O centro de todo o caos

O centro de todo o caos Marina Feijóo

Resenhas - O centro de todo o caos

Ana Carolina | @attanacarol 08/06/2019

Um livro necessário!
O centro de todo caos, me tocou de uma forma que poucos livros conseguiram, acompanhamos a protagonista em sua jornada para encontrar a si mesma, e se curar de todas as feridas e dores que carrega, foi meio assustador me identificar tanto com suas dores e questões internas, mas fiquei muito feliz com o final, sabe como é, tem histórias que nos deixam com uma esperança danada. Por isso, leiam esse livro!
Maria 08/06/2019minha estante
AAAAAAAAAAAAA SIM!
Dói, mas nos deixa com esperança!

Vinicius 25/05/2020

Complicado...
Eu gostei bastante da premissa desse livro, e ainda mais do projeto que ele faz parte. Mas depois de ler esse decidi que não vou continuar a leitura dos demais.

Esse conto é longo, cansativo e meio frustrante. A autora passou mais da metade dando um banho de água fria na personagem, não que fosse desnecessário... mas repetir mil vezes o que já havia sido dito na sinopse?

Também achei uma passagem meio problemática lá pro final do conto, onde um personagem bi meio que desconta sua recém descoberta no álcool. Meio problemático e ainda mais se considerarmos que o terceiro conto é bissexual. Como que deixaram isso passar?

site: www.viniciustorres.com.br
Ale245 25/11/2020minha estante
Por que é problemático? O álcool solta as pessoas e dá coragem, acho que muita gente se descobre assim.

May 12/06/2019

O CENTRO DE TODO O CAOS
Depois de perder um amigo pro suicídio, Larissa entra em depressão e foge de São Paulo para tentar uma vida longe de todas as pessoas. Ela vai pro Rio de Janeiro, e lá conhece Gabriel. Ela é uma pessoa fechada pro mundo, pros sentimentos, mas aos poucos Gabriel conquista sua amizade. Depois de meses, Gabriel precisa voltar pra sua casa e todo sentimento de desesperança volta a reinar no coração de Larrisa. Depois de tentar um suicídio, ela se vê obrigada a voltar para sua casa em Santos.

Na mente de Larissa ninguém sentia falta dela, os pais, os amigos e nem a ex namorada. A realidade era diferente, todos sentiram sua falta, seus pais a procuraram incansavelmente. Depois de muito lutar contra o sentimento de autodepreciação, ela começa a fazer terapia e ter acompanhamento psiquiátrico e começa a colocar as ideias em ordem na sua cabeça. Enfim começa a longa caminhada para perceber que ela não é a pessoa horrível que pensava ser.

A escrita da autora é incrível, conecta perfeitamente passado e presente. A história toda se passa sem falar o nome da protagonista, e isso causou um aperto no meu peito pois tenho problemas com ansiedade generalizada e me vi em muitos textos que a protagonista escreve no fim de cada capítulo.

Lethycia Dias 25/06/2019

Cura gradual e dolorosa
Uma garota foge de casa. Sem falar nada para ninguém, ela pega um ônibus em direção ao Rio de Janeiro. Depois de ter abandonado a faculdade e o apartamento que dividia com suas amigas, ela abandona também a casa dos pais e qualquer outro vínculo de sua vida.
É assim que somos apresentados à protagonista de "O centro de todo o caos", novela de Marina Feijóo lançada pela Editora Resistência na coleção "Todas as letras do arco-íris". Depressiva, ela quer fugir do mundo, e não sabe se quer se encontrar ou apenas ter sua existência apagada.
É como se ela enxergasse tudo com um filtro que torna as coisas negativas. Ela se sente um peso. Ela incomoda as pessoas. Ninguém gosta dela. Na verdade, ninguém repara nela. E as coisas não ficam melhores na solidão. Por isso, ela volta, procura sua ex-namorada e pelas outras pessoas que deixou para trás. Aos poucos, vamos descobrindo o que fez ir embora e conhecendo melhor essas relações.
Essa história é curta e rápida, porém muito profunda. Cada capítulo tem um pouco da dor dessa personagem que não é nomeada, e isso me afetou bem mais do que eu esperava. Já cultivei muitos dos pensamentos que levam a personagem para uma espiral de autodestruição. Já me senti a pessoa que não faz diferença no grupo de amigos.
O livro discute luto, suicídio e depressão. E o principal: a vida não para; ela não espera pela gente. Mas entre os temas secundários, estão o racismo, os relacionamentos abusivos, as pressões do início da vida adulta.
Alternando entre presente e passado, acompanhamos a personagem indo de uma crise grave a uma cura lenta e gradual. Essa abordagem é bem responsável, ressaltando a importância de buscar tratamento psicológico e, no fim, recomendando formas de pedir ajuda quando nos sentimos assim. Recomendo muito a leitura!

