Cartas para Você

Cartas para Você Duda Razzera

Resenhas - Cartas para Você

Steh 21/04/2021

Inspiração
O livro conta a história de Duda, atráves da personagem Georgia, após perder o pai aos 21 anos de idade. Como lidar com a perda de alguém tão importante na nossa vida?
Por cartas Georgia escreve como se fosse um diário, para a "Aceitação", pois ela não se conforma pela perda do pai. No livro, acompanhamos o luto da personagem durante um ano e junto dela percebemos a sua evolução como pessoa, como filha, como irmã, como amiga e etc.
É um livro muito forte, cheio de quotes e ensinamentos grandiosos! Duda consegue nos fazer sentir, pensar, refletir nossos erros pessoais, nossas angústias e nossos medos. Não imaginei que pudesse ser um livro da qual me ensinaria a viver, mas foi exatamente isso que aconteceu.
Quanto tempo passamos reclamando da vida, que nada da certo e que nunca conseguiremos atingir nossos objetivos? Porque ao invés disso, não pensamos no quão forte somos nós e que somos capazes de tudo? É essa a reflexão que tiro desse livro e proponho vocês a fazerem o mesmo! Esse livro superou minhas expectativas como leitora e como ser humano! É um grande livro.
Parabéns Duda pela história incrível que você tem, pela vida maravilhosa que criou, e principalmente, por se tornar uma escritora grandiosa! Você merece o mundo!

@paty_bookaholic 10/06/2019

Sensível e intenso
#ResenhaPatyBookaholic
Livro: Cartas para Você
Editora: @dudarazzeraauthor
N° de páginas: 237
Nota: 5?
Olá Bookaholics!

Se eu precisasse definir este livro em uma palavra seria "Sensível", quando a Duda veio com o livro para que eu o lesse não esperava o misto de emoções que se passou dentro de mim durante a leitura.

Encontramos em Cartas para você uma pessoa em luto, um luto tão profundo que desgasta e machuca de forma tão profunda que dói em quem está lendo.

Georgia amava seu pai mais do que qualquer coisa no mundo, ele era seu mundo e a perda dele abalou as estruturas já frágeis desta mulher forte. Deprimida e com vários problemas ela precisa seguir em frente. Ela busca as fases do luto e a principal não chega a ela, então ela resolve escrever cartas a ela.

Querida aceitação, é assim que começa esse livro sensível e importante. Eu pessoalmente nunca tive uma relação como a de Georgia com seu pai, não poderia entender todo o luto que ela passou, mas a ansiedade, a depressão, a luta para viver os mínimos momentos, isso é muito importante.

É importante sabermos que aquilo não acontece somente com a gente, que tem mais gente que passa por isso e segue em frente, e sobrevive.

Duda me deixou com o coração um pouco mais cheio, e aprendi que preciso viver um dia por vez, e que se a aceitação não vier, não tem problema, ainda poderemos viver mesmo com a falta dela.

Cartas para você retrata uma fase da própria autora após a perda de seu pai, a luta com o luto. É um livro que vai mexer com você e com suas estruturas familiares. Um livro que vai fazer você pensar um pouco mais no que acontece a sua volta. Enfim um livro necessário para quem já conheceu o luto e que sofre por sentir demais.

Amei a oportunidade de ler este livro e recomendo a todos!

Beijinhos ?

Bruh Silva 17/06/2019

Cartas para você
Georgia é uma jovem de 22 anos que acabou de passar pela dor mais dolorida e sofrida do mundo, a dor da perda.

Gê acabou de perde o membro da família que se encaixa perfeitamente em duas categorias, o de Pai e melhor amigo da vida.

Por recomendações da sua psicóloga, Gê começa a escrever cartas para colocar pra fora, todo o turbilhão de informações e pensamentos, que estão dentro dela. Então ela decide escrever diretamente para a "aceitação", afinal todos dizem, que depois da perda vem a aceitação, mas no caso da Geórgia, a tal aceitação ainda não foi visitar a sua casa, será que ela vai até o final da leitura? Eu sei, mas quero que vocês leiam para descobrir.

? De uma forma bem sensível e tocante a Duda escreveu quase uma biografia da sua própria perda. 7 meses depois de perde o Pai, Duda escreveu esse livro, então, em muitos momentos, conseguiremos sentir a onde exatamente sai a dor da personagem e entra a da autora.

