Gatunas - Amizade Não Tem Preço. O Resto A Gente Pode Roubar.

Gatunas - Amizade Não Tem Preço. O Resto A Gente Pode Roubar. Kirsten Smith

Resenhas - Gatunas - Amizade Não Tem Preço. O Resto A Gente Pode Roubar.

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Rafael 24/06/2019

Amizade não tem preço. O resto a gente pode roubar.
Nota:4,5/5 estrelas
IG: @crushforbooks

Desde que a Astral Cultural anunciou para os parceiros o lançamento de Gatunas, a história me chamou atenção - ainda mais ao descobrir que ela seria adaptada pela Netflix. Por isso, corri para lê-lo antes de conferir a série e gostei bastante.

Começando pelas protagonistas, adorei as três. Cada uma tem sua personalidade e dilema interessante e rapidamente me peguei torcendo por elas, principalmente Tabitha e Elodie (também amo você, Moe!). É muito bonito ver o laço que as três criam por conta do distúrbio psicológico que sofrem - e que rende sequências de roubo engraçadíssimas.

Mas apesar de parecer uma comédia, o livro ainda trata de temas pertinentes e necessários além da cleptomania. As protagonistas e seus familiares enfrentam relacionamentos abusivos, busca pela identidade e luto, o que nos causa mais identificação com elas; afinal qualquer um pode ou deve ter passado por problemas parecidos.

E unida a isso tudo e aos capítulos curtos, a escrita de Kirsten Smith é viciante e nos faz passar as páginas voando. Apenas a não finalização de um plot me incomodou - queria tal personagem arcando com as consequências de suas ações -, mas fora isso é um ótimo e divertido livro; ótimo para sair de uma ressaca ou quando você procura uma leitura leve, por exemplo.

Lina DC 25/06/2019

Muito bom!
"Gatunas" da autora Kirsten Smith é o livro que deu origem à série na Netflix (que recebe o nome de "Trinkets).

O livro é dividido em 5 partes e os capítulos alternam a perspectiva da história entre as três protagonistas: Tabitha, Elodie e Moe.

Tabitha é a garota popular da escola. Rica, bonita e tem o cara mais popular como namorado. Quem observa a garota tem certeza de que a vida dela é simplesmente perfeita. Mas será que é isso mesmo? Se esse é o caso, por que que a adolescente age como se estivesse atuando para uma plateia, com um sorriso falso e suspirando pelo namorado?

Conforme vamos conhecendo mais a sua vida, percebemos que nem tudo é tão reluzente assim. O seu namorado não é um cara tão legal quanto todos acreditam e em casa, a dinâmica familiar é tão bagunçada que a adolescente não consegue lidar.

Moe faz parte do grupo alternativo da escola, aquele grupinho que é visto com certo temor pelos demais, pois estão sempre fumando e se metendo em confusão. Após perder os pais, ela e o irmão Mark são criados pela tia, uma mulher trabalhadora e dedicada aos sobrinhos. Sendo vista como uma pária na escola, Moe tem a impressão de que ninguém realmente a conhece, inclusive Noah, seu vizinho e garoto popular que só aceita se encontrar as escondidas com ela.

"Acho que, se elas estivessem julgando um livro pela capa, a minha também seria diferente do que está por dentro". (p. 106)

Elodie é meiga, poeta e recentemente perdeu a mãe. Como se isso não bastasse, seu pai casa-se novamente com sua jovem secretária que é viciada em um estilo de vida saudável e a comunicação entre pai e filha é escassa. Em uma escola nova, sem amigos e sendo praticamente invisível, Elodie sente-se cada vez mais desconectada de todos e uma verdadeira estranha no ninho.

Três garotas completamente diferentes. O que será que elas possuem em comum? Todas elas precisam frequentar um programa de reabilitação psicológica após terem sido flagradas roubando itens em lojas. E é nos Ladrões de Lojas Anônimos que essas adolescentes vão pela primeira vez, confessar suas histórias e medos e perceberem que podem expressar seus sentimentos, sonhos e desejos.

"Não preciso escavar e procurar nenhuma lembrança do meu pai; já tenho algumas por semana quando vejo de relance sua pasta executiva no hall de entrada, parada ali como uma fantasia de "olá" e uma promessa de "adeus"". (p. 86)

As três protagonistas se complementam muito bem e os diálogos conseguem ser divertidos e emocionantes ao mesmo tempo. O leitor mergulha nos dramas dessas personagens e consegue conectar-se com elas, compreendendo cada um de seus temores.

