Trago comigo as dores de todos os homens

Trago comigo as dores de todos os homens Betomenezes

Resenhas - Trago comigo as dores de todos os homens

arthemis | @mistydisse 22/10/2021

O bilhete!
Li esse livro com nenhuma expectativa, ganhei de presente e pensei: ah vou ler agora só porque é curtinho mesmo. Melhor coisa que fiz.
O livro vai tecer a história de como o narrador conheceu Silvia e entrou na vida dela. Com um escrita beirando a escrotisse de Bukowski, é normal se incomodar. O narrador não tem escrúpulos e é evidente.
Quando as coisas começam a dar errado, com QUEM ele começa a envolver, você pensa: ah, tudo bem, esse é o plot twist. Mas, meus amigos, isso foi a pontinha do iceberg!
É o que precisa para engatar a história e o desfecho, meus amigos. Não deixe passar aquele trechinho no canto direito da última página. Ali que guarda o mais plot twist e quando eu li, reli 4 vezes mais para me confirmar que não era analfabeta. Muda TUDO.
recomendo demais! Só cuidado porque tem linguagem sexual e assassinato gráfico

Leitora.Voraz 17/03/2021

Gostei
O professor da disciplina de literatura marginal recomendou. Achei o final bastante chocante. O autor faz uso de uma linguagem bastante interessante.

Melissa 24/03/2021

Uma boa tentativa, mas sem sucesso
Com o grande aumento dos números dos casos de violência contra a mulher e Feminicidio, é, no mínimo, ""normalizar"" esse tipo de conduta na literatura como recurso narrativo para o crescimento do personagem. A violência exposta apenas com o intuito de chocar me faz repensar o sentido apenas como vítimas de algozes atormentados e injuriados pelo sentimento de ser poeta. Ah, me poupe.

Amanda.Mendes 02/07/2021

Nudez humana
Através de "Trago comigo as dores de todos os homens" podemos espiar um pouco da vida de Gustavo, um poeta de certo modo amargurado e direto ao ponto.

Esse é o 2° livro que leio do Roberto e que gostei tanto quanto "Julho é um bom mês para morrer". Entretanto, ao contrário de Julho, não tive uma identificação imediata com a obra/personangens. O início da narrativa é bem lento e só me "conquistou" +/- na metade do livro.

Apesar de algumas polêmicas envolvendo a obra elas não foram o suficente para me fazer odiar o livro, uma vez que sei bem separar a ficção da vida real.

A escrita de Roberto é fluida e inteligente, não há ponto sem nó. Além disso, tenho percebido nos últimos 2 livros que ele costuma escrever personagens reais, que mostram a essência do ser humano que todos tentam esconder, e de histórias marcantes. Isso pode causar uma estranheza para o leitor que busca uma leitura com temas sérios romantizados.

Se a natureza humana não segue o politicamente correto, por que deveriam os livros? Não nego a importância da luta, mas há que se reconhecer que os impulsos naturais do ser humano não seguem essa linha. Discutir sobre é muito válido para o tipo de sociedade que queremos no futuro, mas a literatura não foi feita apenas para produzir romances clichês que têm personagens com defeitos socialmente aceitáveis.

Por isso, te convido a mergulhar nesta obra por inteiro, esquecendo dos seus valores e do que é socialmente correto/aceitável. Deixe-se guiar pelos simples extintos da natureza humana evidentes pelos hormônios, talvez você encontre uma reação que não esperava ter.

Peleteiro 16/08/2020

Embora se coloque no mesmo tom de obras que gosto muito como ?notas do subsolo? ou ?a queda?, esta obra não funcionou para mim. Apesar do livro sem bem escrito e ser notório que o autor domina a narrativa, a constante mudança de tom (ainda que intencional) e a autoindulgência me enjoaram. O narrador não me gerou interesse ou curiosidade alguma, de modo que os seus delírios soaram como meras reclamações de um chato ressentido, e não de um grande escritor, como se sugere. Apostaria em outro trabalho do autor, mas este é um que não releria.

Ivandro Menezes 03/06/2019

Trago comigo as dores do macho tóxico?
A novela de Roberto Menezes abandona suas protagonistas mulheres para dar voz a Gustavo Inácio Monte, um poeta ácido, macho tóxico, que destila soberba e indiferença ante uma indefinida plateia a quem direciona seu discurso.

Vemos como se envolve com sua advogada, a poderosa Silvia Rodrigues.

Parece o romance perfeito, até que se depara com seu filho Marcos, um jovem aspirante à poeta, que, a priori, lembra-lhe uma projeção de si num distante passado, e, com a filha Márcia, cuja aspereza e malícia acabam envolvendo-o num tórrido e destrutivo caso.

O narrador centraliza o foco em sua pessoa e com ironia, metáforas afiadas e criticismo mordaz vai enredando seus ouvintes na sequência de fatos que conduz ao seu surpreendente desfecho.

Todos os elementos característicos da prosa de Roberto estão presentes, como o fluxo de pensamento, o uso constante de metáforas e ritmo (aqui, começa lento e vai se intensificando).

