Laços de Família

Laços de Família Clarice Lispector

Resenhas - Laços De Família

Sol 04/02/2024

Estranhamento.
Essa é a palavra que fica depois de ler pela primeira um livro inteiro da Clarice: estranhamento. As reflexões levantadas pelos narradores dos contos são muitas vezes desconfortáveis e profundas. A Clarice tem um primo inegável quanto às descrições psicológicas, visuais e etc. Ela consegue encontrar palavra para coisas difíceis de expressar. No entanto, vá com calma. Existe um aprofundamento em questões humanas, filosóficas, existenciais difíceis de digerir de uma vez. Em alguns momentos, chega a ser bizarro o nível de abstração... Mas a experiência é incrível.

Raiana.Hemanoella 02/02/2024

Livro de contos .
Desafiador, um livro complexo, foi meu primeiro contato com a autora e por momento não funcionou para mim

Suely Cristina 31/01/2024

Laços de família
Esta obra de Clarice Lispector é composta por 13 contos, gênero textual em que ela é mestra.
A leitura exige atenção e muita interpretação pois está cheia de metáforas. As mulheres são as grandes protagonistas e seu universo - a vida devotada ao lar, ao marido e aos filhos - é o tema principal. E olha que foi escrito na década de 50, tempo em que pouco de discutia a respeito dessa situação.

Mariana 29/01/2024

Atribuo a nota à minha dificuldade em me concentrar com os pensamentos fluidos e os jogos envolvidos.

Para mim a escrita da autora, apesar de desbravar as contrariedades de nossas ideias e sentimentos; de explanar as formas mais malucas que o ser humano consegue pensar e sentir, a escrita tornou minha leitura cansativa.

João Lucas 29/01/2024

Muito interessante, eu achei muito versátil. Feliz Aniversário, Uma Galinha e Amor são muito bons, os melhores contos

Achei o livro até meio engraçado em certos contos, meio que não esperava isso. Mas em outros contos tem uma profundidade intensa, fala sobre comodismo, problemas familiares, amor e outros tópicos.

Laura.Sartor 28/01/2024

Esse foi meu primeiro contato com Clarice Lispector... Confesso que no começo foi difícil achar sentido na escrita dela, até que aos poucos fui entendendo e aprendendo a apreciar quantas reflexões e sentimentos profundos emergem de algo simples e até mesmo banal - tal qual um cego mascando chicletes. O trabalho de Clarice com cenas comuns do cotidiano se transformando em epifanias e em um cenário caótico dentro da mente de cada personagem
Um destaque especial pros contos: "o crime do professor de matemática", que colocou em pauta um tema tão relevante e atual de uma forma tão chocante e transparente (que foi, de certa forma, difícil de digerir) e "a menor mulher do mundo", que trouxe um cenário utópico que coloca em pauta o preconceito nas camadas sociais diante do diferente

Eveba 28/01/2024

Clarice Lispector é uma mulher singular
Uns me atingiram profundamente e outros pouco entendi do que se tratavam, todos os contos desse livro tratam do cotidiano que é interrompido por uma descoberta, uma fascinação, um reconhecimento amargo, uma aceitação dos dias que passaram. São incríveis.

Meus três contos favoritos foram:

Devaneio e embriaguez duma rapariga.
"Sua sensibilidade incomodava sem ser dolorosa, como uma unha quebrada. E se quisessem podia permitir-se o luxo de se tornar ainda mais sensível, ainda podia ir mais adiante: porque era protegida por uma situação, protegida como toda a gente que atingiu uma posição na vida. Como uma pessoa a quem lhe impedem de ter sua desgraça."

O amor.
"No fundo, Ana sempre tivera necessidade de sentir a raiz firme das coisas. E isso um lar perplexamente. Por caminhos tortos, viera a cair num destino de mulher, com a surpresa de nele caber como se o tivesse inventado."

"Mesmo as coisas que existiam antes do acontecimento estavam agora de sobreaviso, tinham um ar mais hostil, perecível... O mundo se tornara de novo um mal-estar."

