Medo Imortal

Medo Imortal Machado de Assis...

Resenhas - Medo Imortal

Jonathas.Marlon 01/04/2024

Direto para a ressaca
Está leitura é pesada, seja no sentido literal ou não. Sua escrita é complexa e pede uma atenção que sou incapaz de lhe dar, meu pensamentos são um perigo.

Claro que além dos 80% de culpa que levo por minha dificuldade e demora em terminar, temos os 20% que descarrego sobre a escrita complexa que muitas vezes me fez recorrer ao dicionário!

Ainda sim, recomendo pois os autores e suas escritas presentes neste livro são bem mais interessantes do que eu posso descrever.

Zezinholendo 31/03/2024

Medo imortal reúne alguns dos maiores escritores brasileiros, trazendo contos, histórias de terror, claro que não foram todos os textos que contém nesse livro que me agradaram mas a maior parte conseguiu me arrancar gritos de medo e terror buuu...

Austero ð­ 29/03/2024

Foi legal descobrir que escritores clássicos daqui escreveram coisas de terror. Apesar de algumas histórias terem um plot meio bobo

Lorena 05/03/2024

Para conhecer o terror brasileiro
A literatura de terror brasileiro do século XIX é muito bem apresentada aqui como sendo, príncipalmente, expressão da própria realidade. O medo é colocado através de situações muito cotidianas e urbanas, mas do ponto de vista do assombro que nos causa a própria humanidade.

É uma viagem que levei 4 meses pra fazer, lendo aos poucos e conhecendo melhor cada autor por sua particularidade. Todos eles imortais da ABL (com exceção da última autora, incluída como homenagem muito bem prestada).

Fiquei encantada como vários deles, outros não me causaram tanto efeito, mas todos são uma lição de história da literatura. Sua influência é inegável, e término essa leitura com muita satisfação. Recomendo bastante, mais ainda para quem adora terror.

Kirla 02/02/2024

Eu simplesmente adorei conhecer esse lado mais sombrio de alguns autores clássicos da nossa literatura. Tem contos sobrenaturais, lendas, folclore, um syfy, muita coisa surreal e o bom e velho medo de gente. A edição está fantástica como sempre, as apresentações dos autores também , o que dá mais vontade de ler. Altamente recomendado!

Ratinha de Biblioteca 19/01/2024

Como toda coletânea de contos, há aqueles ótimos, melhores ou apenas razoáveis. Mas, a edição está um primor! É interessante também por trazer contos fantásticos, sobrenaturais e góticos de autores renomados e apresentar uma breve biografia de cada um.

Tefi 12/01/2024

O terror, o suspense e o fantástico na literatura clássica nacional
Que livro incrível! E ele é incrível não apenas pelos contos, mas pela proposta, pela diagramação, pela obra completa. É, sem dúvidas, um dos livros mais lindos da minha coleção.

Primeiro ponto do porquê ele é incrível: a proposta. Reunir contos de terror de autores clássicos que pertenceram a ABL é genial. Ao pensar em terror, vamos para um Lovecraft com seu terror fantástico, com Edgar Allan Poe, com Mary Shelley e seu homem querendo ser deus, mas temos tudo isso - e mais um pouco - em terras tupiniquins. Encontrar, reunir e publicar esses contos é uma forma de valorizarmos a nossa literatura, que é tão vasta.

Segundo ponto: colocar Julia Lopes de Almeida. Para quem não sabe, Julia Lopes de Almeida foi uma autora influente de seu período e uma das pessoas que encabeçou a fundação da Academia Brasileira de Letras (ABL), mas que ficou de fora porque na fundação decidiram seguir o modelo francês, em que apenas AUTORES - não AUTORAS - poderiam fazer parte. Colocar seus contos em conjunto com outros imortais da ABL é colocá-la em seu lugar. E os contos dela foram os meus preferidos.

Bom, depois de todos esses elogios sobre como esse livro é MARAVILHOSO, vamos ao conteúdo dele. O livro é composto por contos de terror de 13 autores, com variados estilos, histórias e características. São contos que narram e apresentam diferentes partes e realidades do Brasil. O primeiro é o nosso querido Machado de Assis, com os contos como A Igreja do Diabo e Pai contra Mãe.

Sobre os contos, como cada autor é muito diferente do outro, é difícil escrever uma resenha sobre cada um deles, mas posso recomendar a leitura desse livro e conhecer esses contos, porque vale muito a pena.

JORGE387 27/12/2023

Lindo livro, boas leituras!
Primeiramente é preciso elogiar o trabalho impecável da Editora DarkSide. Livro belíssimo esteticamente e sim, do agrado de todos nós, leitores!
Eu não sou muito fã de filmes de terror, más em contrapartida, gosto do terror escrito, suspense e contos.
Um dos pontos que gostei bastante no livro é o fato de contar um pouco da história de cada escritor e foi triste saber que a escritora Júlia Lopes, apesar de ter ajudado na criação, não teve seu lugar de merecimento na Academia Brasileira de Letras pelo simples fato de ser mulher. O conto que mais gostei foi o último do livro escrito por ela. Chega a ser poético.
Recebi este livro de presente do grupo de leitores Booklândia (fica aqui o convite para os que gostam de ler que participem do grupo) e resolvi que leria aos poucos, pois queria degustar cada conto, sem ter a urgência de devorar todos. Acredito que foi a melhor coisa que fiz.

