A Última Colônia

A Última Colônia John Scalzi

Resenhas - A Última Colônia

Erika 26/09/2023

Leitura envolvente e prazerosa !
Os motivos que fazem um livro prazeroso de ler são muitos e depende claro de pessoa para pessoa.
"A última colonia" tem um plot interessante, um certo mistério, intrigas políticas mas, são os personagens que me fizeram gostar tanto da leitura.
John Perry e Jane Sagan se casam e adotam Zoe e devido a sua importancia dois obins (Hickory e Dickory) se juntam a esta nova família.
Ambos sao convidados a se tornarem líderes de uma nova colonia chamada Roanoke em um planeta que ainda nao foi colonizado.
Acontece que nada é o que parece e aí é que brilha a sagacidade de Perry e a determinacao e forca de Jane, além da participacao de Zoe atraves da adoracao dos Obins por ela.
John Scalzi entra na minha galeria de autores queridos e me fez querer ler mais ficção cientifica.

Robim 29/12/2020

A Última Colônia
Livro que flui muito bem, continuando a história dos nossos protagonistas. Gostei muito e estou ansioso para os próximos serem lançados.

Victor 23/12/2022

Fechamento bom pra trilogia
A Última Colônia é o terceiro livro da série: "Guerra do Velho" de John Scalzi, na minha opinião, o livro serve como um exemplar fechamento pra essa trindade universal. Novamente, Aleph certou em cheio ao trazer esse livro ao Brasil, mesmo que, ainda faltem outros três da mesma série para vir ao Brasil.

Se você procura um desenvolvimento no mínimo diferente para o que um dia foi Guerra do Velho, A Última Colônia é, sem sombra de dúvidas, o livro que você precisa ler.

"E levei eles, para ir conhecer o meu lar."

Fabio293 21/04/2021

Achei o mais fraco da série. Os demais livros são sensacionais. Algumas passagens se arrastam desnecessariamente

Thalita 07/04/2022

É bom, mas parece fan service
Diferente dos outros livros da saga, esse não foca tanto nas guerras e conflitos com os outros povos, mas sim na evolução da última colônia. Claro que ele também aborda os planos bizarros da UC e explica um pouco mais sobre o Conclave, mas a impressão que eu tive é que esse livro foi escrito só pra você se ligar mais ao John e a Sagan e torcer para eles terem um final feliz.
Eu não consigo explicar porque gostei tanto do John, mas eu achei ele muito querido, inclusive senti falta dele no segundo livro. Eu conseguia imaginar ele falando com uma voz calma e sensata, conseguia imaginar a cara dele enquanto brincava com a Savitri e com a Zoe? se o objetivo era gostar do personagem e torcer para ele ser feliz, então deu bem certo.
Apesar de não ser um livro ruim eu dei três estrelas porque ele me pareceu uma grande enrolação? Toda a trama foi construída para eles acharem uma forma de voltar para a Terra, mas durante o livro o autor se preocupou tanto em falar da nova colônia que o final ficou um pouco corrido. Não é que isso prejudique o final, porque não tinha muito o que falar no final hahahaha Para mim a estrutura foi:
- Primeiro livro: ótima história, personagem principal interessante, vários segredos sobre a vida fora da terra
- Segundo livro: apresentação da futura esposa do personagem principal
- Terceiro livro: casal ficando junto e enfrentando algumas raças alienígenas

No final das contas é um livro fácil de ler, tem um ritmo interessante, tem algumas tramas paralelas que ajudam a mostrar como foi a criação da colônia, mas parece um fan service para colocar os dois personagens juntos.

Macartiney 26/01/2023

Dois superstar em campo sem entrosamento
Não, não me importo nem um pouco se as balas, explosões e muito sangue cessaram, não ligo mesmo, mas qualquer que for o caminho que o autor escolha mantendo o nível da trama / do suspense / dos diálogos bem construídos .. até prefiro. Mas pra mim foi doloroso esse 3° capítulo e último.

John Perry no primeiro livro foi épico, toda sua história de vida e como se deu seu progresso no espaço em Guerra do Velho. Aí veio o segundo livro e o autor arriscou numa história independente com Jane Sagan, com uma personagem casca grossa a história se manteve num nível elevado de entretenimento.

Eis que juntamos os dois popstars da ficcão científica moderna no último capítulo a aí, talvez faltou empenho numa proposta melhor.
Quem deu uma lida nas considerações finais vai perceber que certos agradecimentos de Scalzi foram pra amigos que entenderam o atraso na entrega desda terceira obra, ai me peguei pensando de que o atraso não teria sido por pensar demais e sim que esse atraso foi maléfico pois em algum momento a editora deve ter ligado cobrando e Scalzi foi obrigado a escrever correndo, porque só assim conseguiria explicar porque conseguiu piorar tanto algo já construído e no momento que tem os dois protagonistas juntos fecharia com uma história, na minha opinião fraca e sem emoções.

Perry completamente caricato nessa obra, perto do homem que foi no 1° livro, não que isso fosse ruiim caso fosse bem desenvolvido, mas o fato é que vi aqui um ex-soldado que pouco podia fazer fazer diante das ameaças sendo mero administrador de colônia (sem nem tanto respeito de seus subordinados) além de um recruta qualquer numa luta

Sobre Jane, acho que fez o papel dela, mulher porreta, sem paciência, até por ser assim, adquiriu respeito por onde passou, independente de qualquer vantagem física, não iria ser diferente, mas foi prejudicada pela história rasa.

O casal, pelas pesonalidades apresentadas e pela escrita em si, pra mim não funcionou em nada, era impossivel imaginar John e Jane dando um simples beijo,,,impossivel. E pensar que Scalzi teve tudo pra estabelecer o maior casal da história da ficcão. Um fiasco. Apenas vi aqui dois militares, com sentimentos forçados devido a necessidade de criar uma filha adotiva e desamparados pela União Colonial.