Eu confesso que fiquei com o coração bem apertado em muitos momentos. Diferente da Duda, eu nunca passei por algo parecido, mas só de imaginar, eu já entro em desespero. E sei, que o dia que vier a acontecer comigo, ficarei igual ou pior que a Duda e a Geórgia.

No decorrer da leitura, iremos ver Geórgia ir do céu ao inferno por diversas vezes. Tem dias que ela estará bem, mas em outros ela estará um caco. Tem dias que será fácil, mas em outros muito difícil. E com tudo isso, ela irá se conhecer melhor, se tornar a adulta que o pai sempre quis que ela fosse, irá se aproximar mais da Mãe e da irmã mais velha, além de descobrir outros horizontes.

Desta forma o livro não falará apenas da perda, mas também de autoconhecimento, amor, descobertas e aceitação.

Eu super recomendo a leitura. ??

Aline @issoateparecemagia 26/06/2019

#Resenhaissoateparecemagia
“ Sei que a minha história não é melhor nem pior que a de ninguém, mas ela é minha. “

Cartas para você é um livro autobiográfico em formato de cartas da @dudarazzera , e ela conta de coração aberto em desabafos sensíveis e sinceros o quanto a morte do seu pai a afetou. Não só emocionalmente, afinal ele era uma parte fundamental da vida dela, mas também no seu dia a dia, na convivência com as pessoas e etc.
Porque apesar de o mundo dela ter parado, enquanto ela estava prostrada sentindo aquela dor que era só dela, o mundo continuou girando, e as pessoas continuaram vivendo.

E não é fácil perder alguém que amamos, mas quando perdemos uma parte de nós mesmos no processo, é o que torna tudo mais difícil e doloroso.

Apesar de não gostar muito de autobiografias, e de histórias sem diálogos, me senti tão conectada com os relatos dela, com crueza que ela expressava sua dor, também já perdi pessoas próximas, e não é fácil aceitar a perda, nem se acostumar com a saudade, e pra ela foi pior, tinha que lidar com a ansiedade e diversos outros problemas na família.

Sendo uma pessoa ansiosa, me identifiquei com muitas passagens, esse livro é simplesmente recheado de frases impactantes e reflexivas.

“ É tão difícil para mim viver no presente! Ou eu estou pensando no passado ou me preocupando pelo futuro. “

Isso meio que me resumiu, talvez por isso eu tenha me envolvido e me emocionado tanto com as cartas.

Os capítulos são bem curtos e não tem diálogos, mas são monólogos enriquecedores, não só por vermos a dor de alguém tão exposta e percebermos que não importa quão grande ou quão pequeno seja sua dor, é só você quem tem o poder de dá uma dimensão a ela e superá-la no seu próprio tempo.
Vemos também como é quando alguém precisa tomar ansiolíticos e antidepressivos e o quanto isso a afeta, mas também vemos o lado incrível dela e o quanto ela foi forte.
O livro tem muitas referências incríveis, não só de poetas, romancistas, escritores, series de tv e mais e foi uma experiencia realmente linda ler esse relato tão doloroso e emocionante.

