Como aprendi a pensar

Como aprendi a pensar Luiz Felipe Pondé

Resenhas - Como aprendi a pensar

Kirk 14/03/2021

Foi fácil ir até o fim
Livros sobre filosofia não raramente embalharam a mente e eu como um diletante no assunto acabei me alienando ainda mais no tema (rs...) por falta de entrosamento mas como eu coloquei no título, já foi um adianto chegao ao fim do livro sem abandonar. Acho que vou me meter em outros livros de filosofia.

Inlectus 09/12/2021

Bom.
A diferença de caras como o Pondé, é que não é exibicionista quanto a linguagem, e não se sente um deus falando para deuses, e fala para gente mesmo, seres humanos de todos tipos, pra ele tá bom.

Lindenberg 03/12/2021

Cansativo?
Luiz Felipe Pondé fala sobre os principais pensadores que moldaram os seus pensamentos e é só isso, poucas páginas são interessantes, de resto é uma conversa rasa sobre os pensadores preferidos do autor. ?
Vivi 03/12/2021minha estante
Eu desisti desse. Achei chato.

Luã 26/03/2021

Ácido e cético
Pondé com o seu estilo ácido e direto nos apresenta os nomes da filosofia responsáveis pela formação de seu pensamento crítico, iniciando dos pré-socráticos, passando pela patrística, pela escolástica, pelos iluministas, pelos romancistas desaguando na contemporaneidade. Vale a pena ser lido!

Pan 21/02/2020

Um livro ok
Talvez este seja o melhor livro que já li do Pondé, não que ele seja de fato tão bom assim, mas sim por conta dele entregar o que propõe e, diferente dos demais livro do autor que já li, não trazer aquilo que só posso descrever como babaquice. O livro não é nada profundo e nem pretende, mas como os outros livros do autor, traz várias questões para reflexão, a diferença aqui é que você não precisa filtrar tanto para achar algo de valioso.

Samara 28/02/2021

Abaixo da expectativa
Embora em algumas passagens realmente tenha conseguido explorar muito alguns pensamentos sobre a representação do eu, achei a leitura maçante e o autor muito pedante. Se conseguir passar por isso, a leitura vale a pena, mas é devagar e em muitos momentos tediosa.

Roger 26/01/2022

As ideais que formaram um de meus filósofos favoritos
Pondé sempre me chamou a atenção em suas aulas e entrevistas, principalmente por ter uma filosofia que escapa do óbvio e vai contra muitas pautas da moda na contemporaneidade. Creio que nasceu daí meu interesse pela leitura desta obra.

A obra em si me parece um bom compilado das ideias de muitos filósofos ao longo da história, inclusive filósofos marginalizados, que para mim foram novos conhecidos. O viés com o pensamento trágico e cético está sempre presente na obra, nos possibilitando fazer muitas reflexões sobre uma dualidade sentimental (esperança x niilismo) em nosso mundo moderno. Certamente vale a leitura parabos amantes da filosofia e simpatizantes das ideias do Pondé.

Bruno 22/06/2021

Dissecando a mente de Pondé
Acostumados a ler livros populares de Pondé discutindo temas cotidianos com opiniões fortes, fica fácil esquecer que Pondé é, acima de tudo, filósofo.
Uma das melhores obras de Pondé, Como Aprendi a Pensar é um grande ensaio sobre a filosofia trágica, existencialista e niilista que formou o autor.
Não é um tratado de Filosofia, um livro introdutório ou uma síntese. É um livro enviesado como o próprio autor o propõe.
Um convite à reflexão sobre os olhos de Pondé e, antes de mais nada, a abertura de sua mente para ver o mundo como ele o vê.

Adilson22 26/07/2022

Um bom livro. Não tão simples, mas como sempre, bem direto. Não é uma leitura simples, mas também não é tão complexa. Só preciso de um pouco de conhecimento prévio. Recomendo.

Marcelo 10/01/2021

Bom para pegar referências!
Quem se interessa pelo pensamento do Pondé e seu estilo pode utilizar esse livro para ir direto a fonte. Ele faz uma história marginal da filosofia, seguindo os autores que ele leu e pontuando sua importância. Ótimo livro para encontrar livros.

Nat 04/02/2021

^^ Pilha de Leitura ^^
Ano passado, assisti a uma série chamada Merlí e me apaixonei pelo tema filosofia, que é abordado de forma muito didática. Passei a me interessar pelo tema e ler algumas coisas a respeito. Tenho procurado leituras mais simplificadas para esse início, e então encontrei esse livro do Pondé. Ele realmente fala de forma simplificada sobre sobre vários filósofos e como eles mudaram sua visão de mundo. Gostei muito das abordagens, apesar de não concordar com todas as ideias e ter algumas restrições com a escrita (não gosto de escritores que usam muito “como eu já disse”, “como já foi explicado” etc). Contudo, o livro serviu para seu intento e meu trouxe alguma luz sobre um tema que pode ser muito complicado.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Fabi_Colaco 09/10/2021

COMO APRENDI A PENSAR
Me apaixonei pelo Pondé quando li essa frase pela primeira vez: ?Filosofar é aprender a fazer perguntas significativas que nos tornam mais inteligentes e mais interessantes ? não, necessariamente, mais felizes? e como uma grande fã que sou do professor, filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé, lógico que eu amei conhecer um pouco mais dos pensadores que fizeram parte dessa mente brilhante.

Neste livro, eu li uma história da filosofia diferente, aliás como tudo que é escrito ou dito pelo Pondé ? ele narra sua história com a filosofia, a qual inclui entre outros tantos pensadores, romancistas como Nelson Rodrigues, cientistas como Charles Darwin, economistas como Karl Marx e os psicanalistas Sigmund Freud e Carl Jung. Todos foram importantes na formação deste intelectual.

O livro foi escrito cronologicamente em seis capítulos, e começa na Antiguidade com os gregos e romanos, passa pela filosofia cristã dos primeiros séculos sob a forte influência de Agostinho e chega na idade medieval de São Tomás de Aquino. O renascimento, a formação da modernidade com o debate entre iluminismo e romantismo e, por fim, o contemporâneo. Ele nos conta tragédias como Antígona e Medeia, nos explica sobre os filósofos estoicos, epicuristas e céticos. E para quem conhece um pouquinho do autor, sabe que não poderia faltar Nietzsche, Dostoiévski e Camus que dividem as páginas com seus colegas mais contemporâneos como o polonês Zigmunt Bauman, o francês Tristan Garcia e o romeno Émil Cioran.

Talvez você pense que falar das teorias de todos esses filósofos juntos num mesmo livro, o torne muito cansativo, mas as temáticas desses pensadores são explicadas de uma forma mais simples e com um vocabulário bem mais coloquial, como quando ele explica que Sofismo, ?o homem é a medida de todas as coisas?, Niilismo, ?Só sei que nada sei?, a metafísica de Platão? Além disso, todos esses conceitos se tornam bem mais tangíveis quando postos ao lado de questões atuais, como o debate político e a decorrente polarização do Brasil, e as nossas velhas conhecidas Fake News.

Como o próprio autor disse, Como Aprendi A Pensar é um convite todos para pensar!

Jackson60 22/09/2020

Contato com novos autores e pensadores
O livro é um resumo bem, bem curto de várias escolas filosóficas. Mas, para além disso, apresenta autores que não estão sempre em voga, o que permite ampliar a roda de leitura.