Zoe, a filha adotiva, aliás também sem qualquer carisma, passaria batido se não existisse,
menos carisma que seus Obins seguranças,

A história num geral, voce fica sempre aguardando que algo do nível dos dois pirmeiros livros aconteça, ou seja, bons dálogos, humor e batalhas bens construídas, nada disso aconteceu, e pior introduziu na saga personagens rasos e sem graça como Savitri, Trujillo, Kranjic e um montão de outros que tiveram seus nomes citados para serem meras encheção de linguiça

E por falar em encheção de linguiça, o que foi aquela ameaça com seres inteligentes com suas lanças e gritos histéricos, para depois serem completamente ignorados durante o restante do livro. Falta de respeito, eu hein.

O final até que pode ser considerado interessante para os personagens, mas uma pena, a forma preguiçosa que se desenrolou essa trama com personagens tão consolidados.
Sei que a Saga lá fora continuaria num quarto livro com Zoe e mais dois com um novo personagem. Se vier para o Brasil com certeza seguirei lendo em respeito ao potencial do escritor.

André 29/02/2020

A Última Colônia é o fechamento, aparentemente, da estória de John Perry e da Jane Sagan. Por isso, é também o que desperta mais emoções.

A trama dessa vez é mais política e a ação, que é excelente novamente, fica mais voltada para a sobrevivência, não a conquista ou exploração, como noa dois primeiros livros. Assim, a tensão é constante, fica uma sensação de confusão de não saber o que acontecerá.

O livro também apresenta novos personagens e são todos bem construídos e complexos (alguns mais do que outros, mas natural que seja assim). E tanto os novos personagens quanto os antigos vão se desenvolvendo coerentemente, o que faz que seja mais fácil se conectar e ficar preocupado com o futuro deles.

O desfecho é excelente, fecha bem a crítica à guerra, ao domínio imperialista de um governo, à xenofobia, ao nacionalismo/especismo, que vem sendo abordada desde o primeiro livro.

Achei que algumas poucas partes foram desnecessárias para o desenvolvimento da trama, mas são passagens, ainda assim, bem interessantes, a leitura é boa e não ocupa quase nada do livro, então não é problema.

Enfim, livro excelente, fácil de ler, divertido e que consegue abordar questões importantes. Já estou ansioso pelo próximo volume da saga.

Samuel Albuquerque 19/06/2020

Para finalizar a trilogia
Não tão empolgante como os demais livros da série, mas é um livro de leitura rápida.

Joyce 04/04/2020

“Deixa eu te falar dos mundos que deixei pra trás”… assim John Perry começa sua narrativa, no terceiro livro da série Guerra do Velho.
Como sempre John Scalzi nos traz uma leitura leve, por vezes divertida, mesmo abordando questões importantíssimas, é fácil de se ler e muito mais fácil se encantar pelos personagens. :)

A última colônia, é o fechamento da história de Perry e Sagan (aparentemente, espero muito de coração que possamos vê-los em algum outro volume da saga), e é um dos mais “emotivos” se assim posso dizer.

A história desta vez é muito mais política e “humana” do que as ações frenéticas dos outros dois primeiros livros, mas não deixa de ter aquela pitada emocionante em algumas poucas e intensas batalhas.
Pra quem já está familiarizado com a forma como Scalzi nos conta uma história, esse livro só deixa um gostinho de quero mais.

Perry e Sagan já aposentados das FCD (Forças Coloniais de Defesa) e vivendo sua vidinha tranquila como fazendeiros, são convidados a colonizar um novo planeta, e serem os líderes dessa nova colônia, levando alguns poucos colonos para um lugar novo e desconhecido, mal sabiam eles tudo que lhes fora “planejado” para esse novo lar.
Sem a ajuda da UC (União Colonial), e com um novo inimigo a caminho, Perry, Sagan, sua filha Zoe e alguns poucos amigos, têm de se unir, para tentar se safar da emboscada em que foram colocados, com essa nova colonização.

Foi um desfecho incrível e surpreendente para a história dos personagens, estou me sentindo orfã no momento, agora o que me resta é aguardar ansiosamente a publicação do 4º volume, porém, não se sabe quando ainda.

“Meu lugar é onde você estiver” - John Perry (A última colônia).

Poliana 03/03/2022

A última colônia
Eu estou simplesmente apaixonada pela escrita do John Scalzi. Me aventurar com John Perry, Zöe e Jane foi a melhor escolha.

Guilherme 06/02/2022

Fim da série...
O último livro da série "A guerra do velho" tem ação ininterrupta, vários diálogos inteligentes e divertidos.
Os personagens principais se tornam colonos mas acabam ficando no meio de uma guerra política e militar.
Muito divertido e ótima leitura.
HAXI 06/02/2022minha estante
Li o primeiro livro e favoritei na hora, muito bom para quem adora filmes como tropas estelares e stargate

Tharlley 15/05/2020

Fechou bem
Os três livros são ótimos, vai deixar saudade, mas foi um ótimo fim.

Fellipe Caravana 30/05/2020

Fim da historia (por enquanto)
A última colônia pode ser definido como um ótimo finale para a saga de John e Jane. Comparado aos demais, o livro deixa ainda mais de lato as guerras frenéticas e apresenta um cenário com foco na colonização de um novo mundo e as relações políticas entre a Colônia, o Conclave e as Forças Coloniais de Defesa (FCD).

Não esperarei a tradução do quarto livro (Zoe?s Tale). Comprarei assim que possível para não perder o gosto dessa magnífica obra.

Super recomendado.