Meu Destino é Pecar

Meu Destino é Pecar Nelson Rodrigues

Resenhas - Meu destino é pecar

Roberto 14/04/2012

Quando comecei a ler esse livro, sério, fiquei neurótico. O cara escreve tão bem e mexe tanto com nosso imaginário que não podemos fazer outra coisa enquanto não terminamos a leitura.
Nelson é o maior!!!!
Juliana 13/09/2012minha estante
Concordo com você, Roberto. Ele é genial! Foi bom saber que este livro não provocou esse efeito apenas em mim...rs.

Carla116 08/11/2016minha estante
Verdade. Li na adolescência em 5 dias e reli depois de adulta. Simplesmente perfeito.

Camilla 03/09/2017minha estante
Concordo.

Elane48 23/08/2020minha estante
Começo a ler esse livro hoje.

Adriana.Luiz 15/02/2022minha estante
Como a gente le neste apricativo

Marina.Castro.F 16/05/2023

Uma história que prende o leitor
Eu adorei o livro. É um grande ?novelão? e conseguiu me prender, principalmente à medida que o final se aproxima. Tiro um pouco de pontos por algumas inconsistências na historia e por uma visão da época em que foi escrito que me incomodou um pouco. Foi minha primeira experiência com o autor e recomendo muito!

mayfranca 08/07/2021

Não tem um momento em que nada aconteça nesse livro. Precursor das telenovelas brasileiras, ele tem um mecanismo que te prende: uma trama que envolve e um drama que não para, cheio de reviravoltas.

Uma coisa a mais que percebi é que ele é um retrato da própria época, fiquei agoniada com a quantidade de machismo e racismo na história, dói.

No fim, apesar do ritmo frenético e da quantidade de reviravoltas que deixam o leitor curioso, os personagens são bem rasos, e pra piorar, infelizmente, odiei o final.

Zaqueu 04/11/2022

O pecado está em nós
Segunda leitura que eu tenho de Nelson Rodrigues e com certeza é um dos autores brasileiros que mais vai ter espaço em meus hábitos de leitura.Leitura intrigante e que na grande parte nos deixa preso na história a fim de descobrir o que vai ser o fim dos personagens, brigas,traições,revelações surpreendentes entre outras coisas que só acontece no ambiente de convivência humano.Nelson quebra o politicamente correto e mostra o quanto no nosso mundo "solitário" escondemos paixões e vícios sendo que no fim somos todos pecadores e que sempre estaremos fugindo da dor e procurando prazer.

Andreia 03/06/2022

Queria ler alguma obra desse autor e esse livro estava disponível no kindle unlimited. Esse livro foi escrito por Nelson Rodrigues sobre o pseudônimo de Suzana Flag e publicado, primeiramente, em forma de folhetim e, posteriormente, devido ao seu sucesso, em formato de livro.

Nesse livro, conhecemos Leninha que se casa contra sua vontade, com Paulo, um homem rico e viúvo. Após o casamento, os dois partem para a fazenda de Paulo e é lá que a história se desenrola. Somos apresentados a outros membros da família de Paulo, como sua mãe, prima e irmão, sabemos também o que aconteceu com a sua primeira esposa.

Paixões arrebatadoras, sentimentos intensos, traições, intrigas, brigas e muita confusão permeiam o enredo desse livro. O autor tem uma capacidade enorme de envolver o leitor. Assim que acaba um capítulo já queria começar a ler o outro para saber o que ia acontecer. Ao longo da leitura, tive a sensação de estar lendo uma novela da Globo dos anos 2000, na qual o espectador fica na ânsia de saber o que vai acontecer no capítulo seguinte.

