Desigualdade

Desigualdade Eduardo Moreira

Resenhas - Desigualdade & caminhos para uma sociedade mais justa

1 | 2 | 3 | 4

Elso 22/03/2024

Didático e sem "academicismo"
Eduardo Moreira consegue explicar conceitos básicos de economia de maneira simples de entender. Além disso, traz dados estatísticos e soluções e questionamentos interessantes.

bella 10/02/2024

Sem seus trabalhadores ele não é absolutamente nada.
Viciada na escrita do eduardo. sempre trazendo uma linguagem acessível, com ótimas analogias. notável (e pontuado no livro inclusive) que ele tem o embasamento na vivência pra poder exemplificar alguns conceitos. outra coisa que me chamou a atenção foi a divisão dos capítulos, achei mais bem organizada nessa obra do que na primeira que eu li.

Diego de Paula 18/01/2024

Novos Conceitos
Segundo livro de uma colação que até o momento valeu muito a pena, te abre a mente para outras visões de mundo, além de tudo ter fonte. Não existe o achismo, aconselho a leitura para quem quer sair da "caixa".

Paulo1148 15/01/2024

Se me perguntarem um livro básico de economia para uma pessoa que nada ou pouco compreende sobre, recomendaria "Desigualde".

É ótima a didática de Eduardo Moreira ao traduzir conceitos e temas econômicos de maneiras simples que todo o público possa entender.

É uma aula de economia. Mudou meu jeito de enxergar as relações econômicas no mundo.

Os principais temas explicados foram: inflação, relações cambiais, investimento, geração de riqueza, impostos, capital e trabalho, e bancos.

Além disso, analisa as consequências políticas da economia e faz uma reflexão crítica sobre socialismo e comunismo. Trata também sobre um possível futuro da humanidade caso as coisas continuem como estão: a dependência da assistência social. E faz propostas para que possamos ter um mundo melhor.

Frases que resumem um pouco da essência do livro:

"Se você quer saber a diferença entre dinheiro e riqueza, tranque uma pessoa dentro de um cofre com 10 milhões de dólares por uma semana e veja se ela vai se achar rica (ou saíra viva)."

"Os mais pobres pagam seus próprios impostos diretamente e o dos mais ricos indiretamente, pois a riqueza utilizada para pagá-los é também fruto de seu trabalho."

Douglas Ferrari 01/01/2024

Ótimo livro e com analogias bem fáceis para entender como a desigualdade está evidente no mundo, vale muito a leitura.

Cartola de Bigode 16/10/2023

Bem explicado
Uma ótima introdução ao tema, com uma linguagem simples e bem explicada. A forma que explica o surgimento da desigualdade de forma geral é muito boa e deixa bastante claro algumas questões em volta desse tema.
Como o livro é curtinho senti que faltou um aprofundamento maior na parte do "caminhos para uma sociedade mais justa", mas não deixa de ser um bom livro pra entender melhor como a desigualdade funciona.

William 02/09/2023

Recomendado a todos que lutam por um mundo mais justo e humano.
Eduardo Moreira consegue nesse livro escrever de forma muito simples, porém com muita didática como os donos do poder provocam a desigualdade pelo mundo afora. Ao longo da leitura me levou a várias reflexões como a elite é cruel e como as pessoas mais humildes são manipuladas e exploradas. Mas Moreira mostra que há esperança de uma sociedade justa, contudo, temos de ter a certeza de que nosso futuro depende da nossa compreensão como a desigualdade funciona. É um livro que recomendo a todos que lutam por um mundo mais justo e humano.

rfalessandra 17/08/2023

O autor consegue, com uma linguagem acessível, explicar conceitos de economia.
É interessante os exemplos simplificados para definir o que é a geração de riqueza e a distinção entre riqueza e dinheiro.
Entendi que a desigualdade a que ele se refere engloba todo o mecanismo financeiro econômico social por traz da palavra.
Ao final, faz prognóstico infelizmente cada vez mais visível, a perda da barganha nas relações capital-trabalho para a automação de atividades, o que acaba por precarização os esforços individuais. Também apontando a estruturação do sistema tributário e a sua taxação, que tem como consequência a perpetuação da desigualdade no mundo inteiro.

Laís 26/05/2023

Direto e para leigos
Eduardo traz com palavras de fácil entendimento e exemplos as causas da desigualdade. Além de trazer os fatos históricos que nos levaram até onde estamos. Leitura fácil, rápida e enriquecedora

skuser02844 18/05/2023

Abrindo sua visão sobre o mundo
Eduardo vem com palavras certeiras e objetivas afim de te trazer para um realidade sem igual. Olhando com olhos atentos para a realidade atual, este livro vem com o ideal de abrir os olhos sobre pontos da política pública e privada.

brearantes 28/11/2022

Resenha "Desigualdade"
A melhor leitura do conjunto, ouso afirmar. Impactante, mas nada que já não nos seja conhecido. Expõe nossa sociedade e aponta o quão asquerosa a mesma é.

