Amiga Ursa

Amiga Ursa Rita Lee

Resenhas - Amiga Ursa

Biblioteca Álvaro Guerra 13/01/2022

Amiga Ursa
Conto aqui a história da ursa Rowena, que foi maltratada durante anos e hoje vive feliz no Rancho dos Gnomos. Este livrinho é para vocês: as crianças que irão mudar o planeta com o respeito que todos os animais merecem, já que eles são nossos companheiros.

Beijos da vovó Ritinha

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788525067715

Carla 30/09/2022

Lindo
Livro lindo, um amor, ilustrações perfeitas, ótimo livro para os nossos filhos. Muito bom, feliz em ter comprado.

Angelica.Shihara 18/05/2021

Uma leitura fofa e dedicada às crianças, mas que traz a nobreza e a grandeza de pessoas que se importam com os animais. Que os adultos reflitam lendo esse livro e passe a amar e a cuidar mais dos bichinhos. Chega de exploração animal.

nina 10/06/2021

ursinha
que livro mais fofoooo. essa história é muito linda. o livro é pequeno mas é muito legal!

Bru Verrone 13/09/2022

Ilustrações lindas demais
Esse é sem dúvidas um dos meus livros favoritos e Rita sempre foi uma inspiração pra mim. Um livro infantil que todos os adultos deveriam ler (pra si mesmo ou para uma criança)

Andy 15/03/2020

Para todas crianças, e pra mim também...
Pra quem acompanhou toda a história da ursa Rowena, sabe o quanto essa história ainda nos toca.
Um livro infantil, mas com um assunto tão sério!
Nós não tivemos a oportunidade de aprender quando pequeninos o quão difícil, o quão triste e desumano é tirar um animal de seu habitat afim do entretenimento. Mas podemos impedir e ensinar para as futuras gerações que fazer um ser inofensivo sofrer maus tratos, serem separados desde pequenos de sua mãe e serem arrancados do seu lar, por ser torturado e obrigado a fazer truques para "animar" as pessoas, enquanto sofre em uma pequena jaula sem espaço para andar, sendo escravo na mão de humanos doentes, isso machuca demais, isso não é legal!
Maravilhosa nas palavras e delicada em como passar uma mensagem tão séria, Rita Lee, escreveu esse livro tão meigo, tão singelo, tão importante.
Li em e-book, mas tendo a oportunidade com certeza terei o livro físico para presentear para minha Criança Cristal, que desde bebê já mostra no olhar que o futuro livre de crueldade animal está mais próximo do que imaginamos!!!

Alexandre | @estantedoale 13/03/2021

Um abraço de ursa
Quando soube, em 2019, que Rita Lee lançaria um livro infantil, fiquei admirado com a possibilidade de ser uma história colorida e mirabolante. Vindo de quem vinha, era uma bela descoberta.

Depois de algum tempo com "Amiga Ursa" na estante, resolvi ler ontem mesmo. Qual foi minha surpresa? Encontrei a linda história de um resgate em um livro grande - em estatura - cheio de incentivos a conhecer mais sobre animais fora de seus habitats naturais.

É um texto educativo, sim, mas não só para os pequenos. E sempre acreditei que esta era uma característica-chave para quaisquer livros infantis. Fazendo a união de ensinamentos com as ilustrações do Guilherme Francini e as participações de Luisa Mell e Brigitte Bardot, Rita Lee apresentou a vida sofrida de Marsha, uma ursa parda, de origem siberiana, até seu resgate e rebatismo como Rowena, vivendo os últimos dias em um santuário em São Paulo.

Sim, é um livro sobre respeito às coisas, pessoas e animais que pertencem aos seus lugares. É um livro sobre amor e amizade, sobre conexão e que traz uma magia que só quem ama os animais apresenta. "Amiga Ursa" é uma preciosidade.

Karol com kah 30/06/2023

Bacaninha
Tenho muita dificuldade de conseguir avaliar livros infantis. Como fui uma criança que sempre leu muitos livros, e esses eram sempre estórias mais complexas, não consigo imaginar qual seria a sensação de uma criança pequena lendo esse livro.

Prefiro ficar neutra na minha avaliação.

A estorinha é baseada em fatos reais. Isso foi uma coisa que gostei.

Monte4 26/09/2023

Li na leitura
Fofo mas meio entediante (talvez pq é infantil) dos dois que eu li esse foi o mais ?lentinho? porém uma graça

iamwelky 16/05/2023

Rita Ativista
Rita não foi apenas musicista, cantora e compositora, como também contribuiu com várias causas ao longo dos anos. Uma das principais e mais importantes causas, foi a defesa dos animais. Esse livro é tocante por ser uma história real. As ilustrações e a história, causam uma nostalgia pela inocência, coisa que líamos quando éramos criança, mas também nos trás uma responsabilidade e o questionamento de repensar nossas ações.

