A Última Colônia

A Última Colônia John Scalzi

Resenhas - A Última Colônia

Ari Phanie 10/03/2021

O Adeus a John e Jane
Finalmente li A Última Colônia, que saiu lá em 2019, mais de um ano depois de eu ter lido os outros dois livros da saga. E só agora me forcei a continuar. Digo, me forcei não porque não goste da história, mas porque estou imensamente desanimada para ler fantasia e ficção científica no momento. E, com esse período tão vasto entre os dois primeiros livros e esse, eu não lembrava mais quase NADA do universo de John Scalzi. No entanto, a narrativa do autor é tão fluída que as lacunas não importam ou vão sendo preenchidas no decorrer da trama. Então, aí vão minhas impressões.

O terceiro livro começa com John e Jane, seguindo com sua aposentadoria tranquila das Forças Coloniais, acomodados numa colônia onde são os líderes, ao lado de sua filha adolescente (a qual tive que pesquisar porque não lembrava NADA da Zoe) e seus bichinhos de estimação. Tudo bem, tudo tranquilo, quase comercial de margarida. Mas eis que a UC tem mais um servicinho maneiro pro John e pra Jane, que é administrar outra colônia num planeta desconhecido. Mesmo sem estarem muito a fim, os dois aceitam o desafio e vão para Roanoke. A merda já começa a ser jogada no ventilador assim que percebem que estão no planeta errado. Muitas perguntas são levantadas, mas poucas são respondidas (no início). O clima de suspense, confusão e tensão deixa o livro muito excitante. E esse clima persiste por um tempo. E mesmo quando as respostas surgem, surgem também grandes problemas, e a trama fica ainda mais interessante quando Scalzi expande seu mundo de forma bastante satisfatória.

Ao contrário de A Guerra do Velho e As Brigadas Fantasma, esse não é um livro voltado para as guerras e ação de conquista da UC, a trama foca na política e nas intrigas, e tem umas reviravoltas muito bacanas. Eu adorei os dois primeiros livros, mesmo que não me importe muito com ação, mas esse com os jogos de poder e política me ganhou. Eu também gostei muito dos personagens, todos bastante característicos.

Aqui se encerra a participação de John e Jane, e com classe. Os próximos livros focam em outros personagens. E estou feliz que eu tenha me empenhado pra terminar a parte dos dois no mundo do Scalzi porque eu achei bem melhor do que eu tinha imaginado que seria, dado minha falta de interesse. E, provavelmente, foi por isso que gostei tanto. Ainda não sei se vou continuar a saga, mas eu curto muito a forma despretensiosa com a qual o autor escreve, e seu humor sarcástico. Ele faz de seus livros uma viagem divertidíssima. As únicas coisas que eu tenho a reclamar dele é sua falta de detalhes de cenário (eu teria adorado mais minúcia ao ler sobre Roanoke), e como ele corta as cenas de ação para mostrar como foi planejado uma reviravolta. Mas nada disso impede o livro de ser uma ótima conclusão para personagens tão queridos. Espero que Zoe e os outros que vem por aí nas próximas aventuras sejam tão bons quanto esse casal.
Ander 11/03/2021minha estante
Gostei da resenha, mas n consigo ficar com vontade de voltar para esse mundo rs

Ari Phanie 11/03/2021minha estante
Ah, tudo bem. Tem que focar em livros q vc qr ler. Esse eu me obriguei a ler só pra finalizar, mas normalmente n faço isso, não.

Ander 11/03/2021minha estante
Mas você não vai ler os outros 3?

Ander 11/03/2021minha estante
Mas você não vai ler os outros 3?

Ari Phanie 11/03/2021minha estante
Ainda não decidi. Mas provavelmente, não.