Eu, como amante de críticas provocativas, não poderia dar menos que quatro estrelas para a obra.

Nicolle 23/11/2022

Super recomendo!
Estou me formando em economia e sempre recomendo esse livro para as pessoas, desde as leigas em economia até para os meus amigos de graduação.
É um livro simples e objetivo, cumpre com o que propõe. No início o autor deixa explícito que o objetivo é transmitir conhecimento básico sobre economia para o máximo de pessoas possível, por isso não aprofunda a leitura e utiliza termos e comparações para isso.

Matheus 18/10/2022

Criando uma sociedade mais justa?
Eduardo Marinho explica de uma forma dinâmica como funciona a distribuição das riquezas e os meios de produção, desde sua origem mais justa até sua total desigualdade nos dias de hj!

Lista de Livros 17/10/2022

Lista de Livros: Desigualdade & caminhos para uma sociedade mais justa, de Eduardo Moreira
Parte I:

“Tenho comparado, em minhas aulas e palestras, a economia dos países e regiões do mundo a pequenos parques de areia onde brincam crianças. Explico que a riqueza de um país é como a areia do parque. Digo também que, para se construírem montes de areia, inevitavelmente existirão buracos em algum lugar. Mostro, então, que nos países mais desenvolvidos do mundo, onde a qualidade de vida é tida como melhor, os montes não são tão altos e os buracos não são tão fundos, um reflexo de mecanismos que servem para “derrubar” areia dos montes mais altos de volta para o playground e permitir que os buracos nunca fiquem muito grandes, e todos sigam brincando.

É assim que as coisas funcionam, por exemplo, nos países nórdicos, onde o 1% mais rico da população não acumula mais do que 10% da renda do país e são poucos, estatisticamente, os indivíduos ultrarricos, como aqueles que figuram nas listas das pessoas com maior patrimônio do mundo.

Fica claro também, pela análise das estatísticas disponíveis relativas ao sucesso dos países em oferecer qualidade de vida a seus habitantes, que “derrubar montes” é um dos mecanismos mais eficazes para se fazer com que os playgrounds que existem funcionem da melhor e mais justa maneira possível.

No entanto, a maioria dos países capitalistas alega que o melhor mecanismo é outro: o de se jogar mais areia no parque, para que essa areia nova possa tapar os buracos sem que os montes tenham que, necessariamente, ser destruídos. Isto acontece, naturalmente, por um poder político concentrado nas mãos dos detentores (ou representantes deles) dos “montes de areia” nesses países.

Estimativas, porém, mostram que, se dependêssemos somente da areia que é jogada no parque para tapar os buracos, o mundo precisaria crescer 175 vezes sua economia (+17.500%), com a atual taxa de distribuição de renda, para fazer com que todo habitante do planeta conseguisse viver com uma renda superior a 5 dólares por dia (Oxfam Brasil, 2018). Um crescimento impensável, dada a escassez de recursos naturais no planeta e a inexistência de mão de obra para suportar tal crescimento.”
Mais do blog Lista de Livros em:

XXXXXXXXXXXXXXXX

Parte II:

“Sociedades de consumo exigem uma grande geração de riqueza porque são grandes consumidoras de riqueza. Quando são ao mesmo tempo sociedades de consumo e comunidades com grande concentração dos meios de produção, essa necessidade de geração de riqueza é propositalmente impulsionada pelos donos dos meios de produção e das terras. E a equação quase sempre acaba como nos exemplos que demos ao longo deste livro, com poucos indivíduos muito ricos, muitos indivíduos muito pobres, um poder público com pouquíssimo poder de decisão e de redistribuição de riqueza, ocupado por representantes dos ricos. E com o meio de onde se tira a riqueza (a natureza) rapidamente degradado. Podemos agora adicionar a este cenário os intermediadores de riquezas, ou banqueiros, que, ao se beneficiarem da dinâmica das sociedades de consumo, acumulam também enormes quantidades de dinheiro, riqueza e poder.

A compreensão desses processos e da diferença entre dinheiro e riqueza são de fundamental importância para que uma comunidade possa focar seus esforços na geração de riqueza, e não nos processos envolvendo o dinheiro em si. A riqueza sem dinheiro já mostrou que é capaz de manter uma comunidade viva e forte. O dinheiro sem riqueza, ao contrário, não tem valor algum.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2022/09/desigualdade-caminhos-para-uma_9.html

1 | 2 | 3 | 4