O livro é divertido, marcante e repleto de situações que nos permitem identificar e correlacionar com os problemas da nossa sociedade, como problemas na dinâmica familiar, alcoolismo, violência e muito mais.

"Estou oficialmente presa em um filme do canal Lifetime para mulheres". (p. 81)

A Astral Cultural realizou um ótimo trabalho com a diagramação do livro. Os capítulos de Elodie são apresentados em forma de poema, o que combina perfeitamente com ela e a escolha da capa é perfeita.

Fábbio (@omeninoquele) 26/06/2019

Muito fluido.
[#OMENINORESENHANDO]
⠀⠀
❝A verdade é que sentir medo te dá mais sensação de estar viva do que a vida normal.❞
⠀⠀
Conhecemos três garotas que não tem nada em comum, a não ser uma atividade um tanto excêntrica, todas elas roubam coisas. E quando são pegas, elas vão para um grupo de apoio parecido com o AA mas para ladrões, o Ladrões de Lojas Anônimos.
⠀⠀
Elodie é uma garota de dezesseis anos que ao perder a mãe se vê numa nova situação, quando o pai se casa novamente e pra completar eles são novos na cidade e na escola, Elodie não tem muitas amigas. Ela é pega roubando balas Alcaçuz, um despertador e camisinhas.
⠀⠀
Thabita é a popular da escola, a garota rica que pode ter tudo que quiser, mas que no entanto esconde que sua família não vai muito bem. O pai traí constantemente a mãe, e ele ainda por cima não dá a mínima pra família. Ela é pega roubando uma pulseira.
⠀⠀
Moe é a garota rebelde e órfã, que vive com a tia e o irmão e tem um caso com seu vizinho popular que finge que ela é uma estranha em público e isso a deixa um pouco mal. Ela é pega roubando cds.
⠀⠀
Nas reuniões do LLA as três se conhecem e começam uma amizade, escondida também, pois quase ninguém da escola delas sabe que elas tem essa "atividade extracurricular" e apesar de estarem numa reunião de reabilitação elas se desafiam a roubar algo melhor do que a outra e é aí que as três vão se aproximar cada vez mais enquanto roubam coisas das lojas.
⠀⠀
O livro fala mais particularmente sobre a cleptomania, e podemos entender um pouco mais sobre essa obsessão (acabei descobrindo depois que é uma doença) e os motivos pelos quais as pessoas fazem isso pode ser euforia pra ter algo fácil e de graça, a pessoa estar passando por problemas e vê no roubo algo que supra isso e até a adrenalina do momento.
⠀⠀
A escrita da autora é bastante fluída, ela diz sem muitos rodeios pra que veio e mistura ainda boas doses de humor na sua escrita, que deixa o livro ainda mais gostoso de acompanhar.
⠀⠀
Nem preciso falar o quanto as personagens são carismáticas e incríveis, e quando elas se tornam amigas e não deixam sua atividade extracurricular mesmo estando numa reabilitação, a gente passa a torcer para que elas consigam praticar seus roubos.
⠀⠀
Gatunas é um livro bem humorado e instigante sobre três garotas que se conhecem num centro de reabilitação pra cleptomaníacos e que continuam quebrando regras e ainda se divertindo com isso. Recomendo demais!
#Gatunas #KirstenSmith #AstralCultural #Netflix

site: https://www.instagram.com/p/BzMAMq1DE0l/

Malucas Por Romances 01/07/2019

VAI ACABAR O LIVRO EM HORAS.
Olá, leitores!
Hoje a resenha é de uma ação que fizemos com a editora parceira Astral Cultural. Recebi os primeiros capítulos e fiquei doida para ler o resto, agora que li venho contar aqui o que achei de Gatunas.

"Os motivos para roubamos lojas são variados, mas estão unidos pela euforia de conseguir alguma coisa de graça, a mesma euforia de um viciado sente quando consegue uma dose de uma droga."

Gatunas é um livro da autora Kirsten Smith, lançamento desse mês da Astral Cultural. A história também foi adaptada para Netflix, então já sabia que ia amar. Recebi o livro e já comecei a leitura, terminei em menos de 24 horas.

O livro conta a história de três garotas que se são totalmente diferente uma da outra, mas que quando são pegas furtando vão para um programa de reabilitação. Tabitha, Elodie e Moe estudam na mesma escola, mas nunca se falaram, até que tiveram que conviver por algumas horas.