O crime do professor de matemática.
"[...] Minha ferocidade e a tua não deveriam se trocar por doçura: era isso o que pouco a pouco me ensinavas, e era isto também que estava se tornando pesado. Não está me pedindo nada, me pedia demais. De ti mesmo, exigias que fosses um cão. De mim, exigias que eu fosse um homem. E eu, disfarçava como podia."

"Agora estou bem certo de que não fui eu que teve um cão. Foste tu que tiveste uma pessoa. Mas possuíste uma pessoa tão poderosa que podia escolher: e então te abandonou. Com alívio abandonou-te."

Natasha.Louredo 26/01/2024

Em "Laços de Família", Clarice Lispector aborda a solidão, a morte, a rotina e as falhas na comunicação com aqueles próximos a nós. A leitura é envolvente, o vocabulário refinado, tornando o livro impressionante desde o primeiro conto, revelando-se como uma obra onírica e intensa.

Os personagens, comuns e muitas vezes oprimidos pelo contexto familiar e social, como no matrimônio e na maternidade, ganham vida nas páginas. Exemplos incluem uma portuguesa entediada com seu papel de esposa e mãe em "Devaneio e Embriaguez duma Rapariga", Ana, uma mulher casada com uma vida pacata e dois filhos em "Amor", e Laura, que hesita ao enviar um buquê de rosas e reflete profundamente sobre esse gesto em "A Imitação da Rosa".

Em resumo, "Laços de Família" é uma obra poderosa que oferece uma entrada envolvente para aqueles que ainda não exploraram o universo literário de Clarice Lispector. Para os que já o fizeram, este livro se mostra indispensável para aprofundar a admiração por essa genial escritora.

Gabriel.Olivel 25/01/2024

?Laços de Família?
Mais uma leitura louca da Clarice, que
como toda leitura louca da Clarice, é muito boa. Por mais que seja um livro curto, não é uma leitura rápida e bem confusa. É necessário se atentar aos detalhes, me perdi várias vezes enquanto lia e ficava com a mente conturbada de uma certa forma.
?[?]é que a mãe, apertando uma criança, dava-lhe esta prisão de amor que se abateria para sempre sobre o futuro do homem.? - pensei que esse trecho de certa forma poderia se transformar em uma pergunta também ?é que a mãe, apertando uma criança, dava-lhe esta prisão de amor que se abateria para sempre sobre o futuro do homem??.

Anne 24/01/2024

"Sua mão pequena e forte, sua corrente de vida"
Livro genial, é sempre bom ler Clarice e ter vários devaneios, meus contos favoritos foram: amor, uma galinha, a imitação de rosa e os laços de família.

eduarda2470 18/01/2024

Laços de família
Pra mim, ler alguma obra da Clarice é sempre se aventurar e forçar a ler algo diferente... gosto da sutileza em que ela representa as famílias e o que acontece em quase toda família brasileira.

Josue 18/01/2024

Primeira leitura oficial de Clarice (apesar de ja ter lido alguns contos aleatoriamente durante a vida). Gostei muito e acho surreal a percepção dessa mulher sobre tanta coisa, como nos contos Feliz Aniversário e Amor, por exemplo.

Hugo Hilst 17/01/2024

Bonito
Ia fazer uma resenhona mas estava ficando tosca e etc etc.
Eu gosto mais da Clarice romancista do que a contista, mas esse livro me surpreendeu. Diferentemente de "Felicidade Clandestina" que apresenta um punhado de contos incríveis diluídos entre vários medíocres, "Laços de Família" é bem mais consistente. Aqui, Clarice não tenta propor nada revolucionário, não há muitas reviravoltas nas histórias ou complexos fluxos de consciência, fala das emoções dos personagens em relação aos outros. E ela faz isso muito bem!!
Minha memória não está muito boa então já não lembro da maioria dos enredos mas os melhores contos são: "O Búfalo", "O Crime do Professor de Matemática", "Preciosidade", "Laços de Família", e "A Imitação da Rosa".