A Última Colônia

A Última Colônia John Scalzi

Resenhas - A Última Colônia

Paulo.Henriqui 06/01/2022

O fim!
Depois de três livros, dou tchau ao John Perry e a Jane Segan. Me sinto honrado de pode-los acompanhar durante essa jornada. Me marcaram muito e vou sempre lembrar desse universo e personagens incríveis. Estou oficialmente órfão (pelo menos até os outros livros serem lançados no Brasil).

Willian.Candido 15/12/2021

Um final interessante
E vemos novamente John Perry, mas não como um combatente da UC, mas como um colono e ?político?? Gostei de ver como Perry age nesse livro, ela toma decisões inesperadas principalmente pelos altos escalões da UC.

Um final de série muito bom, sem pontas soltas e o que aconteceu no final foi pro bem da humanidade.

Renata.Lima 07/12/2021

Prende a atenção do começo ao fim
Incrível a evolução desse terceiro livro, os primeiros consegui ler um pouco a cada dia, mas esse não teve jeito, terminei em um dia.
A história terminou da melhor maneira, de um jeito que eu nem imaginava.

Murilo.Justino 17/11/2021

Fechando com chave de ouro
A saga de Jane e John termina aq, mas termina com chave de ouro. História muito boa e com uma conclusão para a história. Li algumas resenhas que referiam um final agridoce, mas não achei. Gostei bastante desse final.
Scalzi como sempre, usando a ironia e o sarcarmo com arte.

Mauricio.Souza 15/11/2021

A Guerra do Velho elevou muito minhas expectativas.
Esse terceiro livro sem dúvidas é melhor que o segundo e relembra o primeiro no que dia respeito ao modo como vamos descobrindo os segredos da história e conforme os acontecimentos e reviravolta vão se desenrolando, mas terminei a leitura com a sensação de que faltou algo. Como sou um leitor que gosto de muita ação e combate passei grande parte da história sem ser nutrido por esse elementos.
Nesse livro a forma como foi escrito relembra o bom e velho Scalzi do primeiro livro da série, leitura muito divertida, clara, fácil. Um arco é encerrado ao fim do livro, mas a história parece ter continuação, vamos aguardar.
Portanto, classifico o livro como bom, a história foi bem escrita, a leitura e bastante agradável, a forma como os acontecimentos vão se desenrolando e com o autor vai nos revelando o segredos e bem legal, a única coisa que acho que faltou para o livro subir de nível é aquele elemento sobre o mundo e a história que supera completamente nossa espectativa, como superou a minha na Guerra do Velho.

jael 03/11/2021

Boa conclusão
Achei esse livro muito melhor que o segundo da série (As brigadas fantasmas) mas ainda assim, não é melhor que Guerra do velho. Todo o plot sobre a colônia é bem legal, bastante revelações surpreendentes. Fecha a trilogia bem, apesar de ter umas coisas meio corridas lá pelo fim.

Mateus 26/10/2021

diferente e maravilhoso
com uma narrativa diferente dos demais livros, Scalzi dá um fim excepcional a trilogia. os personagens apresentados são carismáticos, a trama é inteligente e a escrita é extremamente fluída e agradável.

Dave.Christian 20/10/2021

Uma boa conclusão
O começo é meio lento e parecia que não teria muita conexão com os primeiros livros, mas do meio pra frente tudo se encaixa e tem uma boa conclusão para a trama. Confesso que esperava um pouco mais mas foi uma boa história e um bom final.

Jorge Lavagnoli 23/07/2021

Belo final
Levei 10 dias para finalizar esta trilogia, (ok, não são muitas páginas) mas a velocidade justifica-se pelo ritmo alucinado da escrita.
O que por um lado é excelente, pois nos deixa capítulo após capítulo com aquele gostinho de quero mais, pelo outro acaba faltando conteúdo.
Neste livro a história é excelente, as viradas imprevisíveis e a conexão dos personagens bem feita, porém há muito ?assunto? para pouco conteúdo.
Talvez mais umas 150/200 páginas teria explorado mais algumas questões abordadas apenas superficialmente e ainda assim não teria ficado maçante, pelo contrário, seria ainda mais legal.
No geral a trilogia é excelente e fico ansioso pelos próximos livros deste ?universo?.

Tiago.Evangelista 09/07/2021

Belo final de trilogia
Gostei da progressão da trilogia, achei que ficou tudo muito bem amarrado, o papel dos personagens introduzidos no segundo livro para esse final ficou muito legal. Vale a pena.

lukascione 28/06/2021

Não foi perfeito, mas favoritei.
Não consegui dar 5 estrelas unicamente porque os plots, por mais que incríveis e inesperados, foram muito além do que eu esperava para uma resolução normal dos conflitos do livro. Até certo ponto pareceram forçados apenas para dar um desfecho interessante, mas nada que me impedisse que seguir extremamente entretido com a história. Dito isto, o livro seguiu na mesma dose dos seus anteriores com boas doses de humor, sarcasmo, ironia, personagens marcantes e as loucuras de ficção científica que as vezes a gente nem entende bem mas acha legal.
Posso dizer também que o conflito político em A Última Colônia é algo que deve ser ressaltado, porque tornou essa história um pouco diferente das outras e interessante por si só. Você queria seguir lendo para saber como iriam resolver a mais recente crise intergaláctica criada por algum dos múltiplos lados da história.
Um desfecho muito bom, que inclusive fecha algumas sugestões que ficaram no ar nos outros livros, e inclusive fofo (para os personagens principais) para o último livro da trilogia original da série. Agora permaneço aqui, aguardando a Aleph lançar os outros livros do mesmo universo em edições tão magníficas quanto as desses três volumes.

Gabriel 27/06/2021

A continuação que a gente esperava.
Sagan e Perry voltam como protagonistas, dessa vez juntos, em outra ficção do universo de Guerra do Velho escrito por John Scalzi.
Uma história muito bem escrita e uma trama que te prende até o final. Me confundi em alguns momentos mas a culpa é minha por me perder quando há muitos personagens envolvidos, rs. Segue o padrão de qualidade dos livros anteriores, uma narrativa gostosa de ler e que flui muito bem, é possível notar o amadurecimento da escrita em comparação aos livros anteriores, continua sendo Scalzi, mas melhor. Ansioso pela continuação.

Paulo 22/06/2021

Fechando uma trilogia com excelência
A forma como autor constrói todo o universo desde o primeiro livro e encaminha o terceiro para um desfecho que se fecha exatamente como um ciclo é sensacional. O final é arrepiante e mega satisfatório.

plopesfi 14/06/2021

TÍTULO EXCELENTE, 5 ESTRELAS SEM TITUBEAR
Capítulo final da Aventura de da capitã Jane Sagan em que aqui eles possuem o objetivo de conduzir uma nova colônia da humanidade porém Nem tudo é tão simples como eles imaginam algumas questões que foram introduzidas no segundo livro foram revividas aqui como eu havia dito na outra resenha o segundo livro serviu como ponte para que pudéssemos entender o que aconteceria aqui um Perry, Zöe e Sagan bem mais maduros e preparados para lidar com a situação de negociações e diplomacia, sendo agora eles responsáveis pela atual orientação da colônia e depois da humanidade, o autor encerra com chave de ouro Fechando todas as pontas necessárias porém ainda assim deixando algumas questões para próximos títulos que infelizmente não foram traduzidos para o português ainda então estou aguardando ansiosamente!