Laços de Família Clarice Lispector

Resenhas - Laços De Família

cobengrita 09/01/2024

Detalhado, descritivo
"Num gesto que não era seu, mas que pareceu natural"

Gostei muito como a Clarice descreve as coisas, como ela sabe explicar momentos rotineiros mas indicando o que as pessoas em volta estão pensado, anotei algumas frases muito legais desses apontamentos que ela faz durante os contos. Ela consegue passar de certa forma os sentimentos das personagens, de desespero à alegria, mesmo melancólico foi uma leitura muito interessante, e como primeiro contato com obras da Clarice Lispector foi bem positivo.

Diego Vertu @outro_livro_lido 08/01/2024

Laços de Família
No livro temos 13 contos que se ligam de forma sutil. Clarice mostra a realidade e o cotidiano através da perspectiva feminina já que grande parte desses contos o protagonismo é feminino. Dentro de uma escrita genial da autora, ela debate o machismo, a solidão, os devaneios, os amores, as desconfianças entre outros temas, o interessante é que as narrativas que faz jus ao título "Laços de Família" nos leva a refletir situações que acontecem no nosso contexto familiar.
Os contos que mais gostei foi: Amor, O crime do Professor de Matemática, O Búfalo, Feliz Aniversário e A galinha.

Acho que foi uma porta para o mundo de Lispector quero ler mais da autora.

emi 31/12/2023

Laços de família
Nada melhor do que terminar um ano com Clarice. Laços de família é uma coleção de contos que entrelaçam famílias, pessoas, animais e sentimentos lá do fundo do nosso ser. Extremamente interessante, mais uma maneira de podermos espiar um pouco como a mente de Clarice Lispector funciona.

venusy 31/12/2023

Reunião de contos clássicos atemporais
Se fosse para ser justa, eu deveria escrever detalhadamente sobre cada conto nessa resenha, mas isso seria impossível, especialmente porque não gostei de todos. Foi muito "8 ou 80", alguns contos não me marcaram em nada, achei sinceramente uma perca de tempo e de páginas, enquanto outros foram para mim o ápice da genialidade dessa mulher. Destaco aqui, A Galinha, A Imitação da Rosa, Feliz Aniversário, O Crime do Professor de Matemática, Preciosidade, Laços de Família e O Búfalo.

Nesse livro, que na minha opinião, é muito melhor que A Hora da Estrela para quem quer começar a ler Clarice, e muito mais que isso, é bem superior mesmo, não sei se porque eu já estava adaptada a escrita peculiar dela quando comecei Laços de Família ou se porque eu busquei análises sobre os contos durante a leitura. De todo modo, gostei muito mais desse e se tornou não só meu favorito da Clarice, mas um dos melhores que li até agora.

Nesse livro, a autora explora o que se tornou sua marca registrada: a epifania que surge nos momentos banais do cotidiano, que envolve a trama de praticamente todos os contos da coletânea, e a linguagem metafórica e que se desenrola conforme os pensamentos da autora e dos personagens. Tudo isso Clarice executa com maestria, como só alguém que possui conhecimento elevado sobre a psique e os laços humanos consegue fazer.

Os temas explorados nas narrativas se encontram na esfera familiar do cotidiano e simples, e vai desde as relações parentais à dinâmica patriarcal. Clarice tem um jeito único de nos fazer perceber aqui coisas que passam despercebidas no dia a dia, trazendo a beleza, ou a tristeza, de coisas que as vezes não nos damos conta. Me senti inúmeras vezes tocada por alguns contos e maravilhada pela maneira como eles me fizeram perceber nuances diferentes a cada interpretação. Clarice nos permite explorar diferentes perspectivas, interpretações e realidades e eu acho que é isso que torna essa coletânea diferente de outros contos que já li.