Andressa Contreira 07/10/2020

Amiga ursa
Esse livro é simplesmente maravilhoso. Essa história é para mostrar para todas as crianças e para todos nós, adultos também precisam ler, a importância de respeitar todos os animais que existem do mundo.

Gramatura Alta 25/07/2019

u comecei lendo AMIGA URSA com a ideia de ser uma história infantil como tantas outras que já li, mas estava totalmente enganado. Primeiro porque é uma história baseada em algo que realmente aconteceu, com a adição de alguns toques de ficção, estes criados apenas para dar uma explicação mais simples para as crianças. Entretanto, Rita Lee não esconde as partes tristes, e isso de forma proposital, exatamente para que o pequeno leitor comece desde cedo a ter consciência dos maus tratos que os animais em cativeiro, em circos, sofrem.

Quatro ursos foram sequestrados da Sibéria quando ainda eram filhotes, Marsha, Katia, Ira e Misha, duas ursas e dois ursos, e trazidos para circos no Brasil. Os animais saíram de um habitat onde a temperatura é de 60 graus negativos, para um local onde a temperatura pode chegar a 40 graus positivos. O dois ursos, Ira e Misha, depois de anos em circos, não sobreviveram aos maus tratos e às temperaturas. Marsha e Katia conseguiram, após duas décadas, serem resgatadas e levadas para um local próprio e mais fresco.

A primeira notícia de que se tem conhecimento de Marsha é de 1996, quando ela tinha três anos de idade, e fugiu do circo Vostok para andar pelo meio da cidade de Tatuapé, no interior do estado de São Paulo. Ela foi recapturada e levada de volta ao circo. Mas apenas em 2011, quinze anos depois, que o Ibama conseguiu resgatar a ursa, que agora pertencia ao circo D’Itália. Os quatro ursos viviam amontoados em uma jaula, onde sequer conseguiam andar, e só saíam para apresentações no picadeiro.

Após o resgate, Ira e Misha, doentes, magros e velhos, não sobreviveram. Kátia foi para um Zoo de São Francisco do Canindé, e Marsha para o Zoobotânico de Teresina, Piauí. Após sete anos de luta nos tribunais e de uma campanha arrasadora nas redes sociais, em 2017 foi concedido, pelo juiz federal Frederico Botelho de Barros Viana, através de Ação Popular, a liberdade de Marsha, que foi transferida para um santuário em São Paulo, conhecido como Rancho dos Gnomos, e passou a ser chamada de Rowena.

A campanha contou com o apoio de vários artistas, como da Luisa Mell, Rita Lee, Glória Pires, Alexia Dechamps, entre ativistas, veterinários, advogados, jornalistas, e muitos outros. Inclusive, Luisa Mell custeou a construção da nova casa da Rowena e, juntamente com Rita Lee, é uma das personagens de AMIGA URSA.

O livro ilustrado narra toda a vida de Rowena e dos irmãos, desde quando eles foram sequestrados, até a cegada de Rowena ao santuário. Tudo com uma linguagem simples, resumida, e com ilustrações belíssimas de Guilherme Francini, que nas partes tristes não abusa das expressões dramáticas, exatamente para não transmitir uma tristeza maior ainda para os pequenos leitores.

Entretanto, como disse no início da resenha, nenhum detalhe foi ocultado pela autora, inclusive os maus tratos e a morte dos dois irmãos de Rowena. No final do livro, encontramos uma foto da Rita Lee alimentado Rowena, e a edição também vem acompanhada com duas máscaras de papel, uma da personagem de Rita na história, e outra da ursa. É um incentivo para quem for ler para os pequenos, usar as máscaras como um pequeno teatro.

Se você quiser conhecer Rowena, criaram um perfil no Instagram, que você pode acessar aqui. No perfil, procure por imagens mais antigas, de quando ela chegou ao santuário, poderá ver como ela foi maltratada. E depois, compare como ela ficou mais gorda, bonita e feliz.

Mas, depois de já ter escrito esta resenha, e antes de publicá-la, fiquei sabendo que Rowena faleceu devido a um tumor. Foi no dia 23 deste mês, julho. Finalmente ela poderá descansar, depois de uma vida de muito sofrimento e injustiças. Tenho certeza de que, agora, ela está no lugar que merece de verdade, ao lado de seus irmãos e irmãs. Que fique em paz.

site: http://gettub.com.br/2019/07/25/amiga-ursa/

umbookaholic 04/08/2019

Apaixonante!
É um livrinho infantil e com uma história bem simples, onde a gente conhece Marsha e sua família. É um história que, como diz na própria capa: "é triste, mas tem um final feliz". Li de uma vez só e, nossa, fiquei com um quentinho muito gostoso no coração, ao terminar. *-*