site: https://www.instagram.com/p/BzHEiEVjXZb/

Rafael.Lois 30/09/2019

Tocante
Como alguém que já sofreu de depressão, foi um alívio encontrar os sentimentos antigos traduzidos de uma forma tão sensível como nesse livro.

hartnettgirl 19/03/2020

Aclamação mundial?
Esse livro é necessário, desenvolve bem as dificuldades que a personagem passa, mostra a realidade de muitas pessoas que tem depressão, sempre se sentindo excluídas e se colocando para baixo. Uma leitura rápida, tanto que eu consegui terminar em menos de um dia, e por mais que tenha a divisão de tempo entre um capítulo e outro, entre o passado e o presente, em momento nenhum eu me senti confundida pelos dois, e esse foi mais um dos pontos positivos desse livro, é ótimo.

Mavi 20/03/2020

Um livro muito bom, que aborda a depressão e tem todo um cuidado ao descrever os sentimentos da personagem. Uma leitura rapida necessária, definitivamente

Laura Finesso 23/03/2020

Que livro necessário! Mesmo que a escrita não tenha me agradado muito, o que me prendeu foi o enredo e toda a superação gradual da personagem. É um sopro de esperança no centro de todo o caos!

raonypimentel 05/04/2020

A história principal da protagonista fica um pouco perdida em meio às alternâncias de momentos da narrativa... a mistura dos Dias confunde um pouco, mas consegue passar sua mensagem ao final.

Tamiris Durigan 13/04/2020

Desconforto
Durante a leitura, eu senti um peso muito grande com o que era narrado pela protagonista e chegou um ponto em que pensei que ia sufocar de irritação e tristeza por sempre estar sendo colocada para baixo.

Porém, o final me deixou bastante esperançosa em relação ao rumo que a vida da personagem ia tomar.

Regina.Alves 25/04/2020

É um livro sobre uma menina que não se sente suficiente e acha que todas as pessoas estão sendo boas demais com ela, apesar dela não merecer isso tudo, então um dia ela decide fugir de casa e acaba ficando mais ou menos 6 meses no Rio de Janeiro, longe de sua casa que é em São Paulo. A história conta o passado e o presente dela, no momento em q ela fuigiu e depois que ela já voltou. Apesar de só descobrir o nome dela no final do livro, percebi que o nome não era tão importante quanto todo o conceito da história.

Julia 04/05/2020

Levei muito tempo pra me conectar com a protagonista, não conseguia entender as motivações e caminhos que a personagem estava trilhando.

eagorarenato 14/05/2020

É o primeiro livro de uma série de 7 da coleção "Todas as cores do arco-íris". A primeira fala da letra L e da questão lésbica. É uma coleção de ficção que me chamou atenção justamente por tentar em cada um dos livros abordar uma ótica da vivência LGBTQI+. Pensar narrativas que vão além da prática sexual, mas toda uma experiência de vida, relações, inseguranças, conflitos e conquistas. Esse tem um bocado sobre depressão e o comportamento de auto-sabotagem. É pertinente perceber como a partir da ótica de uma pessoa com depressão situações se agravam, se multiplicam e são percebidas pela compreensão que a doença oferece. Uma pessoa saudável conseguiria tomar decisões, perceber a situação de forma mais ampla, recursos cognitivos que demandam de uma saúde psicológica. Esse book está disponível gratuitamente na loja Kindle da Amazon. Já quero avançar nos livros seguintes.

Stefânea 24/06/2020

TEMÁTICA BOA, DESENVOLVIMENTO NEM TANTO
Para ser sincera, ainda não sei o que falar desse livro. Pra mim ele não fedeu nem cheirou. A temática principal dele é a depressão e como isso afeta a pessoa e quem está ao seu redor, porém na minha opinião faltou mais aprofundamento.

O livro é construído de maneira meio confusa, tem narração do passado, do presente e ainda poemas e escritos da personagem intercalando entre os capítulos. Achei que ficou coisa demais e ao mesmo tempo faltou. O leitor é jogado no meio do enredo, sem saber nada sobre a personagem; só no fim entendemos o começo, e apesar de o livro todo ser construído pra isso, ficou meio perdido.

A representatividade foi meio que jogada na história, a personagem é lésbica e negra, porém não vemos nada disso fazendo realmente parte da história. Na minha visão não fez diferença, se ela fosse hétero e branca, por exemplo, nada teria mudado no enredo e não era isso que eu esperava visto que na capa do livro temos a ideia de que isso vai ser parte do foco.

Apesar de achar algumas partes bem irreais, o livro é legal e meio triste. É tocante ver o desenvolvimento da personagem e ver ela se reencontrando. Esperava mais, mas é uma leitura que recomendo para quem gosta de livros que abordam depressão e suicídio.

Suzy 24/08/2020

Delicioso
É uma espécie de diário contando sobre a luta contra as desgraças da vida (principalmente a depressão), traz esperança também. Achei precioso