O divisor de nuvens

O divisor de nuvens Russell Banks

Resenhas - O Divisor de Nuvens

marcosm 25/06/2009

Não sabia bem o que esperar do livro. Mas foi só ler as primeiras páginas para ficar preso na história. É mais um romance histórico que narra a trajetória de John Brown, um abolicionista americano, do ponto de vista de um de seus filhos, que o acompanhou na luta contra a escravidão. Muitos acreditam que as investidas realizadas pelos Brown, culminaram com a explosão da Guerra Civil.

cid 15/04/2014

Para purificar essa terra culpada com sangue

Em minha infância, ouvi muitas vezes meu pai falar sobre John Brown. E em suas palavras, o homem tomava contorno de mito. Ele era um abolicionista convicto, que acreditava no poder das palavras de Deus e no poder das armas. Acreditava que cumpria um mandato do céu. Com 19 pessoas, incluindo 3 filhos , genros, amigos e ex escravos tomara o maior arsenal dos Estados Unidos para fazer uma rebelião para libertar os escravos. Assim, quando vi que o livro era a versão romanceada das memórias do filho Owen Brown me interessei de cara.
O livro tem uma atmosfera densa e Owen as vezes parece também um mito , outras parece alguém que apenas obedece a seu pai. O livro me levou a assistir a muitos documentários no youtube sobre John Brown . Alguns questionavam se alguém podia baseado em sua consciência pegar em armas para mudar uma situação que considerava errada. Brown foi chamado de mártir e de terrorista. Amado e odiado. Mas, penso que só a nossa consciência pode nos guiar.
O livro me trouxe uma intensa vida interior. Pensei muito sobre a lenda e o homem. E, acho que meu pai tinha razão. John Brown não é um homem para ser esquecido. Recomendo o livro, para os que quiserem saber um pouco mais das lutas libertárias que envolveu muitas pessoas no século XIX . Elas são ainda muito atuais.

Raphael Borto 23/09/2009

Bom!