Aline 22/12/2023

Uma leitura paciente
Para fazer essa leitura, na minha opinião, são necessários alguns pré requisitos para conseguir aproveita-la de fato: Muita paciência, costume com leituras clássicas e de novo: muita paciência. Precisava ler alguns contos mais de uma vez para conseguir acompanhar e ainda sim foi bem difícil pra mim. Consegui aproveitar alguns, principalmente de alguns autores específicos como, Machado de Asis e a Júlia, já outros eram mais sem sentido ou difíceis de entender(pelo menos, pra mim). Como já disse, um livro pra se ler com calma e não muito para entreter ou passar medo de verdade. Também achei muitas histórias repetitivas.

Ana 04/12/2023

Terror à moda Brasileira
Antologia de suspense/terror composta por alguns poemas e 32 contos de escritores responsáveis pela criação da academia brasileira de letras e os primeiros escritores a ocupar suas cadeiras.
São 13 escritores e uma escritora, que apesar de não ter ocupado nenhuma cadeira na ABL por ser mulher, foi fundamental para sua criação.
Aqui temos: Machado de Assis, Álvares de Azevedo, Bernardo Guimarães, Fagundes Varela, Coelho Neto, Aluízio Azevedo, Afonso Celso, Inglês de Souza, Medeiros e Albuquerque, Afonso Arinos, João do Rio, Humberto de Campos e Julia Lopes de Almeida.
Eu já conhecia veia de terror e suspense de Machado de Assis e Álvares de Azevedo com os contos A causa secreta e Noite na taverna respectivamente. Os que me surpreenderam e se tornaram meus favoritos dessa antologia foram os contos Dentro da Noite do João do Rio e Os Porcos da Júlia Lopes de Almeida. Eles são aterrorizantes!!!!!
É uma excelente antologia e uma ótima porta de entrada para esses autores. Amei.

Adriana Naves 11/11/2023

Tem contos interessantíssimos
... e alguns meio pombo kkkkkkk. Mas eu adorei ler a coletânea, nunca imaginei esses autores contando histórias dessa natureza. E embora tenhamos algumas com características q lembram os autores de horror anglófonos, há aqui um horror muito ligado a nossa cultura, aos nossos medos a nossa história. Eu fiquei encantada com os contos da Júlia Lopes de Almeida, havia lido um romance dela, e embora tenha gostado não foi meu favorito, mas os contos dela nessa antologia são maravilhosos. Amei a experiência, e fico muito feliz que a Darkside tenha nos permitido olhar este lado desconhecido, para mim e para outros tantos leitores, dos nossos imortais.

Eduardo.Staque 06/11/2023

É DarkSide!
Trabalho de capa incrível, e todo o cuidado, carinho e esmero colocado nessa obra, além do ato de garimpar e buscar todos esses contos, e alguns praticamente impossíveis de achar e dar os devidos créditos aos autores e aos estudiosos que são citados aqui.

É muito interessante ver o que era entendido e visto como terror ou horror no passado, e ver, conforme o tempo vai passando, sua evolução e como o contexto, os costumes e culturas influenciam demais no resultado final, e até mesmo na leitura e interpretação desse gênero literário.
Confesso que praticamente não tive momentos de apreensão ou até medo lendo os contos, apenas em um eu tive um pouco de nojo, e me lembrou um pouco Lovecraft por conta das descrições de textura e cheiro, mas de resto, por estar numa época diferente, com tudo o que consumimos e temos de experiência atualmente, fez com que eu esperasse algo mais assustador, e sei que provavelmente seria se eu estivesse lendo e vivendo na época em que foram escritos.

Só tenho uma pequena crítica, mas que não atrapalha em nada: poderiam ter atualizado a linguagem.

De resto, só tenho elogios e orgulho em saber que tivemos e temos autores incríveis.

Emille.pravereler 04/08/2023

Um clássico de horror
Academia Sobrenatural Brasileira de Letras ou simplesmente Medo Imortal é um livro com os escritores clássicos da literatura brasileira, mas com uma pegada um pouco diferente. Isso mesmo, imortais da Academia Brasileira de Letras escrevendo contos de horror.
Esse livro é uma coletânea de contos de terror de escritores como Álvares de Azevedo, Machado de Assis, Aluísio Azevedo entre outros.
Eles falam um pouquinho sobre os contos apresentados e quem (ou o quê) serviu de inspiração para esses renomados escritores brasileiros se aventurarem no mundo do terror.
Darkside mais uma vez fez um livro lindo, e beem diferente dos clássicos nacionais que estamos acostumados.
Óbvio que alguns contos me empolgaram mais que outros, O Monstro, O Caso de Ruth, O Bebê de Tarlatana Rosa, O Baile do Judeu e outros.. alguns me fizeram ter preguiça de continuar o livro.. mas mesmo assim é interessante de ver ainda mais pq da pra perceber nos contos as características dos escritores.

Matteus5 02/08/2023

Patriota
Desde que bati os olhos pela primeira vez nesse livro sabia que seria um material de exelente qualidade.
É uma coletânea otima trazendo o melhor da nossa literatura, quebrando aquele conceito de que aqui só há o realismo como base principal.
Os contos são incriveis pelas suas diferenças e abordagens de temas tão diversos(Alguns até muito contemporâneos), destaco principalmente "Demonios" do Aluísio de Azevedo.
Em suma é um bom livro não muito grande e uma exelente escolha para aqueles que desejam se aprofundar mais na literatura nacional.

JefersonBOli 27/07/2023

Alguns muito bons, outros, nem tanto
Isso não é bem uma resenha.

Alguns escritores achei muito bons, como Aluísio Azevedo, Machado de Assis, Coelho Neto e Júlia Lopes. Já alguns outros, achei bem mais ou menos ou até mesmo chatos.

Vou deixar aqui as minhas notas de cada conto em individual (numa escala de 0 a 5).

MACHADO DE ASSIS:
1. A Igreja do Diabo: ??4