A Última Colônia

A Última Colônia John Scalzi

Resenhas - A Última Colônia

Mateus 05/03/2020

Mais um livro maravilhoso do Scalzi.

Vitor Reinaque 17/04/2021

Bom, mas nem tanto
É o mais fraco da saga até agora, mas ainda assim um ótimo livro. Dinamismo e batalhas narradas de um modo que a sensação de urgência é transmitida com intensidade, além do ótimo senso de humor de Skalzi. Só preferiria que tivessem menos trechos "jogados para plateia", ficam um pouco exagerados e tiram um pouco a verossimilhança da história.

Luiz.Lara 10/12/2023

Que trilogia, meus amigos, que trilogia...
Quando resolvi embarcar nessa aventura, estava um pouco receoso por ser ficção científica, e com isso ser muito técnico. E já nas primeiras páginas, esse receio se foi, ao ser apresentado a esse personagem top que é John Perry, é quase impossível não gostar dele de cara. Um personagem debochado, divertido e que esbanja carisma.
A história é de fácil compreensão e leve de ser lido, aqui nesse terceiro livro, vai para um lado mais contido, mas são tantas reviravoltas e coisas acontecendo que não deixam a leitura massante ou chata.
E mesmo sendo a conclusão da história do Perry e da Sagan, ou mesmo da trilogia em si, o livro deixa espaço para uma continuação, pois há um universo a se explorar (e claro, já existe uma segunda trilogia).
Enfim, se tornou a minha saga favorita, destronando A Maldição do Tigre depois de mais de uma década.
Pedro 10/12/2023minha estante
Muito bom saber disso. Gostei muito de Guerra do Velho.

Luciana 22/07/2022

Definitivamente sentirei saudades de John Perry e Jane Sagan.
Analisando a trilogia, tivemos um 1° livro com mais ação, o 2° mais filosófico e o 3° voltado mais para política. O 2° definitivamente foi meu preferido.
Gostei bastante dos acontecimentos e da resolução da série. Foi ótimo também ter uma adolescente que não seja chata, obrigada Zoe!
Com certeza essa série foi mais do que esperava.

Hudson.Carlos 24/04/2023

Um belo final. Os outros dois foram bem melhores, mas achou que a saga teve um bom encerramento e aquela última linha me roubou um belo sorriso de felicidade

Rauecker 14/08/2023

A última colônia
Desfecho épico da primeira trilogia, John e Jane deixarão saudades demais, e já aguardo a segunda trilogia para termos as referências deles.

O primeiro livro nos dá uma visão da guerra e do exército, o segundo livre uma noção do que são as forças especiais e do que está acontecendo no universo, aqui no terceiro vimos como é o processo de colonização dos humanos e testemunhamos a grande conspiração que foi construída no segundo livro.

Sensacional, para quem curte uma leitura com ação e elementos sci-fi, temos um prato cheio aqui.

Citação preferida:

?Impérios de conquista não duram, ficam ocos pela ganância dos governantes e pelo interminável apetite de guerra.?

daisy's 07/12/2023

Um dos pontos altos desse livro é que ele termina da forma menos inesperada possível. Toda ficção espacial tende a trazer uma discussão social, um conflito de centro e uma resolução "épica" bem agitada com consequências para ambos os lados. Mas guerra do velho desde o primeiro livro sempre teve a proposta de ser uma história com humor, questões filosóficas e um olhar sobre a colonização que até hoje a sociedade insisti em não enxergar. Portanto, achei muito coerente a resolução que a saga teve e me diverti demais durante toda a leitura. Vou sentir saudades da história do Perry e companhia ?

Willian.Candido 15/12/2021

Um final interessante
E vemos novamente John Perry, mas não como um combatente da UC, mas como um colono e ?político?? Gostei de ver como Perry age nesse livro, ela toma decisões inesperadas principalmente pelos altos escalões da UC.

Um final de série muito bom, sem pontas soltas e o que aconteceu no final foi pro bem da humanidade.

zlldamon 28/12/2023

Muito foda
O desfecho da trilogia é simplesmente magnífico. A relação entre John, Sagan e Zoe é o ponto alto, com a construção incrível desses personagens que parece ter vindo de outro mundo. A dinâmica entre eles foi uma revelação surpreendente, superando minhas expectativas. Esperava um encerramento um pouco melhor, mas mesmo assim, não foi ruim. Apenas esperava por um pouco mais. Apesar de alguns pequenos problemas, esta trilogia é sensacional, sem dúvida alguma. A forma como os personagens são desenvolvidos, os dilemas enfrentados e o contexto interplanetário criado pelo autor são simplesmente FODA

Mike Willian 08/11/2023

O melhor da série.
Gostoso quando o autor termina uma obra boa e provoca no leitor o sentimento de finalidade. Aqui John Scalzi deixa muitas possibilidades em aberto, que (acredito eu) ele aproveita numa segunda trilogia, e ainda assim, sinto que conclui uma boa saga do universo.

É muito clara pra mim a mensagem que a obra traz sobre a construção do ser, como Scalzi brincou com consciência, inteligência, espiritualidade, lembranças, falta, propósito e informações. Tudo em uma ilustração muito bem construída e deliciosa.

Nos livros anteriores tive uma excelente experiencia, mas esse fechou com chave de ouro. Senti um belo aprofundamento na individualidade que compõe os personagens principais e secundários. Achei a história mais elaborada também, com diversos plots, alianças e ação.

Comecei os livros por curiosidade, mas se tornou uma das minhas sagas favoritas de ficção cientifica. Indico e lerei a próxima trilogia também.

Deco 26/11/2020

Excelente Leitura
Encerrando com chave de ouro a saga "GUERRA DO VELHO". John Scalzi conseguiu manter um excelente ritmo narrativo que me prendeu do início do primeiro livro até o excelente final desta saga.

VALE A LEITURA!

Cafe_Fili 29/05/2023

Uma continuação perfeita
Esse volume encerra essa trilogia de maneira muito especial, continua empolgante como os outros livros e apresenta mudanças drásticas como eles. Foi muito bom ler esses livros, tanto que li os 3 seguidos.

Jóice 03/03/2022

Simplesmente perfeito! Scalzi nunca deixa a desejar, sempre tudo muito bem amarradinho e com um bom fechamento. Foi incrível acompanhar essa história e ver como se formam e se estruturam as colônias. Gostei do desenrolar e do fechamento que tiveram esses personagens que acompanhamos até aqui.

GabrielxxGarcia 27/06/2021

A continuação que a gente esperava.
Sagan e Perry voltam como protagonistas, dessa vez juntos, em outra ficção do universo de Guerra do Velho escrito por John Scalzi.
Uma história muito bem escrita e uma trama que te prende até o final. Me confundi em alguns momentos mas a culpa é minha por me perder quando há muitos personagens envolvidos, rs. Segue o padrão de qualidade dos livros anteriores, uma narrativa gostosa de ler e que flui muito bem, é possível notar o amadurecimento da escrita em comparação aos livros anteriores, continua sendo Scalzi, mas melhor. Ansioso pela continuação.