A Surda Absurda

A Surda Absurda Cece Bell

Resenhas - A Surda Absurda

Geisiele.Cavalcant 24/01/2023

A surda absurda
Um HQ muito dinâmico e divertido, leitura leve e descontraída.

A surda absurda é um livro em quadrinhos que retrata a jornada escolar de uma criança que ficou surda após contrair meningite. A história trás suas experiências e sentimentos vividos na infância relacionado a surdez e como ela se sentiu tendo que lhe dar com isso.

Rayssa.Carvalho 20/01/2023

Fofo demais!
Adorei a leitura, é divertido, fofo e real. A escrita é emocionante de um jeito que te faz querer chorar e abraçar a personagem; fica ainda mais interessante quando você descobre que é autobiográfico. Gostei muito do "recado da autora", deixando claro que esse livro não é o jeito que todas as crianças surdas se sentem, porque cada uma tem suas particularidade.

Não sei se foi erro da tradução ou de sei lá quem, mas cita Helen Kellen como "surda e muda" e esse é um erro bem grave e ofensivo, também fala "linguagem de sinais" e o correto seria "língua de sinais".
Crítica profunda a editora: você não pode nem abrir direito a página porque ela se solta sozinha, eu não compro mais livro dessa editora, melhor pira****!

Tayna 17/08/2022

Livro simplesmente perfeito, história muito gostosinha de ler, me tirou da ressaca literária e a escrita tá ótima, não tenho nada a reclamar.

Kácio 31/07/2022

Essencial
Esta é uma história essencial para se entender mais sobre a surdez e como ela é encarada pelas pessoas surdas. Se você já ouviu falar de Libras ou viu alguém falando em Libras vai achar estranho a Surda Absurda não aceitar a língua de sinais de seu país, mas isso é normal. Leia até o fim e veja os comentários da autora sobre o que ela acha da surdez.

Nane 21/05/2021

Heroína Surda Absurda
Fofo, tocante e verdadeiro. Surda Absurda faz tu estar na pele dela vivenciando todas as dificuldades e descobertas. ??

Ketelley.Branco 28/03/2021

Inspirador
Como lidar com as diferenças alheias e com as nossas próprias individualidades?
A Super Surda Absurda nos ensina!

Flávia Danielle (@flavia90danielle) 23/03/2021

Que DOIDO! Por tanto tempo eu quis ouvir como eles, mas tenho algo que eles não tem: SUPERPODERES! E é divertido compartilhá-los assim!

@somaisumparagrafo 12/10/2020

@somaisumparagrafo
Cece está iniciando o primeiro ano em uma nova escola e está muito apreensiva, tem medo de que ninguém vá querer ser amigo de uma esquisitona que leva um aparelho auditivo gigantesco preso ao peito. Em sua antiga escola, no jardim de infância, todos em sua sala eram surdos, mas agora tem que conviver com os colegas olhando e apontado para o seu Phonic Ear. Logo, Cece descobre que possui poderes. Com a ajuda de seu aparelho, consegue ouvir a professora aonde quer que vá, o que a transforma em uma super-heroína ? a Surda Absurda. Mas isso será suficiente para que ela consiga o que mais quer, fazer amigos?

-x-

Cece nem sempre foi surda. Aos quatro anos, a surdez veio como sequela de uma meningite, mudando totalmente a dinâmica de sua vida. Mesmo com o aparelho auditivo, passou a ter dificuldades em falar e compreender a fala dos outros, tendo que aprender a fazer leitura labial para ajudar nesse processo.

Essa fase de adaptação nunca foi fácil. Cece tinha vergonha de sua condição, sendo a única surda em meio a tantas crianças que podiam ouvir. Essa nova realidade foi marcada pela confusão de sentimentos, pois ela se sentia diferente, perdida e muito solitária. Enquanto algumas crianças a tratavam com excesso de zelo, outras não possuíam tato algum e tudo o que queria era ser tratada normalmente. É então que com a ajuda de sua imaginação fértil e um aparelho que lhe garante uma super audição que Cece passa a se imaginar tendo superpoderes, dando-lhe forças para fazer amigos e mudar essa realidade solitária.

?E ser diferente? Isso acabou sendo a melhor parte de tudo. Descobri que, com um pouco de criatividade e muita dedicação, qualquer diferença pode ser transformada em algo incrível. Nossas diferenças são nossos superpoderes.?

Essa é uma HQ autobiográfica, onde a autora faz uma representação de sua jornada quando criança e todo o seu árduo processo de autoaceitação. Uma história sensível contada com inteligência e muito bom-humor, despertando a empatia e tocando o coração do leitor.