Adoro livros com adolescentes no ensino médio, não posso ver um livro assim que já quero ler. As questões levantadas nesses tipo de livro sempre me prendem e fico ali torcendo para os personagens, mesmo pensando que as vezes não deveria, elas roubam pequenas coisas para sentir adrenalina e esquecer um pouco do seu presente. Adorei as garotas e as amizades que foram crescendo entre elas.

Tabitha apesar de ser a mais cruel e a mais fútil foi a minha favorita, vai entender rsrs. Torcendo para que tenha outros livros e que a série vingue na Netflix. Gostaria de ver o amadurecimento nos personagens e esse livro só deixou com gosto de quero mais.

Apesar de falar de um tema importante que á a cleptomania a autora escreve com uma leveza e de fácil entendimento. Li os livro em menos de 24 horas e queria mais páginas, mais dessas três garotas que me conquistaram logo nas primeiras páginas.

Resenha Completa no blog

site: http://malucaspor-romances.blogspot.com/2019/06/resenha-gatunas-amizade-nao-tem-preco-o.html#axzz5sRjAI5Rl

Beta Oliveira 08/07/2019

Elodie, Moe e Tabitha se sentem perdidas e esmagadas pela falta de sentido em um mundo imperfeito até o surgimento de uma improvável amizade. Não será impecável. Haverá crises, surpresas e problemas. No entanto, ao perceberem que não estavam sozinhas, foram se tornando capazes de enfrentar o que as faziam sofrer.
Esta é a lição que as ajuda e fez a diferença nas horas ruins da minha vida: não estamos só. Aceite a mão estendida, fique bem e aprenda a também estender a sua a quem precisa. O livro tem asinhas com motor de carro de F1 e movido a energético nas páginas. Só pode. Sensação causada por uma autora que te entrega uma história sem enrolar! E ao embarcar na jornada de Elodie, Moe e Tabitha você nem percebe o tempo passar!

Saiba mais sobre Gatunas no Literatura de Mulherzinha.

site: https://livroaguacomacucar.blogspot.com/2019/06/cap-1602-gatunas-kirsten-smith.html

Bi Faria 25/10/2019

Capa perfeita! E foi uma leitura leve, divertida e os capítulos curtos fizeram com que a leitura fluísse.
Aqui conhecemos garotas do ensino médio, até aí tudo bem. Mas o que ninguém nunca imaginou é o que elas têm em comum, mesmo que nunca tenham se falado.
Elodie é a novata na escola, se juntou com à equipe do anuário. Está sempre com uma câmera na mão.
Mora com seu pai e a madastra, que em nada combina com ela.
Thabita é a popular da escola. Sempre rodeada por todos, o que acha inconveniente.
Suas melhores amigas são Taryn e Kayla. Elas adoram sair para fazer compras. Ela namora Brady Finchi, o bonitão da escola. Mas será que ele é tudo isso?
Moe é a divertida e sarcástica segundo seus amigos. E desde então tem tido esse comportamento. Ela mora com a tia e o irmão mais velho. Sempre pensa no com aconteceu com os seus pais. A única pessoa que a conhece de verdade é seu vizinho Noah.
Mas em público ele finge não conhecê-la, pois anda com os populares da escola .

Mas o que elas têm em comum?
Elodie sai de uma loja sem pagar pelas balas.
Thabita é pega com uma pulseira, mas nega que roubou.
Moe pega um cd, mas nem sabe onde usá-lo .

São cleptomaníacas. E se encontram no LLA - Ladrões de Lojas Anônimos. E é um choque todas elas se encontrarem no mesmo lugar.
E entre suas vidas, problemas e frustrações elas começam a conversar no LLA.
Até o dia em que combinam de se encontrar do lado de fora. E entre a escola e reabilitação há diversão.
Ah, o baile da Primavera vem aí! Será que o LLA ajudará as adolescentes a se recuperarem? "... um presente roubado significa muito mais do que um que foi comprado, por causa do que você teve que passar para consegui-lo." "Alguns de nós roubam porque é uma compensação justificada pelo quanto damos aos outros e como eles retribuem com pouco." "Mas a verdade é que sentir medo te dá mais sensação de estar viva do que a vida normal." @astral.cultural @kiwilovesyou
#livrogatunas

Italo Bernardo | @wesleyliterario 28/10/2019

Rápido,Leve, Uma Leitura Sem Muitas Pretensões
#WesResenha
"A solidão de uma vitória pode te acometer e talvez a única coisa que a torna válida é ter alguém com quem compartilhar."