Apesar disso, não pude não me incomodar com diversas falas, ações e pensamentos dos personagens. Esse livro foi escrito em 1944 e ele não envelheceu bem. Racismo e machismo são só algumas das problemáticas que encontrei nessa história. Mesmo levando em consideração a época em que foi escrito, não pude não me sentir desconfortável com a leitura de alguns trechos. Porém, como disse, o autor tem uma capacidade enorme de manter o leitor instigado e preso na leitura e li esse livro bem rápido. Para quem deseja conhecer a obra do autor, recomendo a leitura do livro!
Marllon Oliveira 03/03/2023minha estante
Ótima resenha. Mas é como vc disse no final, sobre o livro não ter envelhecido bem em razão do que vc pontou, ao mesmo tempo, ao ver que já se passaram anos, e as condutas, costumes eram diferentes, o importante é evitar os anacronismos, isso atrapalha nosso olhar analítico e deixamos de ter uma visão fidedigna dos fatos.

Emily422 14/08/2021

Nelson Rodrigues escreve certo por linhas tortas
Uma coisa é certa: nessa narrativa parece que toda história aconteceu nos inconscientes dos personagens; tudo se sucedendo em uma fração mínima de segundos em suas imaginações férteis e 'pecadoras'. Mas só pareceu mesmo. Isso quer dizer que toda dança "pecaminosa", novelesca e ensaiadamente trágica, poderia simplesmente se passar em minutos em suas mentes e depois seguir para o fim. Mas não: Nelson Rodrigues escreve certo por linhas tortas!!!
Temos toda sorte de eventos 'meio sem sentido' aqui nessa obra, assim como em um sonho, e que no fim faz todo sentido, e ainda nos deixa feliz quando acordamos do mais estranho delírio da inconsciência.
Fiquei presa nessa história do início ao fim... magnífico! De um modo esquisito, esse livro correspondeu a seu delicioso título profano.
Como no poema do João Doederlein, "[...] Sou o que existe entre o céu e o inferno, sou o resultado do inicio e o que precede o fim. Seria hipocrisia fugir dos meus pecados, se foram deles que nasci."
Assim terminando esse livro que muitos dizem ser um verdadeiro "suco" de Nelson Rodrigues, concluo:
Se humano de fato sou, meu destino é pecar!

anselmo.pessoal 17/02/2021

Decepção total!!!
Só havia lido os A Vida Como ela É, assistido filmes baseados na obra dele e frases soltas. Gostei muito. Por isso resolvi ler este. Grande decepção. Não parece o mesmo autor. O enredo parte de uma premissa absurda, de que existe um homem de beleza tão extraordinária que todas, notem bem, ?todas?, as mulheres, verdadeiras debiloides que não pensam nem fazem nada na vida, ficam o tempo todo atrás de um homem desses, que é um verdadeiro canalha narcisista.
Além disso, o final é um insulto à inteligência do leitor. Leiam os outros livros dele que são muito bons, mas este ...

Sayd 12/01/2023

Obra de arte?
Desde que li a sinopse, fiquei muito cativado pelo que se apresentava, comprei e minhas expectativas foram mais do que surpreendidas positivamente: o enredo, a construção dos personagens, os ganchos existentes na história e a criatividade no Nelson nos faz querer ler capítulo atrás de capítulo até conhecer o desfecho do livro. Magnífico!

Fê Gaia 27/10/2013

Suzana, não Nelson
Texto repleto de contradições, com vários erros de português, enredo fraco, desfecho ingênuo e inverossímil... enfim, esse livro está bem longe da genialidade de Nelson Rodrigues.

Quase morri de tédio em várias passagens açucaradas e dramáticas deste "folhetim para as moças" da época, parente bem próximo dos nossos conhecidos romances de banca. O total desleixo dos revisores (se é que houve revisão), acredito eu que pelo fato da obra ter sido originalmente publicada em capítulos no jornal, prejudicou ainda mais a qualidade do texto.

Ok, este projeto foi só um ganha-pão que o Nelson topou fazer para pagar as contas, portanto não deve ser levado a sério. Uma das estrelas eu dei só por respeito ao Nelson, pelo pouco dele que está presente na obra. Sem mais.
Glen Adison 03/02/2018minha estante
Ah verdade! Acredito que boa parte da galera que gostou desse livro, gostou porque é uma leitura fácil e que flui rápido. A história até que é boa, mas a inconstância de personalidade dos personagens é inverossímil demais. Aquela família ali que venerava em profunda tristeza a morte da filha e que depois de descobrir da criatura viva ainda e invertendo o sentimento querendo mata-la, tive vontade de rir da arrumação.

