O centro de todo o caos

O centro de todo o caos Marina Feijóo

Resenhas - O centro de todo o caos

Ale245 25/11/2020

Leitura rápida, mostra bem como é a depressão e a autodepreciação.
Me identifico com algumas passagens e sentimentos, ou vejo pessoas queridas nelas.
Gostei das partes que falam sobre São Paulo, também me mudei para fazer faculdade e essa cidade sabe ser cinzenta rsrs
Enfim, é um livro delicado e simples. Não é meu tipo de literatura preferido, mas é bom e passa uma mensagem importante para todos que se encontram nessa situação: as vezes nossa mente distorce muito as coisas e o melhor caminho é buscar ajuda.

Vinicius 25/05/2020

Complicado...
Eu gostei bastante da premissa desse livro, e ainda mais do projeto que ele faz parte. Mas depois de ler esse decidi que não vou continuar a leitura dos demais.

Esse conto é longo, cansativo e meio frustrante. A autora passou mais da metade dando um banho de água fria na personagem, não que fosse desnecessário... mas repetir mil vezes o que já havia sido dito na sinopse?

Também achei uma passagem meio problemática lá pro final do conto, onde um personagem bi meio que desconta sua recém descoberta no álcool. Meio problemático e ainda mais se considerarmos que o terceiro conto é bissexual. Como que deixaram isso passar?

site: www.viniciustorres.com.br
Ale245 25/11/2020minha estante
Por que é problemático? O álcool solta as pessoas e dá coragem, acho que muita gente se descobre assim.

Ana Carolina | @attanacarol 08/06/2019

Um livro necessário!
O centro de todo caos, me tocou de uma forma que poucos livros conseguiram, acompanhamos a protagonista em sua jornada para encontrar a si mesma, e se curar de todas as feridas e dores que carrega, foi meio assustador me identificar tanto com suas dores e questões internas, mas fiquei muito feliz com o final, sabe como é, tem histórias que nos deixam com uma esperança danada. Por isso, leiam esse livro!
Maria 08/06/2019minha estante
AAAAAAAAAAAAA SIM!
Dói, mas nos deixa com esperança!

Stefânea 24/06/2020

TEMÁTICA BOA, DESENVOLVIMENTO NEM TANTO
Para ser sincera, ainda não sei o que falar desse livro. Pra mim ele não fedeu nem cheirou. A temática principal dele é a depressão e como isso afeta a pessoa e quem está ao seu redor, porém na minha opinião faltou mais aprofundamento.

O livro é construído de maneira meio confusa, tem narração do passado, do presente e ainda poemas e escritos da personagem intercalando entre os capítulos. Achei que ficou coisa demais e ao mesmo tempo faltou. O leitor é jogado no meio do enredo, sem saber nada sobre a personagem; só no fim entendemos o começo, e apesar de o livro todo ser construído pra isso, ficou meio perdido.

A representatividade foi meio que jogada na história, a personagem é lésbica e negra, porém não vemos nada disso fazendo realmente parte da história. Na minha visão não fez diferença, se ela fosse hétero e branca, por exemplo, nada teria mudado no enredo e não era isso que eu esperava visto que na capa do livro temos a ideia de que isso vai ser parte do foco.

Apesar de achar algumas partes bem irreais, o livro é legal e meio triste. É tocante ver o desenvolvimento da personagem e ver ela se reencontrando. Esperava mais, mas é uma leitura que recomendo para quem gosta de livros que abordam depressão e suicídio.

Bruna Louise 14/10/2020

Razoável
O livro tem uma premissa muito interessante, mas deixou a desejar. Além de longo é confuso. Eu esperava mais.

robespierr3 22/12/2021

Perfeito
Ótimo livro, me fez sentir muitas coisas na época que eu li, no meio do ano, porque eu estava um pouco sensível demais sobre tudo. Recomendo!