site: https://www.instagram.com/issoateparecemagia/

Doug 02/07/2019

Uma jornada que transborda sentimentos
¦¦ #ResenhaNoRefugio ¦¦
Fala galera, tudo bem com vocês?
Hoje vou falar sobre o livro Cartas Para Você, da @dudarazzeraauthor .
No livro conhecemos Georgia, que está começando uma fase nada fácil em sua vida. Ela acaba de perder o pai, que considerava seu melhor amigo, e passa a sofrer muito por causa disso.
Para tentar ajudar nesse momento, sua psicóloga sugere que ela escreva sobre isso, e assim, Georgia passa a escrever cartas para a Aceitação, esse sentimento que ela tanto deseja que chegue.
A história nos faz mergulhar em um verdadeiro diário em forma de cartas, cheio de emoções, pensamentos e sentimentos fortes. A autora nos coloca na perspectiva de uma pessoa que encontra nas palavras uma válvula de escape para enfrentar o luto e a depressão, e nos faz refletir sobre como esse momento pode ser difícil e em como nós enfrentariamos uma perda como essa.
Pude perceber que, pelo pai ser uma pessoa tão presente e importante na vida da personagem, ela sente um grande vazio e em muitos momentos busca preenchê-lo com outras pessoas. Mas o mais interessante é que conseguimos sentir o quanto a personagem cresce ao começar a entender como é mais importante ela estar bem consigo mesma, do que buscar conforto nos outros. E isso para mim foi o mais precioso dessa leitura.
Senti uma grande empatia pela personagem ao decorrer da narrativa e isso criou uma expectativa e um desejo de ter um determinado final, que quando ele chegou e não foi exatamente como imaginei, acabei me decepcionado um pouco, quebrando parte da minha empolgação em chegar no final da história, mas nada que tire a beleza de toda essa trajetória.
Vou dar ao livro 3 Estrelas e Meia, que apesar de ter um final diferente do que eu imaginava, nos mostra que devemos amar à nós mesmo e lembrar que sempre teremos parte das pessoas que amamos bem pertinho, dentro da gente.

Coruja dos livros 31/08/2021

Dolorosamente emocionante
Esse livro tem uma leitura muito especial e dolorosa.

Durante vamos lendo, também vamos sentindo junto com a Geórgia, vivemos uma montanha russa de emoções. A personagem intercala entre estar bem e estar no fundo do poço do sofrimento.
Perde alguém importante para nossa vida é muito doloroso, sabemos que cada pessoa lida da sua forma com a perda.
Geórgia sofre muito, ela se joga no fundo da dor. História bem comovente.

Amanda Chagas 26/09/2021

Resenha
O livro Cartas ppara Você, conta a história de Georgia, que devido a perdas de pessoas queridas se vê perdida em meio a sentimentos incompreendidos e que a destroem de modo, a fazer parecer não existir solução possível para aquilo. As cartas destinadas para "Aceitação", relata como Georgia vem se sentindo em meio aos acontecimentos desatrosos de sua vida e como ela tenta se reerguer a partir disso, além de revelar seus sentimentos mais profundos.
Não se trata de um livro de autoajuda, a história da personagem é baseada na história da autora, portanto, contas experiências essencialmente humanas e dolorosas, assim como a forma de lidar com tamanhas dificuldades, sem manual, guia esprituaç, guru pu horóscopo do dia. Mas permitindo-se sentir, e fazendo o possível à medida que suas condições lhe permitem.
É um daqueles livros que te levam a pensar na importância das pessoas que têm em nossas vidas, e da necessidade de aproveitarmos cada instante que as temos ao nosso lado, e como somos frágeis e não imunes as mazelas e dores do mundo, sendo assim, é um livro que tem alguns gatilhos, mas extremamente enriquecedor, em um sentido humano.