Ana Carolina Wagner 04/08/2021

CONTINUA NO PRÓXIMO CAPÍTULO
Não conseguia parar de ler! Virei as quase 500 páginas em uma velocidade frenética que eu não esperava, principalmente por ser meu primeiro contato com o autor.

“Eu seria capaz de matá-lo? Seria capaz de matar meu marido?” Esse é o título do primeiro capítulo que já hipnotiza o leitor de tal forma que é impossível resistir e não começar a leitura.

Os capítulos curtos, característicos de um um romance-folhetim, são bem densos e sempre com uma reviravolta daquelas, despertando a curiosidade do leitor. Os títulos em sua maioria são falas da protagonista da história, portanto dão uma pista do que irá acontecer, mas nunca é obvio. O mesmo ocorre com o título, em que Leninha, dividida entre a moral e o amor, evoca duas palavras de muita força: pecado e destino.

“Meu destino é pecar”, escrito por Nelson Rodrigues sob o pseudônimo de Suzana Flag, foi publicado em forma de folhetim entre março e junho de 1994. O sucesso foi tão grande que em julho foi lançado como livro, com 39 capítulos. Inaugurou uma série de romances do autor que nasceram nas páginas dos jornais.

Com um clima mórbido e uma mistura de romance, drama e mistério, a obra é repleta de ciúmes que transbordam o desejo de vingança, alertando sempre para a iminência de uma nova tragédia. Afinal, em uma casa que parece de loucos e assassinos, o amor pode ser fatal.

Quem é o vilão? Quem são os mocinhos? Nelson Rodrigues sabia como ninguém que a alma humana é repleta de contradições e incoerências e, portanto os personagens não se encaixam nessa dicotomia. Por isso, cada personagem desperta no leitor uma variedade de sentimentos.

Existem várias tramas envolvendo personagens diferentes e Nelson Rodrigues soube com maestria costurar tudo sem deixar nenhuma ponta solta, conseguindo responder, no último capítulo, todas as perguntas que foram surgindo desde o primeiro capítulo. E olha que foram várias!

Apesar de ser importante contextualizar a obra, alerto para cenas de preconceito e, principalmente de machismo que me incomodaram bastante. Impossível não se chocar com “elas gostam de apanhar” e “só as mulheres loucas podem amar e ser amadas”.

💬 E você, já leu esse livro ou tem vontade de ler?

💬 Já leu outro do Nelson Rodrigues? Me recomenda, porque preciso ler mais!

site: https://www.instagram.com/tagarelicesdacarol/

Vinícius 30/10/2020

UM FOLHETIM PECADOR
?Meu Destino e? Pecar?, folhetim de Suzana Flag (um dos pseudo?nimos de Nelson Rodrigues), foi publicado em livro no ano de 1944.
Um ano apo?s a consagrac?a?o com ?Vestido de Noiva?, Nelson Rodrigues passava por problemas financeiros e recebeu a proposta de escrever um folhetim para ?O Jornal?.
O resultado: quase 640 pa?ginas de puro folhetim, repleto de tramas, reviravoltas e ?plot-twists?, com os vi?cios e a ri?gida moral da e?poca, ja? que Nelson sempre foi reaciona?rio e revoluciona?rio na mesma medida!
E vamos comec?ar outra leitura e continuar as outras que estamos fazendo para espantar o te?dio...
#meudestinoe?pecar #suzanaflag #nelsonrodrigues #romance #folhetim #literatura #literature #literaturabrasileira #brazilianliterature

Hermes 08/02/2012

Livro bem dramático, que no início não me pareceu muito interessante, mas quando cheguei na metade, já não consegui parar de ler. Muito interessante as reviravoltas e revelações que acontecem na história, acima de tudo é uma tragédia, mas que afinal, todo mundo teve o seu destino merecido, sobrando espaço para o amor também. Vale a pena ler.