Laura Finesso 23/03/2020

Que livro necessário! Mesmo que a escrita não tenha me agradado muito, o que me prendeu foi o enredo e toda a superação gradual da personagem. É um sopro de esperança no centro de todo o caos!

raonypimentel 05/04/2020

A história principal da protagonista fica um pouco perdida em meio às alternâncias de momentos da narrativa... a mistura dos Dias confunde um pouco, mas consegue passar sua mensagem ao final.

Tamiris Durigan 13/04/2020

Desconforto
Durante a leitura, eu senti um peso muito grande com o que era narrado pela protagonista e chegou um ponto em que pensei que ia sufocar de irritação e tristeza por sempre estar sendo colocada para baixo.

Porém, o final me deixou bastante esperançosa em relação ao rumo que a vida da personagem ia tomar.

Regina.Alves 25/04/2020

É um livro sobre uma menina que não se sente suficiente e acha que todas as pessoas estão sendo boas demais com ela, apesar dela não merecer isso tudo, então um dia ela decide fugir de casa e acaba ficando mais ou menos 6 meses no Rio de Janeiro, longe de sua casa que é em São Paulo. A história conta o passado e o presente dela, no momento em q ela fuigiu e depois que ela já voltou. Apesar de só descobrir o nome dela no final do livro, percebi que o nome não era tão importante quanto todo o conceito da história.

sky 09/01/2022

favoritei chorei e tive uma crise existencial
o centro de todo o caos é um livro que apesar de tantas páginas parece que dura para sempre, consegui me identificar com algumas palavras que a personagem escrevia e ficava muito emotiva.

acho que esse vai se tornar um livro que vou querer ler várias e várias vezes para lembrar que o processo de cura dói, mas vale muito a pena.

eagorarenato 14/05/2020

É o primeiro livro de uma série de 7 da coleção "Todas as cores do arco-íris". A primeira fala da letra L e da questão lésbica. É uma coleção de ficção que me chamou atenção justamente por tentar em cada um dos livros abordar uma ótica da vivência LGBTQI+. Pensar narrativas que vão além da prática sexual, mas toda uma experiência de vida, relações, inseguranças, conflitos e conquistas. Esse tem um bocado sobre depressão e o comportamento de auto-sabotagem. É pertinente perceber como a partir da ótica de uma pessoa com depressão situações se agravam, se multiplicam e são percebidas pela compreensão que a doença oferece. Uma pessoa saudável conseguiria tomar decisões, perceber a situação de forma mais ampla, recursos cognitivos que demandam de uma saúde psicológica. Esse book está disponível gratuitamente na loja Kindle da Amazon. Já quero avançar nos livros seguintes.

lolos2ð 27/06/2023

Lendo realidades de letras,vida L
O Caos e como uma erva daninha se espalha suga sua vitalidade, às vezes o caos se chama depressão, as vezes o caos se chama tristeza, as vezes o caos se chama frustações, as vezes ele se chama relacionamento. É uma leitura doída, é uma leitura que sufoca, são vários caos em uma vida. se você se identifica em algum momento com situações mentais que a protagonista se encontrava e aconselhável a busca de um psicólogo.?

hartnettgirl 19/03/2020

Aclamação mundial?
Esse livro é necessário, desenvolve bem as dificuldades que a personagem passa, mostra a realidade de muitas pessoas que tem depressão, sempre se sentindo excluídas e se colocando para baixo. Uma leitura rápida, tanto que eu consegui terminar em menos de um dia, e por mais que tenha a divisão de tempo entre um capítulo e outro, entre o passado e o presente, em momento nenhum eu me senti confundida pelos dois, e esse foi mais um dos pontos positivos desse livro, é ótimo.

Fernanda2168 26/06/2021

Perfeito
É um livro denso, profundo e que toca o leitor bem no coração de jeito fácil e ao mesmo tempo difícil de explicar. Especialmente nesses tempos de pandemia.