Gisele @abducaoliteraria 18/10/2019

A Última Colônia era um dos livros mais aguardados do ano por mim. Além de John Scalzi ser um dos meus autores favoritos de sci-fi, com os seus universos bem estruturados e humor característico, neste volume da série A Guerra do Velho temos a volta de um dos seus personagens mais carismáticos, John Perry. Só por isso eu já criei uma expectativa especial com relação ao livro, e muito felizmente, ele não me decepcionou.

John Perry está em paz. Ao lado de Jane, os dois vivem em um planeta colônia, junto com Zoë (sim, a filha de Charles Boutin, que no livro anterior colocou toda a raça humana em risco) a quem eles adotaram há oito anos. Exercendo funções muito mais simples as quais eles já enfrentaram, enquanto Jane é a delegada da colônia, Perry é uma espécie de conciliador, o cara que resolve os problemas. Mas nem de longe esses problemas se assemelham aos que ele já enfrentou um dia. O ombudsman precisa lidar com a rixas entre famílias, brigas por territórios, entre outras coisas.

Entretanto, esta vida pacata está com os dias contados. John e Jane recebem a visita de um antigo colega de trabalho, que faz uma proposta para os dois liderarem uma nova colônia. Essa nova colônia já enfrenta muitos conflitos antes mesmo de ser inaugurada. Intrigas entre colonos faz com que a posição de liderança seja extremamente disputada, então eles precisam de alguém neutro. Para essa tarefa, nada melhor do que dois ex-combatentes das FCD (Forças Coloniais de Defesa), que possuem experiências na arte de resolver problemas.

Simples. Mas nada aqui parece o que realmente é. Enquanto John, Jane e Zoë se preparam para mudar completamente suas vidas, tudo o que gira em torno desta nova colônia parece estranho, como se eles não soubessem da verdadeira história por trás do lugar. Você acompanha toda a situação sob o olhar restrito e confuso de Perry, então se vê tão perdido quanto ele, sem saber ao certo em quê acreditar ou em quem confiar.

O inimigo pode estar mais perto do que ele imagina, mas primeiro Perry precisa entender os conflitos que o cercam. O maior problema é que ele, junto a sua nova colônia, se vê tendo que enfrentar tudo sozinho, sem a ajuda da União Colonial, que se autointitula como humanidade, mas ele sabe que a raça humana é muito mais do que a UC.

"Meu nome é John Perry. Tenho 88 anos. Estou neste planeta há quase oito anos agora. É meu lar, que divido com minha mulher e minha filha adotiva. Recebe as boas-vindas a Huckelberry. Nesta história, este é o próximo mundo que deixo para trás. Mas não é o último".

O ponto alto do livro é rever personagens que tanto nos apegamos. John e Jane formam um casalzão, que se entendem e se completam através das diferenças. Assim como no livro anterior, Jane continua ganhando destaque e profundidade, e apesar de ser uma personagem bastante reservada, é incrível como nós a compreendemos mesmo assim. John Perry continua sendo o melhor narrador de Scalzi, capaz de conduzir uma trama tensa e complexa de forma muito divertida.

Mais uma vez temos o melhor do autor: humor, confusão, momentos de dar nó na cabeça e outros carregados de ação. Foi uma leitura divertida, capaz de ser leve e tensa ao mesmo tempo. Ainda assim, Scalzi consegue inserir críticas bastante pertinentes à humanidade, sobre até onde ela é capaz de ir para obter o controle, principalmente no que diz respeito à informação, e a partir disso, de todo o resto.

Os livros dessa série podem ser lidos de forma independente, mas sinceramente, não recomendo. Se você começar pelo segundo ou terceiro livro, terá perdido grande parte da construção desse universo e o background, então vai por mim, se você sente vontade de se aventurar por esse mundo e ter uma experiência tão boa quanto a minha, comece pela Guerra do Velho.

"Meu lugar é onde você estiver".