Drê Kruk 01/05/2020

Amei
{#DRÊINDICA}
Oi pessoal... Tudo certo?

Na quinta contei para vocês no stories que estava lendo: A surda absurda, um quadrinho lançado pela editora: @geektopiaoficial.

Gostei muito da edição, achei as ilustrações lindas, e as páginas com uma textura super agradável para leitura. (Alguém mais repara nisso?) hahaha.

O quadrinho autobiográfico conta a história de Cece, que após uma meningite, acabou perdendo sua audição, e retrata como foi sua vida a partir disso, tudo o que passou na infância, como as pessoas se comportam, e como se sente.

Eu amei muito ler e saber mais sobre o assunto, é uma lição.
O quadrinho é de leitura super rápida e gostosa, além de agregar conhecimento, conscientização e respeito às diferenças.

Super indico a leitura!!! Leiammmm...

Bjs da Drê?

Ellen - @anotacoesliterarias 19/08/2019

Aos quatro anos Cece teve meningite e como sequela perdeu a audição.
E neste quadrinho autobiográfico ela compartilha como foi a adaptação com aparelho auditivo, as dificuldade que teve que enfrentar desde então e como fez do seu aparelho auditivo seu superpoder se transformando na heroína a surda absurda.
Um quadrinho leve e divertido que ensina e conscientiza, fala da inclusão e respeito às diferenças. Sabe aquelas histórias que todo mundo deveria ler? Então, essa é uma delas e também é uma ótima opção para se trabalhar nas escolas.
"E ser diferente? Isso acabou sendo a melhor parte de tudo. Descobri que, com um pouco de criatividade e muita dedicação, qualquer diferença pode ser transformada em algo incrível. Nossas diferenças são nossos super poderes."

Nati - @_fantasticomundoliterario 12/08/2019

Um quadrinho cheio de representatividade!
Cece é uma garotinha ativa e animada, e tem pais e amigos que a amam de verdade. Mas, ao ser acometida pelo vírus da Meningite, ela passa a perder gradativamente a audição. Essa deficiência traz a Cece diversos obstáculos, pois a comunicação com seus pais e amigos fica cada vez mais difícil. Mas em nenhum momento ela se coloca como vítima. Com seu jeito inusitado, ela cria um personagem para si e se transforma na super heroína ?A Surda Absurda?.

Essa HQ do novo selo Geektopia, da Editora Novo Século, é repleta de representatividade. De uma maneira didática ensina as barreiras que a falta de inclusão cria para tal deficiência, e traz uma mensagem principalmente pras crianças deficientes auditivas, que não é necessário ter vergonha de ser quem você é e a vida pode ser levada de uma maneira muito mais leve mantendo uma atitude positiva diante dos obstáculos enfrentados.

A Surda Absurda tem uma linguagem de fácil entendimento, cheio de referências a cultura pop e com situações cheias de humor, mas que também emocionam. O projeto gráfico está incrível! Super recomendado para quem quer aprender um pouco mais sobre a cultura surda.

Nicoly Mafra 01/08/2019

Fofura mais que inspiradora!
Quadrinhos nunca são demais, principalmente quando são super fofos e passam mensagens e ensinamentos importantes. “A Surda Absurda”, publicado recentemente pela @geektopiaoficial, é um desses quadrinhos extremamente necessários e que conquistam um lugar muito especial no coração do leitor.

Com ilustrações fofas e uma narrativa envolvente, Cece Bell compartilha com seus leitores como foi ficar surda aos quatro anos de idade; conta sobre as dificuldades que precisou enfrentar, as situações constrangedoras e embaraçosas que viveu, como foi a sua jornada de aceitação, e da maneira mais inocente e delicada possível, temos uma aula do que fazer e o que não fazer na presença de deficiente auditivos. Uma leitura muito rica e importante que com certeza deixará uma marca no leitor.

site: https://www.instagram.com/p/B0O7zWjgja3/

Flavio Lima 26/06/2019

Show de representatividade
A protagonista não se coloca em papel de vítima em nenhum momento durante a sua história, ela pega sua deficiência, sua diferença e transforma em um super poder, mostrando para todos que devemos nos aceitar como somos independentemente da opinião das pessoas.

Uma grande lição sobre abraçar as diferenças que nos cercam.

Um livro que deveria estar em todas as escolas!

O fato dele se basear na vida da autora, torna a leitura ainda mais emocionante.