Há nítida sugestão à Lolita, de Nabokov, quer na semelhança do narrador com Humbert, quer no clima de tensão. Mas a aproximação encerra-se aí.

Roberto nos oferece uma obra certeira, que brinca com os limites do politicamente correto, das discussões extensas e contantes sobre a masculinidade tóxica, apontando mais fragilidades risíveis de seu protagonista, que em tantos momentos parece com todos nós(os homens, os machos) diante do espelho.

Pah 16/04/2021

Fantástico
Basta ler uma página para que se perceba a ironia contida no livro. Em todo o enredo, escrito com uma articulação vocabular invejável, o autor traz o poeta (Gustavo) e o homem dissociados em vida pessoal e profissional. Acredito que a escrita foi proposital no sentido de provocar o leitor mais sensível à misoginia que persiste em nossas vidas. Ao leitor mais desatento ou com leitura mais superficial pode parecer um emaranhado de elucubrações vindas de um homem ressentido; porém, longe disto, Menezes apresenta às facetas que rodeiam o heterossexual em suas versões: a que todos querem ver e a que ele apresenta a si mesmo.
Para aqueles que procuram leituras extensas com lenga lenga e romantismo sem graça, nem adquira. Este livro foi feito para quem espera na despretensão o refinamento das palavras e o trabalho impecável com o desfecho, que - cá pra nós - QUE DESFECHO!

Nara 18/10/2021

?? Trago comigo as dores de todos os homens.
Roberto Menezes

"Dizem que ninguém deixa de existir até que esse apetite pelo que ainda não se sabe se acabe. Dizem que a morte só leva quem estampa a tal cara de fartura, aquele clique do cliente cem por cento satisfeito. A morte sempre recebe gorjeta." pg. 56

Esse foi um dos poucos capítulos que eu realmente gostei nessa novela. Mas, esse livro me fez pensar na importância e influência da experiência de leitura dos outros em relação às nossas... E no quanto o partilhar dessas experiências, desperta o interesse por conhecer novos escritores, novas narrativas..

Assisti uma live do canal Mais literatura debatendo sobre a experiência de leitura desse livro. Eu tinha gostado do título e, a diversidade de opiniões fruto da leitura me chamou a atenção.

É uma novela curta, com um narrador-personagem que se autointitula poeta e é completamente arrogante, doente bem narcisista que inicia um relato. A linguagem da pistas de onde esse narrador está e como ele foi parar nesse lugar.

Apesar de bem escrito, achei uma leitura um pouco cansativa devido não ter me impressionado com a trajetória da personagem e/ou com a situação que o levou até ali. Nem com seu estado de consciência.
Achei que algumas imagens como a de fetos são repetitivas e meio que para causar algum impacto que não rolou pra mim.

Mas, quero conhecer outros livros do autor.
Gostei de pensar no processo de como um livro chega até nós.. No ato de ler como uma vivência, que é de alguma forma mediada pela experiência do outro. Como nos afetamos sem nos conhecermos..
E o quanto ninguém se molda, cresce ou aprende nada sozinho. A vida se dá no encontro com o outro, através da experiência coletiva.

Fica a indicação pra quem quiser ler e somar com outras leituras sobre uma mesma obra.

Euler 13/12/2021

Direto de uma casa perto do mar em Sergipe pra dizer que o Marcos não está por aqui, nem em carne nem espírito.
Em Trago comigo todas as dores do mundo, temos o depoimento - que não se sabe para quem é dado- de um escritor um tanto antipático, um tanto petulante, que ao longo das páginas se apresenta sequelado, e nos confunde. Um narrador que é anti-modelo e de quem se duvida muito, embaralhando nossa mente sobre o que se conta. A repulsa que sentimos na leitura, inicialmente por sua arrogância literária, se acentua quando ele revela seu tom pornográfico que demonstra um homem abusivo que acaba se revelando um monstro. A escrita é muito ágil e adoro o tom pseudo-poético que se mescla com viagens alucinatórias extremamente poéticas. É muito bom perceber como um autor homem coloca a presença masculina como esse alerta de perigo. E quão real é perceber como o culpado segue mentindo, dissimulando, sendo cínico. Digo culpado, porque assim como a Capitu é inocente, quando tomamos o mundo em que as mulheres são acusadas injustamente de fazer o que não fazem, o narrador de Trago é culpado por que no mundo homens que tentam nos convencer de sua inocência de forma quase convincente, sempre são culpados. Nessa loucura toda, há a relação com a escrita, com os jogos que a literatura faz 'os homi" se submeterem e a ideia de que o crime é uma coisa que vende - também na literatura - a la Ludmer. Adoro como o Roberto Menezes nos dá narradores que nos acua e mexem com a gente. Leiam ??

Egberto Vital 29/11/2023

Trazer consigo as dores de todos os homens é um bagulho muito doido. Afinal, o que é ser homem? Todos os homens partilham das mesmas dores? E quais dores um homem consegue suportar? Esse romance de Beto Meneses já nasce provocativo desde o título, em uma narrativa que "controla o tempo no compasso das palavras".

Volto depois com mais coisas para falar sobre essa obra.