Aqui temos a conclusão de um ciclo, que envolve personagens nos quais conhecemos ao longo desses três livros. Além disso, também temos o desfecho de alguns conflitos que estavam sendo trabalhados desde o início, o que abre muitas possibilidades para os próximos livros a partir de agora. Já sinto falta de John e Jane, mas mais do que isso, espero ansiosamente pelas próximas histórias de Scalzi.

site: http://abducaoliteraria.com.br/
heitor 31/01/2020minha estante
Mas ainda tem vários livros da saga... Já teve conclusão?

Gisele @abducaoliteraria 31/01/2020minha estante
Essa é a conclusão do arco de alguns personagens, mas a série possui mais livros sim.

YisraelC 03/02/2022

UMA BUSCA POR SOBREVIVÊNCIA.

Ao contrário dos outros dois volumes esse foi mais voltado para realmente a questão da colonização de um novo planeta, o que trouxe consequências um conflito eminente. Porém as respostas que eu estava esperando foram entregues, e isso me deixou bem satisfeito. Mas apesar disso, novos acontecimentos estão claros que haverá uma continuação. Vem muito mais por aí, até porque a busca por novos planetas e a corrida espacial não terminou.
Diogo 03/02/2022minha estante
Bom esse livro?

Jorge 28/11/2023minha estante
Sim, porém é mais voltado para politicagens e sabotagens, sem perder a pegada do livro, nesse a gente volta a ter o Perry novamente na história!

etsilvio 15/10/2019

Fraco
É uma pena quando uma trilogia que começou tão rica e interessante termina com um livro fraco, com uma trama boba e com diálogos rasos.
heitor 31/01/2020minha estante
Não é uma trilogia, é uma saga, amigo! Tem vários outros pra serem lançados ainda

Pri Paiva 31/01/2021

No espaço ou na Terra uma decisão pode mudar tudo.
#PraCegoVer #pratodosverem
CAPA predominantemente azul claro com letras pretas em caixa alta escrito "A Última Colonia" com uma nave espacial e um homem olhando para umas montanhas no horizonte.

O livro começa explicando as soluções finais do volume 2 e em seguida começa um corre corre sinistro.
John e Jane estão vivendo tranquilamente suas vidas ao lado de Zoe, mas percebem que nem tudo são flores.

Logo a União Colonial os incubiram de formar e iniciar uma nova colônia.
Aí o bicho começa a pegar!
Cheio de adrenalina e reviravoltas o livro prende do início ao fim.

É uma confusão total! Se no volume anteiror nós tínhamos a impressão de que a União Colonial era o lado certo da história (ou menos equivocado) aqui, começamos perceber que não é bem assim.

Minha nota é 10/10 para o final dessa série incrível escrita por John Scalzi

Leia e tire suas próprias conclusões.
Igor.Camilo 04/02/2021minha estante
Quero leeeeeeer

Luiz.Lara 10/12/2023

Que trilogia, meus amigos, que trilogia...
Quando resolvi embarcar nessa aventura, estava um pouco receoso por ser ficção científica, e com isso ser muito técnico. E já nas primeiras páginas, esse receio se foi, ao ser apresentado a esse personagem top que é John Perry, é quase impossível não gostar dele de cara. Um personagem debochado, divertido e que esbanja carisma.
A história é de fácil compreensão e leve de ser lido, aqui nesse terceiro livro, vai para um lado mais contido, mas são tantas reviravoltas e coisas acontecendo que não deixam a leitura massante ou chata.
E mesmo sendo a conclusão da história do Perry e da Sagan, ou mesmo da trilogia em si, o livro deixa espaço para uma continuação, pois há um universo a se explorar (e claro, já existe uma segunda trilogia).
Enfim, se tornou a minha saga favorita, destronando A Maldição do Tigre depois de mais de uma década.
Pedro 10/12/2023minha estante
Muito bom saber disso. Gostei muito de Guerra do Velho.

Pablo Macedo 26/10/2020

Oi, segue abaixo o link com o livro e série em pdf...

