Agora serve o coração

Agora serve o coração Nei Lopes

Resenhas - Agora serve o coração

FellipeFFCardoso 13/09/2023

Creio que o grande mérito deste livro é parecer uma imensa fofoca. A sensação, enquanto leitor, é de estar na cozinha da casa de um amigo, tomando um cafezinho e ouvindo uma boa história, contextualizada pelos ?diz que disses? e por uma boa dose de ?eu aumento, mas não invento?. É interessante que, apesar do passeio histórico, mesmo que ficcional, e de temas essenciais para a constituição social do país, mais especificamente do Rio de Janeiro e suas particularidades, a prosa não é cansativa como esperavam meus vieses, sendo muitas vezes abraçada por fina ironia, compartilhando opiniões polêmicas, até preconceituosas, que estão no pensamento coletivo nacional, ainda que ninguém as admita. A narrativa, penso eu que pela proposta, não é linear e o vai e volta no tempo, matando gente viva e revivendo gente morta, dá essa aura da mistério, quando não há mistério algum no final das contas. É um bom livro. Para meus critérios de leitor que também escreve, poderia ter o autor efetivamente explorado algum que outro recurso que instigasse melhor o leitor, talvez embarcando sem receio em um ou outro dos momentos romanescos do livro, especialmente os relacionados a uma das personagens mais fortes, ao invés de sobrevoá-los apenas. Isso nos levaria a não experimentar, de certa forma, o que também vivemos aqui de fora quando a fofoca tem potencial, isto é, a sanha do conta mais e com mais detalhes, mas o fofoqueiro tem medo da bagunça que pode dar e não coloca tudo na mesa.

Duda 28/01/2023

é meio difícil falar desse livro rs
eu aluguei ele na biblioteca e nn esperava por essa história, mas eu gostei de ver como o autor construiu uma linha entre passado e presente, explicando as razões do racismo estrutural por exemplo.
é legal imaginar a baixada (msm sendo algo fora da minha realidade) e como os personagens parecem reais e familiares para quem lê ;)

Ingrid 18/09/2022

Encontrei um novo autor brasileiro para amar
Com riqueza de detalhes o ambiente se mistura às personas, que se misturam ao momentos histórico do Brasil, e por consequência entrelaçam na pluralidade do território. A ancestralidade e o novo se cruzam e permanecem em essência. A emoção das batidas do samba, o tremor do chão do terreiro, são algumas das sensações passadas de forma intensa pela escolha sublime de palavras.
Que sorte a nossa ter Nei Lopes e que vontade de explorar a baixada fluminense para (re)conhecer ainda mais esse livro e esmiuçar até o último ponto.

Biblioteca Álvaro Guerra 06/07/2022

Em um romance que recria a periferia carioca, Nei Lopes passa por diferentes facetas de um ambiente caótico, debruçando-se sobre a criminalidade, a politicagem e a intolerância religiosa que marcaram determinadas regiões periféricas do Rio de Janeiro.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788501116314