Laços de Família me fez repensar sobre desistir dessa autora que é uma dádiva para a literatura nacional, vou persistir lendo outros dela e quebrando a cabeça tentando entender o que se passava na cabecinha genial dessa mulher por quem nutro tanta admiração e identificação.

aline 31/12/2023

Contos que valem a pena
Cada conto desse livro é uma experiência maravilhosa, trazendo varias reflexões sobre a natureza humana. Uma obra impecável e cativante.

?E, se atravessara o amor e o seu inferno, penteava-se agora diante do espelho, por um instante sem nenhum mundo no coração. Antes de se deitar, como se apagasse uma vela, soprou a pequena flama do dia.?

JosA225 30/12/2023

Laços de Família
Contos escritos por Clarice Lispector não são contos simples, ao contrário são estórias cheias de metáforas, várias camadas de ideias não expressa. Uma reunião de família não é uma simples reunião de família mas tem por trás toda uma radiografia de cada membro da família.

Malu Alves 29/12/2023

Gênia.
Livro com 13 contos da Clarice lispector, meus favoritos foram: "Uma galinha"; "Feliz aniversário"; "O jantar" e "O crime do professor de matemática"

edwarda79 26/12/2023

"Família é..."
A obra é um mergulho profundo na complexidade das relações humanas.

Com uma prosa introspectiva e poética, Lispector explora as nuances da vida cotidiana, revelando a fragilidade das conexões familiares. Os contos que compõem o livro são como janelas para a alma, abrindo-se para revelar as inquietudes, anseios e silêncios que permeiam os personagens.

A autora utiliza uma linguagem rica e simbólica, desafiando o leitor a refletir sobre a essência da existência e os laços que nos unem. "Laços de Família" é uma obra que transcende o tempo, convidando-nos a explorar as intricadas teias emocionais que formam nossas relações mais próximas.

Karina 26/12/2023

"Laços de Família" é uma coletânea de contos que aborda as complexidades das relações familiares, explorando a profundidade psicológica dos personagens. Clarice Lispector apresenta histórias marcantes e reflexivas sobre os laços que unem e também distanciam as pessoas dentro de uma família.

Airtinho 25/12/2023

Um livro de contos de Clarice Lispector, que aborda a complexidade da vida e a hipocrisia moral humana. Como o próprio título diz: Casos de Família. São contos que expressam o cotidiano no ambiente familiar, as diversas controversas do amor e o silenciamento feminino.

EmersonSantana 23/12/2023

Detalhes
Contos interessantes, cheio de detalhes e emoções pessoais excelente literatura. O meu favorito foi "o crime do professor de matemática", recomendo a leitura.

Simone Brito 22/12/2023

Os contos deste livro se interligam pela abordagem dos vínculos familiares e nos apresentam personagens comuns que, pouco a pouco, se percebem sufocadas pelo contexto familiar e social, como, por exemplo, o matrimônio e a maternidade.

vavwtz 21/12/2023

menos doq o esperado!
na expectativa, eu esperava algo tão bom quanto o primeiro que li dela. na realidade, recebi algo bom, mas que não se compara ao outro. talvez foi pq foram contos, ou talvez foram pq estou de ressaca literária. claro, tive os contos que eu mais gostei: aquele da Ana, o da família e a do professor de matemática. claro, teve outros que não entendi: o do búfalo e o da galinha( acho que por serem sobre animaisKKKK )
mas, no geral, foi uma leitura fluida. gostei bastante da leitura, mesmo sendo difícil.

kathiz 19/12/2023

Explêndido!!!
Nossa diva Clarisse sempre divando em suas obras. Confesso que comecei esse livro achando que ia ler rápido mas no fim das contas li ele igual uma bíblia (como diria livresenhas), li um conto por dia e tive que voltar e reler alguns para entender. Foi a primeira obra que li dela e adorei. Apesar da Clarisse ter muitas vezes uma escrita subjetiva que te faz ler e reler, eu sinto que alguns contos foram feitos para não serem entendidos, foram feitos dela para ela. No mais, o conto que mais me marcou foi "O Crime do Professor de Matemática", ele aluga um triplex na minha cabeça até os dias de hoje (li o livro no meio do ano).