A Última Colônia

Trilogia Inicial em Português

Toda a série de livros do John Scalzi
Pablo Macedo 26/10/2020minha estante
Atualização ***

Trilogia Inicial em Português ***

Blur 12/08/2020

A ultima colonia
Este é o terceiro volume da trilogia "Guerra do Velho". Temos Perry de volta como protagonista, assim como outros personagens introduzidos ao longo do segundo volume "Brigadas Fantasma". A leitura foi muito boa, tão boa que cheguei rapidamente ao fim do livro e fiquei com vontade de ter mais outro livro para ler. Quando se pensa que este é o último volume da trilogia, bate até uma tristeza. Espero que o autor um dia volte a escrever mais histórias dentro desse universo!
Daniel Pinheiro 27/12/2020minha estante
Tem mais três livros em inglês:
Zoe's Tale, que é A Última Colônia do ponto de vista da Zoe;
The Human Division, que segue após A Última Colônia;
The End of all Things, que é o último livro

Mário Lopes 03/02/2023

Não consegui parar de ler
Esse livro finaliza a trilogia iniciada na guerra do velho de um modo aceitável e razoavelmente satisfatório.
Isso ocorreu porque achei difícil engolir que na última batalha apenas 4 pessoas mataram 80 alienígenas armados até os dentes, também não gostei da falta de descrições físicas dos incontáveis personagens.
Apesar disso, a história foi muito boa. Leitura obrigatória para quem ama livros de ficção científica.
Obs: O diretor do filme avatar parece ter roubado algumas de suas ideias dessa obra.
Robim 04/02/2023minha estante
Eu amo essa trilogia...

Guilherme 06/02/2022

Fim da série...
O último livro da série "A guerra do velho" tem ação ininterrupta, vários diálogos inteligentes e divertidos.
Os personagens principais se tornam colonos mas acabam ficando no meio de uma guerra política e militar.
Muito divertido e ótima leitura.
HAXI 06/02/2022minha estante
Li o primeiro livro e favoritei na hora, muito bom para quem adora filmes como tropas estelares e stargate

Vinícius Alves 10/05/2020

Depois de um tempo vivendo uma vida pacata após os acontecimentos de As brigadas fantasma, John Perry e Jane Sagan são convidados a lideraram uma nova colônia, com a presença de Zöe, a filha adotiva do casal que conhecemos no livro anterior, em A última colônia acompanhamos essa missão, a de liderarem a colônia de Roanoke.

Os acontecimentos do livro até à chegada nessa nova colônia são um pouco mais lentos, porém é compreensível pois se trata de uma introdução e apresentação de novos personagens. Mas o que surpreende é que é justamente nesse ponto da história que tudo se torna frenético é muito intenso.

A narrativa conta com guerras interplanetárias, mais e o mais interessante são as conspirações políticas, nesse ponto considero justo dizer que é até difícil discordar dos planos e justificativas de todos os lados envolvidos, cada um com sua própria visão frente à problemática apresentada.

Uma das coisas que mais gosto do Scalzi é que ele não apresenta algumas informações pra nada, sempre tem algo que não damos a devida importância, mas que lá na frente servirá como ponto de virada da história. Que inclusive, o que não falta nesse livro são viradas.
Até anotei uma das falas do protagonista porque foi como me senti em boa parte da história:
- Toda vez que penso que sei o que está acontecendo, de repente, vem outra camada de complicações.

As duas únicas coisas que me desagradaram um pouco foi em relação à falta de maior descrição dos personagens alienígenas, e também a forma que uma das batalhas fora resolvida, me pareceu um pouco facilitação narrativa. Contudo, as descrições dos eventos que sucedem esse fato são incríveis.

O que mais me impressionou é que apesar das tramas políticas e guerras, A última colônia é uma história sobre lealdade e esse é um dos motivos de ser tão fácil nos afeiçoarmos à John Perry, com certeza o personagem mais carismático dessa série.

