muito carregada e com detalhes desnecessários a maior parte é encheção de linguiça
a protagonista me irritou dms com os julgamentos toda hora e não engatei não leitura
decepção pq a capa e tão linda ??

artstoteles 11/06/2022

Eu gostei bastante da história, de verdade, gostei como gira mais em torno da Mary aprendendo a ter amigas e se descobrindo, assim como foi bom a caída do cavalo que ela levou quando percebeu que era uma julgadora, pois em alguns momentos era extremamente chato, e no fim todas as conclusões que ela tirou sobre o Alex não eram reais, então foi bom ler este crescimento, mesmo o casal não sendo tanto a parte central do livro achei que foi fofo o pouco que teve, poderia ter mais? com certeza, mas ok entendi que o livro não era sobre isso e sim sobre Mary.

Fani | @leiturasdafani 15/06/2022

Bem Young Adult (YA)
A parte mais legal é que ela é bookstan que nem a gente, mas ela é bem louquinha e como não conhecia nenhum livro que ela estava citando, eu não entendia nada.

anndiary 19/09/2022

? amor entre leitores!
a premissa dos personagens booklovers é muito fofa, mas não acho que a história tenha sido desenvolvida como o esperado. é claro que não tem nada a ver com o modo que a autora escreve, gente. as referências de livros clássicos são tudo pra mim, a Mary (protagonista que se inspira em várias heroínas do século XIX) conseguiu me fisgar em vários momentos e o Alex, o par dela, é um dos mocinhos mais fofos e cativantes dos livros young adult que já li. o problema é que a leitura ficou enrolada e insossa. em algum momento, tive que pular várias páginas de diálogos que poderiam ser substituído por momentos de mais aprofundamento no romance, por exemplo.

? enemiestofriendstolovers
? youngadult

Ray 20/06/2022

O começo é meio parado, mas o que mais gostei nesse livro foi o crescimento da personagem e a amizade que ela fez com as meninas.
Livrinho enemies to lovers bem clichezinho, leve, high school kkkk pra sair de uma ressaca é legal, fora as citações literárias!