Cia da Leitura 09/08/2019

Um dos livros mais emocionantes que já li!!
Cartas Para Você é um livro autobiográfico que narra através de Cartas a vivência do Luto e depressão de Georgia Castro após uma grande perca!
????
?Nada do que você já viveu até hoje vai te preparar para isso e as lágrimas que serão derramadas vão ser diferentes de qualquer uma que você já derramou.?
????
Georgia perde seu pai e se depara com um mundo que não tem mais cor, som, e razão para continuar girando. Sabe aquele pai perfeito, que todo filho sonha em ter?? Pois é, esse mesmo, onde sua única imperfeição foi ter morrido tão precocemente, esse é o pai da Georgia. Seu melhor amigo, conselheiro, companheiro de todas as horas, sempre pronto a lhe ajudar e amparar.
????
?Era como se meu pai fosse uma extensão de mim, era dele que vinha me força e energia, ele era meu gerador. E agora acabou a luz.?
????
Após algum tempo e muitas sessões com a psicológa, ela orientou para que ela escrevesse, como forma de extravasar seus sentimentos de raiva, negação e até mesmo a depressão, almejando a aceitação da perda. E aí começamos acompanhar os passos de Georgia através de suas cartas Para Aceitação.
????
A cada carta me deparei com um espelho do que vivi a três anos atrás. Mesmo com uma situação familiar diferente da de Georgia, me vi em cada sentimento exposto, em cada sofrimento, nas coisas mais simples e que para muitos insignificantes, para quem está no luto é o estopim para uma crise de choro, ansiedade, o vazio e principalmente o desamparo.
Infelizmente não há palavras, abraços e até mesmo a presença de pessoas capas de amenizar a ausência de quem perdemos.
????
Sempre me questionei como que a vida seguiu em frente, como as pessoas conseguiam sorrir enquanto eu só queria chorar? Queria não ter que sair da cama, queria não ter que cuidar dos meus filhos! E foi a única vez em que não os queria perto de mim. Não queria ter que esconder o meu choro e minha tristeza, colocar a máscara de que está tudo bem, mamãe é forte e não vai chorar na frente de vocês, mas quando eles dormiam a única coisa que eu conseguia fazer, chorar.
????
Depois dessa leitura me sinto uma confidente da Georgia, foi como se tivéssemos trocado cartas, onde uma acalentava a outra com sua dor...
????
O tempo passa, a vida segue em frente. A dor se acomoda e nos acostumamos a conviver diariamente com ela mas a aceitação... confesso que mês que vem completará 3 anos que aguardo sua visita, mas por enquanto ela ainda não bateu a minha porta!
????
Duda trouxe sua história de forma simples e natural, uma sinceridade que transborda a cada parágrafo!! Difícil dizer o quão grandioso foi esse livro, e como me ajudou a abrir um pouquinho mais a minha porta para receber a Aceitação.

Ju - @jujueoslivros 25/08/2019

Perdas!
Cartas para você é aquele livro que te faz refletir por diversas vezes. Perder alguém que se ama é algo difícil de aceitar, superar é mais difícil ainda.

Em cartas para você, conhecemos Geogia, uma garota que teve muitas perdas, mas, ela descobriu que, perder seu pai era bem pior do que levar um pé na bunda. Seu pai era praticamente seu pilar e deixá-lo partir era inaceitável.

Um dia sua psicóloga recomenda que ela escreva para seu pai, ou escreva em um diário, e a partir daqui conhecemos a vida de Georgia, sobre a história sobre sua família, dos seus pais, sobre o falecimento de seu pai, e as intrigas em família que decorrem após a partida do seu pai.

Confesso que o final não me agradou muito, mas é difícil querer ditar até onde o outro pode sofrer. A leitura tem uma narrativa simplória, mesmo porque o livro é escrito em forma de diário, então não espere continuações de fatos anteriores, ou um livro descritivo e cheio de ambientações.

Cartas para você foi o primeiro livro escrito pela Duda, ele é um projeto pessoal da autora, é quase autobiográfico pois ela também perdeu seu pai em 2012, então pode contar que terá algo familiar dela com relação ao pai no livro.

Cartas para você é sobre, aceitar, superar, amadurecer, e voltar a seguir em frente mesmo depois da perda.

site: https://www.instagram.com/jujueoslivros/

Stephanie - Estante da Ste 22/04/2020

Cartas para você
O livro é escrito todo em formato de cartas que a Georgia escreve pra aceitação, na tentativa de aliviar sua dor e conseguir seguir com a sua vida, que obviamente nunca mais será a mesma

Foi um ano muito difícil mas também muito especial em acompanhar a trajetória da Georgia, no começo eu achei a leitura um pouco devagar por estar sendo um tanto repetitiva, mas logo isso mudou e a leitura fluiu

Gosto muito da escrita da Duda, a cada livro sinto mais vontade de ler logo o próximo

Esse é um livro muito emocionante e tocante, recomendo muito pra quem gosta de romance/drama!

Kaline 20/09/2021

Tocante e verdadeiro!
O livro é sobre Georgia, inspirada na autora e conta a difícil realidade da personagem ao perder o pai aos 21 anos de idade. Através de cartas, ela nos faz conhecer seu dia-a-dia e como foi e ainda é difícil conviver com a dor da perda de seu herói e alma gêmea. Trata-se de um livro sensível, tocante e verdadeiro.
A leitura flui e envolve completamente o leitor, por conta de uma identificação com uma situação ou outra que acontece durante a leitura.
Cartas para Você é uma declaração de amor de uma filha para um pai que já não está mais presente em carne e osso, mas que vive em seu coração e memória. É lindo!