Por fim, mesmo diante de tudo a maneira como Scalzi humanizou a situação (quem leu sabe) é de uma grandiosidade que chega a emocionar. No final eu só gostaria que não acabasse.
Vinícius Alves 10/05/2020minha estante
Sempre vejo os erros ortográficos após a publicação hahaha.

Júlia 28/04/2020

Uma trilogia impecável
John Scalzi sabe como prender seu público.
"A Última Colônia" mantem um ritmo implacável e frenético e fecha com chave de ouro uma trilogia que nunca deixou a peteca cair. Como uma fã de scifi e de ação, só tenho elogios para mais um livro fantástico. Nele, vemos John, Jane (e Zoe) receberem a missão de colonizar um novo planeta chamado Roanoke. Muito acontece por detrás dos bastidores que levou a UC a tomar esta decisão e muito acontece depois que as cartas são colocadas na mesa.
Mesmo nos momentos mais tranquilos do livro, quando eles de fato começam a aventura de colonizar, os capítulos têm uma leitura fluída e te prendem até o final.
A trama política é muito interessante e, mais uma vez, mostra como a humanidade parece ter certa habilidade natural e propensão a deturpar as situações em seu favor, ainda que isso signifique morte de indivíduos e sacrifícios em nome do "bem maior". Fica difícil simpatizar com a União Colonial.
Zoe, agora adolescente, é uma excelente adição ao grupo de protagonistas, ainda mais porque vem acompanhada de dois Obins bastante divertidos à sua maneira.
Um dos únicos pontos baixos do livro é a falta de descrições. Entendo que é uma das coisas que ajudam a tornar a leitura assim rápida e cheia de acontecimentos, mas às vezes eu gostaria de ter mais descrição sobre as raças e as culturas dos outros povos. Ajudaria a tornar o texto mais rico. Não que este problema tire qualquer ponto do livro, na minha perspectiva. Cinco estrelas e favoritado.
Vinícius Alves 10/05/2020minha estante
E eu me emocionei muito com o final

FlaviosParanhos 31/12/2019

Ótimo "final"
Hoje acabo provavelmente meu último livro do ano. A última colônia, da saga, A guerra do velho. Este é o terceiro livro da saga e por incrível que pareça o menos violento de todos,aqui temos finalmente a junção dos personagens do primeiro e segundo livro, e as consequências dos grandes acontecimentos do segundo.
Falarei apenas do que achei do livro não dá sua estória. Um confusão de emoções, começa sem muitos rodeios mostrando a rotina do casal, uma missão é dada mas por trás dela como sempre havia mentiras e traição. Mas a forma como esses porens foram apresentados,quebraram minha mente,este livros soube me enganar,soube me fazer pensar que seria uma coisa e fazia outra completamente diferente. Tem suas falhas mas muito mais acertos. E o final... que final meus amigos,que final! Foi o final mais digno e ao mesmo tempo um tapa na cara da humanidade e pras corporações que nos regem. A possibilidade desse universo literalmente falando se expandir tornaram-se infinitas! E espero que o autor uma hora ou outra sempre volte um pouco a esse universo,sei que lá fora já existem alguns contando versões de outros personagens dos mesmos acontecimentos. Mas como chato que sou eu quero livro do futuro! Desse fururo que quebrou minha mente. Excelentes peesonagens que vc odeia,ama,se acostuma ou tolera. Como todo mundo ao nosso redor. Nunca dou nota mas a esse darei 4 estrelas.

Erick_Gams 13/03/2020

Inesperado, como tudo q Scalzi escreve deve ser...
Eu não tenho palavras pra descrever a literatura desse homem, John Scalzi se tornou meu autor favorito em pouco tempo, leio suas obras a pouco mais de dois anos e finalmente pude ler o fim da história do querido John Perry. Um final perfeito e completamente inesperado, assim como tudo que Scalzi escreve, mal posso esperar por novas obras dele sendo lançadas no Brasil, elas já ganham espaço na minha estante automaticamente