Com um enredo descontraído, leve e instigante, "Gatunas" mostra o nascimento de uma amizade entre três garotas completamente distintas, revelando a importância de termos em quem confiar e como é poderoso sermos nós mesmos.

Estou cansado de dizer por aqui que histórias sobre amizade sempre me cativam, e obviamente que não seria diferente com esse livro. Desde que vi a premissa e li os primeiros capítulos notei que o como a construção dessa narrativa iria me ganhar, Kiwi soube como criar personagens verdadeiras e de fácil identificação, foi impossível não me apegar às "minhas" 3 meninas.

Com a cleptomania como pano de fundo, podemos ver nesse história como cada pessoa vai muito além da aparência, carregando sentimentos e conflitos profundos que nem sempre dá pra notar. A autora trouxe uma trama permeada de discussões pertinentes sendo incrível o modo sutil com o qual ela levanta esses questionamentos, nos fazendo pensar em como determinadas situações podem acontecer conosco sem sequer notarmos.

Nessa narrativa o leitor se deparará com fortes questões familiares que se confundem com a realidade de muitas pessoas e a forma como isso pode nos afetar. Achei muito importante essa discussão trazida na obra, pois nos faz refletir tanto sobre conflitos entre pais e filhos, como nos conjugais, ampliando bastante essa discussão. Além disso, a autora mostrou como o abuso pode acontecer de modo tênue a ponto de quase não se perceber.

Uma leitura rápida, leve e que mesmo assim consegue trazer boas lições em suas entrelinhas. "Gatunas" é uma história de amizade, confiança e mudanças, um livro instigante e fluido que você não vai querer largar.

"Os segredos têm mais poder se estiverem enterrados em uma caixa, então pode ser bom desenterrá-los e exibi-los."

Ana 18/04/2020

Viveria alegremente se não tivesse lido
É uma adaptação HORRÍVEL da série e estou muuuuito decepcionada

LALA LITERARIOS 05/06/2020

Livro Gatunas
É um livro bem interesante, uma leitura gostosinha de ler e de facil compreenção, a história é bem legal por se tratar sobre amizade...
Eu recomendo...
E além de tudo tem adpatação em série pela netflix que de verdade é maravilhosa..
Eu recomendo

Ryan Colossal 13/07/2020

Interessante
O livro é diferente da série, já que serviu apenas de inspiração, o livro é de 2013 e apesar de alguns termos usados ao decorrer do livro, não terem envelhecido tão bem, o livro em suma é muito interessante.
Primeiro que cada personagem escreve de uma maneira, e logo ligamos esse jeito a forma de vida das personagens.
É um daqueles livros que você consegue ler em um dia e mesmo assim tem mensagens interessantes para o público que é destinado, fala sobre relacionamento abusivo na adolescência, que muitas vezes é normalizado nesse período por conta da idade.
Fala ainda sobre a questão da relação com os pais, é como isso afeta os filhos de alguma maneira.
Acho que para quem é fã da série, da para criar uma nova imaginação sobre o universo e para os adolescentes que por ventura se aventurarem nessa história, vão tirar alguma coisa boa dessa amizade que surge de maneira tão peculiar.
O tema abordado e a forma como é escrito é uma nova experiência literária.

Jade.Cavalcante 03/08/2020

Veja a série antes x.x
Aconselho você a ver a série antes.
Difícilmente eu assisto algo antes de ler o livro, mas pensei que não ia ler este livro então vi a série antes, como de costume o livro é muito melhor! Muitas coisas são diferentes, corrigindo muitas coisas são beeeeeeeeeeeeeeeeeem diferente.
Para ficar perfeito, você terá que se esforçar e dar uma misturada com o que tem na série e no livro, pq os dois isolada um do outro não dá.

iheberaldxx 06/08/2020

uma leitura super leve que não se vê o tempo passar. é muito bom assim como a série

Lorena.Mendonca 01/09/2020

Amei o livro, além de falar da vida das meninas, também aborda muito bem sobre o tema da cleptomania.

Bruno 23/09/2020

Muito Bom
O livro apresenta um conceito novo e legal a ser discutido na adolescência. A autora inovou e ela consegue trabalhar bem o tema "high school". Não espere um livro igual à série pois são muito diferentes. É um leitura leve e você consegue lê-lo rapidamente.

1 | 2 | 3 | 4 | 5